A Pesquisa-ação sob a ótica de René Barbier e Michel Thiollent: aproximações e especificidades metodológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Celestino Bezerra, Ada Augusta
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Tanajura, Laudelino Luiz Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/408
Resumo: Este trabalho de cunho bibliográfico baseia-se na interpretação da obra de dois importantes autores, René Barbier e Michel Thiollent, que defendem a utilização da metodologia da pesquisa-ação em situações para as quais o alcance das pesquisas tradicionais não contempla de forma satisfatória as problemáticas que envolvem grupos específicos de sujeitos sob uma ótica microssocial. É nessa conjectura que apresentamos alguns conceitos do que vem a ser pesquisa-ação, o seu papel metodológico e o importante papel do pesquisador, seu envolvimento e a sua contribuição na elucidação de problemas em grupos investigados, distinguindo a postura metodológica dos dois teóricos: um como existencialista e outro como político-social. Como conclusão, apontamos a necessidade de se colocar a pesquisa-ação como um modelo aberto e dialético de investigação que se situa e organiza-se em torno dos sujeitos de um determinado grupo sobre seu (s) problema (s) cotidiano (s), produzindo saberes e transformando a realidade. Palavras-chave: Metodologia da pesquisa-ação. Investigação. Transformação.  THE STUDY-ACTION FROM THE PERSPECTIVE OF RENÉ BARBIER AND MICHEL THIOLLENT: METHODOLOGICAL APPROACHES AND SPECIFICITIES   Abstract:  This bibliographical study is based on the interpretation of the work of two important authors, René Barbier and Michel Thiollent, who defend the use of the study-action methodology in situations where the scope of the traditional studies do not satisfactorily contemplate the problems that involve specific groups of subjects from a micro-social point of view. It is within this conjecture that we present a few concepts of what a study-action is, its methodological role and the important role of the researcher, his/her involvement and contribution in elucidating problems in groups under investigation, distinguishing the methodological approach of the two theoreticians as existentialist and the other as political-social. In conclusion, we point out the need to place the study-action as an open and dialectic model of investigation, which lies and is organized around the subjects of a certain group regarding their everyday problem (s), producing knowledge and transforming reality. Keywords: Study-action methodology. Investigation. Transformation. 
id EDUL-1_0c1b01a4add4ffdafa3d48aaf0cc7969
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/408
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling A Pesquisa-ação sob a ótica de René Barbier e Michel Thiollent: aproximações e especificidades metodológicasEste trabalho de cunho bibliográfico baseia-se na interpretação da obra de dois importantes autores “René Barbier” e “Michel Thiollent”que defendem a utilização da metodologia da pesquisa-ação em situações para as quais o alcance das pesquisas tradicionMetodologia da pesquisa em educaçãoEste trabalho de cunho bibliográfico baseia-se na interpretação da obra de dois importantes autores, René Barbier e Michel Thiollent, que defendem a utilização da metodologia da pesquisa-ação em situações para as quais o alcance das pesquisas tradicionais não contempla de forma satisfatória as problemáticas que envolvem grupos específicos de sujeitos sob uma ótica microssocial. É nessa conjectura que apresentamos alguns conceitos do que vem a ser pesquisa-ação, o seu papel metodológico e o importante papel do pesquisador, seu envolvimento e a sua contribuição na elucidação de problemas em grupos investigados, distinguindo a postura metodológica dos dois teóricos: um como existencialista e outro como político-social. Como conclusão, apontamos a necessidade de se colocar a pesquisa-ação como um modelo aberto e dialético de investigação que se situa e organiza-se em torno dos sujeitos de um determinado grupo sobre seu (s) problema (s) cotidiano (s), produzindo saberes e transformando a realidade. Palavras-chave: Metodologia da pesquisa-ação. Investigação. Transformação.  THE STUDY-ACTION FROM THE PERSPECTIVE OF RENÉ BARBIER AND MICHEL THIOLLENT: METHODOLOGICAL APPROACHES AND SPECIFICITIES   Abstract:  This bibliographical study is based on the interpretation of the work of two important authors, René Barbier and Michel Thiollent, who defend the use of the study-action methodology in situations where the scope of the traditional studies do not satisfactorily contemplate the problems that involve specific groups of subjects from a micro-social point of view. It is within this conjecture that we present a few concepts of what a study-action is, its methodological role and the important role of the researcher, his/her involvement and contribution in elucidating problems in groups under investigation, distinguishing the methodological approach of the two theoreticians as existentialist and the other as political-social. In conclusion, we point out the need to place the study-action as an open and dialectic model of investigation, which lies and is organized around the subjects of a certain group regarding their everyday problem (s), producing knowledge and transforming reality. Keywords: Study-action methodology. Investigation. Transformation. EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/408REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 7 n. 13 (2015): ABORDAGENS METODOLÓGICAS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA; 10-232177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/408/pdfCelestino Bezerra, Ada AugustaTanajura, Laudelino Luiz Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:35:44Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/408Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:35:44Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv A Pesquisa-ação sob a ótica de René Barbier e Michel Thiollent: aproximações e especificidades metodológicas
