O respeito à pessoa na Educação mediante uma Filosofia da Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa Lins, Maria Judith Sucupira da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/783
Resumo: Esse artigo pesquisa o papel do respeito à pessoa na Filosofia da Educação. Educação é uma atividade guiada por fins conforme uma perspectiva filosófica. Apresentamos respeito como ponto principal para que uma Filosofia seja realmente entendida no contexto da Educação. Mais que um direito humano, respeito é intrínseco às pessoas; por isso não pode ser negligenciado quando se pensa sobre Educação. O problema deste ensaio é a ideia de respeito como condição central para Educação. O objetivo é mostrar a necessidade de se construir uma Filosofia da Educação baseada em respeito. A fundamentação teórica é o pensamento de filósofos que consideram primeiramente a ideia da pessoa. A abordagem metodológica é a hermenêutica de Paul Ricoeur que possibilita ao leitor seguir o fio da ideia. Concluímos que, se não há respeito à pessoa, não há um real processo da Educação embora esse pareça se desenvolver. Palavras-chave: Respeito; Pessoa; Filosofia da Educação; Processo da Educação Respect to people in Education within a Philosophy of EducationAbstract:  This article researches into the respect to people within the Philosophy of Education. Education is an activity guided by aims from a philosophical perspective. We present respect as the main aspect for a philosophy to be really understood in an educational context. Because respect is more than a human right and it is intrinsic to people, it cannot be neglected when we think about Education. The issue of this essay is the idea of respect as a core condition to Education. The objective of the article is to show the necessity to develop a Philosophy of Education based on respect. Theoretical foundation is the thought of philosophers who first of all consider the idea of person. The methodological approach is Paul Ricoeur’s hermeneutics that enables readers to follow the thread of an idea. We conclude that, if there is no respect to people, there will not be a real educational process. Key words: Respect. Person. Philosophy of Education. Educational Process
id EDUL-1_4db4c5856f631509042c16d5eb04d051
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/783
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling O respeito à pessoa na Educação mediante uma Filosofia da EducaçãoRespeitoPessoaFilosofia da EducaçãoProcesso da EducaçãoEducaçãoEsse artigo pesquisa o papel do respeito à pessoa na Filosofia da Educação. Educação é uma atividade guiada por fins conforme uma perspectiva filosófica. Apresentamos respeito como ponto principal para que uma Filosofia seja realmente entendida no contexto da Educação. Mais que um direito humano, respeito é intrínseco às pessoas; por isso não pode ser negligenciado quando se pensa sobre Educação. O problema deste ensaio é a ideia de respeito como condição central para Educação. O objetivo é mostrar a necessidade de se construir uma Filosofia da Educação baseada em respeito. A fundamentação teórica é o pensamento de filósofos que consideram primeiramente a ideia da pessoa. A abordagem metodológica é a hermenêutica de Paul Ricoeur que possibilita ao leitor seguir o fio da ideia. Concluímos que, se não há respeito à pessoa, não há um real processo da Educação embora esse pareça se desenvolver. Palavras-chave: Respeito; Pessoa; Filosofia da Educação; Processo da Educação Respect to people in Education within a Philosophy of EducationAbstract:  This article researches into the respect to people within the Philosophy of Education. Education is an activity guided by aims from a philosophical perspective. We present respect as the main aspect for a philosophy to be really understood in an educational context. Because respect is more than a human right and it is intrinsic to people, it cannot be neglected when we think about Education. The issue of this essay is the idea of respect as a core condition to Education. The objective of the article is to show the necessity to develop a Philosophy of Education based on respect. Theoretical foundation is the thought of philosophers who first of all consider the idea of person. The methodological approach is Paul Ricoeur’s hermeneutics that enables readers to follow the thread of an idea. We conclude that, if there is no respect to people, there will not be a real educational process. Key words: Respect. Person. Philosophy of Education. Educational ProcessEDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2019-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/783REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 22 (2018): FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE; 497-5112177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/783/pdfCopyright (c) 2019 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta Lins, Maria Judith Sucupira da2021-03-17T21:41:44Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/783Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:41:44Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv O respeito à pessoa na Educação mediante uma Filosofia da Educação
title O respeito à pessoa na Educação mediante uma Filosofia da Educação
spellingShingle O respeito à pessoa na Educação mediante uma Filosofia da Educação
Costa Lins, Maria Judith Sucupira da
Respeito
Pessoa
Filosofia da Educação
Processo da Educação
Educação
title_short O respeito à pessoa na Educação mediante uma Filosofia da Educação
title_full O respeito à pessoa na Educação mediante uma Filosofia da Educação
title_fullStr O respeito à pessoa na Educação mediante uma Filosofia da Educação
title_full_unstemmed O respeito à pessoa na Educação mediante uma Filosofia da Educação
title_sort O respeito à pessoa na Educação mediante uma Filosofia da Educação
author Costa Lins, Maria Judith Sucupira da
author_facet Costa Lins, Maria Judith Sucupira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa Lins, Maria Judith Sucupira da
dc.subject.por.fl_str_mv Respeito
Pessoa
Filosofia da Educação
Processo da Educação
Educação
topic Respeito
Pessoa
Filosofia da Educação
Processo da Educação
Educação
description Esse artigo pesquisa o papel do respeito à pessoa na Filosofia da Educação. Educação é uma atividade guiada por fins conforme uma perspectiva filosófica. Apresentamos respeito como ponto principal para que uma Filosofia seja realmente entendida no contexto da Educação. Mais que um direito humano, respeito é intrínseco às pessoas; por isso não pode ser negligenciado quando se pensa sobre Educação. O problema deste ensaio é a ideia de respeito como condição central para Educação. O objetivo é mostrar a necessidade de se construir uma Filosofia da Educação baseada em respeito. A fundamentação teórica é o pensamento de filósofos que consideram primeiramente a ideia da pessoa. A abordagem metodológica é a hermenêutica de Paul Ricoeur que possibilita ao leitor seguir o fio da ideia. Concluímos que, se não há respeito à pessoa, não há um real processo da Educação embora esse pareça se desenvolver. Palavras-chave: Respeito; Pessoa; Filosofia da Educação; Processo da Educação Respect to people in Education within a Philosophy of EducationAbstract:  This article researches into the respect to people within the Philosophy of Education. Education is an activity guided by aims from a philosophical perspective. We present respect as the main aspect for a philosophy to be really understood in an educational context. Because respect is more than a human right and it is intrinsic to people, it cannot be neglected when we think about Education. The issue of this essay is the idea of respect as a core condition to Education. The objective of the article is to show the necessity to develop a Philosophy of Education based on respect. Theoretical foundation is the thought of philosophers who first of all consider the idea of person. The methodological approach is Paul Ricoeur’s hermeneutics that enables readers to follow the thread of an idea. We conclude that, if there is no respect to people, there will not be a real educational process. Key words: Respect. Person. Philosophy of Education. Educational Process
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/783
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/783/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 22 (2018): FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE; 497-511
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890352376053760