As preferências de leitura de professores da Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Koerner, Rosana Mara
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/325
Resumo: O objetivo do presente artigo é apresentar resultados de uma pesquisa feita com professores acerca de suas práticas de leitura. 116 professores da Educação Infantil responderam a um questionário, caracterizando a pesquisa como do tipo survey. Serão apresentados os dados relativos a duas questões, voltadas para as preferências de leitura dos professores. Os resultados indicam que os professores relacionam, entre suas preferências, materiais ligados à sua profissão, recaindo suas preferências em obras que possibilitem repensar sua prática pedagógica. Outro dado interessante é que, embora o tipo de livro mais lido por prazer esteja ligado à área de atuação, trata-se de material de pouca circulação no meio acadêmico, como acontece com as obras de Içami Tiba e Augusto Cury, muitas vezes classificados de ‘autoajuda’. Talvez o professor, egresso dos cursos de graduação, considere-se abastecido de literatura acadêmica e procure outros estilos literários. Há uma grande recorrência, também, a livros de autoajuda, indicando que os professores não se excluem das tendências editoriais atuais. Os principais autores que dão sustentação teórica ao estudo são: Batista (1998) e Kleiman (2001). Palavras-chave: Educação Infantil. Materiais de Leitura. Práticas de Leitura. Reading preferences of early childhood education teachersThe aim of this paper is to present a few results of a survey conducted with teachers about their reading practices. 116 kindergarten teachers answered a questionnaire, characterizing research as the survey type. Data relative to two questions directed to the reading preferences of teachers will be presented. The results indicate that teachers list among their preferences; materials related to their profession, such as works that allow them rethink their teaching practices. Another interesting fact is that although the type of book that is most read for pleasure is connected to their professional area, including books that have little circulation in academia, such as the works of Içami Tiba and Augusto Cury, often classified as of "self-help". Perhaps teachers, coming from undergraduate courses, consider themselves as well-supplied with academic literature and search for other literary styles. There is also a large recurrence of self-help literature indicating that teachers are not excluded from current publishing trends. The main authors that provide theoretical support to the study are: Batista (1998) and Kleiman (2001). Keywords: Kindergarten Teachers. Reading Materials. Reading Practices.   
id EDUL-1_26828a6af9b1f8bb9a14bd6847a1e800
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/325
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling As preferências de leitura de professores da Educação InfantilprofessoresleiturapreferênciasFormação de professoresO objetivo do presente artigo é apresentar resultados de uma pesquisa feita com professores acerca de suas práticas de leitura. 116 professores da Educação Infantil responderam a um questionário, caracterizando a pesquisa como do tipo survey. Serão apresentados os dados relativos a duas questões, voltadas para as preferências de leitura dos professores. Os resultados indicam que os professores relacionam, entre suas preferências, materiais ligados à sua profissão, recaindo suas preferências em obras que possibilitem repensar sua prática pedagógica. Outro dado interessante é que, embora o tipo de livro mais lido por prazer esteja ligado à área de atuação, trata-se de material de pouca circulação no meio acadêmico, como acontece com as obras de Içami Tiba e Augusto Cury, muitas vezes classificados de ‘autoajuda’. Talvez o professor, egresso dos cursos de graduação, considere-se abastecido de literatura acadêmica e procure outros estilos literários. Há uma grande recorrência, também, a livros de autoajuda, indicando que os professores não se excluem das tendências editoriais atuais. Os principais autores que dão sustentação teórica ao estudo são: Batista (1998) e Kleiman (2001). Palavras-chave: Educação Infantil. Materiais de Leitura. Práticas de Leitura. Reading preferences of early childhood education teachersThe aim of this paper is to present a few results of a survey conducted with teachers about their reading practices. 