title A Pesquisa-ação sob a ótica de René Barbier e Michel Thiollent: aproximações e especificidades metodológicas
spellingShingle A Pesquisa-ação sob a ótica de René Barbier e Michel Thiollent: aproximações e especificidades metodológicas
Celestino Bezerra, Ada Augusta
Este trabalho de cunho bibliográfico baseia-se na interpretação da obra de dois importantes autores “René Barbier” e “Michel Thiollent”
que defendem a utilização da metodologia da pesquisa-ação em situações para as quais o alcance das pesquisas tradicion
Metodologia da pesquisa em educação
title_short A Pesquisa-ação sob a ótica de René Barbier e Michel Thiollent: aproximações e especificidades metodológicas
title_full A Pesquisa-ação sob a ótica de René Barbier e Michel Thiollent: aproximações e especificidades metodológicas
title_fullStr A Pesquisa-ação sob a ótica de René Barbier e Michel Thiollent: aproximações e especificidades metodológicas
title_full_unstemmed A Pesquisa-ação sob a ótica de René Barbier e Michel Thiollent: aproximações e especificidades metodológicas
title_sort A Pesquisa-ação sob a ótica de René Barbier e Michel Thiollent: aproximações e especificidades metodológicas
author Celestino Bezerra, Ada Augusta
author_facet Celestino Bezerra, Ada Augusta
Tanajura, Laudelino Luiz Castro
author_role author
author2 Tanajura, Laudelino Luiz Castro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Celestino Bezerra, Ada Augusta
Tanajura, Laudelino Luiz Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Este trabalho de cunho bibliográfico baseia-se na interpretação da obra de dois importantes autores “René Barbier” e “Michel Thiollent”
que defendem a utilização da metodologia da pesquisa-ação em situações para as quais o alcance das pesquisas tradicion
Metodologia da pesquisa em educação
topic Este trabalho de cunho bibliográfico baseia-se na interpretação da obra de dois importantes autores “René Barbier” e “Michel Thiollent”
que defendem a utilização da metodologia da pesquisa-ação em situações para as quais o alcance das pesquisas tradicion
Metodologia da pesquisa em educação
description Este trabalho de cunho bibliográfico baseia-se na interpretação da obra de dois importantes autores, René Barbier e Michel Thiollent, que defendem a utilização da metodologia da pesquisa-ação em situações para as quais o alcance das pesquisas tradicionais não contempla de forma satisfatória as problemáticas que envolvem grupos específicos de sujeitos sob uma ótica microssocial. É nessa conjectura que apresentamos alguns conceitos do que vem a ser pesquisa-ação, o seu papel metodológico e o importante papel do pesquisador, seu envolvimento e a sua contribuição na elucidação de problemas em grupos investigados, distinguindo a postura metodológica dos dois teóricos: um como existencialista e outro como político-social. Como conclusão, apontamos a necessidade de se colocar a pesquisa-ação como um modelo aberto e dialético de investigação que se situa e organiza-se em torno dos sujeitos de um determinado grupo sobre seu (s) problema (s) cotidiano (s), produzindo saberes e transformando a realidade. Palavras-chave: Metodologia da pesquisa-ação. Investigação. Transformação.  THE STUDY-ACTION FROM THE PERSPECTIVE OF RENÉ BARBIER AND MICHEL THIOLLENT: METHODOLOGICAL APPROACHES AND SPECIFICITIES   Abstract:  This bibliographical study is based on the interpretation of the work of two important authors, René Barbier and Michel Thiollent, who defend the use of the study-action methodology in situations where the scope of the traditional studies do not satisfactorily contemplate the problems that involve specific groups of subjects from a micro-social point of view. It is within this conjecture that we present a few concepts of what a study-action is, its methodological role and the important role of the researcher, his/her involvement and contribution in elucidating problems in groups under investigation, distinguishing the methodological approach of the two theoreticians as existentialist and the other as political-social. In conclusion, we point out the need to place the study-action as an open and dialectic model of investigation, which lies and is organized around the subjects of a certain group regarding their everyday problem (s), producing knowledge and transforming reality. Keywords: Study-action methodology. Investigation. Transformation. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/408
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/408
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/408/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 7 n. 13 (2015): ABORDAGENS METODOLÓGICAS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA; 10-23
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351783608320