Desigualdades raciais em educação no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/27 |
Resumo: | Este artigo discute questões sobre a necessidade de se ter um olhar diferenciado sobre o segmento negro e procurar fazer com que os professores partissem da perspectiva de uma pedagogia que compreende e incentiva as diferenças e busca sempre estimular os educadores locais, através do conhecimento ampliado em áreas como cultura, história, direitos humanos. O trabalho está três partes, e trata de episódios da história brasileira cuja temática é o segmento negro e esenta informações sobre a África e suas africanidades inseridas no cotidiano e na cultura brasileira. Na segunda parte, relata um pouco sobre as consequências de fatos da história do Brasil para dar a dimensão de quem somos e por que estamos vivendo a realidade atual. Na terceira, aborda a importância da inserção da história e da cultura de África e dos afro-descendentes no currículo escolar. |
id |
EDUL-1_4847a81faa006adb934cb197599f6823 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/27 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Desigualdades raciais em educação no Brasildesigualdades raciaiseducação no BrasilHistória e Cultura da Áfricadesigualdades raciaiscurículo escolarEste artigo discute questões sobre a necessidade de se ter um olhar diferenciado sobre o segmento negro e procurar fazer com que os professores partissem da perspectiva de uma pedagogia que compreende e incentiva as diferenças e busca sempre estimular os educadores locais, através do conhecimento ampliado em áreas como cultura, história, direitos humanos. O trabalho está três partes, e trata de episódios da história brasileira cuja temática é o segmento negro e esenta informações sobre a África e suas africanidades inseridas no cotidiano e na cultura brasileira. Na segunda parte, relata um pouco sobre as consequências de fatos da história do Brasil para dar a dimensão de quem somos e por que estamos vivendo a realidade atual. Na terceira, aborda a importância da inserção da história e da cultura de África e dos afro-descendentes no currículo escolar.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2011-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/27REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 1 n. 02 (2009): REFLEXÕES E DEBATES SOBRE A CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONAE 2010); 129-1342177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/27/pdfCareno, Mary Francisca doinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:20:49Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/27Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:20:49Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desigualdades raciais em educação no Brasil |
title |
Desigualdades raciais em educação no Brasil |
spellingShingle |
Desigualdades raciais em educação no Brasil Careno, Mary Francisca do desigualdades raciais educação no Brasil História e Cultura da África desigualdades raciais curículo escolar |
title_short |
Desigualdades raciais em educação no Brasil |
title_full |
Desigualdades raciais em educação no Brasil |
title_fullStr |
Desigualdades raciais em educação no Brasil |
title_full_unstemmed |
Desigualdades raciais em educação no Brasil |
title_sort |
Desigualdades raciais em educação no Brasil |
author |
Careno, Mary Francisca do |
author_facet |
Careno, Mary Francisca do |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Careno, Mary Francisca do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
desigualdades raciais educação no Brasil História e Cultura da África desigualdades raciais curículo escolar |
topic |
desigualdades raciais educação no Brasil História e Cultura da África desigualdades raciais curículo escolar |
description |
Este artigo discute questões sobre a necessidade de se ter um olhar diferenciado sobre o segmento negro e procurar fazer com que os professores partissem da perspectiva de uma pedagogia que compreende e incentiva as diferenças e busca sempre estimular os educadores locais, através do conhecimento ampliado em áreas como cultura, história, direitos humanos. O trabalho está três partes, e trata de episódios da história brasileira cuja temática é o segmento negro e esenta informações sobre a África e suas africanidades inseridas no cotidiano e na cultura brasileira. Na segunda parte, relata um pouco sobre as consequências de fatos da história do Brasil para dar a dimensão de quem somos e por que estamos vivendo a realidade atual. Na terceira, aborda a importância da inserção da história e da cultura de África e dos afro-descendentes no currículo escolar. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa Qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/27 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/27 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/27/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 1 n. 02 (2009): REFLEXÕES E DEBATES SOBRE A CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONAE 2010); 129-134 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890351182774272 |