OS SENTIDOS E OS SIGNIFICADOS DE RESISTIR OU NÃO À ESCRITA DE DIÁRIOS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ATIVIDADE DE ESTUDO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/261 |
Resumo: | Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada durante o curso de doutorado em educação das autoras. Consiste em um estudo qualitativo que teve como objetivo refletir acerca da possibilidade de pensar sobre e a partir dos diários de aula como atividade formativa. Com o intuito de promover um momento de pensar sobre o diário realizado ou não, sobre as atividades de estudo, buscamos olhar o relato de cada um dos participantes referente esta atividade. Os aspectos relevantes destacados nos relatos dos participantes explicitam o diário como uma escrita reflexiva das experiências, apresentando-se como um instrumento balizador da atividade de estudo. Numa dimensão conclusiva, percebemos que a escrita e as reflexões sobre os diários são distintos e configuram-se em um mote que, ao mobilizar a atividade de estudo, proporcionam a abertura do desenvolvimento profissional destes estudantes/professores. |
id |
EDUL-1_367211f3b5eba7a2e494266cd4ad2ce3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/261 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
OS SENTIDOS E OS SIGNIFICADOS DE RESISTIR OU NÃO À ESCRITA DE DIÁRIOS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ATIVIDADE DE ESTUDOFormação docentediários reflexivosatividade de estudonarrativasautonomia.Formação de professoresDiáriosEste artigo é resultado de uma pesquisa realizada durante o curso de doutorado em educação das autoras. Consiste em um estudo qualitativo que teve como objetivo refletir acerca da possibilidade de pensar sobre e a partir dos diários de aula como atividade formativa. Com o intuito de promover um momento de pensar sobre o diário realizado ou não, sobre as atividades de estudo, buscamos olhar o relato de cada um dos participantes referente esta atividade. Os aspectos relevantes destacados nos relatos dos participantes explicitam o diário como uma escrita reflexiva das experiências, apresentando-se como um instrumento balizador da atividade de estudo. Numa dimensão conclusiva, percebemos que a escrita e as reflexões sobre os diários são distintos e configuram-se em um mote que, ao mobilizar a atividade de estudo, proporcionam a abertura do desenvolvimento profissional destes estudantes/professores.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2012-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/261REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 4 n. 8 (2012): POLÍTICAS EDUCACIONAIS E PROCESSOS FORMATIVOS; 410-4232177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/261/pdfBaptaglin, Leila AdrianaFighera, Adriana Claudia MartinsRosseto, Gislaine A. R. da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:31:05Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/261Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:31:05Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS SENTIDOS E OS SIGNIFICADOS DE RESISTIR OU NÃO À ESCRITA DE DIÁRIOS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ATIVIDADE DE ESTUDO |
title |
OS SENTIDOS E OS SIGNIFICADOS DE RESISTIR OU NÃO À ESCRITA DE DIÁRIOS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ATIVIDADE DE ESTUDO |
spellingShingle |
OS SENTIDOS E OS SIGNIFICADOS DE RESISTIR OU NÃO À ESCRITA DE DIÁRIOS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ATIVIDADE DE ESTUDO Baptaglin, Leila Adriana Formação docente diários reflexivos atividade de estudo narrativas autonomia. Formação de professores Diários |
title_short |
OS SENTIDOS E OS SIGNIFICADOS DE RESISTIR OU NÃO À ESCRITA DE DIÁRIOS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ATIVIDADE DE ESTUDO |
title_full |
OS SENTIDOS E OS SIGNIFICADOS DE RESISTIR OU NÃO À ESCRITA DE DIÁRIOS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ATIVIDADE DE ESTUDO |
title_fullStr |
OS SENTIDOS E OS SIGNIFICADOS DE RESISTIR OU NÃO À ESCRITA DE DIÁRIOS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ATIVIDADE DE ESTUDO |
title_full_unstemmed |
OS SENTIDOS E OS SIGNIFICADOS DE RESISTIR OU NÃO À ESCRITA DE DIÁRIOS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ATIVIDADE DE ESTUDO |
title_sort |
OS SENTIDOS E OS SIGNIFICADOS DE RESISTIR OU NÃO À ESCRITA DE DIÁRIOS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ATIVIDADE DE ESTUDO |
author |
Baptaglin, Leila Adriana |
author_facet |
Baptaglin, Leila Adriana Fighera, Adriana Claudia Martins Rosseto, Gislaine A. R. da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Fighera, Adriana Claudia Martins Rosseto, Gislaine A. R. da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baptaglin, Leila Adriana Fighera, Adriana Claudia Martins Rosseto, Gislaine A. R. da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente diários reflexivos atividade de estudo narrativas autonomia. Formação de professores Diários |
topic |
Formação docente diários reflexivos atividade de estudo narrativas autonomia. Formação de professores Diários |
description |
Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada durante o curso de doutorado em educação das autoras. Consiste em um estudo qualitativo que teve como objetivo refletir acerca da possibilidade de pensar sobre e a partir dos diários de aula como atividade formativa. Com o intuito de promover um momento de pensar sobre o diário realizado ou não, sobre as atividades de estudo, buscamos olhar o relato de cada um dos participantes referente esta atividade. Os aspectos relevantes destacados nos relatos dos participantes explicitam o diário como uma escrita reflexiva das experiências, apresentando-se como um instrumento balizador da atividade de estudo. Numa dimensão conclusiva, percebemos que a escrita e as reflexões sobre os diários são distintos e configuram-se em um mote que, ao mobilizar a atividade de estudo, proporcionam a abertura do desenvolvimento profissional destes estudantes/professores. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/261 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/261 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/261/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 4 n. 8 (2012): POLÍTICAS EDUCACIONAIS E PROCESSOS FORMATIVOS; 410-423 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890351315943424 |