A educação infantil com foco na inclusão de alunos com TEA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Fernanda Aparecida de Souza Corrêa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Zanata, Eliana Marques, Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/592
Resumo: A inclusão escolar, proposta na qual todos os alunos são aceitos e reconhecidos, independentemente de suas características individuais, coloca às escolas na atualidade, desde a Educação Infantil, o desafio de desenvolverem práticas pedagógicas que favoreçam a aprendizagem de todos, tendo em vista que a Educação Infantil é o primeiro nível de ensino da Educação Básica, desde a promulgação da lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no ano de 1996. Neste sentido, o presente estudo é parte dos resultados de uma pesquisa sobre a inclusão de alunos com transtorno do espectro autista na Educação Infantil. Tem, como objetivo, refletir sobre o processo histórico da inclusão escolar e seu contexto atual, contextualizando a educação infantil como início da convivência com a diversidade, com vistas à inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), apresentando conceitos e implicações pedagógicas diante da inclusão escolar destas crianças.Palavras-chave: Educação Inclusiva. Transtorno do Espetro Autista. Educação Infantil. Práticas Pedagógicas Inclusivas.    Early childhood education focused on the inclusion of ASD students   School inclusion, proposal in which all students are accepted and recognized regardless of their individual characteristics, is currently posing schools, from kindergarten on, the challenge of developing teaching practices that promote the learning of all, given that Early Childhood education has been the first educational level of elementary education since the enactment of the 1996 National Education Guidelines and Bases law. In this sense, this study is part of the results of a research project on the inclusion of students with autism spectrum disorder (ASD) in early childhood education. It aims to discuss some considerations about the historical process of school inclusion and its current context, identify early childhood education as the beginning of students’ coexistence with diversity, aiming to promote the inclusion of ASD students, and present teaching concepts and implications taking these children’s school inclusion into account.Keywords: Inclusive Education. Autism Spectrum Disorder. Early Childhood Education. Inclusive Teaching Practices. 
id EDUL-1_4eb4d5aa15b1cb7ac789fd0e0e659716
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/592
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling A educação infantil com foco na inclusão de alunos com TEAEducação InclusivaTranstorno do Espetro AutistaEducação InfantilPráticas Pedagógicas Inclusivas.Formação de professoresA inclusão escolar, proposta na qual todos os alunos são aceitos e reconhecidos, independentemente de suas características individuais, coloca às escolas na atualidade, desde a Educação Infantil, o desafio de desenvolverem práticas pedagógicas que favoreçam a aprendizagem de todos, tendo em vista que a Educação Infantil é o primeiro nível de ensino da Educação Básica, desde a promulgação da lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no ano de 1996. Neste sentido, o presente estudo é parte dos resultados de uma pesquisa sobre a inclusão de alunos com transtorno do espectro autista na Educação Infantil. Tem, como objetivo, refletir sobre o processo histórico da inclusão escolar e seu contexto atual, contextualizando a educação infantil como início da convivência com a diversidade, com vistas à inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), apresentando conceitos e implicações pedagógicas diante da inclusão escolar destas crianças.Palavras-chave: Educação Inclusiva. Transtorno do Espetro Autista. Educação Infantil. Práticas Pedagógicas Inclusivas.    Early childhood education focused on the inclusion of ASD students   School inclusion, proposal in which all students are accepted and recognized regardless of their individual characteristics, is currently posing schools, from kindergarten on, the challenge of developing teaching practices that promote the learning of all, given that Early Childhood education has been the first educational level of elementary education since the enactment of the 1996 National Education Guidelines and Bases law. In this sense, this study is part of the results of a research project on the inclusion of students with autism spectrum disorder (ASD) in early childhood education. It aims to discuss some considerations about the historical process of school inclusion and its current context, identify early childhood education as the beginning of students’ coexistence with diversity, aiming to promote the inclusion of ASD students, and present teaching concepts and implications taking these children’s school inclusion into account.Keywords: Inclusive Education. Autism Spectrum Disorder. Early Childhood Education. Inclusive Teaching Practices. EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2018-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresResultado de pesquisa de dissertação de mestrado. Revisão de literatura.application/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/592REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 21 (2018): POLÍTICAS DE INCLUSÃO E DIVERSIDADE CULTURAL EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO; 294-3132177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/592/pdfCopyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Fernanda Aparecida de Souza CorrêaZanata, Eliana MarquesCapellini, Vera Lúcia Messias Fialho2021-03-17T21:41:11Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/592Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:41:11Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação infantil com foco na inclusão de alunos com TEA
title A educação infantil com foco na inclusão de alunos com TEA
spellingShingle A educação infantil com foco na inclusão de alunos com TEA
Costa, Fernanda Aparecida de Souza Corrêa
Educação Inclusiva
Transtorno do Espetro Autista
Educação Infantil
Práticas Pedagógicas Inclusivas.
