LEITURA E ESCRITA: PRÁXIS EDUCATIVA PARA A EMANCIPAÇÃO HUMANA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/230 |
Resumo: | Este texto contempla a análise da leitura e da escrita como um encaminhamento para uma práxis educativa, que possibilita a emancipação do ser humano. Para este estudo, foram levantadas questões teórico-práticas sobre leitura e escrita, indispensáveis para os cursos de formação de professores no ensino superior, uma vez que é nesse lócus que se formam sujeitos para interagir com outros na sociedade, tendo presentes os processos de ensinar e aprender. A pesquisa contou com a participação de alunos do primeiro e do quarto anos do Curso de Pedagogia de uma universidade de grande porte, no interior do Estado do Paraná. A metodologia para o desenvolvimento da pesquisa tem caráter qualitativo e exploratório. Os autores em que nos embasamos são: Lefèbvre (1963), Duarte e Fonte (2010), Fernandes (2007) e Rezende (2005; 2009). A conclusão a que se chega é que a leitura e a escrita podem ser consideradas práxis educativa para a emancipação humana, quando os professores efetuarem uma prática pedagógica consciente e assumirem a leitura assiduamente em suas vidas. Nessas circunstâncias, a leitura e a escrita, exercidas como práxis, podem contribuir para a formação de leitores. |
id |
EDUL-1_27612b75cd6bb15b69daac4ae19ee903 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/230 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
LEITURA E ESCRITA: PRÁXIS EDUCATIVA PARA A EMANCIPAÇÃO HUMANALeitura. Escrita. Universidade. Pedagogia. Emancipação humanaFormação de ProfessoresEste texto contempla a análise da leitura e da escrita como um encaminhamento para uma práxis educativa, que possibilita a emancipação do ser humano. Para este estudo, foram levantadas questões teórico-práticas sobre leitura e escrita, indispensáveis para os cursos de formação de professores no ensino superior, uma vez que é nesse lócus que se formam sujeitos para interagir com outros na sociedade, tendo presentes os processos de ensinar e aprender. A pesquisa contou com a participação de alunos do primeiro e do quarto anos do Curso de Pedagogia de uma universidade de grande porte, no interior do Estado do Paraná. A metodologia para o desenvolvimento da pesquisa tem caráter qualitativo e exploratório. Os autores em que nos embasamos são: Lefèbvre (1963), Duarte e Fonte (2010), Fernandes (2007) e Rezende (2005; 2009). A conclusão a que se chega é que a leitura e a escrita podem ser consideradas práxis educativa para a emancipação humana, quando os professores efetuarem uma prática pedagógica consciente e assumirem a leitura assiduamente em suas vidas. Nessas circunstâncias, a leitura e a escrita, exercidas como práxis, podem contribuir para a formação de leitores.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2012-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/230REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 4 n. 8 (2012): POLÍTICAS EDUCACIONAIS E PROCESSOS FORMATIVOS; 391-4092177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/230/266https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/230/pdfFranco, Sandra Aparecida Piresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:31:05Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/230Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:31:05Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LEITURA E ESCRITA: PRÁXIS EDUCATIVA PARA A EMANCIPAÇÃO HUMANA |
title |
LEITURA E ESCRITA: PRÁXIS EDUCATIVA PARA A EMANCIPAÇÃO HUMANA |
spellingShingle |
LEITURA E ESCRITA: PRÁXIS EDUCATIVA PARA A EMANCIPAÇÃO HUMANA Franco, Sandra Aparecida Pires Leitura. Escrita. Universidade. Pedagogia. Emancipação humana Formação de Professores |
title_short |
LEITURA E ESCRITA: PRÁXIS EDUCATIVA PARA A EMANCIPAÇÃO HUMANA |
title_full |
LEITURA E ESCRITA: PRÁXIS EDUCATIVA PARA A EMANCIPAÇÃO HUMANA |
title_fullStr |
LEITURA E ESCRITA: PRÁXIS EDUCATIVA PARA A EMANCIPAÇÃO HUMANA |
title_full_unstemmed |
LEITURA E ESCRITA: PRÁXIS EDUCATIVA PARA A EMANCIPAÇÃO HUMANA |
title_sort |
LEITURA E ESCRITA: PRÁXIS EDUCATIVA PARA A EMANCIPAÇÃO HUMANA |
author |
Franco, Sandra Aparecida Pires |
author_facet |
Franco, Sandra Aparecida Pires |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franco, Sandra Aparecida Pires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura. Escrita. Universidade. Pedagogia. Emancipação humana Formação de Professores |
topic |
Leitura. Escrita. Universidade. Pedagogia. Emancipação humana Formação de Professores |
description |
Este texto contempla a análise da leitura e da escrita como um encaminhamento para uma práxis educativa, que possibilita a emancipação do ser humano. Para este estudo, foram levantadas questões teórico-práticas sobre leitura e escrita, indispensáveis para os cursos de formação de professores no ensino superior, uma vez que é nesse lócus que se formam sujeitos para interagir com outros na sociedade, tendo presentes os processos de ensinar e aprender. A pesquisa contou com a participação de alunos do primeiro e do quarto anos do Curso de Pedagogia de uma universidade de grande porte, no interior do Estado do Paraná. A metodologia para o desenvolvimento da pesquisa tem caráter qualitativo e exploratório. Os autores em que nos embasamos são: Lefèbvre (1963), Duarte e Fonte (2010), Fernandes (2007) e Rezende (2005; 2009). A conclusão a que se chega é que a leitura e a escrita podem ser consideradas práxis educativa para a emancipação humana, quando os professores efetuarem uma prática pedagógica consciente e assumirem a leitura assiduamente em suas vidas. Nessas circunstâncias, a leitura e a escrita, exercidas como práxis, podem contribuir para a formação de leitores. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/230 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/230 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/230/266 https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/230/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 4 n. 8 (2012): POLÍTICAS EDUCACIONAIS E PROCESSOS FORMATIVOS; 391-409 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890351294971904 |