Difusão do conhecimento via modelo de competências facilitadoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caires, José Carlos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Bernado, Elisangela Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/321
Resumo: Este estudo foi realizado com o objetivo de analisar as competências que podem contribuir para uma melhor compreensão do trabalho de pesquisadores da Embrapa à frente do processo de difusão de tecnologias. Um modelo de competências facilitadoras da difusão do conhecimento, composto por oito competências, foi proposto e validado. O estudo foi realizado por meio de uma abordagem qualitativa na qual um questionário (on-line) foi aplicado junto à população alvo, cuja taxa de respostas obtida foi de 26%. Observações de campo também foram realizadas, como, por exemplo, a observação das aulas-campo (dia de campo), com apoio de um roteiro semiestruturado. Mediante entrevistas semiestruturadas, foi investigada a presença, ou não, das competências contempladas no Modelo de Competências validado. Concluiu-se que as competências ação estratégica, comunicação, empatia, flexibilidade, percepção realística, persuasão, postura e visão global possuem relevância na difusão do conhecimento. Apurou-se, ainda, que a falta de formação pedagógica e a inexistência de oferta de programa de formação continuada em técnicas e recursos pedagógicos são fatores que afetam a percepção dos pesquisadores da Embrapa em relação à questão do grau de relevância da competência ação estratégica. Por fim, os resultados obtidos sugerem que a aceitação das competências do modelo pode estar relacionada à força sinérgica de quatro competências: ação estratégica, comunicação, empatia e flexibilidade. Após alguns ajustes, o Modelo de Competências Facilitadoras da Difusão do Conhecimento foi utilizado como um guia, que forneceu uma visão geral das competências que os pesquisadores difusores provavelmente estariam desenvolvendo ou construindo em suas práticas diárias para facilitar a transformação das informações em conhecimento.
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