OS SENTIDOS E OS SIGNIFICADOS DE RESISTIR OU NÃO À ESCRITA DE DIÁRIOS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ATIVIDADE DE ESTUDO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptaglin, Leila Adriana
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Fighera, Adriana Claudia Martins, Rosseto, Gislaine A. R. da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/261
Resumo: Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada durante o curso de doutorado em educação das autoras. Consiste em um estudo qualitativo que teve como objetivo refletir acerca da possibilidade de pensar sobre e a partir dos diários de aula como atividade formativa. Com o intuito de promover um momento de pensar sobre o diário realizado ou não, sobre as atividades de estudo, buscamos olhar o relato de cada um dos participantes referente esta atividade. Os aspectos relevantes destacados nos relatos dos participantes explicitam o diário como uma escrita reflexiva das experiências, apresentando-se como um instrumento balizador da atividade de estudo. Numa dimensão conclusiva, percebemos que a escrita e as reflexões sobre os diários são distintos e configuram-se em um mote que, ao mobilizar a atividade de estudo, proporcionam a abertura do desenvolvimento profissional destes estudantes/professores.
id EDUL-1_367211f3b5eba7a2e494266cd4ad2ce3
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/261
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling OS SENTIDOS E OS SIGNIFICADOS DE RESISTIR OU NÃO À ESCRITA DE DIÁRIOS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ATIVIDADE DE ESTUDOFormação docentediários reflexivosatividade de estudonarrativasautonomia.Formação de professoresDiáriosEste artigo é resultado de uma pesquisa realizada durante o curso de doutorado em educação das autoras. Consiste em um estudo qualitativo que teve como objetivo refletir acerca da possibilidade de pensar sobre e a partir dos diários de aula como atividade formativa. Com o intuito de promover um momento de pensar sobre o diário realizado ou não, sobre as atividades de estudo, buscamos olhar o relato de cada um dos participantes referente esta atividade. Os aspectos relevantes destacados nos relatos dos participantes explicitam o diário como uma escrita reflexiva das experiências, apresentando-se como um instrumento balizador da atividade de estudo. Numa dimensão conclusiva, percebemos que a escrita e as reflexões sobre os diários são distintos e configuram-se em um mote que, ao mobilizar a atividade de estudo, proporcionam a abertura do desenvolvimento profissional destes estudantes/professores.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2012-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/261REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 4 n. 8 (2012): POLÍTICAS EDUCACIONAIS E PROCESSOS FORMATIVOS; 410-4232177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/261/pdfBaptaglin, Leila AdrianaFighera, Adriana Claudia MartinsRosseto, Gislaine A. R. da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:31:05Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/261Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:31:05Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv OS SENTIDOS E OS SIGNIFICADOS DE RESISTIR OU NÃO À ESCRITA DE DIÁRIOS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ATIVIDADE DE ESTUDO
title OS SENTIDOS E OS SIGNIFICADOS DE RESISTIR OU NÃO À ESCRITA DE DIÁRIOS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ATIVIDADE DE ESTUDO
spellingShingle OS SENTIDOS E OS SIGNIFICADOS DE RESISTIR OU NÃO À ESCRITA DE DIÁRIOS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ATIVIDADE DE ESTUDO
Baptaglin, Leila Adriana
Formação docente
diários reflexivos
atividade de estudo
narrativas
autonomia.
Formação de professores
Diários
title_short OS SENTIDOS E OS SIGNIFICADOS DE RESISTIR OU NÃO À ESCRITA DE DIÁRIOS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ATIVIDADE DE ESTUDO
title_full OS SENTIDOS E OS SIGNIFICADOS DE RESISTIR OU NÃO À ESCRITA DE DIÁRIOS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ATIVIDADE DE ESTUDO
title_fullStr OS SENTIDOS E OS SIGNIFICADOS DE RESISTIR OU NÃO À ESCRITA DE DIÁRIOS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ATIVIDADE DE ESTUDO
title_full_unstemmed OS SENTIDOS E OS SIGNIFICADOS DE RESISTIR OU NÃO À ESCRITA DE DIÁRIOS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ATIVIDADE DE ESTUDO
title_sort OS SENTIDOS E OS SIGNIFICADOS DE RESISTIR OU NÃO À ESCRITA DE DIÁRIOS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ATIVIDADE DE ESTUDO
author Baptaglin, Leila Adriana
author_facet Baptaglin, Leila Adriana
Fighera, Adriana Claudia Martins
Rosseto, Gislaine A. R. da Silva
author_role author
author2 Fighera, Adriana Claudia Martins
Rosseto, Gislaine A. R. da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baptaglin, Leila Adriana
Fighera, Adriana Claudia Martins
Rosseto, Gislaine A. R. da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
diários reflexivos
atividade de estudo
narrativas
autonomia.
Formação de professores
Diários
topic Formação docente
diários reflexivos
atividade de estudo
narrativas
autonomia.
Formação de professores
Diários
description Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada durante o curso de doutorado em educação das autoras. Consiste em um estudo qualitativo que teve como objetivo refletir acerca da possibilidade de pensar sobre e a partir dos diários de aula como atividade formativa. Com o intuito de promover um momento de pensar sobre o diário realizado ou não, sobre as atividades de estudo, buscamos olhar o relato de cada um dos participantes referente esta atividade. Os aspectos relevantes destacados nos relatos dos participantes explicitam o diário como uma escrita reflexiva das experiências, apresentando-se como um instrumento balizador da atividade de estudo. Numa dimensão conclusiva, percebemos que a escrita e as reflexões sobre os diários são distintos e configuram-se em um mote que, ao mobilizar a atividade de estudo, proporcionam a abertura do desenvolvimento profissional destes estudantes/professores.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/261
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/261/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 4 n. 8 (2012): POLÍTICAS EDUCACIONAIS E PROCESSOS FORMATIVOS; 410-423
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351315943424