A Pesquisa-ação sob a ótica de René Barbier e Michel Thiollent: aproximações e especificidades metodológicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/408 |
Resumo: | Este trabalho de cunho bibliográfico baseia-se na interpretação da obra de dois importantes autores, René Barbier e Michel Thiollent, que defendem a utilização da metodologia da pesquisa-ação em situações para as quais o alcance das pesquisas tradicionais não contempla de forma satisfatória as problemáticas que envolvem grupos específicos de sujeitos sob uma ótica microssocial. É nessa conjectura que apresentamos alguns conceitos do que vem a ser pesquisa-ação, o seu papel metodológico e o importante papel do pesquisador, seu envolvimento e a sua contribuição na elucidação de problemas em grupos investigados, distinguindo a postura metodológica dos dois teóricos: um como existencialista e outro como político-social. Como conclusão, apontamos a necessidade de se colocar a pesquisa-ação como um modelo aberto e dialético de investigação que se situa e organiza-se em torno dos sujeitos de um determinado grupo sobre seu (s) problema (s) cotidiano (s), produzindo saberes e transformando a realidade. Palavras-chave: Metodologia da pesquisa-ação. Investigação. Transformação. THE STUDY-ACTION FROM THE PERSPECTIVE OF RENÉ BARBIER AND MICHEL THIOLLENT: METHODOLOGICAL APPROACHES AND SPECIFICITIES Abstract: This bibliographical study is based on the interpretation of the work of two important authors, René Barbier and Michel Thiollent, who defend the use of the study-action methodology in situations where the scope of the traditional studies do not satisfactorily contemplate the problems that involve specific groups of subjects from a micro-social point of view. It is within this conjecture that we present a few concepts of what a study-action is, its methodological role and the important role of the researcher, his/her involvement and contribution in elucidating problems in groups under investigation, distinguishing the methodological approach of the two theoreticians as existentialist and the other as political-social. In conclusion, we point out the need to place the study-action as an open and dialectic model of investigation, which lies and is organized around the subjects of a certain group regarding their everyday problem (s), producing knowledge and transforming reality. Keywords: Study-action methodology. Investigation. Transformation. |
id |
EDUL-1_0c1b01a4add4ffdafa3d48aaf0cc7969 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/408 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
A Pesquisa-ação sob a ótica de René Barbier e Michel Thiollent: aproximações e especificidades metodológicasEste trabalho de cunho bibliográfico baseia-se na interpretação da obra de dois importantes autores “René Barbier” e “Michel Thiollent”que defendem a utilização da metodologia da pesquisa-ação em situações para as quais o alcance das pesquisas tradicionMetodologia da pesquisa em educaçãoEste trabalho de cunho bibliográfico baseia-se na interpretação da obra de dois importantes autores, René Barbier e Michel Thiollent, que defendem a utilização da metodologia da pesquisa-ação em situações para as quais o alcance das pesquisas tradicionais não contempla de forma satisfatória as problemáticas que envolvem grupos específicos de sujeitos sob uma ótica microssocial. É nessa conjectura que apresentamos alguns conceitos do que vem a ser pesquisa-ação, o seu papel metodológico e o importante papel do pesquisador, seu envolvimento e a sua contribuição na elucidação de problemas em grupos investigados, distinguindo a postura metodológica dos dois teóricos: um como existencialista e outro como político-social. Como conclusão, apontamos a necessidade de se colocar a pesquisa-ação como um modelo aberto e dialético de investigação que se situa e organiza-se em torno dos sujeitos de um determinado grupo sobre seu (s) problema (s) cotidiano (s), produzindo saberes e transformando a realidade. Palavras-chave: Metodologia da pesquisa-ação. Investigação. Transformação. THE STUDY-ACTION FROM THE PERSPECTIVE OF RENÉ BARBIER AND MICHEL THIOLLENT: METHODOLOGICAL APPROACHES AND SPECIFICITIES Abstract: This bibliographical study is based on the interpretation of the work of two important authors, René Barbier and Michel Thiollent, who defend the use of the study-action methodology in situations where the scope of the traditional studies do not satisfactorily contemplate the problems that involve specific groups of subjects from a micro-social point of view. It is within this conjecture that we present a few concepts of what a study-action is, its methodological role and the important role of the researcher, his/her involvement and contribution in elucidating problems in groups under investigation, distinguishing the methodological approach of the two theoreticians as existentialist and the other as political-social. In conclusion, we point out the need to place the study-action as an open and dialectic model of investigation, which lies and is organized around the subjects of a certain group regarding their everyday problem (s), producing knowledge and transforming reality. Keywords: Study-action methodology. Investigation. Transformation. EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/408REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 7 n. 13 (2015): ABORDAGENS METODOLÓGICAS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA; 10-232177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/408/pdfCelestino Bezerra, Ada AugustaTanajura, Laudelino Luiz Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:35:44Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/408Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:35:44Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Pesquisa-ação sob a ótica de René Barbier e Michel Thiollent: aproximações e especificidades metodológicas |
