A profissão docente nas representações sociais de professores iniciantes de Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Laêda Bezerra
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Mayara Corrêa da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1249
Resumo: Este artigo identifica as representações sociais do ser professor construídas por docentes de ensino médio em início de carreira. Adotamos como referencial a abordagem societal das representações sociais. O texto resulta de uma pesquisa qualitativa, que envolveu 15 professores de instituições públicas de Recife-PE. Utilizamos como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. O material recolhido foi analisado com o auxilio do software Alceste. As representações do ser professor dos docentes de ensino médio ressaltam a importância do serviço prestado por esse profissional à sociedade. Os depoimentos, organizados em classes, sugerem representações sociais centradas na capacidade de mediação do conhecimento e possibilidade de transformação social. Contudo, tais representações estão marcadas pelo sentimento de desvalorização. Os iniciantes na docência reiteram que diferentes elementos de precarização afetam o ser professor hoje, tais como baixo prestígio social da profissão, má remuneração, exigências constantes por parte dos sistemas, indisciplina e desinteresse dos alunos. Além de detectar o cenário de desvalorização do docente de ensino médio e suas influências para as práticas dos professores iniciantes, sugerimos a implementação de políticas públicas, que acolham e ofereçam maior suporte ao professor de ensino médio em início de carreira que atua na escola pública. Palavras-chave:  Professor. Ensino médio. Representações sociais. Iniciante.
id UFOPA-1_a598dadbdae1b0d7761407a3a1bd3f88
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1249
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling A profissão docente nas representações sociais de professores iniciantes de Ensino MédioEste artigo identifica as representações sociais do ser professor construídas por docentes de ensino médio em início de carreira. Adotamos como referencial a abordagem societal das representações sociais. O texto resulta de uma pesquisa qualitativa, que envolveu 15 professores de instituições públicas de Recife-PE. Utilizamos como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. O material recolhido foi analisado com o auxilio do software Alceste. As representações do ser professor dos docentes de ensino médio ressaltam a importância do serviço prestado por esse profissional à sociedade. Os depoimentos, organizados em classes, sugerem representações sociais centradas na capacidade de mediação do conhecimento e possibilidade de transformação social. Contudo, tais representações estão marcadas pelo sentimento de desvalorização. Os iniciantes na docência reiteram que diferentes elementos de precarização afetam o ser professor hoje, tais como baixo prestígio social da profissão, má remuneração, exigências constantes por parte dos sistemas, indisciplina e desinteresse dos alunos. Além de detectar o cenário de desvalorização do docente de ensino médio e suas influências para as práticas dos professores iniciantes, sugerimos a implementação de políticas públicas, que acolham e ofereçam maior suporte ao professor de ensino médio em início de carreira que atua na escola pública. Palavras-chave:  Professor. Ensino médio. Representações sociais. Iniciante.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2020-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/124910.24065/2237-9460.2020v10n0ID1249Revista Exitus; v. 10 (2020); e0200252237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1249/685Copyright (c) 2020 Revista Exitushttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Laêda BezerraSilva, Mayara Corrêa da2020-08-04T00:37:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1249Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:21.987176Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv A profissão docente nas representações sociais de professores iniciantes de Ensino Médio
title A profissão docente nas representações sociais de professores iniciantes de Ensino Médio
spellingShingle A profissão docente nas representações sociais de professores iniciantes de Ensino Médio
Machado, Laêda Bezerra
title_short A profissão docente nas representações sociais de professores iniciantes de Ensino Médio
title_full A profissão docente nas representações sociais de professores iniciantes de Ensino Médio
title_fullStr A profissão docente nas representações sociais de professores iniciantes de Ensino Médio
title_full_unstemmed A profissão docente nas representações sociais de professores iniciantes de Ensino Médio
title_sort A profissão docente nas representações sociais de professores iniciantes de Ensino Médio
author Machado, Laêda Bezerra
author_facet Machado, Laêda Bezerra
Silva, Mayara Corrêa da
author_role author
author2 Silva, Mayara Corrêa da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Laêda Bezerra
Silva, Mayara Corrêa da
description Este artigo identifica as representações sociais do ser professor construídas por docentes de ensino médio em início de carreira. Adotamos como referencial a abordagem societal das representações sociais. O texto resulta de uma pesquisa qualitativa, que envolveu 15 professores de instituições públicas de Recife-PE. Utilizamos como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. O material recolhido foi analisado com o auxilio do software Alceste. As representações do ser professor dos docentes de ensino médio ressaltam a importância do serviço prestado por esse profissional à sociedade. Os depoimentos, organizados em classes, sugerem representações sociais centradas na capacidade de mediação do conhecimento e possibilidade de transformação social. Contudo, tais representações estão marcadas pelo sentimento de desvalorização. Os iniciantes na docência reiteram que diferentes elementos de precarização afetam o ser professor hoje, tais como baixo prestígio social da profissão, má remuneração, exigências constantes por parte dos sistemas, indisciplina e desinteresse dos alunos. Além de detectar o cenário de desvalorização do docente de ensino médio e suas influências para as práticas dos professores iniciantes, sugerimos a implementação de políticas públicas, que acolham e ofereçam maior suporte ao professor de ensino médio em início de carreira que atua na escola pública. Palavras-chave:  Professor. Ensino médio. Representações sociais. Iniciante.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1249
10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1249
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1249
identifier_str_mv 10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1249/685
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Exitus
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Exitus
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 10 (2020); e020025
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711038368645120