Os diários descritivos como suporte no processo de formação do professor reflexivo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVEIRA, Marina Soares Duarte.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17899
Resumo: Atualmente muito se discute sobre a necessidade de instrumentos que auxiliem professores em formação inicial na reflexão de sua prática. Através do que discute Schön (1987), a reflexão somada a uma ação faz com que os professores reflexivos tenham um diferencial em sua sala de aula, uma vez que através da reflexão, direcionada para um contexto e situações específicas, a forma de exercer a prática torna-se mais completa e diferenciada, trabalhando diretamente com a necessidade de cada indivíduo. À medida que um professor em formação inicial reflete sobre o que escuta, uma visão sobre seu eu na ação é criada. Tendo isto como base, pode-se entender a prática reflexiva como experiência fundamental para conhecimento de crenças, culturas e de quem o professor é neste ambiente em que exerce sua prática. Ampliando esta reflexão e voltando-se para a reflexão crítica da prática, Liberali (2012) sugere que tal ação acontece a partir da reflexão a respeito de um grupo social específico e suas necessidades, que movem e transformam as ações dos diversos participantes deste mesmo grupo. Pensando no contexto do estágio na formação inicial, uma reflexão crítica seria voltada para mudança da escolha de algumas práticas para certos ambientes ou momentos do ensino. O presente trabalho visa identificar, na escrita de diários reflexivos de alunos estagiários do curso de Letras – Língua Inglesa dos anos 2013 e 2016, a construção desta identidade reflexiva e de como o instrumento diário auxilia de forma mais completa na visualização do contexto em que estão inseridos durante a regência na educação infantil Pensando, inicialmente, no contexto do estágio para, em seguida, voltar-se para a identidade reflexiva do professor de modo geral, a análise será realizada considerando uma perspectiva de reflexão crítica que se concretiza em quatro formas de ação: descrever, informar, confrontar e reconstruir propostas por Freire (1970) e aprofundadas por Bartllet (1990) e Smyth (1992), conforme esclarece Liberali (2012). Aspectos específicos dos trabalhos também serão levados em consideração, tais como a época e a forma em que foram escritos. Alguns resultados nos permitem identificar a importância desses diários para uma reflexão mais completa sobre a prática e como auxiliaram o planejamento das aulas de estágio, bem como a necessidade, de modo geral, de instrumentos que permitam a reflexividade sobre o ensino.
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À medida que um professor em formação inicial reflete sobre o que escuta, uma visão sobre seu eu na ação é criada. Tendo isto como base, pode-se entender a prática reflexiva como experiência fundamental para conhecimento de crenças, culturas e de quem o professor é neste ambiente em que exerce sua prática. Ampliando esta reflexão e voltando-se para a reflexão crítica da prática, Liberali (2012) sugere que tal ação acontece a partir da reflexão a respeito de um grupo social específico e suas necessidades, que movem e transformam as ações dos diversos participantes deste mesmo grupo. Pensando no contexto do estágio na formação inicial, uma reflexão crítica seria voltada para mudança da escolha de algumas práticas para certos ambientes ou momentos do ensino. O presente trabalho visa identificar, na escrita de diários reflexivos de alunos estagiários do curso de Letras – Língua Inglesa dos anos 2013 e 2016, a construção desta identidade reflexiva e de como o instrumento diário auxilia de forma mais completa na visualização do contexto em que estão inseridos durante a regência na educação infantil Pensando, inicialmente, no contexto do estágio para, em seguida, voltar-se para a identidade reflexiva do professor de modo geral, a análise será realizada considerando uma perspectiva de reflexão crítica que se concretiza em quatro formas de ação: descrever, informar, confrontar e reconstruir propostas por Freire (1970) e aprofundadas por Bartllet (1990) e Smyth (1992), conforme esclarece Liberali (2012). Aspectos específicos dos trabalhos também serão levados em consideração, tais como a época e a forma em que foram escritos. Alguns resultados nos permitem identificar a importância desses diários para uma reflexão mais completa sobre a prática e como auxiliaram o planejamento das aulas de estágio, bem como a necessidade, de modo geral, de instrumentos que permitam a reflexividade sobre o ensino.Nowadays we see discussions about the importance and need of instruments that help teachers in initial formation to reflect about their practice. Regarding what Schön (1987) discusses about the reflection in addition to an action make the difference in reflexive teachers classes, once that reflection directed to a specific context and situations, are complete and differentiated, because considers the need of each individual student. As an early teacher education reflects on what he or she hears, an insight into his own is created. Based on this, one can understand a reflexive practice as a fundamental experience for knowledge of beliefs, cultures and of whom the teacher is in the context that exercises its practice. Thinking about reflection profoundly, we are faced with what is thought by critical education, which addresses the critical reflection of practice, Liberali (2012) suggests that such action happens from reflection on a specific social group and its company, that move and transform like actions of the diverse participants of this same group. Thinking in the context of the stage in the initial formation, a critical reflection, would be directed to change the choice of some practices for certain moments of teaching. The present work aims to identify, in the writing of reflexive diaries of trainee students of the course of Letras – Língua Inglesa of the years 2013 and 2016, a construction of this reflective identity and of how the auxiliary daily instrument (journals) in a complete form pictured in the context in which we are and which methods are most appropriate during early childhood educationInitially thinking about the context of the internship and then about the reflexive identity of the teacher in general, the analysis is performed considering a perspective of critical reflection that takes place in four different forms of action: describe, inform, confront and reconstruct, developed by Freire (1970) and expanded by Bartllet (1990) and Smyth (1992), according to Liberali (2012). Specific aspects of the journals are also taken into consideration, such as the time and the way they were written. Some results are simplest about a practice and as support to the planning of the internship classes, as well as a general need for tools that allow a reflexivity about teaching.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGCOSTA, Marcos Antônio Margarido.COSTA, M. A. M.http://lattes.cnpq.br/7215425152123749MONTEIRO, Vivian.ALMEIDA, Normando Brito de.SILVEIRA, Marina Soares Duarte.2018-03-152021-03-30T19:56:07Z2021-03-302021-03-30T19:56:07Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17899SILVEIRA, Marina Soares Duarte. Os diários descritivos como suporte no processo de formação do professor reflexivo. 2018. 72f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2018. 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