title |
A Pesquisa-ação sob a ótica de René Barbier e Michel Thiollent: aproximações e especificidades metodológicas |
spellingShingle |
A Pesquisa-ação sob a ótica de René Barbier e Michel Thiollent: aproximações e especificidades metodológicas Celestino Bezerra, Ada Augusta Este trabalho de cunho bibliográfico baseia-se na interpretação da obra de dois importantes autores “René Barbier” e “Michel Thiollent” que defendem a utilização da metodologia da pesquisa-ação em situações para as quais o alcance das pesquisas tradicion Metodologia da pesquisa em educação |
title_short |
A Pesquisa-ação sob a ótica de René Barbier e Michel Thiollent: aproximações e especificidades metodológicas |
title_full |
A Pesquisa-ação sob a ótica de René Barbier e Michel Thiollent: aproximações e especificidades metodológicas |
title_fullStr |
A Pesquisa-ação sob a ótica de René Barbier e Michel Thiollent: aproximações e especificidades metodológicas |
title_full_unstemmed |
A Pesquisa-ação sob a ótica de René Barbier e Michel Thiollent: aproximações e especificidades metodológicas |
title_sort |
A Pesquisa-ação sob a ótica de René Barbier e Michel Thiollent: aproximações e especificidades metodológicas |
author |
Celestino Bezerra, Ada Augusta |
author_facet |
Celestino Bezerra, Ada Augusta Tanajura, Laudelino Luiz Castro |
author_role |
author |
author2 |
Tanajura, Laudelino Luiz Castro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Celestino Bezerra, Ada Augusta Tanajura, Laudelino Luiz Castro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Este trabalho de cunho bibliográfico baseia-se na interpretação da obra de dois importantes autores “René Barbier” e “Michel Thiollent” que defendem a utilização da metodologia da pesquisa-ação em situações para as quais o alcance das pesquisas tradicion Metodologia da pesquisa em educação |
topic |
Este trabalho de cunho bibliográfico baseia-se na interpretação da obra de dois importantes autores “René Barbier” e “Michel Thiollent” que defendem a utilização da metodologia da pesquisa-ação em situações para as quais o alcance das pesquisas tradicion Metodologia da pesquisa em educação |
description |
Este trabalho de cunho bibliográfico baseia-se na interpretação da obra de dois importantes autores, René Barbier e Michel Thiollent, que defendem a utilização da metodologia da pesquisa-ação em situações para as quais o alcance das pesquisas tradicionais não contempla de forma satisfatória as problemáticas que envolvem grupos específicos de sujeitos sob uma ótica microssocial. É nessa conjectura que apresentamos alguns conceitos do que vem a ser pesquisa-ação, o seu papel metodológico e o importante papel do pesquisador, seu envolvimento e a sua contribuição na elucidação de problemas em grupos investigados, distinguindo a postura metodológica dos dois teóricos: um como existencialista e outro como político-social. Como conclusão, apontamos a necessidade de se colocar a pesquisa-ação como um modelo aberto e dialético de investigação que se situa e organiza-se em torno dos sujeitos de um determinado grupo sobre seu (s) problema (s) cotidiano (s), produzindo saberes e transformando a realidade. Palavras-chave: Metodologia da pesquisa-ação. Investigação. Transformação. THE STUDY-ACTION FROM THE PERSPECTIVE OF RENÉ BARBIER AND MICHEL THIOLLENT: METHODOLOGICAL APPROACHES AND SPECIFICITIES Abstract: This bibliographical study is based on the interpretation of the work of two important authors, René Barbier and Michel Thiollent, who defend the use of the study-action methodology in situations where the scope of the traditional studies do not satisfactorily contemplate the problems that involve specific groups of subjects from a micro-social point of view. It is within this conjecture that we present a few concepts of what a study-action is, its methodological role and the important role of the researcher, his/her involvement and contribution in elucidating problems in groups under investigation, distinguishing the methodological approach of the two theoreticians as existentialist and the other as political-social. In conclusion, we point out the need to place the study-action as an open and dialectic model of investigation, which lies and is organized around the subjects of a certain group regarding their everyday problem (s), producing knowledge and transforming reality. Keywords: Study-action methodology. Investigation. Transformation. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/408 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/408 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/408/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 7 n. 13 (2015): ABORDAGENS METODOLÓGICAS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA; 10-23 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890351783608320 |