ESTÉTICA DA EXISTÊNCIA E EDUCAÇÃO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE STULTITIA E SAPIENTIA NO CENÁRIO ESCOLAR CONTEMPORÂNEO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Fernanda Antonia Barbosa da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ferreira, Adna Lusane Nunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/971
Resumo: O propósito deste artigo é apresentar algumas reflexões sobre a relação entre a estética da existência de Michel Foucault com o campo educacional. Inicialmente, descrevemos as linhas gerais da fase tardia da teoria foucaultiana da estética da existência e sua conexão com a educação. Em seguida, caracterizamos as noções de cuidado de si, governo de si e modos de subjetivação que são elementos fundamentais para a compreensão do legado filosófico tardio foucaultiano. Finalmente, evidenciamos que as noções foucaultianas descritas no decorrer do presente estudo são relevantes tanto para compreender alguns aspectos da relação entre docentes e discentes quanto para mediar esta relação no cenário escolar contemporâneo como uma alternativa permeada pela sensibilidade estética e por valores éticos.Palavras-chave:  Estética da existência. Cuidado de si. Governo de si. Subjetivação. Educação. The Aesthetics of existence and education: some considerations on stultitia and sapientia in the contemporary school scenarioAbstract: The purpose of this article is to present some reflections on the relationship between Michel Foucault´s aesthetics of existence and the educational field. Initially, we describe the general lines of the late phase of Foucault´s theory of the aesthetics of existence and its connection with education. Then, we characterize the notions of self-care, self-government and modes of subjectivation, which are fundamental elements for understanding the late Foucaultian philosophical legacy. Finally, we show that the Foucaultian notions described in the course of this study are relevant both to understand some aspects of the relationship between teachers and students and to mediate this relationship in the contemporary school scenario as an alternative permeated by aesthetic sensibility and ethical values.Keywords: The aesthetics of existence. Self-care. Self-government. Subjectivation. Education.  
id EDUL-1_4866d86a12bb48f51386492914913f41
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/971
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling ESTÉTICA DA EXISTÊNCIA E EDUCAÇÃO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE STULTITIA E SAPIENTIA NO CENÁRIO ESCOLAR CONTEMPORÂNEOEstética da existênciaCuidado de siGoverno de siSubjetivaçãoEducação.EducaçãoFundamentos da EducaçãoFilosofia da EducaçãoO propósito deste artigo é apresentar algumas reflexões sobre a relação entre a estética da existência de Michel Foucault com o campo educacional. Inicialmente, descrevemos as linhas gerais da fase tardia da teoria foucaultiana da estética da existência e sua conexão com a educação. Em seguida, caracterizamos as noções de cuidado de si, governo de si e modos de subjetivação que são elementos fundamentais para a compreensão do legado filosófico tardio foucaultiano. Finalmente, evidenciamos que as noções foucaultianas descritas no decorrer do presente estudo são relevantes tanto para compreender alguns aspectos da relação entre docentes e discentes quanto para mediar esta relação no cenário escolar contemporâneo como uma alternativa permeada pela sensibilidade estética e por valores éticos.Palavras-chave:  Estética da existência. Cuidado de si. Governo de si. Subjetivação. Educação. The Aesthetics of existence and education: some considerations on stultitia and sapientia in the contemporary school scenarioAbstract: The purpose of this article is to present some reflections on the relationship between Michel Foucault´s aesthetics of existence and the educational field. Initially, we describe the general lines of the late phase of Foucault´s theory of the aesthetics of existence and its connection with education. Then, we characterize the notions of self-care, self-government and modes of subjectivation, which are fundamental elements for understanding the late Foucaultian philosophical legacy. Finally, we show that the Foucaultian notions described in the course of this study are relevant both to understand some aspects of the relationship between teachers and students and to mediate this relationship in the contemporary school scenario as an alternative permeated by aesthetic sensibility and ethical values.Keywords: The aesthetics of existence. Self-care. Self-government. Subjectivation. Education.  EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2020-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/971REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 12 n. 27 (2020): EDUCAÇÃO E UNIVERSIDADE: COMPROMISSOS E DESAFIOS - A EDUCAÇÃO CATÓLICA NUM MUNDO MULTICULTURAL (DOSSIÊ); 304-3192177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/971/pdfCopyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessMota, Fernanda Antonia Barbosa daFerreira, Adna Lusane Nunes2021-03-17T21:44:17Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/971Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:44:17Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTÉTICA DA EXISTÊNCIA E EDUCAÇÃO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE STULTITIA E SAPIENTIA NO CENÁRIO ESCOLAR CONTEMPORÂNEO
title ESTÉTICA DA EXISTÊNCIA E EDUCAÇÃO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE STULTITIA E SAPIENTIA NO CENÁRIO ESCOLAR CONTEMPORÂNEO
spellingShingle ESTÉTICA DA EXISTÊNCIA E EDUCAÇÃO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE STULTITIA E SAPIENTIA NO CENÁRIO ESCOLAR CONTEMPORÂNEO
Mota, Fernanda Antonia Barbosa da
Estética da existência
Cuidado de si
Governo de si
Subjetivação
Educação.
