A mulher no cenário da cultura escolar brasileira: do século XVIII ao XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Ada Augusta Celestino
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lima, Isabela Araujo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/731
Resumo: As discussões das obras elencadas nas referências deste artigo, alusivas à educação brasileira, levam-nos a tecer uma breve análise sobre a posição da mulher no cenário educacional brasileiro entre o século XVIII e o início do século XX, avançando em seguida para a situação da mulher neste século, quando já nos aproximamos do fechamento de suas primeiras duas décadas. Aqui ressaltamos as suas atuações, como parte dos sujeitos escolares, quais sejam professoras e alunas, diretoras de escolas, etc., inseridas em contextos históricos específicos, palcos de preconceitos, estereótipos e atrasos, mas também para as mudanças vindouras, assim como no seu cotidiano de mulher esposa, mãe, trabalhadora e amante. O estudo está ancorado em questões sociais, econômicas e políticas que têm permeado o período delimitado. A pesquisa bibliográfica tomada como aporte metodológico contempla as obras “As Reformas Pombalinas no Brasil”, de Thais Fonseca, “A mulher de posses e a instrução dos órfãos menores na Capitania de Sergipe Del Rey no Século XVIII”, de Vera Maria dos Santos, “O pensamento burguês no Seminário de Olinda: 1800-1836”, de Gilberto Luiz Alves, e “Dos pardieiros aos palácios: cultura escolar e urbana em Belo Horizonte na Primeira República”, de Luciano Mendes de Faria Filho, assim como as produções do Observatório de Educação do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão Socioeducacional e Formação de Professores do Programa de Pós-Graduação em Educação (OBEDUC/GPGFOP/PPED/UNIT/CAPES/CNPq), frutos de trabalhos teórico-empíricos. Assim, proporcionamos como contribuição acadêmica a discussão e o estudo dessa temática tão atual com o objetivo de situar a mulher e seu papel nos idos da formação da Educação Brasileira e no contexto da sociedade atual, via aprofundamento e sob o olhar da reflexão. A partir dos estudos realizados, verificamos que a mulher ainda possui um longo caminho a percorrer para a crescente valorização da sua atuação social, destacando-se o seu papel na Educação.Palavras-chave: Mulher. Cultura escolar brasileira. Séculos XIII a XXI. Sujeitos escolares. Mulher Trabalhadora.
id EDUL-1_0150dacfbcb5f7aae9abf459865cc70e
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/731
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling A mulher no cenário da cultura escolar brasileira: do século XVIII ao XXIMulhercultura escolar brasileira. Séculos XVIII a XXIsujeitos escolarestrabalhadora.Mulher. Cultura Escolar. século XVIII AO XXIAs discussões das obras elencadas nas referências deste artigo, alusivas à educação brasileira, levam-nos a tecer uma breve análise sobre a posição da mulher no cenário educacional brasileiro entre o século XVIII e o início do século XX, avançando em seguida para a situação da mulher neste século, quando já nos aproximamos do fechamento de suas primeiras duas décadas. Aqui ressaltamos as suas atuações, como parte dos sujeitos escolares, quais sejam professoras e alunas, diretoras de escolas, etc., inseridas em contextos históricos específicos, palcos de preconceitos, estereótipos e atrasos, mas também para as mudanças vindouras, assim como no seu cotidiano de mulher esposa, mãe, trabalhadora e amante. O estudo está ancorado em questões sociais, econômicas e políticas que têm permeado o período delimitado. A pesquisa bibliográfica tomada como aporte metodológico contempla as obras “As Reformas Pombalinas no Brasil”, de Thais Fonseca, “A mulher de posses e a instrução dos órfãos menores na Capitania de Sergipe Del Rey no Século XVIII”, de Vera Maria dos Santos, “O pensamento burguês no Seminário de Olinda: 1800-1836”, de Gilberto Luiz Alves, e “Dos pardieiros aos palácios: cultura escolar e urbana em Belo Horizonte na Primeira República”, de Luciano Mendes de Faria Filho, assim como as produções do Observatório de Educação do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão Socioeducacional e Formação de Professores do Programa de Pós-Graduação em Educação (OBEDUC/GPGFOP/PPED/UNIT/CAPES/CNPq), frutos de trabalhos teórico-empíricos. Assim, proporcionamos como contribuição acadêmica a discussão e o estudo dessa temática tão atual com o objetivo de situar a mulher e seu papel nos idos da formação da Educação Brasileira e no contexto da sociedade atual, via aprofundamento e sob o olhar da reflexão. A partir dos estudos realizados, verificamos que a mulher ainda possui um longo caminho a percorrer para a crescente valorização da sua atuação social, destacando-se o seu papel na Educação.Palavras-chave: Mulher. Cultura escolar brasileira. Séculos XIII a XXI. Sujeitos escolares. Mulher Trabalhadora.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2018-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/731REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 21 (2018): POLÍTICAS DE INCLUSÃO E DIVERSIDADE CULTURAL EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO; 351-3602177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/731/pdfCopyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessBezerra, Ada Augusta CelestinoLima, Isabela Araujo2021-03-17T21:41:11Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/731Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:41:11Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv A mulher no cenário da cultura escolar brasileira: do século XVIII ao XXI
title A mulher no cenário da cultura escolar brasileira: do século XVIII ao XXI
spellingShingle A mulher no cenário da cultura escolar brasileira: do século XVIII ao XXI
Bezerra, Ada Augusta Celestino
Mulher
cultura escolar brasileira. Séculos XVIII a XXI
sujeitos escolares
trabalhadora.
