O Conselho Escolar e a Gestão Democrática: pressupostos do Programa Nacional de Fortalecimento do Conselho Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Buraki, Gislaine
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Zanardini, Isaura Monica Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/679
Resumo: Nosso propósito, com este artigo, é apresentar o contexto histórico e a legislação que fundamenta o Conselho Escolar e a Gestão Democrática, bem como analisar sua interlocução com o Programa Nacional de Fortalecimento do Conselho Escolar – PNFCE, que foi criado em 2004 pela Portaria Ministerial nº 2.896/2004. Para tanto, utilizou-se de pesquisa bibliográfica e documental para compreender a construção histórica do Conselho Escolar e realizar análise do Caderno Didático do Módulo Introdutório da Formação do PNFCE para os conselheiros escolares. Assim, a partir de sua construção histórica e da legislação, evidenciamos o Conselho Escolar como órgão colegiado de representação dos diversos segmentos que compõem a comunidade escolar e que, conforme proposto pelo PNFCE, suas atribuições são: mobilizar, consultar, fiscalizar e deliberar sobre os aspectos pedagógicos, administrativos e financeiros das instituições escolares públicas; entretanto, ainda no âmbito da prática educacional, ele possui ausência de participação e atua apenas na execução e não na tomada de decisões, apenas acatando decisões propostas anteriormente. Palavras-chave: Gestão Democrática. Conselho Escolar. PNFCE.  The School Council and Democratic Management: assumptions of the National Program FOR StrengthenING the School CouncilAbstract: Our purpose, with this article, is to present the historical context and legislation that underpins the School Board and Democratic Management, as well as analyze its interlocution with the National Program for Strengthening the School Council - PNFCE, created in 2004 by Ministerial Order No. 2,896 / 2004. For this purpose, bibliographical and documentary research was used to understand the historical construction of the School Council and to perform analysis of the Teaching Book of the Introductory Module of the PNFCE Training for school counselors. Thus, based on its historical construction and legislation, we showed the School Council as a collegiate body representing the various segments that make up the school community, and that, as proposed by the PNFCE, its functions are: to mobilize, consult, supervise and deliberate on the educational, administrative and financial aspects of public schools. However, still in the scope of educational practice, it has no participation and only acts operationally and not in decision making processes, only accepting previously proposed decisions. Keywords: Democratic Management. School Council. PNFCE.  
id EDUL-1_3ad6aba5978708e2a99bc25dc88d3eb7
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/679
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling O Conselho Escolar e a Gestão Democrática: pressupostos do Programa Nacional de Fortalecimento do Conselho EscolarGestão Democrática. Conselho Escolar. PNFCE.Política EducacionalGestão EscolarConselhos Escolares.Nosso propósito, com este artigo, é apresentar o contexto histórico e a legislação que fundamenta o Conselho Escolar e a Gestão Democrática, bem como analisar sua interlocução com o Programa Nacional de Fortalecimento do Conselho Escolar – PNFCE, que foi criado em 2004 pela Portaria Ministerial nº 2.896/2004. Para tanto, utilizou-se de pesquisa bibliográfica e documental para compreender a construção histórica do Conselho Escolar e realizar análise do Caderno Didático do Módulo Introdutório da Formação do PNFCE para os conselheiros escolares. Assim, a partir de sua construção histórica e da legislação, evidenciamos o Conselho Escolar como órgão colegiado de representação dos diversos segmentos que compõem a comunidade escolar e que, conforme proposto pelo PNFCE, suas atribuições são: mobilizar, consultar, fiscalizar e deliberar sobre os aspectos pedagógicos, administrativos e financeiros das instituições escolares públicas; entretanto, ainda no âmbito da prática educacional, ele possui ausência de participação e atua apenas na execução e não na tomada de decisões, apenas acatando decisões propostas anteriormente. Palavras-chave: Gestão Democrática. Conselho Escolar. PNFCE.  The School Council and Democratic Management: assumptions of the National Program FOR StrengthenING the School CouncilAbstract: Our purpose, with this article, is to present the historical context and legislation that underpins the School Board and Democratic Management, as well as analyze its interlocution with the National Program for Strengthening the School Council - PNFCE, created in 2004 by Ministerial Order No. 2,896 / 2004. For this purpose, bibliographical and documentary research was used to understand the historical construction of the School Council and to perform analysis of the Teaching Book of the Introductory Module of the PNFCE Training for school counselors. Thus, based on its historical construction and legislation, we showed the School Council as a collegiate body representing the various segments that make up the school community, and that, as proposed by the PNFCE, its functions are: to mobilize, consult, supervise and deliberate on the educational, administrative and financial aspects of public schools. However, still in the scope of educational practice, it has no participation and only acts operationally and not in decision making processes, only accepting previously proposed decisions. Keywords: Democratic Management. School Council. PNFCE.  EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2018-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/679REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 20 (2018): EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E FORMAÇÃO DOCENTE: POLÍTICAS, SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 59-762177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/679/pdfCopyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessBuraki, GislaineZanardini, Isaura Monica Souza2021-03-17T21:40:16Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/679Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:40:16Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv O Conselho Escolar e a Gestão Democrática: pressupostos do Programa Nacional de Fortalecimento do Conselho Escolar
title O Conselho Escolar e a Gestão Democrática: pressupostos do Programa Nacional de Fortalecimento do Conselho Escolar
spellingShingle O Conselho Escolar e a Gestão Democrática: pressupostos do Programa Nacional de Fortalecimento do Conselho Escolar
Buraki, Gislaine
Gestão Democrática. Conselho Escolar. PNFCE.
