Heráclito e a formação dos professores: um retorno ao princípio do pensamento dialético / Heraclitus and the training of teachers: a return to the principle of dialect thinking

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Sandra Aparecida Pires
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Barros, Marta Silene Ferreira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/379
Resumo:  ResumoO propósito deste artigo é o de demonstrar que o estudo de Heráclito é essencial para fundamentar a concepção dialética dos professores em processo de formação. A metodologia utilizada foi o estudo bibliográfico e descritivo sobre o repensar da formação continuada dos professores, com base no materialismo histórico-dialético, procurando ressaltar ao professor a necessidade de conhecer o método para que ele possa adquirir uma concepção filosófica e repassar essa concepção para seus alunos. Esta pesquisa firma uma posição em que é possível superar as dificuldades presentes na contemporaneidade com relação à aquisição do conhecimento, a fim de repensar a educação e como ela está posta nesta sociedade. Como resultados, podemos concluir que o estudo de Heráclito proporciona concepções que firmam uma linha de pensamento em que se verifica a transformação intelectual humana, pois foi o filósofo precursor da ideia de movimento e do devir.Palavras-chave: Heráclito. Materialismo-Histórico. Dialética. Método. Formação Continuada. AbstractThis article has the objective of demonstrating that the studying of Heraclitus is essential to support the dialectic concept of teachers in the training process. The methodology used was the bibliographic and descriptive study of rethinking the continuous training of teachers, based on the historical-dialectic materialism, seeking to emphasize the need to know the method so that teachers can acquire a philosophical concept and transfer it to their students. This study takes the position that it is possible to overcome difficulties present in the contemporariness regarding the acquisition of knowledge, in order to rethink education and how it is positioned in this society. As results, we can conclude that the study of Heraclitus provides concepts that establish a line of though where we can verify human intellectual transformation, because he was the philosopher who created the idea of movement and of what is to come. Keywords: Heraclitus; Historic materialism; Dialectic; Method; Continued training.  
id EDUL-1_1ff1db4e0391dfd3312412337cf30b76
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/379
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Heráclito e a formação dos professores: um retorno ao princípio do pensamento dialético / Heraclitus and the training of teachers: a return to the principle of dialect thinkingHeráclitoMaterialismo-HistóricoDialéticaMétodoFormação ContinuadaFormação de professores ResumoO propósito deste artigo é o de demonstrar que o estudo de Heráclito é essencial para fundamentar a concepção dialética dos professores em processo de formação. A metodologia utilizada foi o estudo bibliográfico e descritivo sobre o repensar da formação continuada dos professores, com base no materialismo histórico-dialético, procurando ressaltar ao professor a necessidade de conhecer o método para que ele possa adquirir uma concepção filosófica e repassar essa concepção para seus alunos. Esta pesquisa firma uma posição em que é possível superar as dificuldades presentes na contemporaneidade com relação à aquisição do conhecimento, a fim de repensar a educação e como ela está posta nesta sociedade. Como resultados, podemos concluir que o estudo de Heráclito proporciona concepções que firmam uma linha de pensamento em que se verifica a transformação intelectual humana, pois foi o filósofo precursor da ideia de movimento e do devir.Palavras-chave: Heráclito. Materialismo-Histórico. Dialética. Método. Formação Continuada. AbstractThis article has the objective of demonstrating that the studying of Heraclitus is essential to support the dialectic concept of teachers in the training process. The methodology used was the bibliographic and descriptive study of rethinking the continuous training of teachers, based on the historical-dialectic materialism, seeking to emphasize the need to know the method so that teachers can acquire a philosophical concept and transfer it to their students. This study takes the position that it is possible to overcome difficulties present in the contemporariness regarding the acquisition of knowledge, in order to rethink education and how it is positioned in this society. As results, we can conclude that the study of Heraclitus provides concepts that establish a line of though where we can verify human intellectual transformation, because he was the philosopher who created the idea of movement and of what is to come. Keywords: Heraclitus; Historic materialism; Dialectic; Method; Continued training.  EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2015-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresmaterialista históricoapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/379REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 6 n. 12 (2014): DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES; 404-4152177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/379/pdfFranco, Sandra Aparecida PiresBarros, Marta Silene Ferreira deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:34:38Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/379Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:34:38Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Heráclito e a formação dos professores: um retorno ao princípio do pensamento dialético / Heraclitus and the training of teachers: a return to the principle of dialect thinking
