O conselho escolar como exercício da gestão democrática na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZQPRW |
Resumo: | O presente estudo discorre sobre o conselho escolar como forma de exercício da gestão democrática na escola. Teve como objetivo a reflexão sobre tal órgão, sua atuação e sobre a importância de conter, na sua estrutura, a participação da família. O conselho escolar tem as seguintes funções: deliberativa, consultiva e fiscalizadora. O gestor escolar é promotor da autonomia e articulador das relações estabelecidas no âmbito educacional. Para a elaboração deste trabalho utilizou-se a pesquisa bibliográfica, partindo da análise de livros, teses e artigos e do Projeto Político de Pedagógico da Escola Municipal Vovó Valdete. O resultado deste trabalho foi o entendimento de que a participação ativa da comunidade escolar, principalmente, a participação da família no conselho escolar, é crucial para articular desejos e interesses para com o processo de ensino-aprendizagem, no qual o grande favorecido será o aluno, que construirá uma aprendizagem significativa e de qualidade. |
id |
UFMG_8014091e64b5a7a5c969b655286a8c87 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZQPRW |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Jacqueline da Silva Figueiredo PereiraLidiani de Souza Alves2019-08-09T12:18:41Z2019-08-09T12:18:41Z2013-10-01http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZQPRWO presente estudo discorre sobre o conselho escolar como forma de exercício da gestão democrática na escola. Teve como objetivo a reflexão sobre tal órgão, sua atuação e sobre a importância de conter, na sua estrutura, a participação da família. O conselho escolar tem as seguintes funções: deliberativa, consultiva e fiscalizadora. O gestor escolar é promotor da autonomia e articulador das relações estabelecidas no âmbito educacional. Para a elaboração deste trabalho utilizou-se a pesquisa bibliográfica, partindo da análise de livros, teses e artigos e do Projeto Político de Pedagógico da Escola Municipal Vovó Valdete. O resultado deste trabalho foi o entendimento de que a participação ativa da comunidade escolar, principalmente, a participação da família no conselho escolar, é crucial para articular desejos e interesses para com o processo de ensino-aprendizagem, no qual o grande favorecido será o aluno, que construirá uma aprendizagem significativa e de qualidade.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEscolas Organização e administraçãoEscolas Gestão democrática Conselhos de educaçãoGestão democráticaConselho escolarFamíliaEscolaO conselho escolar como exercício da gestão democrática na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALlidiani.pdfapplication/pdf778155https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZQPRW/1/lidiani.pdf80a7cc3cde8bac92bc9d2ec2c799ccaaMD51TEXTlidiani.pdf.txtlidiani.pdf.txtExtracted texttext/plain77664https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZQPRW/2/lidiani.pdf.txt232bde2b03bcf87e97155ed2b9be551cMD521843/BUBD-9ZQPRW2019-11-14 08:13:50.006oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZQPRWRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:13:50Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O conselho escolar como exercício da gestão democrática na escola |
title |
O conselho escolar como exercício da gestão democrática na escola |
spellingShingle |
O conselho escolar como exercício da gestão democrática na escola Lidiani de Souza Alves Gestão democrática Conselho escolar Família Escola Escolas Organização e administração Escolas Gestão democrática Conselhos de educação |
title_short |
O conselho escolar como exercício da gestão democrática na escola |
title_full |
O conselho escolar como exercício da gestão democrática na escola |
title_fullStr |
O conselho escolar como exercício da gestão democrática na escola |
title_full_unstemmed |
O conselho escolar como exercício da gestão democrática na escola |
title_sort |
O conselho escolar como exercício da gestão democrática na escola |
author |
Lidiani de Souza Alves |
author_facet |
Lidiani de Souza Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Jacqueline da Silva Figueiredo Pereira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lidiani de Souza Alves |
contributor_str_mv |
Jacqueline da Silva Figueiredo Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão democrática Conselho escolar Família Escola |
topic |
Gestão democrática Conselho escolar Família Escola Escolas Organização e administração Escolas Gestão democrática Conselhos de educação |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Escolas Organização e administração Escolas Gestão democrática Conselhos de educação |
description |
O presente estudo discorre sobre o conselho escolar como forma de exercício da gestão democrática na escola. Teve como objetivo a reflexão sobre tal órgão, sua atuação e sobre a importância de conter, na sua estrutura, a participação da família. O conselho escolar tem as seguintes funções: deliberativa, consultiva e fiscalizadora. O gestor escolar é promotor da autonomia e articulador das relações estabelecidas no âmbito educacional. Para a elaboração deste trabalho utilizou-se a pesquisa bibliográfica, partindo da análise de livros, teses e artigos e do Projeto Político de Pedagógico da Escola Municipal Vovó Valdete. O resultado deste trabalho foi o entendimento de que a participação ativa da comunidade escolar, principalmente, a participação da família no conselho escolar, é crucial para articular desejos e interesses para com o processo de ensino-aprendizagem, no qual o grande favorecido será o aluno, que construirá uma aprendizagem significativa e de qualidade. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-10-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-09T12:18:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-09T12:18:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZQPRW |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZQPRW |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZQPRW/1/lidiani.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZQPRW/2/lidiani.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
80a7cc3cde8bac92bc9d2ec2c799ccaa 232bde2b03bcf87e97155ed2b9be551c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801676945849581568 |