Política Educacional
Gestão Escolar
Conselhos Escolares.
title_short O Conselho Escolar e a Gestão Democrática: pressupostos do Programa Nacional de Fortalecimento do Conselho Escolar
title_full O Conselho Escolar e a Gestão Democrática: pressupostos do Programa Nacional de Fortalecimento do Conselho Escolar
title_fullStr O Conselho Escolar e a Gestão Democrática: pressupostos do Programa Nacional de Fortalecimento do Conselho Escolar
title_full_unstemmed O Conselho Escolar e a Gestão Democrática: pressupostos do Programa Nacional de Fortalecimento do Conselho Escolar
title_sort O Conselho Escolar e a Gestão Democrática: pressupostos do Programa Nacional de Fortalecimento do Conselho Escolar
author Buraki, Gislaine
author_facet Buraki, Gislaine
Zanardini, Isaura Monica Souza
author_role author
author2 Zanardini, Isaura Monica Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Buraki, Gislaine
Zanardini, Isaura Monica Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão Democrática. Conselho Escolar. PNFCE.
Política Educacional
Gestão Escolar
Conselhos Escolares.
topic Gestão Democrática. Conselho Escolar. PNFCE.
Política Educacional
Gestão Escolar
Conselhos Escolares.
description Nosso propósito, com este artigo, é apresentar o contexto histórico e a legislação que fundamenta o Conselho Escolar e a Gestão Democrática, bem como analisar sua interlocução com o Programa Nacional de Fortalecimento do Conselho Escolar – PNFCE, que foi criado em 2004 pela Portaria Ministerial nº 2.896/2004. Para tanto, utilizou-se de pesquisa bibliográfica e documental para compreender a construção histórica do Conselho Escolar e realizar análise do Caderno Didático do Módulo Introdutório da Formação do PNFCE para os conselheiros escolares. Assim, a partir de sua construção histórica e da legislação, evidenciamos o Conselho Escolar como órgão colegiado de representação dos diversos segmentos que compõem a comunidade escolar e que, conforme proposto pelo PNFCE, suas atribuições são: mobilizar, consultar, fiscalizar e deliberar sobre os aspectos pedagógicos, administrativos e financeiros das instituições escolares públicas; entretanto, ainda no âmbito da prática educacional, ele possui ausência de participação e atua apenas na execução e não na tomada de decisões, apenas acatando decisões propostas anteriormente. Palavras-chave: Gestão Democrática. Conselho Escolar. PNFCE.  The School Council and Democratic Management: assumptions of the National Program FOR StrengthenING the School CouncilAbstract: Our purpose, with this article, is to present the historical context and legislation that underpins the School Board and Democratic Management, as well as analyze its interlocution with the National Program for Strengthening the School Council - PNFCE, created in 2004 by Ministerial Order No. 2,896 / 2004. For this purpose, bibliographical and documentary research was used to understand the historical construction of the School Council and to perform analysis of the Teaching Book of the Introductory Module of the PNFCE Training for school counselors. Thus, based on its historical construction and legislation, we showed the School Council as a collegiate body representing the various segments that make up the school community, and that, as proposed by the PNFCE, its functions are: to mobilize, consult, supervise and deliberate on the educational, administrative and financial aspects of public schools. However, still in the scope of educational practice, it has no participation and only acts operationally and not in decision making processes, only accepting previously proposed decisions. Keywords: Democratic Management. School Council. PNFCE.  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/679
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/679
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/679/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 20 (2018): EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E FORMAÇÃO DOCENTE: POLÍTICAS, SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 59-76
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890352307896320