A educação infantil com foco na inclusão de alunos com TEA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/592 |
Resumo: | A inclusão escolar, proposta na qual todos os alunos são aceitos e reconhecidos, independentemente de suas características individuais, coloca às escolas na atualidade, desde a Educação Infantil, o desafio de desenvolverem práticas pedagógicas que favoreçam a aprendizagem de todos, tendo em vista que a Educação Infantil é o primeiro nível de ensino da Educação Básica, desde a promulgação da lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no ano de 1996. Neste sentido, o presente estudo é parte dos resultados de uma pesquisa sobre a inclusão de alunos com transtorno do espectro autista na Educação Infantil. Tem, como objetivo, refletir sobre o processo histórico da inclusão escolar e seu contexto atual, contextualizando a educação infantil como início da convivência com a diversidade, com vistas à inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), apresentando conceitos e implicações pedagógicas diante da inclusão escolar destas crianças.Palavras-chave: Educação Inclusiva. Transtorno do Espetro Autista. Educação Infantil. Práticas Pedagógicas Inclusivas. Early childhood education focused on the inclusion of ASD students School inclusion, proposal in which all students are accepted and recognized regardless of their individual characteristics, is currently posing schools, from kindergarten on, the challenge of developing teaching practices that promote the learning of all, given that Early Childhood education has been the first educational level of elementary education since the enactment of the 1996 National Education Guidelines and Bases law. In this sense, this study is part of the results of a research project on the inclusion of students with autism spectrum disorder (ASD) in early childhood education. It aims to discuss some considerations about the historical process of school inclusion and its current context, identify early childhood education as the beginning of students’ coexistence with diversity, aiming to promote the inclusion of ASD students, and present teaching concepts and implications taking these children’s school inclusion into account.Keywords: Inclusive Education. Autism Spectrum Disorder. Early Childhood Education. Inclusive Teaching Practices. |
id |
EDUL-1_4eb4d5aa15b1cb7ac789fd0e0e659716 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/592 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação infantil com foco na inclusão de alunos com TEAEducação InclusivaTranstorno do Espetro AutistaEducação InfantilPráticas Pedagógicas Inclusivas.Formação de professoresA inclusão escolar, proposta na qual todos os alunos são aceitos e reconhecidos, independentemente de suas características individuais, coloca às escolas na atualidade, desde a Educação Infantil, o desafio de desenvolverem práticas pedagógicas que favoreçam a aprendizagem de todos, tendo em vista que a Educação Infantil é o primeiro nível de ensino da Educação Básica, desde a promulgação da lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no ano de 1996. Neste sentido, o presente estudo é parte dos resultados de uma pesquisa sobre a inclusão de alunos com transtorno do espectro autista na Educação Infantil. Tem, como objetivo, refletir sobre o processo histórico da inclusão escolar e seu contexto atual, contextualizando a educação infantil como início da convivência com a diversidade, com vistas à inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), apresentando conceitos e implicações pedagógicas diante da inclusão escolar destas crianças.Palavras-chave: Educação Inclusiva. Transtorno do Espetro Autista. Educação Infantil. Práticas Pedagógicas Inclusivas. Early childhood education focused on the inclusion of ASD students School inclusion, proposal in which all students are accepted and recognized regardless of their individual characteristics, is currently posing schools, from kindergarten on, the challenge of developing teaching practices that promote the learning of all, given that Early Childhood education has been the first educational level of elementary education since the enactment of the 1996 National Education Guidelines and Bases law. In this sense, this study is part of the results of a research project on the inclusion of students with autism spectrum disorder (ASD) in early childhood education. It aims to discuss some considerations about the historical process of school inclusion and its current context, identify early childhood education as the beginning of students’ coexistence with diversity, aiming to promote the inclusion of ASD students, and present teaching concepts and implications taking these children’s school inclusion into account.Keywords: Inclusive Education. Autism Spectrum Disorder. Early Childhood Education. Inclusive Teaching Practices. EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2018-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresResultado de pesquisa de dissertação de mestrado. Revisão de literatura.application/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/592REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 21 (2018): POLÍTICAS DE INCLUSÃO E DIVERSIDADE CULTURAL EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO; 294-3132177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/592/pdfCopyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Fernanda Aparecida de Souza CorrêaZanata, Eliana MarquesCapellini, Vera Lúcia Messias Fialho2021-03-17T21:41:11Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/592Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:41:11Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação infantil com foco na inclusão de alunos com TEA |
title |
A educação infantil com foco na inclusão de alunos com TEA |
spellingShingle |
A educação infantil com foco na inclusão de alunos com TEA Costa, Fernanda Aparecida de Souza Corrêa Educação Inclusiva Transtorno do Espetro Autista Educação Infantil Práticas Pedagógicas Inclusivas. Formação de professores |
title_short |
A educação infantil com foco na inclusão de alunos com TEA |
title_full |
A educação infantil com foco na inclusão de alunos com TEA |
title_fullStr |
A educação infantil com foco na inclusão de alunos com TEA |
title_full_unstemmed |
A educação infantil com foco na inclusão de alunos com TEA |
title_sort |
A educação infantil com foco na inclusão de alunos com TEA |
author |
Costa, Fernanda Aparecida de Souza Corrêa |
author_facet |
Costa, Fernanda Aparecida de Souza Corrêa Zanata, Eliana Marques Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho |
author_role |
author |
author2 |
Zanata, Eliana Marques Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Fernanda Aparecida de Souza Corrêa Zanata, Eliana Marques Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Inclusiva Transtorno do Espetro Autista Educação Infantil Práticas Pedagógicas Inclusivas. Formação de professores |
topic |
Educação Inclusiva Transtorno do Espetro Autista Educação Infantil Práticas Pedagógicas Inclusivas. Formação de professores |
description |
A inclusão escolar, proposta na qual todos os alunos são aceitos e reconhecidos, independentemente de suas características individuais, coloca às escolas na atualidade, desde a Educação Infantil, o desafio de desenvolverem práticas pedagógicas que favoreçam a aprendizagem de todos, tendo em vista que a Educação Infantil é o primeiro nível de ensino da Educação Básica, desde a promulgação da lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no ano de 1996. Neste sentido, o presente estudo é parte dos resultados de uma pesquisa sobre a inclusão de alunos com transtorno do espectro autista na Educação Infantil. Tem, como objetivo, refletir sobre o processo histórico da inclusão escolar e seu contexto atual, contextualizando a educação infantil como início da convivência com a diversidade, com vistas à inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), apresentando conceitos e implicações pedagógicas diante da inclusão escolar destas crianças.Palavras-chave: Educação Inclusiva. Transtorno do Espetro Autista. Educação Infantil. Práticas Pedagógicas Inclusivas. Early childhood education focused on the inclusion of ASD students School inclusion, proposal in which all students are accepted and recognized regardless of their individual characteristics, is currently posing schools, from kindergarten on, the challenge of developing teaching practices that promote the learning of all, given that Early Childhood education has been the first educational level of elementary education since the enactment of the 1996 National Education Guidelines and Bases law. In this sense, this study is part of the results of a research project on the inclusion of students with autism spectrum disorder (ASD) in early childhood education. It aims to discuss some considerations about the historical process of school inclusion and its current context, identify early childhood education as the beginning of students’ coexistence with diversity, aiming to promote the inclusion of ASD students, and present teaching concepts and implications taking these children’s school inclusion into account.Keywords: Inclusive Education. Autism Spectrum Disorder. Early Childhood Education. Inclusive Teaching Practices. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Resultado de pesquisa de dissertação de mestrado. Revisão de literatura. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/592 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/592 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/592/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 21 (2018): POLÍTICAS DE INCLUSÃO E DIVERSIDADE CULTURAL EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO; 294-313 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890352220864512 |