Formação de professores
title_short A educação infantil com foco na inclusão de alunos com TEA
title_full A educação infantil com foco na inclusão de alunos com TEA
title_fullStr A educação infantil com foco na inclusão de alunos com TEA
title_full_unstemmed A educação infantil com foco na inclusão de alunos com TEA
title_sort A educação infantil com foco na inclusão de alunos com TEA
author Costa, Fernanda Aparecida de Souza Corrêa
author_facet Costa, Fernanda Aparecida de Souza Corrêa
Zanata, Eliana Marques
Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho
author_role author
author2 Zanata, Eliana Marques
Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Fernanda Aparecida de Souza Corrêa
Zanata, Eliana Marques
Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Inclusiva
Transtorno do Espetro Autista
Educação Infantil
Práticas Pedagógicas Inclusivas.
Formação de professores
topic Educação Inclusiva
Transtorno do Espetro Autista
Educação Infantil
Práticas Pedagógicas Inclusivas.
Formação de professores
description A inclusão escolar, proposta na qual todos os alunos são aceitos e reconhecidos, independentemente de suas características individuais, coloca às escolas na atualidade, desde a Educação Infantil, o desafio de desenvolverem práticas pedagógicas que favoreçam a aprendizagem de todos, tendo em vista que a Educação Infantil é o primeiro nível de ensino da Educação Básica, desde a promulgação da lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no ano de 1996. Neste sentido, o presente estudo é parte dos resultados de uma pesquisa sobre a inclusão de alunos com transtorno do espectro autista na Educação Infantil. Tem, como objetivo, refletir sobre o processo histórico da inclusão escolar e seu contexto atual, contextualizando a educação infantil como início da convivência com a diversidade, com vistas à inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), apresentando conceitos e implicações pedagógicas diante da inclusão escolar destas crianças.Palavras-chave: Educação Inclusiva. Transtorno do Espetro Autista. Educação Infantil. Práticas Pedagógicas Inclusivas.    Early childhood education focused on the inclusion of ASD students   School inclusion, proposal in which all students are accepted and recognized regardless of their individual characteristics, is currently posing schools, from kindergarten on, the challenge of developing teaching practices that promote the learning of all, given that Early Childhood education has been the first educational level of elementary education since the enactment of the 1996 National Education Guidelines and Bases law. In this sense, this study is part of the results of a research project on the inclusion of students with autism spectrum disorder (ASD) in early childhood education. It aims to discuss some considerations about the historical process of school inclusion and its current context, identify early childhood education as the beginning of students’ coexistence with diversity, aiming to promote the inclusion of ASD students, and present teaching concepts and implications taking these children’s school inclusion into account.Keywords: Inclusive Education. Autism Spectrum Disorder. Early Childhood Education. Inclusive Teaching Practices. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Resultado de pesquisa de dissertação de mestrado. Revisão de literatura.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/592
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/592
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/592/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 21 (2018): POLÍTICAS DE INCLUSÃO E DIVERSIDADE CULTURAL EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO; 294-313
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890352220864512