A contribuição da didática na formação do Professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damis, Olga Texeira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2080
Resumo: Desde os Jesuítas, passando por Comênjo, Rosseau, Herbart, Dewey, Snyders, Paulo Freire, Saviani, dentro outros, a educação escolar percorreu um longo caminho do ponto de vista de sua teoria e de sua prática. Vivenciada através de uma prática social específica — a pedagógica, esta educação organizou o processo de ensinar-aprender através da relação professor-aluno e sistematizou um conteúdo e uma forma de ensinar (transmitir-assimilar) o saber erudito produzido pela humanidade. Este conteúdo e esta forma geraram diferentes teorias e diferentes práticas pedagógicas que ao enfatizarem ora quem ensina, ora quem aprende, ora os meios e os recursos utilizados, sintetizavam diferentes momentos da produção da sobrevivência humana. Esta variedade de teorias e práticas pedagógicas não foi criada por acaso. Do ponto de vista da produção da sobrevivência humana é através das instituições sociais que determinada relação social de produção é concretizada. A escola, a igreja, a família, por exemplo, possuí funções específicas que contribuem para estabelecer, desenvolver e manter uma sociedade. Assim, o trabalho que cada instituição realiza não é restrito, apenas, à sua prática específica a. Ele possui uma finalidade social determinada pela prática que o fundamenta. [...] Palavras-chave: Didática; Formação docente; Professor; Prática.
id UFU-2_a349dac0c5f5214e60f0f3211cbba09e
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/2080
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling A contribuição da didática na formação do Professor DidáticaFormação docenteProfessorPráticaDesde os Jesuítas, passando por Comênjo, Rosseau, Herbart, Dewey, Snyders, Paulo Freire, Saviani, dentro outros, a educação escolar percorreu um longo caminho do ponto de vista de sua teoria e de sua prática. Vivenciada através de uma prática social específica — a pedagógica, esta educação organizou o processo de ensinar-aprender através da relação professor-aluno e sistematizou um conteúdo e uma forma de ensinar (transmitir-assimilar) o saber erudito produzido pela humanidade. Este conteúdo e esta forma geraram diferentes teorias e diferentes práticas pedagógicas que ao enfatizarem ora quem ensina, ora quem aprende, ora os meios e os recursos utilizados, sintetizavam diferentes momentos da produção da sobrevivência humana. Esta variedade de teorias e práticas pedagógicas não foi criada por acaso. Do ponto de vista da produção da sobrevivência humana é através das instituições sociais que determinada relação social de produção é concretizada. A escola, a igreja, a família, por exemplo, possuí funções específicas que contribuem para estabelecer, desenvolver e manter uma sociedade. Assim, o trabalho que cada instituição realiza não é restrito, apenas, à sua prática específica a. Ele possui uma finalidade social determinada pela prática que o fundamenta. [...] Palavras-chave: Didática; Formação docente; Professor; Prática.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2022-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/208010.14393/REVEDFIL.v2n3a1987-2080Educação e Filosofia; v. 2 n. 3 (1987): v.2 n.3 jul./dez. 1987; 117-1241982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2080/1715Copyright (c) 2016 Olga Texeira Damishttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDamis, Olga Texeira2023-07-04T14:57:46Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/2080Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-07-04T14:57:46Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição da didática na formação do Professor
title A contribuição da didática na formação do Professor
spellingShingle A contribuição da didática na formação do Professor
Damis, Olga Texeira
Didática
Formação docente
Professor
Prática
title_short A contribuição da didática na formação do Professor
title_full A contribuição da didática na formação do Professor
title_fullStr A contribuição da didática na formação do Professor
title_full_unstemmed A contribuição da didática na formação do Professor
title_sort A contribuição da didática na formação do Professor
author Damis, Olga Texeira
author_facet Damis, Olga Texeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Damis, Olga Texeira
dc.subject.por.fl_str_mv Didática
Formação docente
Professor
Prática
topic Didática
Formação docente
Professor
Prática
description Desde os Jesuítas, passando por Comênjo, Rosseau, Herbart, Dewey, Snyders, Paulo Freire, Saviani, dentro outros, a educação escolar percorreu um longo caminho do ponto de vista de sua teoria e de sua prática. Vivenciada através de uma prática social específica — a pedagógica, esta educação organizou o processo de ensinar-aprender através da relação professor-aluno e sistematizou um conteúdo e uma forma de ensinar (transmitir-assimilar) o saber erudito produzido pela humanidade. Este conteúdo e esta forma geraram diferentes teorias e diferentes práticas pedagógicas que ao enfatizarem ora quem ensina, ora quem aprende, ora os meios e os recursos utilizados, sintetizavam diferentes momentos da produção da sobrevivência humana. Esta variedade de teorias e práticas pedagógicas não foi criada por acaso. Do ponto de vista da produção da sobrevivência humana é através das instituições sociais que determinada relação social de produção é concretizada. A escola, a igreja, a família, por exemplo, possuí funções específicas que contribuem para estabelecer, desenvolver e manter uma sociedade. Assim, o trabalho que cada instituição realiza não é restrito, apenas, à sua prática específica a. Ele possui uma finalidade social determinada pela prática que o fundamenta. [...] Palavras-chave: Didática; Formação docente; Professor; Prática.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2080
10.14393/REVEDFIL.v2n3a1987-2080
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2080
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v2n3a1987-2080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2080/1715
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Olga Texeira Damis
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Olga Texeira Damis
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 2 n. 3 (1987): v.2 n.3 jul./dez. 1987; 117-124
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207233162936320