116 kindergarten teachers answered a questionnaire, characterizing research as the survey type. Data relative to two questions directed to the reading preferences of teachers will be presented. The results indicate that teachers list among their preferences; materials related to their profession, such as works that allow them rethink their teaching practices. Another interesting fact is that although the type of book that is most read for pleasure is connected to their professional area, including books that have little circulation in academia, such as the works of Içami Tiba and Augusto Cury, often classified as of "self-help". Perhaps teachers, coming from undergraduate courses, consider themselves as well-supplied with academic literature and search for other literary styles. There is also a large recurrence of self-help literature indicating that teachers are not excluded from current publishing trends. The main authors that provide theoretical support to the study are: Batista (1998) and Kleiman (2001). Keywords: Kindergarten Teachers. Reading Materials. Reading Practices.   EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2015-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/325REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 6 n. 11 (2014): EDUCAÇÃO INFANTIL, INCLUSÃO E VIOLÊNCIA NA ESCOLA; 69-832177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/325/pdfKoerner, Rosana Marainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:32:03Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/325Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:32:03Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv As preferências de leitura de professores da Educação Infantil
title As preferências de leitura de professores da Educação Infantil
spellingShingle As preferências de leitura de professores da Educação Infantil
Koerner, Rosana Mara
professores
leitura
preferências
Formação de professores
title_short As preferências de leitura de professores da Educação Infantil
title_full As preferências de leitura de professores da Educação Infantil
title_fullStr As preferências de leitura de professores da Educação Infantil
title_full_unstemmed As preferências de leitura de professores da Educação Infantil
title_sort As preferências de leitura de professores da Educação Infantil
author Koerner, Rosana Mara
author_facet Koerner, Rosana Mara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Koerner, Rosana Mara
dc.subject.por.fl_str_mv professores
leitura
preferências
Formação de professores
topic professores
leitura
preferências
Formação de professores
description O objetivo do presente artigo é apresentar resultados de uma pesquisa feita com professores acerca de suas práticas de leitura. 116 professores da Educação Infantil responderam a um questionário, caracterizando a pesquisa como do tipo survey. Serão apresentados os dados relativos a duas questões, voltadas para as preferências de leitura dos professores. Os resultados indicam que os professores relacionam, entre suas preferências, materiais ligados à sua profissão, recaindo suas preferências em obras que possibilitem repensar sua prática pedagógica. Outro dado interessante é que, embora o tipo de livro mais lido por prazer esteja ligado à área de atuação, trata-se de material de pouca circulação no meio acadêmico, como acontece com as obras de Içami Tiba e Augusto Cury, muitas vezes classificados de ‘autoajuda’. Talvez o professor, egresso dos cursos de graduação, considere-se abastecido de literatura acadêmica e procure outros estilos literários. Há uma grande recorrência, também, a livros de autoajuda, indicando que os professores não se excluem das tendências editoriais atuais. Os principais autores que dão sustentação teórica ao estudo são: Batista (1998) e Kleiman (2001). Palavras-chave: Educação Infantil. Materiais de Leitura. Práticas de Leitura. Reading preferences of early childhood education teachersThe aim of this paper is to present a few results of a survey conducted with teachers about their reading practices. 116 kindergarten teachers answered a questionnaire, characterizing research as the survey type. Data relative to two questions directed to the reading preferences of teachers will be presented. The results indicate that teachers list among their preferences; materials related to their profession, such as works that allow them rethink their teaching practices. Another interesting fact is that although the type of book that is most read for pleasure is connected to their professional area, including books that have little circulation in academia, such as the works of Içami Tiba and Augusto Cury, often classified as of "self-help". Perhaps teachers, coming from undergraduate courses, consider themselves as well-supplied with academic literature and search for other literary styles. There is also a large recurrence of self-help literature indicating that teachers are not excluded from current publishing trends. The main authors that provide theoretical support to the study are: Batista (1998) and Kleiman (2001). Keywords: Kindergarten Teachers. Reading Materials. Reading Practices.   
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/325
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/325
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/325/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 6 n. 11 (2014): EDUCAÇÃO INFANTIL, INCLUSÃO E VIOLÊNCIA NA ESCOLA; 69-83
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351725936640