Escolarização e Inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piovezani, Marcia Ionara
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Rossetto, Elisabeth
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/240
Resumo: Neste artigo pretende-se discutir como se dá a escolarização do aluno com deficiência inserido no ensino regular.  Para isso procura-se entender a educação como processo histórico-social que diante da diversidade tem o desafio de assegurar e oferecer educação de qualidade para todos. Para tanto, busca-se refletir e analisar dispositivos legais que asseguram o processo de escolarização de pessoas com deficiência. Além disso, traz à tona autores que tratam sobre essa temática, tais como Baptista (2006) e Pietro (2006), que discutem questões pertinentes à política de educação especial e a qualidade no que se refere ao ensino oferecido aos alunos com deficiência. Pretende-se. ainda, entender o papel do professor como mediador do processo de ensino/aprendizagem desses sujeitos na perspectiva de Vygotsky. Palavras-chave: Escolarização. Inclusão. Mediação. Aluno com deficiência. Education and inclusionThis article intends to discuss how students with disabilities are inserted in regular schools.  In order to do so, we seek to understand education as a socio-historical process, which given the diversity, has the challenge of ensuring and providing quality education for all. Therefore, we seek to reflect and analyze legal provisions that ensure the educational process for those with disabilities. Furthermore, it brings to light authors that deal with this issue, such as Baptista (2006) and Pietro (2006), who discuss issues regarding to the policy of special education and quality regarding the education offered to students with disabilities. Another objective is to understand the role of teachers as mediators of the teaching/learning process of these subjects from the perspective of Vygotsky. Keywords: Education. Inclusion. Mediation. Students with disabilities.  
id EDUL-1_3f22f4135608e2002d13348ad2b42a98
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/240
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Escolarização e Inclusãoescolarizaçãoinclusãomediaçãoaluno com deficiênciaFormação de professoresNeste artigo pretende-se discutir como se dá a escolarização do aluno com deficiência inserido no ensino regular.  Para isso procura-se entender a educação como processo histórico-social que diante da diversidade tem o desafio de assegurar e oferecer educação de qualidade para todos. Para tanto, busca-se refletir e analisar dispositivos legais que asseguram o processo de escolarização de pessoas com deficiência. Além disso, traz à tona autores que tratam sobre essa temática, tais como Baptista (2006) e Pietro (2006), que discutem questões pertinentes à política de educação especial e a qualidade no que se refere ao ensino oferecido aos alunos com deficiência. Pretende-se. ainda, entender o papel do professor como mediador do processo de ensino/aprendizagem desses sujeitos na perspectiva de Vygotsky. Palavras-chave: Escolarização. Inclusão. Mediação. Aluno com deficiência. Education and inclusionThis article intends to discuss how students with disabilities are inserted in regular schools.  In order to do so, we seek to understand education as a socio-historical process, which given the diversity, has the challenge of ensuring and providing quality education for all. Therefore, we seek to reflect and analyze legal provisions that ensure the educational process for those with disabilities. Furthermore, it brings to light authors that deal with this issue, such as Baptista (2006) and Pietro (2006), who discuss issues regarding to the policy of special education and quality regarding the education offered to students with disabilities. Another objective is to understand the role of teachers as mediators of the teaching/learning process of these subjects from the perspective of Vygotsky. Keywords: Education. Inclusion. Mediation. Students with disabilities.  EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2015-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/240REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 6 n. 11 (2014): EDUCAÇÃO INFANTIL, INCLUSÃO E VIOLÊNCIA NA ESCOLA; 158-1762177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/240/pdfPiovezani, Marcia IonaraRossetto, Elisabethinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:32:03Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/240Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:32:03Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Escolarização e Inclusão
title Escolarização e Inclusão
spellingShingle Escolarização e Inclusão
Piovezani, Marcia Ionara
escolarização
inclusão
mediação
aluno com deficiência
Formação de professores
title_short Escolarização e Inclusão
title_full Escolarização e Inclusão
title_fullStr Escolarização e Inclusão
title_full_unstemmed Escolarização e Inclusão
title_sort Escolarização e Inclusão
author Piovezani, Marcia Ionara
author_facet Piovezani, Marcia Ionara
Rossetto, Elisabeth
author_role author
author2 Rossetto, Elisabeth
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Piovezani, Marcia Ionara
Rossetto, Elisabeth
dc.subject.por.fl_str_mv escolarização
inclusão
mediação
aluno com deficiência
Formação de professores
topic escolarização
inclusão
mediação
aluno com deficiência
Formação de professores
description Neste artigo pretende-se discutir como se dá a escolarização do aluno com deficiência inserido no ensino regular.  Para isso procura-se entender a educação como processo histórico-social que diante da diversidade tem o desafio de assegurar e oferecer educação de qualidade para todos. Para tanto, busca-se refletir e analisar dispositivos legais que asseguram o processo de escolarização de pessoas com deficiência. Além disso, traz à tona autores que tratam sobre essa temática, tais como Baptista (2006) e Pietro (2006), que discutem questões pertinentes à política de educação especial e a qualidade no que se refere ao ensino oferecido aos alunos com deficiência. Pretende-se. ainda, entender o papel do professor como mediador do processo de ensino/aprendizagem desses sujeitos na perspectiva de Vygotsky. Palavras-chave: Escolarização. Inclusão. Mediação. Aluno com deficiência. Education and inclusionThis article intends to discuss how students with disabilities are inserted in regular schools.  In order to do so, we seek to understand education as a socio-historical process, which given the diversity, has the challenge of ensuring and providing quality education for all. Therefore, we seek to reflect and analyze legal provisions that ensure the educational process for those with disabilities. Furthermore, it brings to light authors that deal with this issue, such as Baptista (2006) and Pietro (2006), who discuss issues regarding to the policy of special education and quality regarding the education offered to students with disabilities. Another objective is to understand the role of teachers as mediators of the teaching/learning process of these subjects from the perspective of Vygotsky. Keywords: Education. Inclusion. Mediation. Students with disabilities.  
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/240
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/240/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 6 n. 11 (2014): EDUCAÇÃO INFANTIL, INCLUSÃO E VIOLÊNCIA NA ESCOLA; 158-176
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351300214784