Ser Professor na Escola do Século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonifácio, Evangelina
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/9092
Resumo: Este texto sustenta a ideia de que a escola é o território de referência do exercício profissional docente. É espaço de excelência da profissão lembrando a urgência de reflexão sobre novas formas de ensinar e aprender, face à complexidade crescente da sociedade da informação. Nesse sentido, «Ser professor» na escola do Século XXI, submersa no paradigma da complexidade (Morin, 2002) coloca desafios e compromissos éticos com o futuro mas, sobretudo, com o presente.
id RCAP_1a4f26c95e552a15a514780fdfdb5fe2
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/9092
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ser Professor na Escola do Século XXISer professorEscola século XXIEste texto sustenta a ideia de que a escola é o território de referência do exercício profissional docente. É espaço de excelência da profissão lembrando a urgência de reflexão sobre novas formas de ensinar e aprender, face à complexidade crescente da sociedade da informação. Nesse sentido, «Ser professor» na escola do Século XXI, submersa no paradigma da complexidade (Morin, 2002) coloca desafios e compromissos éticos com o futuro mas, sobretudo, com o presente.Ensino MagazineBiblioteca Digital do IPBBonifácio, Evangelina2014-01-07T10:58:45Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/9092porBonifácio, Evangelina (2013). Ser Professor na Escola do Século XXI. Ensino Magazine. 183, p. 31info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:21:27Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/9092Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:00:12.575502Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ser Professor na Escola do Século XXI
title Ser Professor na Escola do Século XXI
spellingShingle Ser Professor na Escola do Século XXI
Bonifácio, Evangelina
Ser professor
Escola século XXI
title_short Ser Professor na Escola do Século XXI
title_full Ser Professor na Escola do Século XXI
title_fullStr Ser Professor na Escola do Século XXI
title_full_unstemmed Ser Professor na Escola do Século XXI
title_sort Ser Professor na Escola do Século XXI
author Bonifácio, Evangelina
author_facet Bonifácio, Evangelina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonifácio, Evangelina
dc.subject.por.fl_str_mv Ser professor
Escola século XXI
topic Ser professor
Escola século XXI
description Este texto sustenta a ideia de que a escola é o território de referência do exercício profissional docente. É espaço de excelência da profissão lembrando a urgência de reflexão sobre novas formas de ensinar e aprender, face à complexidade crescente da sociedade da informação. Nesse sentido, «Ser professor» na escola do Século XXI, submersa no paradigma da complexidade (Morin, 2002) coloca desafios e compromissos éticos com o futuro mas, sobretudo, com o presente.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-01-07T10:58:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/9092
url http://hdl.handle.net/10198/9092
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Bonifácio, Evangelina (2013). Ser Professor na Escola do Século XXI. Ensino Magazine. 183, p. 31
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ensino Magazine
publisher.none.fl_str_mv Ensino Magazine
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135228758851584