Formação da Identidade Profissional de Professoras de Educação Física: um olhar a partir das narrativas biográficas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Felipe Barroso de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Günther, Maria Cecília Camargo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/507
Resumo: Esse estudo se propôs a investigar a construção da identidade profissional de professoras recém-egressas de um Curso de Educação Física Licenciatura, a partir da análise de seus percursos/trajetórias, explorando as experiências realizadas ao longo da vida, desde a infância até a própria formação inicial em Educação Física. Optamos por um olhar a partir das narrativas biográficas, pelas quais as três professoras recém-egressas entrevistadas puderam contar suas vidas, organizando e reorganizando os acontecimentos, lembranças, sentimentos e opiniões. Com o uso de entrevistas semiestruturadas, nos valemos de uma análise conjunta com as colaboradoras, visando a interpretação do material coletado. Observamos dois tipos de identidade profissional de professoras diferentes, diretamente ligados a perfis profissionais: o primeiro tipo relacionado a um trabalho de ministrar aulas e o segundo identificado com um trabalho de coordenação ou gestão, havendo um destaque para os processos de autoformação durante os percursos formativos das professoras.Palavras-chave: Formação de professoras. Identidade profissional. Narrativas biográficas.
id EDUL-1_3d5009f81cd38ded44278fb47ef4b566
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/507
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Formação da Identidade Profissional de Professoras de Educação Física: um olhar a partir das narrativas biográficaseducaçãoformação de professoresprática docenteFormação de professoresEsse estudo se propôs a investigar a construção da identidade profissional de professoras recém-egressas de um Curso de Educação Física Licenciatura, a partir da análise de seus percursos/trajetórias, explorando as experiências realizadas ao longo da vida, desde a infância até a própria formação inicial em Educação Física. Optamos por um olhar a partir das narrativas biográficas, pelas quais as três professoras recém-egressas entrevistadas puderam contar suas vidas, organizando e reorganizando os acontecimentos, lembranças, sentimentos e opiniões. Com o uso de entrevistas semiestruturadas, nos valemos de uma análise conjunta com as colaboradoras, visando a interpretação do material coletado. Observamos dois tipos de identidade profissional de professoras diferentes, diretamente ligados a perfis profissionais: o primeiro tipo relacionado a um trabalho de ministrar aulas e o segundo identificado com um trabalho de coordenação ou gestão, havendo um destaque para os processos de autoformação durante os percursos formativos das professoras.Palavras-chave: Formação de professoras. Identidade profissional. Narrativas biográficas.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2016-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/507REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 7 n. 14 (2015): CENÁRIOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR E DA EDUCAÇAO BÁSICA: CONTRAPONTOS; 451-4692177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/507/pdfCopyright (c) 2016 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Felipe Barroso deGünther, Maria Cecília Camargo2021-03-17T21:36:15Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/507Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:36:15Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação da Identidade Profissional de Professoras de Educação Física: um olhar a partir das narrativas biográficas
title Formação da Identidade Profissional de Professoras de Educação Física: um olhar a partir das narrativas biográficas
spellingShingle Formação da Identidade Profissional de Professoras de Educação Física: um olhar a partir das narrativas biográficas
Castro, Felipe Barroso de
educação
formação de professores
prática docente
Formação de professores
title_short Formação da Identidade Profissional de Professoras de Educação Física: um olhar a partir das narrativas biográficas
title_full Formação da Identidade Profissional de Professoras de Educação Física: um olhar a partir das narrativas biográficas
title_fullStr Formação da Identidade Profissional de Professoras de Educação Física: um olhar a partir das narrativas biográficas
title_full_unstemmed Formação da Identidade Profissional de Professoras de Educação Física: um olhar a partir das narrativas biográficas
title_sort Formação da Identidade Profissional de Professoras de Educação Física: um olhar a partir das narrativas biográficas
author Castro, Felipe Barroso de
author_facet Castro, Felipe Barroso de
Günther, Maria Cecília Camargo
author_role author
author2 Günther, Maria Cecília Camargo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Felipe Barroso de
Günther, Maria Cecília Camargo
dc.subject.por.fl_str_mv educação
formação de professores
prática docente
Formação de professores
topic educação
formação de professores
prática docente
Formação de professores
description Esse estudo se propôs a investigar a construção da identidade profissional de professoras recém-egressas de um Curso de Educação Física Licenciatura, a partir da análise de seus percursos/trajetórias, explorando as experiências realizadas ao longo da vida, desde a infância até a própria formação inicial em Educação Física. Optamos por um olhar a partir das narrativas biográficas, pelas quais as três professoras recém-egressas entrevistadas puderam contar suas vidas, organizando e reorganizando os acontecimentos, lembranças, sentimentos e opiniões. Com o uso de entrevistas semiestruturadas, nos valemos de uma análise conjunta com as colaboradoras, visando a interpretação do material coletado. Observamos dois tipos de identidade profissional de professoras diferentes, diretamente ligados a perfis profissionais: o primeiro tipo relacionado a um trabalho de ministrar aulas e o segundo identificado com um trabalho de coordenação ou gestão, havendo um destaque para os processos de autoformação durante os percursos formativos das professoras.Palavras-chave: Formação de professoras. Identidade profissional. Narrativas biográficas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/507
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/507
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/507/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 7 n. 14 (2015): CENÁRIOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR E DA EDUCAÇAO BÁSICA: CONTRAPONTOS; 451-469
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351825551360