A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NA VERTENTE DIALÓGICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Amanda Chiaradia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Salles, Thays Alexandre, Girotto, Vanessa Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/718
Resumo: Este trabalho é recorte do resultado de pesquisas com ações de formação continuada, docência e investigações de mestrado em Educação na vertente dialógica (AUBERT et al. 2008; FLECHA 1997). A investigação em torno do processo de formação continuada dos docentes (CANDAU, 1988; PIMENTA, 2002; LIBÂNEO, 1994) se deu a partir da oferta de um Curso de extensão via plataforma Moodle. A metodologia utilizada foi pautada na vertente comunicativa de investigação (GÓMEZ et al. 2006) com técnicas de coleta e registros dos dados em diário de campo, grupos de discussões comunicativos e os fóruns virtuais. Os dados foram analisados intersubjetivamente entre pesquisadoras e sujeitos e apontam para a necessidade de ações direcionadas à ampliação das discussões em torno de uma formação de professores mais dialógica. 
id EDUL-1_2390b034997a40ee0caee489eb5fabab
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/718
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NA VERTENTE DIALÓGICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADESFormação ContinuadaAprendizagem DialógicaTecnologias na EducaçãoFormação ContinuadaAprendizagem DialógicaTecnologias na EducaçãoEste trabalho é recorte do resultado de pesquisas com ações de formação continuada, docência e investigações de mestrado em Educação na vertente dialógica (AUBERT et al. 2008; FLECHA 1997). A investigação em torno do processo de formação continuada dos docentes (CANDAU, 1988; PIMENTA, 2002; LIBÂNEO, 1994) se deu a partir da oferta de um Curso de extensão via plataforma Moodle. A metodologia utilizada foi pautada na vertente comunicativa de investigação (GÓMEZ et al. 2006) com técnicas de coleta e registros dos dados em diário de campo, grupos de discussões comunicativos e os fóruns virtuais. Os dados foram analisados intersubjetivamente entre pesquisadoras e sujeitos e apontam para a necessidade de ações direcionadas à ampliação das discussões em torno de uma formação de professores mais dialógica. EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2018-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/718REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 9 n. 18 (2017): DOSSIÊ: CONHECIMENTO ESCOLAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES:; 401-4232177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/718/pdfCopyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães, Amanda ChiaradiaSalles, Thays AlexandreGirotto, Vanessa Cristina2021-03-17T21:39:01Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/718Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:39:01Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NA VERTENTE DIALÓGICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
title A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NA VERTENTE DIALÓGICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
spellingShingle A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NA VERTENTE DIALÓGICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Magalhães, Amanda Chiaradia
Formação Continuada
Aprendizagem Dialógica
Tecnologias na Educação
Formação Continuada
Aprendizagem Dialógica
Tecnologias na Educação
title_short A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NA VERTENTE DIALÓGICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
title_full A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NA VERTENTE DIALÓGICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
title_fullStr A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NA VERTENTE DIALÓGICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NA VERTENTE DIALÓGICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
title_sort A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NA VERTENTE DIALÓGICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
author Magalhães, Amanda Chiaradia
author_facet Magalhães, Amanda Chiaradia
Salles, Thays Alexandre
Girotto, Vanessa Cristina
author_role author
author2 Salles, Thays Alexandre
Girotto, Vanessa Cristina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Amanda Chiaradia
Salles, Thays Alexandre
Girotto, Vanessa Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Continuada
Aprendizagem Dialógica
Tecnologias na Educação
Formação Continuada
Aprendizagem Dialógica
Tecnologias na Educação
topic Formação Continuada
Aprendizagem Dialógica
Tecnologias na Educação
Formação Continuada
Aprendizagem Dialógica
Tecnologias na Educação
description Este trabalho é recorte do resultado de pesquisas com ações de formação continuada, docência e investigações de mestrado em Educação na vertente dialógica (AUBERT et al. 2008; FLECHA 1997). A investigação em torno do processo de formação continuada dos docentes (CANDAU, 1988; PIMENTA, 2002; LIBÂNEO, 1994) se deu a partir da oferta de um Curso de extensão via plataforma Moodle. A metodologia utilizada foi pautada na vertente comunicativa de investigação (GÓMEZ et al. 2006) com técnicas de coleta e registros dos dados em diário de campo, grupos de discussões comunicativos e os fóruns virtuais. Os dados foram analisados intersubjetivamente entre pesquisadoras e sujeitos e apontam para a necessidade de ações direcionadas à ampliação das discussões em torno de uma formação de professores mais dialógica. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/718
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/718
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/718/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 9 n. 18 (2017): DOSSIÊ: CONHECIMENTO ESCOLAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES:; 401-423
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890352336207872