Educação
Fundamentos da Educação
Filosofia da Educação
title_short ESTÉTICA DA EXISTÊNCIA E EDUCAÇÃO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE STULTITIA E SAPIENTIA NO CENÁRIO ESCOLAR CONTEMPORÂNEO
title_full ESTÉTICA DA EXISTÊNCIA E EDUCAÇÃO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE STULTITIA E SAPIENTIA NO CENÁRIO ESCOLAR CONTEMPORÂNEO
title_fullStr ESTÉTICA DA EXISTÊNCIA E EDUCAÇÃO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE STULTITIA E SAPIENTIA NO CENÁRIO ESCOLAR CONTEMPORÂNEO
title_full_unstemmed ESTÉTICA DA EXISTÊNCIA E EDUCAÇÃO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE STULTITIA E SAPIENTIA NO CENÁRIO ESCOLAR CONTEMPORÂNEO
title_sort ESTÉTICA DA EXISTÊNCIA E EDUCAÇÃO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE STULTITIA E SAPIENTIA NO CENÁRIO ESCOLAR CONTEMPORÂNEO
author Mota, Fernanda Antonia Barbosa da
author_facet Mota, Fernanda Antonia Barbosa da
Ferreira, Adna Lusane Nunes
author_role author
author2 Ferreira, Adna Lusane Nunes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Fernanda Antonia Barbosa da
Ferreira, Adna Lusane Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Estética da existência
Cuidado de si
Governo de si
Subjetivação
Educação.
Educação
Fundamentos da Educação
Filosofia da Educação
topic Estética da existência
Cuidado de si
Governo de si
Subjetivação
Educação.
Educação
Fundamentos da Educação
Filosofia da Educação
description O propósito deste artigo é apresentar algumas reflexões sobre a relação entre a estética da existência de Michel Foucault com o campo educacional. Inicialmente, descrevemos as linhas gerais da fase tardia da teoria foucaultiana da estética da existência e sua conexão com a educação. Em seguida, caracterizamos as noções de cuidado de si, governo de si e modos de subjetivação que são elementos fundamentais para a compreensão do legado filosófico tardio foucaultiano. Finalmente, evidenciamos que as noções foucaultianas descritas no decorrer do presente estudo são relevantes tanto para compreender alguns aspectos da relação entre docentes e discentes quanto para mediar esta relação no cenário escolar contemporâneo como uma alternativa permeada pela sensibilidade estética e por valores éticos.Palavras-chave:  Estética da existência. Cuidado de si. Governo de si. Subjetivação. Educação. The Aesthetics of existence and education: some considerations on stultitia and sapientia in the contemporary school scenarioAbstract: The purpose of this article is to present some reflections on the relationship between Michel Foucault´s aesthetics of existence and the educational field. Initially, we describe the general lines of the late phase of Foucault´s theory of the aesthetics of existence and its connection with education. Then, we characterize the notions of self-care, self-government and modes of subjectivation, which are fundamental elements for understanding the late Foucaultian philosophical legacy. Finally, we show that the Foucaultian notions described in the course of this study are relevant both to understand some aspects of the relationship between teachers and students and to mediate this relationship in the contemporary school scenario as an alternative permeated by aesthetic sensibility and ethical values.Keywords: The aesthetics of existence. Self-care. Self-government. Subjectivation. Education.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/971
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/971
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/971/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 12 n. 27 (2020): EDUCAÇÃO E UNIVERSIDADE: COMPROMISSOS E DESAFIOS - A EDUCAÇÃO CATÓLICA NUM MUNDO MULTICULTURAL (DOSSIÊ); 304-319
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890352836378624