PRÁXIS DOCENTE COM LEITURA LITERÁRIA: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO E EMANCIPAÇÃO HUMANA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klem, Suelen
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sanches, Gislaine, Balça, Ângela, Franco, Sandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/33194
https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.1.16322
Resumo: O artigo resulta de um trabalho realizado junto à disciplina de Educação, formação humana e práxis: implicações da Teoria Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica para a Educação Escolar, do Programa de Pós-Graduação, nível de Mestrado em Educação, da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O objetivo foi apresentar contribuições das práticas docentes em âmbito escolar, com vistas ao desenvolvimento humano e social a partir do trabalho com a Leitura Literária. Teve por base o problema: como a Leitura Literária pode contribuir para a práxis docente e para o desenvolvimento e a emancipação humana do estudante? Trata-se de uma abordagem crítico-dialética com tratamento de dados qualitativos. A geração de dados consistiu na realização de pesquisa bibliográfica. Como resultados e discussões entendemos que a práxis docente quando planejada intencionalmente proporciona o desenvolvimento e a emancipação humana, pois a Leitura Literária possui contribuições em relação à linguagem, à criticidade e à consciência do leitor.
id RCAP_aefc663b51392dd39814c7dcaae553b0
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/33194
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling PRÁXIS DOCENTE COM LEITURA LITERÁRIA: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO E EMANCIPAÇÃO HUMANAEducaçãoLeitura literáriaPráxis docenteDesenvolvimento e emancipação humanaO artigo resulta de um trabalho realizado junto à disciplina de Educação, formação humana e práxis: implicações da Teoria Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica para a Educação Escolar, do Programa de Pós-Graduação, nível de Mestrado em Educação, da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O objetivo foi apresentar contribuições das práticas docentes em âmbito escolar, com vistas ao desenvolvimento humano e social a partir do trabalho com a Leitura Literária. Teve por base o problema: como a Leitura Literária pode contribuir para a práxis docente e para o desenvolvimento e a emancipação humana do estudante? Trata-se de uma abordagem crítico-dialética com tratamento de dados qualitativos. A geração de dados consistiu na realização de pesquisa bibliográfica. Como resultados e discussões entendemos que a práxis docente quando planejada intencionalmente proporciona o desenvolvimento e a emancipação humana, pois a Leitura Literária possui contribuições em relação à linguagem, à criticidade e à consciência do leitor.RIAEE - Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação2023-01-05T11:19:06Z2023-01-052022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/33194http://hdl.handle.net/10174/33194https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.1.16322por1982-5587ndndapb@uevora.ptndKlem, SuelenSanches, GislaineBalça, ÂngelaFranco, Sandrainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:34:43Zoai:dspace.uevora.pt:10174/33194Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:22:03.957464Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv PRÁXIS DOCENTE COM LEITURA LITERÁRIA: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO E EMANCIPAÇÃO HUMANA
title PRÁXIS DOCENTE COM LEITURA LITERÁRIA: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO E EMANCIPAÇÃO HUMANA
spellingShingle PRÁXIS DOCENTE COM LEITURA LITERÁRIA: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO E EMANCIPAÇÃO HUMANA
Klem, Suelen
Educação
Leitura literária
Práxis docente
Desenvolvimento e emancipação humana
title_short PRÁXIS DOCENTE COM LEITURA LITERÁRIA: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO E EMANCIPAÇÃO HUMANA
title_full PRÁXIS DOCENTE COM LEITURA LITERÁRIA: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO E EMANCIPAÇÃO HUMANA
title_fullStr PRÁXIS DOCENTE COM LEITURA LITERÁRIA: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO E EMANCIPAÇÃO HUMANA
title_full_unstemmed PRÁXIS DOCENTE COM LEITURA LITERÁRIA: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO E EMANCIPAÇÃO HUMANA
title_sort PRÁXIS DOCENTE COM LEITURA LITERÁRIA: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO E EMANCIPAÇÃO HUMANA
author Klem, Suelen
author_facet Klem, Suelen
Sanches, Gislaine
Balça, Ângela
Franco, Sandra
author_role author
author2 Sanches, Gislaine
Balça, Ângela
Franco, Sandra
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Klem, Suelen
Sanches, Gislaine
Balça, Ângela
Franco, Sandra
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Leitura literária
Práxis docente
Desenvolvimento e emancipação humana
topic Educação
Leitura literária
Práxis docente
Desenvolvimento e emancipação humana
description O artigo resulta de um trabalho realizado junto à disciplina de Educação, formação humana e práxis: implicações da Teoria Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica para a Educação Escolar, do Programa de Pós-Graduação, nível de Mestrado em Educação, da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O objetivo foi apresentar contribuições das práticas docentes em âmbito escolar, com vistas ao desenvolvimento humano e social a partir do trabalho com a Leitura Literária. Teve por base o problema: como a Leitura Literária pode contribuir para a práxis docente e para o desenvolvimento e a emancipação humana do estudante? Trata-se de uma abordagem crítico-dialética com tratamento de dados qualitativos. A geração de dados consistiu na realização de pesquisa bibliográfica. Como resultados e discussões entendemos que a práxis docente quando planejada intencionalmente proporciona o desenvolvimento e a emancipação humana, pois a Leitura Literária possui contribuições em relação à linguagem, à criticidade e à consciência do leitor.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01T00:00:00Z
2023-01-05T11:19:06Z
2023-01-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/33194
http://hdl.handle.net/10174/33194
https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.1.16322
url http://hdl.handle.net/10174/33194
https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.1.16322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1982-5587
nd
nd
apb@uevora.pt
nd
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv RIAEE - Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
publisher.none.fl_str_mv RIAEE - Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136702287052800