As preferências de leitura de professores da Educação Infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/325 |
Resumo: | O objetivo do presente artigo é apresentar resultados de uma pesquisa feita com professores acerca de suas práticas de leitura. 116 professores da Educação Infantil responderam a um questionário, caracterizando a pesquisa como do tipo survey. Serão apresentados os dados relativos a duas questões, voltadas para as preferências de leitura dos professores. Os resultados indicam que os professores relacionam, entre suas preferências, materiais ligados à sua profissão, recaindo suas preferências em obras que possibilitem repensar sua prática pedagógica. Outro dado interessante é que, embora o tipo de livro mais lido por prazer esteja ligado à área de atuação, trata-se de material de pouca circulação no meio acadêmico, como acontece com as obras de Içami Tiba e Augusto Cury, muitas vezes classificados de ‘autoajuda’. Talvez o professor, egresso dos cursos de graduação, considere-se abastecido de literatura acadêmica e procure outros estilos literários. Há uma grande recorrência, também, a livros de autoajuda, indicando que os professores não se excluem das tendências editoriais atuais. Os principais autores que dão sustentação teórica ao estudo são: Batista (1998) e Kleiman (2001). Palavras-chave: Educação Infantil. Materiais de Leitura. Práticas de Leitura. Reading preferences of early childhood education teachersThe aim of this paper is to present a few results of a survey conducted with teachers about their reading practices. 116 kindergarten teachers answered a questionnaire, characterizing research as the survey type. Data relative to two questions directed to the reading preferences of teachers will be presented. The results indicate that teachers list among their preferences; materials related to their profession, such as works that allow them rethink their teaching practices. Another interesting fact is that although the type of book that is most read for pleasure is connected to their professional area, including books that have little circulation in academia, such as the works of Içami Tiba and Augusto Cury, often classified as of "self-help". Perhaps teachers, coming from undergraduate courses, consider themselves as well-supplied with academic literature and search for other literary styles. There is also a large recurrence of self-help literature indicating that teachers are not excluded from current publishing trends. The main authors that provide theoretical support to the study are: Batista (1998) and Kleiman (2001). Keywords: Kindergarten Teachers. Reading Materials. Reading Practices. |
id |
EDUL-1_26828a6af9b1f8bb9a14bd6847a1e800 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/325 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
As preferências de leitura de professores da Educação InfantilprofessoresleiturapreferênciasFormação de professoresO objetivo do presente artigo é apresentar resultados de uma pesquisa feita com professores acerca de suas práticas de leitura. 116 professores da Educação Infantil responderam a um questionário, caracterizando a pesquisa como do tipo survey. Serão apresentados os dados relativos a duas questões, voltadas para as preferências de leitura dos professores. Os resultados indicam que os professores relacionam, entre suas preferências, materiais ligados à sua profissão, recaindo suas preferências em obras que possibilitem repensar sua prática pedagógica. Outro dado interessante é que, embora o tipo de livro mais lido por prazer esteja ligado à área de atuação, trata-se de material de pouca circulação no meio acadêmico, como acontece com as obras de Içami Tiba e Augusto Cury, muitas vezes classificados de ‘autoajuda’. Talvez o professor, egresso dos cursos de graduação, considere-se abastecido de literatura acadêmica e procure outros estilos literários. Há uma grande recorrência, também, a livros de autoajuda, indicando que os professores não se excluem das tendências editoriais atuais. Os principais autores que dão sustentação teórica ao estudo são: Batista (1998) e Kleiman (2001). Palavras-chave: Educação Infantil. Materiais de Leitura. Práticas de Leitura. Reading preferences of early childhood education teachersThe aim of this paper is to present a few results of a survey conducted with teachers about their reading practices. 