PARA A (PESQUISA EM) EDUCAÇÃO UM CORPO SEM ÓRGÃOS: DESTERRITORIALIZAÇÕES A PARTIR DO FILME ILHA DO MEDO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/229 |
Resumo: | Que relevância tem nossos intuitos, problemáticas e objetos de pesquisa, para além de nós mesmos? Nossas pesquisas poderiam ser pensadas enquanto espécies de delírios onde invencionamos nossos próprios objetos para poder deles nos nutrir? No intuito de problematizar tais questionamentos, o artigo apresenta como fio condutor o filme Ilha do Medo (Shutter Island, Martin Scorsese, EUA, 2010), a fim de lançar algumas proposições reflexivas acerca do que pode significar fazer pesquisa e produzir conhecimentos no campo da Educação. Nesse sentido pontuam-se algumas questões gerais da narrativa fílmica e na sequência apresentam-se as atuais intenções de pesquisa do autor em seu projeto de tese de doutoramento, onde a prática do Corpo sem Órgãos enunciada por Artaud (1986) e evidenciada por Deleuze e Guattari (1995-1997) toma lugar central com o intento de pensar o campo da Educação. Finalmente propõem-se alguns tensionamentos mediante aos impactos de tais reflexões na investigação. |
id |
EDUL-1_1e930f5c85a3cc97ec1b4ea615c28bab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/229 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
PARA A (PESQUISA EM) EDUCAÇÃO UM CORPO SEM ÓRGÃOS: DESTERRITORIALIZAÇÕES A PARTIR DO FILME ILHA DO MEDOPesquisa e produção de conhecimentosEducaçãoCorpo sem Órgãos.PesquisaProdução de conhecimentos em EducaçãoQue relevância tem nossos intuitos, problemáticas e objetos de pesquisa, para além de nós mesmos? Nossas pesquisas poderiam ser pensadas enquanto espécies de delírios onde invencionamos nossos próprios objetos para poder deles nos nutrir? No intuito de problematizar tais questionamentos, o artigo apresenta como fio condutor o filme Ilha do Medo (Shutter Island, Martin Scorsese, EUA, 2010), a fim de lançar algumas proposições reflexivas acerca do que pode significar fazer pesquisa e produzir conhecimentos no campo da Educação. Nesse sentido pontuam-se algumas questões gerais da narrativa fílmica e na sequência apresentam-se as atuais intenções de pesquisa do autor em seu projeto de tese de doutoramento, onde a prática do Corpo sem Órgãos enunciada por Artaud (1986) e evidenciada por Deleuze e Guattari (1995-1997) toma lugar central com o intento de pensar o campo da Educação. Finalmente propõem-se alguns tensionamentos mediante aos impactos de tais reflexões na investigação.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2013-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPerspectiva pós-estruturalistaapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/229REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 5 n. 9 (2013): FORMAÇÃO DE PROFESSORES, POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 217-2302177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/229/pdfMossi, Cristian Polettide Oliveira, Marilda Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:31:26Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/229Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:31:26Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PARA A (PESQUISA EM) EDUCAÇÃO UM CORPO SEM ÓRGÃOS: DESTERRITORIALIZAÇÕES A PARTIR DO FILME ILHA DO MEDO |
title |
PARA A (PESQUISA EM) EDUCAÇÃO UM CORPO SEM ÓRGÃOS: DESTERRITORIALIZAÇÕES A PARTIR DO FILME ILHA DO MEDO |
spellingShingle |
PARA A (PESQUISA EM) EDUCAÇÃO UM CORPO SEM ÓRGÃOS: DESTERRITORIALIZAÇÕES A PARTIR DO FILME ILHA DO MEDO Mossi, Cristian Poletti Pesquisa e produção de conhecimentos Educação Corpo sem Órgãos. Pesquisa Produção de conhecimentos em Educação |
title_short |
PARA A (PESQUISA EM) EDUCAÇÃO UM CORPO SEM ÓRGÃOS: DESTERRITORIALIZAÇÕES A PARTIR DO FILME ILHA DO MEDO |
title_full |
PARA A (PESQUISA EM) EDUCAÇÃO UM CORPO SEM ÓRGÃOS: DESTERRITORIALIZAÇÕES A PARTIR DO FILME ILHA DO MEDO |
title_fullStr |
PARA A (PESQUISA EM) EDUCAÇÃO UM CORPO SEM ÓRGÃOS: DESTERRITORIALIZAÇÕES A PARTIR DO FILME ILHA DO MEDO |
title_full_unstemmed |
PARA A (PESQUISA EM) EDUCAÇÃO UM CORPO SEM ÓRGÃOS: DESTERRITORIALIZAÇÕES A PARTIR DO FILME ILHA DO MEDO |
title_sort |
PARA A (PESQUISA EM) EDUCAÇÃO UM CORPO SEM ÓRGÃOS: DESTERRITORIALIZAÇÕES A PARTIR DO FILME ILHA DO MEDO |
author |
Mossi, Cristian Poletti |
author_facet |
Mossi, Cristian Poletti de Oliveira, Marilda Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira, Marilda Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mossi, Cristian Poletti de Oliveira, Marilda Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa e produção de conhecimentos Educação Corpo sem Órgãos. Pesquisa Produção de conhecimentos em Educação |
topic |
Pesquisa e produção de conhecimentos Educação Corpo sem Órgãos. Pesquisa Produção de conhecimentos em Educação |
description |
Que relevância tem nossos intuitos, problemáticas e objetos de pesquisa, para além de nós mesmos? Nossas pesquisas poderiam ser pensadas enquanto espécies de delírios onde invencionamos nossos próprios objetos para poder deles nos nutrir? No intuito de problematizar tais questionamentos, o artigo apresenta como fio condutor o filme Ilha do Medo (Shutter Island, Martin Scorsese, EUA, 2010), a fim de lançar algumas proposições reflexivas acerca do que pode significar fazer pesquisa e produzir conhecimentos no campo da Educação. Nesse sentido pontuam-se algumas questões gerais da narrativa fílmica e na sequência apresentam-se as atuais intenções de pesquisa do autor em seu projeto de tese de doutoramento, onde a prática do Corpo sem Órgãos enunciada por Artaud (1986) e evidenciada por Deleuze e Guattari (1995-1997) toma lugar central com o intento de pensar o campo da Educação. Finalmente propõem-se alguns tensionamentos mediante aos impactos de tais reflexões na investigação. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Perspectiva pós-estruturalista |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/229 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/229 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/229/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 5 n. 9 (2013): FORMAÇÃO DE PROFESSORES, POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 217-230 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890351293923328 |