Desigualdades raciais em educação no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Careno, Mary Francisca do
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/27
Resumo: Este artigo discute questões sobre a necessidade de se ter um olhar diferenciado sobre o segmento negro e procurar fazer com que os professores partissem da perspectiva de uma pedagogia que compreende e incentiva as diferenças e busca sempre estimular os educadores locais, através do conhecimento ampliado em áreas como cultura, história, direitos humanos. O trabalho está três partes, e trata de episódios da história brasileira cuja temática é o segmento negro e esenta informações sobre a África e suas africanidades inseridas no cotidiano e na cultura brasileira. Na segunda parte, relata um pouco sobre as consequências de fatos da história do Brasil para dar a dimensão de quem somos e por que estamos vivendo a realidade atual. Na terceira, aborda a importância da inserção da história e da cultura de África e dos afro-descendentes no currículo escolar.
id EDUL-1_4847a81faa006adb934cb197599f6823
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/27
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Desigualdades raciais em educação no Brasildesigualdades raciaiseducação no BrasilHistória e Cultura da Áfricadesigualdades raciaiscurículo escolarEste artigo discute questões sobre a necessidade de se ter um olhar diferenciado sobre o segmento negro e procurar fazer com que os professores partissem da perspectiva de uma pedagogia que compreende e incentiva as diferenças e busca sempre estimular os educadores locais, através do conhecimento ampliado em áreas como cultura, história, direitos humanos. O trabalho está três partes, e trata de episódios da história brasileira cuja temática é o segmento negro e esenta informações sobre a África e suas africanidades inseridas no cotidiano e na cultura brasileira. Na segunda parte, relata um pouco sobre as consequências de fatos da história do Brasil para dar a dimensão de quem somos e por que estamos vivendo a realidade atual. Na terceira, aborda a importância da inserção da história e da cultura de África e dos afro-descendentes no currículo escolar.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2011-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/27REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 1 n. 02 (2009): REFLEXÕES E DEBATES SOBRE A CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONAE 2010); 129-1342177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/27/pdfCareno, Mary Francisca doinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:20:49Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/27Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:20:49Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Desigualdades raciais em educação no Brasil
title Desigualdades raciais em educação no Brasil
spellingShingle Desigualdades raciais em educação no Brasil
Careno, Mary Francisca do
desigualdades raciais
educação no Brasil
História e Cultura da África
desigualdades raciais
curículo escolar
title_short Desigualdades raciais em educação no Brasil
title_full Desigualdades raciais em educação no Brasil
title_fullStr Desigualdades raciais em educação no Brasil
title_full_unstemmed Desigualdades raciais em educação no Brasil
title_sort Desigualdades raciais em educação no Brasil
author Careno, Mary Francisca do
author_facet Careno, Mary Francisca do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Careno, Mary Francisca do
dc.subject.por.fl_str_mv desigualdades raciais
educação no Brasil
História e Cultura da África
desigualdades raciais
curículo escolar
topic desigualdades raciais
educação no Brasil
História e Cultura da África
desigualdades raciais
curículo escolar
description Este artigo discute questões sobre a necessidade de se ter um olhar diferenciado sobre o segmento negro e procurar fazer com que os professores partissem da perspectiva de uma pedagogia que compreende e incentiva as diferenças e busca sempre estimular os educadores locais, através do conhecimento ampliado em áreas como cultura, história, direitos humanos. O trabalho está três partes, e trata de episódios da história brasileira cuja temática é o segmento negro e esenta informações sobre a África e suas africanidades inseridas no cotidiano e na cultura brasileira. Na segunda parte, relata um pouco sobre as consequências de fatos da história do Brasil para dar a dimensão de quem somos e por que estamos vivendo a realidade atual. Na terceira, aborda a importância da inserção da história e da cultura de África e dos afro-descendentes no currículo escolar.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/27
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/27
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/27/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 1 n. 02 (2009): REFLEXÕES E DEBATES SOBRE A CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONAE 2010); 129-134
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351182774272