Formando Professores Estimuladores do Gosto pela Leitura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira Multidisciplinar |
Texto Completo: | http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/288 |
Resumo: | Considerando o papel fundamental da escola na formação de alunos que utilizem a leitura não só como meio de adquirir informações, mas como prazer, foi organizado um projeto para estimular o gosto pela leitura em crianças, com alunas de um curso de formação de professores para as séries iniciais.Seu principal objetivo é buscar fundamentos sobre o ato de leitura e sua função social bem como desenvolver ações e reflexões, visando a apresentar a leitura como instrumento de prazer. O projeto vem sendo desenvolvido com 80 crianças de uma instituição parceira - PROVIM. Os participantes, de 7 a 12 anos, residem em bairros de periferia da cidade, têm pouco contato com materiais escritos e dificuldade de acesso a textos, principalmente os literários. Semanalmente, são acompanhadas as atividades desenvolvidas pelas futuras professoras junto ao PROVIM, avaliando-se as estratégias utilizadas nas atividades de leitura bem como os registros dessas atividades, para posterior reflexão. Alguns resultados parciais do trabalho podem ser apontados tanto em relação à formação das futuras professoras como em relação à formação das crianças como leitores: obtenção de referencial conceitual para planejamento e avaliação das atividades de leitura com as crianças; seleção de textos adequados à faixa etária dos participantes; uso de recursos variados para contar histórias; melhoria da expressividade na leitura oral das histórias; maior participação das crianças na discussão das histórias lidas, demonstrando o entendimento de detalhes do texto. A atuação das futuras professoras, no projeto, tem contribuído para oferecer vivências de situações reais de sala de aula, complementando a formação recebida na graduação e preparando-as para uma ação docente mais eficaz na área de leitura. |
id |
UNIARA_a640d548c8291950f7836c764266cec6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistarebram.com:article/288 |
network_acronym_str |
UNIARA |
network_name_str |
Revista Brasileira Multidisciplinar |
repository_id_str |
|
spelling |
Formando Professores Estimuladores do Gosto pela LeituraFormação de ProfessoresLeituraLiteratura.Considerando o papel fundamental da escola na formação de alunos que utilizem a leitura não só como meio de adquirir informações, mas como prazer, foi organizado um projeto para estimular o gosto pela leitura em crianças, com alunas de um curso de formação de professores para as séries iniciais.Seu principal objetivo é buscar fundamentos sobre o ato de leitura e sua função social bem como desenvolver ações e reflexões, visando a apresentar a leitura como instrumento de prazer. O projeto vem sendo desenvolvido com 80 crianças de uma instituição parceira - PROVIM. Os participantes, de 7 a 12 anos, residem em bairros de periferia da cidade, têm pouco contato com materiais escritos e dificuldade de acesso a textos, principalmente os literários. Semanalmente, são acompanhadas as atividades desenvolvidas pelas futuras professoras junto ao PROVIM, avaliando-se as estratégias utilizadas nas atividades de leitura bem como os registros dessas atividades, para posterior reflexão. Alguns resultados parciais do trabalho podem ser apontados tanto em relação à formação das futuras professoras como em relação à formação das crianças como leitores: obtenção de referencial conceitual para planejamento e avaliação das atividades de leitura com as crianças; seleção de textos adequados à faixa etária dos participantes; uso de recursos variados para contar histórias; melhoria da expressividade na leitura oral das histórias; maior participação das crianças na discussão das histórias lidas, demonstrando o entendimento de detalhes do texto. A atuação das futuras professoras, no projeto, tem contribuído para oferecer vivências de situações reais de sala de aula, complementando a formação recebida na graduação e preparando-as para uma ação docente mais eficaz na área de leitura.Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM2005-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/28810.25061/2527-2675/ReBraM/2005.v9i1.288Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 9 n. 1 (2005): janeiro/junho; 121-1262527-26751415-3580reponame:Revista Brasileira Multidisciplinarinstname:Universidade de Araraquara (UNIARA)instacron:UNIARAporhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/288/241Monteiro, Dirce ChararaZancul, Maria Cristina de S.info:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-08T13:59:14Zoai:ojs.revistarebram.com:article/288Revistahttp://revistarebram.com/index.php/revistauniaraPRIhttps://revistarebram.com/index.php/revistauniara/oairevistauniara@uniara.com||2527-26752527-2675opendoar:2018-03-08T13:59:14Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formando Professores Estimuladores do Gosto pela Leitura |
title |
Formando Professores Estimuladores do Gosto pela Leitura |
spellingShingle |
Formando Professores Estimuladores do Gosto pela Leitura Monteiro, Dirce Charara Formação de Professores Leitura Literatura. |
title_short |
Formando Professores Estimuladores do Gosto pela Leitura |
title_full |
Formando Professores Estimuladores do Gosto pela Leitura |
title_fullStr |
Formando Professores Estimuladores do Gosto pela Leitura |
title_full_unstemmed |
Formando Professores Estimuladores do Gosto pela Leitura |
title_sort |
Formando Professores Estimuladores do Gosto pela Leitura |
author |
Monteiro, Dirce Charara |
author_facet |
Monteiro, Dirce Charara Zancul, Maria Cristina de S. |
author_role |
author |
author2 |
Zancul, Maria Cristina de S. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Dirce Charara Zancul, Maria Cristina de S. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores Leitura Literatura. |
topic |
Formação de Professores Leitura Literatura. |
description |
Considerando o papel fundamental da escola na formação de alunos que utilizem a leitura não só como meio de adquirir informações, mas como prazer, foi organizado um projeto para estimular o gosto pela leitura em crianças, com alunas de um curso de formação de professores para as séries iniciais.Seu principal objetivo é buscar fundamentos sobre o ato de leitura e sua função social bem como desenvolver ações e reflexões, visando a apresentar a leitura como instrumento de prazer. O projeto vem sendo desenvolvido com 80 crianças de uma instituição parceira - PROVIM. Os participantes, de 7 a 12 anos, residem em bairros de periferia da cidade, têm pouco contato com materiais escritos e dificuldade de acesso a textos, principalmente os literários. Semanalmente, são acompanhadas as atividades desenvolvidas pelas futuras professoras junto ao PROVIM, avaliando-se as estratégias utilizadas nas atividades de leitura bem como os registros dessas atividades, para posterior reflexão. Alguns resultados parciais do trabalho podem ser apontados tanto em relação à formação das futuras professoras como em relação à formação das crianças como leitores: obtenção de referencial conceitual para planejamento e avaliação das atividades de leitura com as crianças; seleção de textos adequados à faixa etária dos participantes; uso de recursos variados para contar histórias; melhoria da expressividade na leitura oral das histórias; maior participação das crianças na discussão das histórias lidas, demonstrando o entendimento de detalhes do texto. A atuação das futuras professoras, no projeto, tem contribuído para oferecer vivências de situações reais de sala de aula, complementando a formação recebida na graduação e preparando-as para uma ação docente mais eficaz na área de leitura. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-01-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/288 10.25061/2527-2675/ReBraM/2005.v9i1.288 |
url |
http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/288 |
identifier_str_mv |
10.25061/2527-2675/ReBraM/2005.v9i1.288 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/288/241 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 9 n. 1 (2005): janeiro/junho; 121-126 2527-2675 1415-3580 reponame:Revista Brasileira Multidisciplinar instname:Universidade de Araraquara (UNIARA) instacron:UNIARA |
instname_str |
Universidade de Araraquara (UNIARA) |
instacron_str |
UNIARA |
institution |
UNIARA |
reponame_str |
Revista Brasileira Multidisciplinar |
collection |
Revista Brasileira Multidisciplinar |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistauniara@uniara.com|| |
_version_ |
1797174605444546560 |