ESTÉTICA DA EXISTÊNCIA E EDUCAÇÃO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE STULTITIA E SAPIENTIA NO CENÁRIO ESCOLAR CONTEMPORÂNEO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/971 |
Resumo: | O propósito deste artigo é apresentar algumas reflexões sobre a relação entre a estética da existência de Michel Foucault com o campo educacional. Inicialmente, descrevemos as linhas gerais da fase tardia da teoria foucaultiana da estética da existência e sua conexão com a educação. Em seguida, caracterizamos as noções de cuidado de si, governo de si e modos de subjetivação que são elementos fundamentais para a compreensão do legado filosófico tardio foucaultiano. Finalmente, evidenciamos que as noções foucaultianas descritas no decorrer do presente estudo são relevantes tanto para compreender alguns aspectos da relação entre docentes e discentes quanto para mediar esta relação no cenário escolar contemporâneo como uma alternativa permeada pela sensibilidade estética e por valores éticos.Palavras-chave: Estética da existência. Cuidado de si. Governo de si. Subjetivação. Educação. The Aesthetics of existence and education: some considerations on stultitia and sapientia in the contemporary school scenarioAbstract: The purpose of this article is to present some reflections on the relationship between Michel Foucault´s aesthetics of existence and the educational field. Initially, we describe the general lines of the late phase of Foucault´s theory of the aesthetics of existence and its connection with education. Then, we characterize the notions of self-care, self-government and modes of subjectivation, which are fundamental elements for understanding the late Foucaultian philosophical legacy. Finally, we show that the Foucaultian notions described in the course of this study are relevant both to understand some aspects of the relationship between teachers and students and to mediate this relationship in the contemporary school scenario as an alternative permeated by aesthetic sensibility and ethical values.Keywords: The aesthetics of existence. Self-care. Self-government. Subjectivation. Education. |
id |
EDUL-1_4866d86a12bb48f51386492914913f41 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/971 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTÉTICA DA EXISTÊNCIA E EDUCAÇÃO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE STULTITIA E SAPIENTIA NO CENÁRIO ESCOLAR CONTEMPORÂNEOEstética da existênciaCuidado de siGoverno de siSubjetivaçãoEducação.EducaçãoFundamentos da EducaçãoFilosofia da EducaçãoO propósito deste artigo é apresentar algumas reflexões sobre a relação entre a estética da existência de Michel Foucault com o campo educacional. Inicialmente, descrevemos as linhas gerais da fase tardia da teoria foucaultiana da estética da existência e sua conexão com a educação. Em seguida, caracterizamos as noções de cuidado de si, governo de si e modos de subjetivação que são elementos fundamentais para a compreensão do legado filosófico tardio foucaultiano. Finalmente, evidenciamos que as noções foucaultianas descritas no decorrer do presente estudo são relevantes tanto para compreender alguns aspectos da relação entre docentes e discentes quanto para mediar esta relação no cenário escolar contemporâneo como uma alternativa permeada pela sensibilidade estética e por valores éticos.Palavras-chave: Estética da existência. Cuidado de si. Governo de si. Subjetivação. Educação. The Aesthetics of existence and education: some considerations on stultitia and sapientia in the contemporary school scenarioAbstract: The purpose of this article is to present some reflections on the relationship between Michel Foucault´s aesthetics of existence and the educational field. Initially, we describe the general lines of the late phase of Foucault´s theory of the aesthetics of existence and its connection with education. Then, we characterize the notions of self-care, self-government and modes of subjectivation, which are fundamental elements for understanding the late Foucaultian philosophical legacy. Finally, we show that the Foucaultian notions described in the course of this study are relevant both to understand some aspects of the relationship between teachers and students and to mediate this relationship in the contemporary school scenario as an alternative permeated by aesthetic sensibility and ethical values.Keywords: The aesthetics of existence. Self-care. Self-government. Subjectivation. Education. EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2020-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/971REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 12 n. 27 (2020): EDUCAÇÃO E UNIVERSIDADE: COMPROMISSOS E DESAFIOS - A EDUCAÇÃO CATÓLICA NUM MUNDO MULTICULTURAL (DOSSIÊ); 304-3192177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/971/pdfCopyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessMota, Fernanda Antonia Barbosa daFerreira, Adna Lusane Nunes2021-03-17T21:44:17Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/971Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:44:17Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTÉTICA DA EXISTÊNCIA E EDUCAÇÃO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE STULTITIA E SAPIENTIA NO CENÁRIO ESCOLAR CONTEMPORÂNEO |
