A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NA VERTENTE DIALÓGICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/718 |
Resumo: | Este trabalho é recorte do resultado de pesquisas com ações de formação continuada, docência e investigações de mestrado em Educação na vertente dialógica (AUBERT et al. 2008; FLECHA 1997). A investigação em torno do processo de formação continuada dos docentes (CANDAU, 1988; PIMENTA, 2002; LIBÂNEO, 1994) se deu a partir da oferta de um Curso de extensão via plataforma Moodle. A metodologia utilizada foi pautada na vertente comunicativa de investigação (GÓMEZ et al. 2006) com técnicas de coleta e registros dos dados em diário de campo, grupos de discussões comunicativos e os fóruns virtuais. Os dados foram analisados intersubjetivamente entre pesquisadoras e sujeitos e apontam para a necessidade de ações direcionadas à ampliação das discussões em torno de uma formação de professores mais dialógica. |
id |
EDUL-1_2390b034997a40ee0caee489eb5fabab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/718 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NA VERTENTE DIALÓGICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADESFormação ContinuadaAprendizagem DialógicaTecnologias na EducaçãoFormação ContinuadaAprendizagem DialógicaTecnologias na EducaçãoEste trabalho é recorte do resultado de pesquisas com ações de formação continuada, docência e investigações de mestrado em Educação na vertente dialógica (AUBERT et al. 2008; FLECHA 1997). A investigação em torno do processo de formação continuada dos docentes (CANDAU, 1988; PIMENTA, 2002; LIBÂNEO, 1994) se deu a partir da oferta de um Curso de extensão via plataforma Moodle. A metodologia utilizada foi pautada na vertente comunicativa de investigação (GÓMEZ et al. 2006) com técnicas de coleta e registros dos dados em diário de campo, grupos de discussões comunicativos e os fóruns virtuais. Os dados foram analisados intersubjetivamente entre pesquisadoras e sujeitos e apontam para a necessidade de ações direcionadas à ampliação das discussões em torno de uma formação de professores mais dialógica. EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2018-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/718REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 9 n. 18 (2017): DOSSIÊ: CONHECIMENTO ESCOLAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES:; 401-4232177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/718/pdfCopyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães, Amanda ChiaradiaSalles, Thays AlexandreGirotto, Vanessa Cristina2021-03-17T21:39:01Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/718Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:39:01Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NA VERTENTE DIALÓGICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
title |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NA VERTENTE DIALÓGICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
spellingShingle |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NA VERTENTE DIALÓGICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES Magalhães, Amanda Chiaradia Formação Continuada Aprendizagem Dialógica Tecnologias na Educação Formação Continuada Aprendizagem Dialógica Tecnologias na Educação |
title_short |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NA VERTENTE DIALÓGICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
title_full |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NA VERTENTE DIALÓGICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
title_fullStr |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NA VERTENTE DIALÓGICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
title_full_unstemmed |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NA VERTENTE DIALÓGICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
title_sort |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NA VERTENTE DIALÓGICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
author |
Magalhães, Amanda Chiaradia |
author_facet |
Magalhães, Amanda Chiaradia Salles, Thays Alexandre Girotto, Vanessa Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Salles, Thays Alexandre Girotto, Vanessa Cristina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Amanda Chiaradia Salles, Thays Alexandre Girotto, Vanessa Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Continuada Aprendizagem Dialógica Tecnologias na Educação Formação Continuada Aprendizagem Dialógica Tecnologias na Educação |
topic |
Formação Continuada Aprendizagem Dialógica Tecnologias na Educação Formação Continuada Aprendizagem Dialógica Tecnologias na Educação |
description |
Este trabalho é recorte do resultado de pesquisas com ações de formação continuada, docência e investigações de mestrado em Educação na vertente dialógica (AUBERT et al. 2008; FLECHA 1997). A investigação em torno do processo de formação continuada dos docentes (CANDAU, 1988; PIMENTA, 2002; LIBÂNEO, 1994) se deu a partir da oferta de um Curso de extensão via plataforma Moodle. A metodologia utilizada foi pautada na vertente comunicativa de investigação (GÓMEZ et al. 2006) com técnicas de coleta e registros dos dados em diário de campo, grupos de discussões comunicativos e os fóruns virtuais. Os dados foram analisados intersubjetivamente entre pesquisadoras e sujeitos e apontam para a necessidade de ações direcionadas à ampliação das discussões em torno de uma formação de professores mais dialógica. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/718 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/718 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/718/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 9 n. 18 (2017): DOSSIÊ: CONHECIMENTO ESCOLAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES:; 401-423 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890352336207872 |