Mulher. Cultura Escolar. século XVIII AO XXI
title_short A mulher no cenário da cultura escolar brasileira: do século XVIII ao XXI
title_full A mulher no cenário da cultura escolar brasileira: do século XVIII ao XXI
title_fullStr A mulher no cenário da cultura escolar brasileira: do século XVIII ao XXI
title_full_unstemmed A mulher no cenário da cultura escolar brasileira: do século XVIII ao XXI
title_sort A mulher no cenário da cultura escolar brasileira: do século XVIII ao XXI
author Bezerra, Ada Augusta Celestino
author_facet Bezerra, Ada Augusta Celestino
Lima, Isabela Araujo
author_role author
author2 Lima, Isabela Araujo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Ada Augusta Celestino
Lima, Isabela Araujo
dc.subject.por.fl_str_mv Mulher
cultura escolar brasileira. Séculos XVIII a XXI
sujeitos escolares
trabalhadora.
Mulher. Cultura Escolar. século XVIII AO XXI
topic Mulher
cultura escolar brasileira. Séculos XVIII a XXI
sujeitos escolares
trabalhadora.
Mulher. Cultura Escolar. século XVIII AO XXI
description As discussões das obras elencadas nas referências deste artigo, alusivas à educação brasileira, levam-nos a tecer uma breve análise sobre a posição da mulher no cenário educacional brasileiro entre o século XVIII e o início do século XX, avançando em seguida para a situação da mulher neste século, quando já nos aproximamos do fechamento de suas primeiras duas décadas. Aqui ressaltamos as suas atuações, como parte dos sujeitos escolares, quais sejam professoras e alunas, diretoras de escolas, etc., inseridas em contextos históricos específicos, palcos de preconceitos, estereótipos e atrasos, mas também para as mudanças vindouras, assim como no seu cotidiano de mulher esposa, mãe, trabalhadora e amante. O estudo está ancorado em questões sociais, econômicas e políticas que têm permeado o período delimitado. A pesquisa bibliográfica tomada como aporte metodológico contempla as obras “As Reformas Pombalinas no Brasil”, de Thais Fonseca, “A mulher de posses e a instrução dos órfãos menores na Capitania de Sergipe Del Rey no Século XVIII”, de Vera Maria dos Santos, “O pensamento burguês no Seminário de Olinda: 1800-1836”, de Gilberto Luiz Alves, e “Dos pardieiros aos palácios: cultura escolar e urbana em Belo Horizonte na Primeira República”, de Luciano Mendes de Faria Filho, assim como as produções do Observatório de Educação do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão Socioeducacional e Formação de Professores do Programa de Pós-Graduação em Educação (OBEDUC/GPGFOP/PPED/UNIT/CAPES/CNPq), frutos de trabalhos teórico-empíricos. Assim, proporcionamos como contribuição acadêmica a discussão e o estudo dessa temática tão atual com o objetivo de situar a mulher e seu papel nos idos da formação da Educação Brasileira e no contexto da sociedade atual, via aprofundamento e sob o olhar da reflexão. A partir dos estudos realizados, verificamos que a mulher ainda possui um longo caminho a percorrer para a crescente valorização da sua atuação social, destacando-se o seu papel na Educação.Palavras-chave: Mulher. Cultura escolar brasileira. Séculos XIII a XXI. Sujeitos escolares. Mulher Trabalhadora.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/731
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/731
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/731/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 21 (2018): POLÍTICAS DE INCLUSÃO E DIVERSIDADE CULTURAL EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO; 351-360
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890352347742208