title |
ESTÉTICA DA EXISTÊNCIA E EDUCAÇÃO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE STULTITIA E SAPIENTIA NO CENÁRIO ESCOLAR CONTEMPORÂNEO |
spellingShingle |
ESTÉTICA DA EXISTÊNCIA E EDUCAÇÃO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE STULTITIA E SAPIENTIA NO CENÁRIO ESCOLAR CONTEMPORÂNEO Mota, Fernanda Antonia Barbosa da Estética da existência Cuidado de si Governo de si Subjetivação Educação. Educação Fundamentos da Educação Filosofia da Educação |
title_short |
ESTÉTICA DA EXISTÊNCIA E EDUCAÇÃO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE STULTITIA E SAPIENTIA NO CENÁRIO ESCOLAR CONTEMPORÂNEO |
title_full |
ESTÉTICA DA EXISTÊNCIA E EDUCAÇÃO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE STULTITIA E SAPIENTIA NO CENÁRIO ESCOLAR CONTEMPORÂNEO |
title_fullStr |
ESTÉTICA DA EXISTÊNCIA E EDUCAÇÃO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE STULTITIA E SAPIENTIA NO CENÁRIO ESCOLAR CONTEMPORÂNEO |
title_full_unstemmed |
ESTÉTICA DA EXISTÊNCIA E EDUCAÇÃO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE STULTITIA E SAPIENTIA NO CENÁRIO ESCOLAR CONTEMPORÂNEO |
title_sort |
ESTÉTICA DA EXISTÊNCIA E EDUCAÇÃO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE STULTITIA E SAPIENTIA NO CENÁRIO ESCOLAR CONTEMPORÂNEO |
author |
Mota, Fernanda Antonia Barbosa da |
author_facet |
Mota, Fernanda Antonia Barbosa da Ferreira, Adna Lusane Nunes |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Adna Lusane Nunes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mota, Fernanda Antonia Barbosa da Ferreira, Adna Lusane Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estética da existência Cuidado de si Governo de si Subjetivação Educação. Educação Fundamentos da Educação Filosofia da Educação |
topic |
Estética da existência Cuidado de si Governo de si Subjetivação Educação. Educação Fundamentos da Educação Filosofia da Educação |
description |
O propósito deste artigo é apresentar algumas reflexões sobre a relação entre a estética da existência de Michel Foucault com o campo educacional. Inicialmente, descrevemos as linhas gerais da fase tardia da teoria foucaultiana da estética da existência e sua conexão com a educação. Em seguida, caracterizamos as noções de cuidado de si, governo de si e modos de subjetivação que são elementos fundamentais para a compreensão do legado filosófico tardio foucaultiano. Finalmente, evidenciamos que as noções foucaultianas descritas no decorrer do presente estudo são relevantes tanto para compreender alguns aspectos da relação entre docentes e discentes quanto para mediar esta relação no cenário escolar contemporâneo como uma alternativa permeada pela sensibilidade estética e por valores éticos.Palavras-chave: Estética da existência. Cuidado de si. Governo de si. Subjetivação. Educação. The Aesthetics of existence and education: some considerations on stultitia and sapientia in the contemporary school scenarioAbstract: The purpose of this article is to present some reflections on the relationship between Michel Foucault´s aesthetics of existence and the educational field. Initially, we describe the general lines of the late phase of Foucault´s theory of the aesthetics of existence and its connection with education. Then, we characterize the notions of self-care, self-government and modes of subjectivation, which are fundamental elements for understanding the late Foucaultian philosophical legacy. Finally, we show that the Foucaultian notions described in the course of this study are relevant both to understand some aspects of the relationship between teachers and students and to mediate this relationship in the contemporary school scenario as an alternative permeated by aesthetic sensibility and ethical values.Keywords: The aesthetics of existence. Self-care. Self-government. Subjectivation. Education. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/971 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/971 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/971/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 12 n. 27 (2020): EDUCAÇÃO E UNIVERSIDADE: COMPROMISSOS E DESAFIOS - A EDUCAÇÃO CATÓLICA NUM MUNDO MULTICULTURAL (DOSSIÊ); 304-319 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890352836378624 |