title Heráclito e a formação dos professores: um retorno ao princípio do pensamento dialético / Heraclitus and the training of teachers: a return to the principle of dialect thinking
spellingShingle Heráclito e a formação dos professores: um retorno ao princípio do pensamento dialético / Heraclitus and the training of teachers: a return to the principle of dialect thinking
Franco, Sandra Aparecida Pires
Heráclito
Materialismo-Histórico
Dialética
Método
Formação Continuada
Formação de professores
title_short Heráclito e a formação dos professores: um retorno ao princípio do pensamento dialético / Heraclitus and the training of teachers: a return to the principle of dialect thinking
title_full Heráclito e a formação dos professores: um retorno ao princípio do pensamento dialético / Heraclitus and the training of teachers: a return to the principle of dialect thinking
title_fullStr Heráclito e a formação dos professores: um retorno ao princípio do pensamento dialético / Heraclitus and the training of teachers: a return to the principle of dialect thinking
title_full_unstemmed Heráclito e a formação dos professores: um retorno ao princípio do pensamento dialético / Heraclitus and the training of teachers: a return to the principle of dialect thinking
title_sort Heráclito e a formação dos professores: um retorno ao princípio do pensamento dialético / Heraclitus and the training of teachers: a return to the principle of dialect thinking
author Franco, Sandra Aparecida Pires
author_facet Franco, Sandra Aparecida Pires
Barros, Marta Silene Ferreira de
author_role author
author2 Barros, Marta Silene Ferreira de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Sandra Aparecida Pires
Barros, Marta Silene Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Heráclito
Materialismo-Histórico
Dialética
Método
Formação Continuada
Formação de professores
topic Heráclito
Materialismo-Histórico
Dialética
Método
Formação Continuada
Formação de professores
description  ResumoO propósito deste artigo é o de demonstrar que o estudo de Heráclito é essencial para fundamentar a concepção dialética dos professores em processo de formação. A metodologia utilizada foi o estudo bibliográfico e descritivo sobre o repensar da formação continuada dos professores, com base no materialismo histórico-dialético, procurando ressaltar ao professor a necessidade de conhecer o método para que ele possa adquirir uma concepção filosófica e repassar essa concepção para seus alunos. Esta pesquisa firma uma posição em que é possível superar as dificuldades presentes na contemporaneidade com relação à aquisição do conhecimento, a fim de repensar a educação e como ela está posta nesta sociedade. Como resultados, podemos concluir que o estudo de Heráclito proporciona concepções que firmam uma linha de pensamento em que se verifica a transformação intelectual humana, pois foi o filósofo precursor da ideia de movimento e do devir.Palavras-chave: Heráclito. Materialismo-Histórico. Dialética. Método. Formação Continuada. AbstractThis article has the objective of demonstrating that the studying of Heraclitus is essential to support the dialectic concept of teachers in the training process. The methodology used was the bibliographic and descriptive study of rethinking the continuous training of teachers, based on the historical-dialectic materialism, seeking to emphasize the need to know the method so that teachers can acquire a philosophical concept and transfer it to their students. This study takes the position that it is possible to overcome difficulties present in the contemporariness regarding the acquisition of knowledge, in order to rethink education and how it is positioned in this society. As results, we can conclude that the study of Heraclitus provides concepts that establish a line of though where we can verify human intellectual transformation, because he was the philosopher who created the idea of movement and of what is to come. Keywords: Heraclitus; Historic materialism; Dialectic; Method; Continued training.  
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
materialista histórico
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/379
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/379
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/379/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 6 n. 12 (2014): DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES; 404-415
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351761588224