O conselho escolar como exercício da gestão democrática na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lidiani de Souza Alves
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZQPRW
Resumo: O presente estudo discorre sobre o conselho escolar como forma de exercício da gestão democrática na escola. Teve como objetivo a reflexão sobre tal órgão, sua atuação e sobre a importância de conter, na sua estrutura, a participação da família. O conselho escolar tem as seguintes funções: deliberativa, consultiva e fiscalizadora. O gestor escolar é promotor da autonomia e articulador das relações estabelecidas no âmbito educacional. Para a elaboração deste trabalho utilizou-se a pesquisa bibliográfica, partindo da análise de livros, teses e artigos e do Projeto Político de Pedagógico da Escola Municipal Vovó Valdete. O resultado deste trabalho foi o entendimento de que a participação ativa da comunidade escolar, principalmente, a participação da família no conselho escolar, é crucial para articular desejos e interesses para com o processo de ensino-aprendizagem, no qual o grande favorecido será o aluno, que construirá uma aprendizagem significativa e de qualidade.
id UFMG_8014091e64b5a7a5c969b655286a8c87
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZQPRW
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Jacqueline da Silva Figueiredo PereiraLidiani de Souza Alves2019-08-09T12:18:41Z2019-08-09T12:18:41Z2013-10-01http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZQPRWO presente estudo discorre sobre o conselho escolar como forma de exercício da gestão democrática na escola. Teve como objetivo a reflexão sobre tal órgão, sua atuação e sobre a importância de conter, na sua estrutura, a participação da família. O conselho escolar tem as seguintes funções: deliberativa, consultiva e fiscalizadora. O gestor escolar é promotor da autonomia e articulador das relações estabelecidas no âmbito educacional. Para a elaboração deste trabalho utilizou-se a pesquisa bibliográfica, partindo da análise de livros, teses e artigos e do Projeto Político de Pedagógico da Escola Municipal Vovó Valdete. O resultado deste trabalho foi o entendimento de que a participação ativa da comunidade escolar, principalmente, a participação da família no conselho escolar, é crucial para articular desejos e interesses para com o processo de ensino-aprendizagem, no qual o grande favorecido será o aluno, que construirá uma aprendizagem significativa e de qualidade.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEscolas Organização e administraçãoEscolas Gestão democrática Conselhos de educaçãoGestão democráticaConselho escolarFamíliaEscolaO conselho escolar como exercício da gestão democrática na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALlidiani.pdfapplication/pdf778155https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZQPRW/1/lidiani.pdf80a7cc3cde8bac92bc9d2ec2c799ccaaMD51TEXTlidiani.pdf.txtlidiani.pdf.txtExtracted texttext/plain77664https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZQPRW/2/lidiani.pdf.txt232bde2b03bcf87e97155ed2b9be551cMD521843/BUBD-9ZQPRW2019-11-14 08:13:50.006oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZQPRWRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:13:50Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O conselho escolar como exercício da gestão democrática na escola
title O conselho escolar como exercício da gestão democrática na escola
spellingShingle O conselho escolar como exercício da gestão democrática na escola
Lidiani de Souza Alves
Gestão democrática
Conselho escolar
Família
Escola
Escolas Organização e administração
Escolas Gestão democrática 
Conselhos de educação
title_short O conselho escolar como exercício da gestão democrática na escola
title_full O conselho escolar como exercício da gestão democrática na escola
title_fullStr O conselho escolar como exercício da gestão democrática na escola
title_full_unstemmed O conselho escolar como exercício da gestão democrática na escola
title_sort O conselho escolar como exercício da gestão democrática na escola
author Lidiani de Souza Alves
author_facet Lidiani de Souza Alves
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jacqueline da Silva Figueiredo Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Lidiani de Souza Alves
contributor_str_mv Jacqueline da Silva Figueiredo Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática
Conselho escolar
Família
Escola
topic Gestão democrática
Conselho escolar
Família
Escola
Escolas Organização e administração
Escolas Gestão democrática 
Conselhos de educação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Escolas Organização e administração
Escolas Gestão democrática 
Conselhos de educação
description O presente estudo discorre sobre o conselho escolar como forma de exercício da gestão democrática na escola. Teve como objetivo a reflexão sobre tal órgão, sua atuação e sobre a importância de conter, na sua estrutura, a participação da família. O conselho escolar tem as seguintes funções: deliberativa, consultiva e fiscalizadora. O gestor escolar é promotor da autonomia e articulador das relações estabelecidas no âmbito educacional. Para a elaboração deste trabalho utilizou-se a pesquisa bibliográfica, partindo da análise de livros, teses e artigos e do Projeto Político de Pedagógico da Escola Municipal Vovó Valdete. O resultado deste trabalho foi o entendimento de que a participação ativa da comunidade escolar, principalmente, a participação da família no conselho escolar, é crucial para articular desejos e interesses para com o processo de ensino-aprendizagem, no qual o grande favorecido será o aluno, que construirá uma aprendizagem significativa e de qualidade.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-10-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T12:18:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T12:18:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZQPRW
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZQPRW
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZQPRW/1/lidiani.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZQPRW/2/lidiani.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 80a7cc3cde8bac92bc9d2ec2c799ccaa
232bde2b03bcf87e97155ed2b9be551c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676945849581568