Formação da Identidade Profissional de Professoras de Educação Física: um olhar a partir das narrativas biográficas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/507 |
Resumo: | Esse estudo se propôs a investigar a construção da identidade profissional de professoras recém-egressas de um Curso de Educação Física Licenciatura, a partir da análise de seus percursos/trajetórias, explorando as experiências realizadas ao longo da vida, desde a infância até a própria formação inicial em Educação Física. Optamos por um olhar a partir das narrativas biográficas, pelas quais as três professoras recém-egressas entrevistadas puderam contar suas vidas, organizando e reorganizando os acontecimentos, lembranças, sentimentos e opiniões. Com o uso de entrevistas semiestruturadas, nos valemos de uma análise conjunta com as colaboradoras, visando a interpretação do material coletado. Observamos dois tipos de identidade profissional de professoras diferentes, diretamente ligados a perfis profissionais: o primeiro tipo relacionado a um trabalho de ministrar aulas e o segundo identificado com um trabalho de coordenação ou gestão, havendo um destaque para os processos de autoformação durante os percursos formativos das professoras.Palavras-chave: Formação de professoras. Identidade profissional. Narrativas biográficas. |
id |
EDUL-1_3d5009f81cd38ded44278fb47ef4b566 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/507 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação da Identidade Profissional de Professoras de Educação Física: um olhar a partir das narrativas biográficaseducaçãoformação de professoresprática docenteFormação de professoresEsse estudo se propôs a investigar a construção da identidade profissional de professoras recém-egressas de um Curso de Educação Física Licenciatura, a partir da análise de seus percursos/trajetórias, explorando as experiências realizadas ao longo da vida, desde a infância até a própria formação inicial em Educação Física. Optamos por um olhar a partir das narrativas biográficas, pelas quais as três professoras recém-egressas entrevistadas puderam contar suas vidas, organizando e reorganizando os acontecimentos, lembranças, sentimentos e opiniões. Com o uso de entrevistas semiestruturadas, nos valemos de uma análise conjunta com as colaboradoras, visando a interpretação do material coletado. Observamos dois tipos de identidade profissional de professoras diferentes, diretamente ligados a perfis profissionais: o primeiro tipo relacionado a um trabalho de ministrar aulas e o segundo identificado com um trabalho de coordenação ou gestão, havendo um destaque para os processos de autoformação durante os percursos formativos das professoras.Palavras-chave: Formação de professoras. Identidade profissional. Narrativas biográficas.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2016-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/507REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 7 n. 14 (2015): CENÁRIOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR E DA EDUCAÇAO BÁSICA: CONTRAPONTOS; 451-4692177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/507/pdfCopyright (c) 2016 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Felipe Barroso deGünther, Maria Cecília Camargo2021-03-17T21:36:15Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/507Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:36:15Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação da Identidade Profissional de Professoras de Educação Física: um olhar a partir das narrativas biográficas |
title |
Formação da Identidade Profissional de Professoras de Educação Física: um olhar a partir das narrativas biográficas |
spellingShingle |
Formação da Identidade Profissional de Professoras de Educação Física: um olhar a partir das narrativas biográficas Castro, Felipe Barroso de educação formação de professores prática docente Formação de professores |
title_short |
Formação da Identidade Profissional de Professoras de Educação Física: um olhar a partir das narrativas biográficas |
title_full |
Formação da Identidade Profissional de Professoras de Educação Física: um olhar a partir das narrativas biográficas |
title_fullStr |
Formação da Identidade Profissional de Professoras de Educação Física: um olhar a partir das narrativas biográficas |
title_full_unstemmed |
Formação da Identidade Profissional de Professoras de Educação Física: um olhar a partir das narrativas biográficas |
title_sort |
Formação da Identidade Profissional de Professoras de Educação Física: um olhar a partir das narrativas biográficas |
author |
Castro, Felipe Barroso de |
author_facet |
Castro, Felipe Barroso de Günther, Maria Cecília Camargo |
author_role |
author |
author2 |
Günther, Maria Cecília Camargo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Felipe Barroso de Günther, Maria Cecília Camargo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação formação de professores prática docente Formação de professores |
topic |
educação formação de professores prática docente Formação de professores |
description |
Esse estudo se propôs a investigar a construção da identidade profissional de professoras recém-egressas de um Curso de Educação Física Licenciatura, a partir da análise de seus percursos/trajetórias, explorando as experiências realizadas ao longo da vida, desde a infância até a própria formação inicial em Educação Física. Optamos por um olhar a partir das narrativas biográficas, pelas quais as três professoras recém-egressas entrevistadas puderam contar suas vidas, organizando e reorganizando os acontecimentos, lembranças, sentimentos e opiniões. Com o uso de entrevistas semiestruturadas, nos valemos de uma análise conjunta com as colaboradoras, visando a interpretação do material coletado. Observamos dois tipos de identidade profissional de professoras diferentes, diretamente ligados a perfis profissionais: o primeiro tipo relacionado a um trabalho de ministrar aulas e o segundo identificado com um trabalho de coordenação ou gestão, havendo um destaque para os processos de autoformação durante os percursos formativos das professoras.Palavras-chave: Formação de professoras. Identidade profissional. Narrativas biográficas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/507 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/507 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/507/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 7 n. 14 (2015): CENÁRIOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR E DA EDUCAÇAO BÁSICA: CONTRAPONTOS; 451-469 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890351825551360 |