A mulher no cenário da cultura escolar brasileira: do século XVIII ao XXI
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/731 |
Resumo: | As discussões das obras elencadas nas referências deste artigo, alusivas à educação brasileira, levam-nos a tecer uma breve análise sobre a posição da mulher no cenário educacional brasileiro entre o século XVIII e o início do século XX, avançando em seguida para a situação da mulher neste século, quando já nos aproximamos do fechamento de suas primeiras duas décadas. Aqui ressaltamos as suas atuações, como parte dos sujeitos escolares, quais sejam professoras e alunas, diretoras de escolas, etc., inseridas em contextos históricos específicos, palcos de preconceitos, estereótipos e atrasos, mas também para as mudanças vindouras, assim como no seu cotidiano de mulher esposa, mãe, trabalhadora e amante. O estudo está ancorado em questões sociais, econômicas e políticas que têm permeado o período delimitado. A pesquisa bibliográfica tomada como aporte metodológico contempla as obras “As Reformas Pombalinas no Brasil”, de Thais Fonseca, “A mulher de posses e a instrução dos órfãos menores na Capitania de Sergipe Del Rey no Século XVIII”, de Vera Maria dos Santos, “O pensamento burguês no Seminário de Olinda: 1800-1836”, de Gilberto Luiz Alves, e “Dos pardieiros aos palácios: cultura escolar e urbana em Belo Horizonte na Primeira República”, de Luciano Mendes de Faria Filho, assim como as produções do Observatório de Educação do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão Socioeducacional e Formação de Professores do Programa de Pós-Graduação em Educação (OBEDUC/GPGFOP/PPED/UNIT/CAPES/CNPq), frutos de trabalhos teórico-empíricos. Assim, proporcionamos como contribuição acadêmica a discussão e o estudo dessa temática tão atual com o objetivo de situar a mulher e seu papel nos idos da formação da Educação Brasileira e no contexto da sociedade atual, via aprofundamento e sob o olhar da reflexão. A partir dos estudos realizados, verificamos que a mulher ainda possui um longo caminho a percorrer para a crescente valorização da sua atuação social, destacando-se o seu papel na Educação.Palavras-chave: Mulher. Cultura escolar brasileira. Séculos XIII a XXI. Sujeitos escolares. Mulher Trabalhadora. |
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