O respeito à pessoa na Educação mediante uma Filosofia da Educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/783 |
Resumo: | Esse artigo pesquisa o papel do respeito à pessoa na Filosofia da Educação. Educação é uma atividade guiada por fins conforme uma perspectiva filosófica. Apresentamos respeito como ponto principal para que uma Filosofia seja realmente entendida no contexto da Educação. Mais que um direito humano, respeito é intrínseco às pessoas; por isso não pode ser negligenciado quando se pensa sobre Educação. O problema deste ensaio é a ideia de respeito como condição central para Educação. O objetivo é mostrar a necessidade de se construir uma Filosofia da Educação baseada em respeito. A fundamentação teórica é o pensamento de filósofos que consideram primeiramente a ideia da pessoa. A abordagem metodológica é a hermenêutica de Paul Ricoeur que possibilita ao leitor seguir o fio da ideia. Concluímos que, se não há respeito à pessoa, não há um real processo da Educação embora esse pareça se desenvolver. Palavras-chave: Respeito; Pessoa; Filosofia da Educação; Processo da Educação Respect to people in Education within a Philosophy of EducationAbstract: This article researches into the respect to people within the Philosophy of Education. Education is an activity guided by aims from a philosophical perspective. We present respect as the main aspect for a philosophy to be really understood in an educational context. Because respect is more than a human right and it is intrinsic to people, it cannot be neglected when we think about Education. The issue of this essay is the idea of respect as a core condition to Education. The objective of the article is to show the necessity to develop a Philosophy of Education based on respect. Theoretical foundation is the thought of philosophers who first of all consider the idea of person. The methodological approach is Paul Ricoeur’s hermeneutics that enables readers to follow the thread of an idea. We conclude that, if there is no respect to people, there will not be a real educational process. Key words: Respect. Person. Philosophy of Education. Educational Process |
id |
EDUL-1_4db4c5856f631509042c16d5eb04d051 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/783 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
O respeito à pessoa na Educação mediante uma Filosofia da EducaçãoRespeitoPessoaFilosofia da EducaçãoProcesso da EducaçãoEducaçãoEsse artigo pesquisa o papel do respeito à pessoa na Filosofia da Educação. Educação é uma atividade guiada por fins conforme uma perspectiva filosófica. Apresentamos respeito como ponto principal para que uma Filosofia seja realmente entendida no contexto da Educação. Mais que um direito humano, respeito é intrínseco às pessoas; por isso não pode ser negligenciado quando se pensa sobre Educação. O problema deste ensaio é a ideia de respeito como condição central para Educação. O objetivo é mostrar a necessidade de se construir uma Filosofia da Educação baseada em respeito. A fundamentação teórica é o pensamento de filósofos que consideram primeiramente a ideia da pessoa. A abordagem metodológica é a hermenêutica de Paul Ricoeur que possibilita ao leitor seguir o fio da ideia. Concluímos que, se não há respeito à pessoa, não há um real processo da Educação embora esse pareça se desenvolver. Palavras-chave: Respeito; Pessoa; Filosofia da Educação; Processo da Educação Respect to people in Education within a Philosophy of EducationAbstract: This article researches into the respect to people within the Philosophy of Education. Education is an activity guided by aims from a philosophical perspective. We present respect as the main aspect for a philosophy to be really understood in an educational context. Because respect is more than a human right and it is intrinsic to people, it cannot be neglected when we think about Education. The issue of this essay is the idea of respect as a core condition to Education. The objective of the article is to show the necessity to develop a Philosophy of Education based on respect. Theoretical foundation is the thought of philosophers who first of all consider the idea of person. The methodological approach is Paul Ricoeur’s hermeneutics that enables readers to follow the thread of an idea. We conclude that, if there is no respect to people, there will not be a real educational process. Key words: Respect. Person. Philosophy of Education. Educational ProcessEDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2019-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/783REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 22 (2018): FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE; 497-5112177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/783/pdfCopyright (c) 2019 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta Lins, Maria Judith Sucupira da2021-03-17T21:41:44Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/783Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:41:44Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O respeito à pessoa na Educação mediante uma Filosofia da Educação |
title |
O respeito à pessoa na Educação mediante uma Filosofia da Educação |
spellingShingle |
O respeito à pessoa na Educação mediante uma Filosofia da Educação Costa Lins, Maria Judith Sucupira da Respeito Pessoa Filosofia da Educação Processo da Educação Educação |
title_short |
O respeito à pessoa na Educação mediante uma Filosofia da Educação |
title_full |
O respeito à pessoa na Educação mediante uma Filosofia da Educação |
title_fullStr |
O respeito à pessoa na Educação mediante uma Filosofia da Educação |
title_full_unstemmed |
O respeito à pessoa na Educação mediante uma Filosofia da Educação |
title_sort |
O respeito à pessoa na Educação mediante uma Filosofia da Educação |
author |
Costa Lins, Maria Judith Sucupira da |
author_facet |
Costa Lins, Maria Judith Sucupira da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa Lins, Maria Judith Sucupira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Respeito Pessoa Filosofia da Educação Processo da Educação Educação |
topic |
Respeito Pessoa Filosofia da Educação Processo da Educação Educação |
description |
Esse artigo pesquisa o papel do respeito à pessoa na Filosofia da Educação. Educação é uma atividade guiada por fins conforme uma perspectiva filosófica. Apresentamos respeito como ponto principal para que uma Filosofia seja realmente entendida no contexto da Educação. Mais que um direito humano, respeito é intrínseco às pessoas; por isso não pode ser negligenciado quando se pensa sobre Educação. O problema deste ensaio é a ideia de respeito como condição central para Educação. O objetivo é mostrar a necessidade de se construir uma Filosofia da Educação baseada em respeito. A fundamentação teórica é o pensamento de filósofos que consideram primeiramente a ideia da pessoa. A abordagem metodológica é a hermenêutica de Paul Ricoeur que possibilita ao leitor seguir o fio da ideia. Concluímos que, se não há respeito à pessoa, não há um real processo da Educação embora esse pareça se desenvolver. Palavras-chave: Respeito; Pessoa; Filosofia da Educação; Processo da Educação Respect to people in Education within a Philosophy of EducationAbstract: This article researches into the respect to people within the Philosophy of Education. Education is an activity guided by aims from a philosophical perspective. We present respect as the main aspect for a philosophy to be really understood in an educational context. Because respect is more than a human right and it is intrinsic to people, it cannot be neglected when we think about Education. The issue of this essay is the idea of respect as a core condition to Education. The objective of the article is to show the necessity to develop a Philosophy of Education based on respect. Theoretical foundation is the thought of philosophers who first of all consider the idea of person. The methodological approach is Paul Ricoeur’s hermeneutics that enables readers to follow the thread of an idea. We conclude that, if there is no respect to people, there will not be a real educational process. Key words: Respect. Person. Philosophy of Education. Educational Process |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/783 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/783 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/783/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 22 (2018): FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE; 497-511 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890352376053760 |