116 kindergarten teachers answered a questionnaire, characterizing research as the survey type. Data relative to two questions directed to the reading preferences of teachers will be presented. The results indicate that teachers list among their preferences; materials related to their profession, such as works that allow them rethink their teaching practices. Another interesting fact is that although the type of book that is most read for pleasure is connected to their professional area, including books that have little circulation in academia, such as the works of Içami Tiba and Augusto Cury, often classified as of "self-help". Perhaps teachers, coming from undergraduate courses, consider themselves as well-supplied with academic literature and search for other literary styles. There is also a large recurrence of self-help literature indicating that teachers are not excluded from current publishing trends. The main authors that provide theoretical support to the study are: Batista (1998) and Kleiman (2001). Keywords: Kindergarten Teachers. Reading Materials. Reading Practices. EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2015-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/325REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 6 n. 11 (2014): EDUCAÇÃO INFANTIL, INCLUSÃO E VIOLÊNCIA NA ESCOLA; 69-832177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/325/pdfKoerner, Rosana Marainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:32:03Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/325Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:32:03Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As preferências de leitura de professores da Educação Infantil |
title |
As preferências de leitura de professores da Educação Infantil |
spellingShingle |
As preferências de leitura de professores da Educação Infantil Koerner, Rosana Mara professores leitura preferências Formação de professores |
title_short |
As preferências de leitura de professores da Educação Infantil |
title_full |
As preferências de leitura de professores da Educação Infantil |
title_fullStr |
As preferências de leitura de professores da Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
As preferências de leitura de professores da Educação Infantil |
title_sort |
As preferências de leitura de professores da Educação Infantil |
author |
Koerner, Rosana Mara |
author_facet |
Koerner, Rosana Mara |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Koerner, Rosana Mara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
professores leitura preferências Formação de professores |
topic |
professores leitura preferências Formação de professores |
description |
O objetivo do presente artigo é apresentar resultados de uma pesquisa feita com professores acerca de suas práticas de leitura. 116 professores da Educação Infantil responderam a um questionário, caracterizando a pesquisa como do tipo survey. Serão apresentados os dados relativos a duas questões, voltadas para as preferências de leitura dos professores. Os resultados indicam que os professores relacionam, entre suas preferências, materiais ligados à sua profissão, recaindo suas preferências em obras que possibilitem repensar sua prática pedagógica. Outro dado interessante é que, embora o tipo de livro mais lido por prazer esteja ligado à área de atuação, trata-se de material de pouca circulação no meio acadêmico, como acontece com as obras de Içami Tiba e Augusto Cury, muitas vezes classificados de ‘autoajuda’. Talvez o professor, egresso dos cursos de graduação, considere-se abastecido de literatura acadêmica e procure outros estilos literários. Há uma grande recorrência, também, a livros de autoajuda, indicando que os professores não se excluem das tendências editoriais atuais. Os principais autores que dão sustentação teórica ao estudo são: Batista (1998) e Kleiman (2001). Palavras-chave: Educação Infantil. Materiais de Leitura. Práticas de Leitura. Reading preferences of early childhood education teachersThe aim of this paper is to present a few results of a survey conducted with teachers about their reading practices. 116 kindergarten teachers answered a questionnaire, characterizing research as the survey type. Data relative to two questions directed to the reading preferences of teachers will be presented. The results indicate that teachers list among their preferences; materials related to their profession, such as works that allow them rethink their teaching practices. Another interesting fact is that although the type of book that is most read for pleasure is connected to their professional area, including books that have little circulation in academia, such as the works of Içami Tiba and Augusto Cury, often classified as of "self-help". Perhaps teachers, coming from undergraduate courses, consider themselves as well-supplied with academic literature and search for other literary styles. There is also a large recurrence of self-help literature indicating that teachers are not excluded from current publishing trends. The main authors that provide theoretical support to the study are: Batista (1998) and Kleiman (2001). Keywords: Kindergarten Teachers. Reading Materials. Reading Practices. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/325 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/325 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/325/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 6 n. 11 (2014): EDUCAÇÃO INFANTIL, INCLUSÃO E VIOLÊNCIA NA ESCOLA; 69-83 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890351725936640 |