Identidade e Representações sociais do ser professora de Educação Infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/622 |
Resumo: | Este artigo aborda as relações entre identidade profissional e representações sociais do ser professora de Educação Infantil. Adotamos os construtos teóricos representações sociais e identidade. Participaram da investigação 17 professoras de instituições municipais e privadas do Jaboatão dos Guararapes-PE. Como procedimentos, utilizamos narrativas escritas. A técnica de análise de conteúdo guiou a organização e discussão do material recolhido. Os resultados confirmaram que a identidade profissional docente da professora de Educação Infantil é construída no processo formativo, prática profissional e articula-se aos sentimentos e representações sociais para com a profissão.Palavras-chave: Professora. Educação Infantil. Identidade. Representações Sociais.IDENTITY AND SOCIAL REPRESENTATIONS OF BEING AN EARLY EDUCATION TEACHERAbstract: This article discusses the relationship between professional identity and social representations of being an early education teacher. We adopt social representations and identity as our theoretical constructs. 17 teachers from municipal and private institutions in the city of Jaboatão dos Guararapes-PE participated in the research project. We used written narratives as procedures and the content analysis technique for the organization and discussion of the collected material. The results confirmed that the professional identity of early education teachers is built from their training process and professional practice, and it is associated with the social representations and feelings towards their profession.Keywords: Teacher. Early Education. Identity. Social Representations. |
id |
EDUL-1_34a3ca39297e7b8daa4996779c80770c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/622 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Identidade e Representações sociais do ser professora de Educação InfantilEste artigo aborda as relações entre identidade profissional e representações sociais do ser professora de Educação Infantil. Adotamos os construtos teóricos representações sociais e identidade. Participaram da investigação 17 professoras de instituições municipais e privadas do Jaboatão dos Guararapes-PE. Como procedimentos, utilizamos narrativas escritas. A técnica de análise de conteúdo guiou a organização e discussão do material recolhido. Os resultados confirmaram que a identidade profissional docente da professora de Educação Infantil é construída no processo formativo, prática profissional e articula-se aos sentimentos e representações sociais para com a profissão.Palavras-chave: Professora. Educação Infantil. Identidade. Representações Sociais.IDENTITY AND SOCIAL REPRESENTATIONS OF BEING AN EARLY EDUCATION TEACHERAbstract: This article discusses the relationship between professional identity and social representations of being an early education teacher. We adopt social representations and identity as our theoretical constructs. 17 teachers from municipal and private institutions in the city of Jaboatão dos Guararapes-PE participated in the research project. We used written narratives as procedures and the content analysis technique for the organization and discussion of the collected material. The results confirmed that the professional identity of early education teachers is built from their training process and professional practice, and it is associated with the social representations and feelings towards their profession.Keywords: Teacher. Early Education. Identity. Social Representations.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2018-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/622REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 20 (2018): EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E FORMAÇÃO DOCENTE: POLÍTICAS, SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 134-1512177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/622/pdfCopyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Laeda BezerraBarros Silva, Idelia Manassés2021-03-17T21:40:16Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/622Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:40:16Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identidade e Representações sociais do ser professora de Educação Infantil |
title |
Identidade e Representações sociais do ser professora de Educação Infantil |
spellingShingle |
Identidade e Representações sociais do ser professora de Educação Infantil Machado, Laeda Bezerra |
title_short |
Identidade e Representações sociais do ser professora de Educação Infantil |
title_full |
Identidade e Representações sociais do ser professora de Educação Infantil |
title_fullStr |
Identidade e Representações sociais do ser professora de Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
Identidade e Representações sociais do ser professora de Educação Infantil |
title_sort |
Identidade e Representações sociais do ser professora de Educação Infantil |
author |
Machado, Laeda Bezerra |
author_facet |
Machado, Laeda Bezerra Barros Silva, Idelia Manassés |
author_role |
author |
author2 |
Barros Silva, Idelia Manassés |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Laeda Bezerra Barros Silva, Idelia Manassés |
description |
Este artigo aborda as relações entre identidade profissional e representações sociais do ser professora de Educação Infantil. Adotamos os construtos teóricos representações sociais e identidade. Participaram da investigação 17 professoras de instituições municipais e privadas do Jaboatão dos Guararapes-PE. Como procedimentos, utilizamos narrativas escritas. A técnica de análise de conteúdo guiou a organização e discussão do material recolhido. Os resultados confirmaram que a identidade profissional docente da professora de Educação Infantil é construída no processo formativo, prática profissional e articula-se aos sentimentos e representações sociais para com a profissão.Palavras-chave: Professora. Educação Infantil. Identidade. Representações Sociais.IDENTITY AND SOCIAL REPRESENTATIONS OF BEING AN EARLY EDUCATION TEACHERAbstract: This article discusses the relationship between professional identity and social representations of being an early education teacher. We adopt social representations and identity as our theoretical constructs. 17 teachers from municipal and private institutions in the city of Jaboatão dos Guararapes-PE participated in the research project. We used written narratives as procedures and the content analysis technique for the organization and discussion of the collected material. The results confirmed that the professional identity of early education teachers is built from their training process and professional practice, and it is associated with the social representations and feelings towards their profession.Keywords: Teacher. Early Education. Identity. Social Representations. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/622 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/622 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/622/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 20 (2018): EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E FORMAÇÃO DOCENTE: POLÍTICAS, SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 134-151 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890352258613248 |