A contribuição da didática na formação do Professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2080 |
Resumo: | Desde os Jesuítas, passando por Comênjo, Rosseau, Herbart, Dewey, Snyders, Paulo Freire, Saviani, dentro outros, a educação escolar percorreu um longo caminho do ponto de vista de sua teoria e de sua prática. Vivenciada através de uma prática social específica — a pedagógica, esta educação organizou o processo de ensinar-aprender através da relação professor-aluno e sistematizou um conteúdo e uma forma de ensinar (transmitir-assimilar) o saber erudito produzido pela humanidade. Este conteúdo e esta forma geraram diferentes teorias e diferentes práticas pedagógicas que ao enfatizarem ora quem ensina, ora quem aprende, ora os meios e os recursos utilizados, sintetizavam diferentes momentos da produção da sobrevivência humana. Esta variedade de teorias e práticas pedagógicas não foi criada por acaso. Do ponto de vista da produção da sobrevivência humana é através das instituições sociais que determinada relação social de produção é concretizada. A escola, a igreja, a família, por exemplo, possuí funções específicas que contribuem para estabelecer, desenvolver e manter uma sociedade. Assim, o trabalho que cada instituição realiza não é restrito, apenas, à sua prática específica a. Ele possui uma finalidade social determinada pela prática que o fundamenta. [...] Palavras-chave: Didática; Formação docente; Professor; Prática. |
id |
UFU-2_a349dac0c5f5214e60f0f3211cbba09e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/2080 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
A contribuição da didática na formação do Professor DidáticaFormação docenteProfessorPráticaDesde os Jesuítas, passando por Comênjo, Rosseau, Herbart, Dewey, Snyders, Paulo Freire, Saviani, dentro outros, a educação escolar percorreu um longo caminho do ponto de vista de sua teoria e de sua prática. Vivenciada através de uma prática social específica — a pedagógica, esta educação organizou o processo de ensinar-aprender através da relação professor-aluno e sistematizou um conteúdo e uma forma de ensinar (transmitir-assimilar) o saber erudito produzido pela humanidade. Este conteúdo e esta forma geraram diferentes teorias e diferentes práticas pedagógicas que ao enfatizarem ora quem ensina, ora quem aprende, ora os meios e os recursos utilizados, sintetizavam diferentes momentos da produção da sobrevivência humana. Esta variedade de teorias e práticas pedagógicas não foi criada por acaso. Do ponto de vista da produção da sobrevivência humana é através das instituições sociais que determinada relação social de produção é concretizada. A escola, a igreja, a família, por exemplo, possuí funções específicas que contribuem para estabelecer, desenvolver e manter uma sociedade. Assim, o trabalho que cada instituição realiza não é restrito, apenas, à sua prática específica a. Ele possui uma finalidade social determinada pela prática que o fundamenta. [...] Palavras-chave: Didática; Formação docente; Professor; Prática.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2022-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/208010.14393/REVEDFIL.v2n3a1987-2080Educação e Filosofia; v. 2 n. 3 (1987): v.2 n.3 jul./dez. 1987; 117-1241982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2080/1715Copyright (c) 2016 Olga Texeira Damishttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDamis, Olga Texeira2023-07-04T14:57:46Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/2080Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-07-04T14:57:46Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A contribuição da didática na formação do Professor |
title |
A contribuição da didática na formação do Professor |
spellingShingle |
A contribuição da didática na formação do Professor Damis, Olga Texeira Didática Formação docente Professor Prática |
title_short |
A contribuição da didática na formação do Professor |
title_full |
A contribuição da didática na formação do Professor |
title_fullStr |
A contribuição da didática na formação do Professor |
title_full_unstemmed |
A contribuição da didática na formação do Professor |
title_sort |
A contribuição da didática na formação do Professor |
author |
Damis, Olga Texeira |
author_facet |
Damis, Olga Texeira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Damis, Olga Texeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didática Formação docente Professor Prática |
topic |
Didática Formação docente Professor Prática |
description |
Desde os Jesuítas, passando por Comênjo, Rosseau, Herbart, Dewey, Snyders, Paulo Freire, Saviani, dentro outros, a educação escolar percorreu um longo caminho do ponto de vista de sua teoria e de sua prática. Vivenciada através de uma prática social específica — a pedagógica, esta educação organizou o processo de ensinar-aprender através da relação professor-aluno e sistematizou um conteúdo e uma forma de ensinar (transmitir-assimilar) o saber erudito produzido pela humanidade. Este conteúdo e esta forma geraram diferentes teorias e diferentes práticas pedagógicas que ao enfatizarem ora quem ensina, ora quem aprende, ora os meios e os recursos utilizados, sintetizavam diferentes momentos da produção da sobrevivência humana. Esta variedade de teorias e práticas pedagógicas não foi criada por acaso. Do ponto de vista da produção da sobrevivência humana é através das instituições sociais que determinada relação social de produção é concretizada. A escola, a igreja, a família, por exemplo, possuí funções específicas que contribuem para estabelecer, desenvolver e manter uma sociedade. Assim, o trabalho que cada instituição realiza não é restrito, apenas, à sua prática específica a. Ele possui uma finalidade social determinada pela prática que o fundamenta. [...] Palavras-chave: Didática; Formação docente; Professor; Prática. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2080 10.14393/REVEDFIL.v2n3a1987-2080 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2080 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v2n3a1987-2080 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2080/1715 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Olga Texeira Damis http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Olga Texeira Damis http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 2 n. 3 (1987): v.2 n.3 jul./dez. 1987; 117-124 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207233162936320 |