LEITURA E ESCRITA: PRÁXIS EDUCATIVA PARA A EMANCIPAÇÃO HUMANA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Sandra Aparecida Pires
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/230
Resumo: Este texto contempla a análise da leitura e da escrita como um encaminhamento para uma práxis educativa, que possibilita a emancipação do ser humano. Para este estudo, foram levantadas questões teórico-práticas sobre leitura e escrita, indispensáveis para os cursos de formação de professores no ensino superior, uma vez que é nesse lócus que se formam sujeitos para interagir com outros na sociedade, tendo presentes os processos de ensinar e aprender. A pesquisa contou com a participação de alunos do primeiro e do quarto anos do Curso de Pedagogia de uma universidade de grande porte, no interior do Estado do Paraná. A metodologia para o desenvolvimento da pesquisa tem caráter qualitativo e exploratório. Os autores em que nos embasamos são: Lefèbvre (1963), Duarte e Fonte (2010), Fernandes (2007) e Rezende (2005; 2009). A conclusão a que se chega é que a leitura e a escrita podem ser consideradas práxis educativa para a emancipação humana, quando os professores efetuarem uma prática pedagógica consciente e assumirem a leitura assiduamente em suas vidas. Nessas circunstâncias, a leitura e a escrita, exercidas como práxis, podem contribuir para a formação de leitores.
id EDUL-1_27612b75cd6bb15b69daac4ae19ee903
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/230
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling LEITURA E ESCRITA: PRÁXIS EDUCATIVA PARA A EMANCIPAÇÃO HUMANALeitura. Escrita. Universidade. Pedagogia. Emancipação humanaFormação de ProfessoresEste texto contempla a análise da leitura e da escrita como um encaminhamento para uma práxis educativa, que possibilita a emancipação do ser humano. Para este estudo, foram levantadas questões teórico-práticas sobre leitura e escrita, indispensáveis para os cursos de formação de professores no ensino superior, uma vez que é nesse lócus que se formam sujeitos para interagir com outros na sociedade, tendo presentes os processos de ensinar e aprender. A pesquisa contou com a participação de alunos do primeiro e do quarto anos do Curso de Pedagogia de uma universidade de grande porte, no interior do Estado do Paraná. A metodologia para o desenvolvimento da pesquisa tem caráter qualitativo e exploratório. Os autores em que nos embasamos são: Lefèbvre (1963), Duarte e Fonte (2010), Fernandes (2007) e Rezende (2005; 2009). A conclusão a que se chega é que a leitura e a escrita podem ser consideradas práxis educativa para a emancipação humana, quando os professores efetuarem uma prática pedagógica consciente e assumirem a leitura assiduamente em suas vidas. Nessas circunstâncias, a leitura e a escrita, exercidas como práxis, podem contribuir para a formação de leitores.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2012-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/230REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 4 n. 8 (2012): POLÍTICAS EDUCACIONAIS E PROCESSOS FORMATIVOS; 391-4092177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/230/266https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/230/pdfFranco, Sandra Aparecida Piresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:31:05Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/230Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:31:05Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv LEITURA E ESCRITA: PRÁXIS EDUCATIVA PARA A EMANCIPAÇÃO HUMANA
title LEITURA E ESCRITA: PRÁXIS EDUCATIVA PARA A EMANCIPAÇÃO HUMANA
spellingShingle LEITURA E ESCRITA: PRÁXIS EDUCATIVA PARA A EMANCIPAÇÃO HUMANA
Franco, Sandra Aparecida Pires
Leitura. Escrita. Universidade. Pedagogia. Emancipação humana
Formação de Professores
title_short LEITURA E ESCRITA: PRÁXIS EDUCATIVA PARA A EMANCIPAÇÃO HUMANA
title_full LEITURA E ESCRITA: PRÁXIS EDUCATIVA PARA A EMANCIPAÇÃO HUMANA
title_fullStr LEITURA E ESCRITA: PRÁXIS EDUCATIVA PARA A EMANCIPAÇÃO HUMANA
title_full_unstemmed LEITURA E ESCRITA: PRÁXIS EDUCATIVA PARA A EMANCIPAÇÃO HUMANA
title_sort LEITURA E ESCRITA: PRÁXIS EDUCATIVA PARA A EMANCIPAÇÃO HUMANA
author Franco, Sandra Aparecida Pires
author_facet Franco, Sandra Aparecida Pires
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Sandra Aparecida Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura. Escrita. Universidade. Pedagogia. Emancipação humana
Formação de Professores
topic Leitura. Escrita. Universidade. Pedagogia. Emancipação humana
Formação de Professores
description Este texto contempla a análise da leitura e da escrita como um encaminhamento para uma práxis educativa, que possibilita a emancipação do ser humano. Para este estudo, foram levantadas questões teórico-práticas sobre leitura e escrita, indispensáveis para os cursos de formação de professores no ensino superior, uma vez que é nesse lócus que se formam sujeitos para interagir com outros na sociedade, tendo presentes os processos de ensinar e aprender. A pesquisa contou com a participação de alunos do primeiro e do quarto anos do Curso de Pedagogia de uma universidade de grande porte, no interior do Estado do Paraná. A metodologia para o desenvolvimento da pesquisa tem caráter qualitativo e exploratório. Os autores em que nos embasamos são: Lefèbvre (1963), Duarte e Fonte (2010), Fernandes (2007) e Rezende (2005; 2009). A conclusão a que se chega é que a leitura e a escrita podem ser consideradas práxis educativa para a emancipação humana, quando os professores efetuarem uma prática pedagógica consciente e assumirem a leitura assiduamente em suas vidas. Nessas circunstâncias, a leitura e a escrita, exercidas como práxis, podem contribuir para a formação de leitores.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/230
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/230/266
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/230/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 4 n. 8 (2012): POLÍTICAS EDUCACIONAIS E PROCESSOS FORMATIVOS; 391-409
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351294971904