A FORMAÇÃO DE EDUCADORES(AS) NO PROJETO PROVE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/274 |
Resumo: | O objetivo principal deste trabalho é discutir a importância do Projeto de Valorização do Educador e Melhoria da Qualidade do Ensino (PROVE) como espaço de formação permanente, cuja proposta concretizou-se por iniciativa de um grupo de profissionais da educação que atua em escolas situadas na região de M´Boi Mirim, no município de São Paulo-SP. Para tanto, utilizamos como recurso metodológico a pesquisa bibliográfica, especificamente a consulta da produção acadêmica da segunda metade da década de 1990 e início dos anos 2000 sobre a formação e a profissão docente, destacando a importância da formação centrada na escola, por ser uma referência para pensar a formação contínua do(a) educador(a) na articulação com as práticas educativas, como o clima de trabalho e a cultura organizacional escolar; a análise de publicações e pesquisas específicas sobre o PROVE; e o levantamento de dados das publicações do projeto (revistas e livros), sobretudo no período de 1997 a 2007. Nas considerações finais, apontamos algumas diferenciações do PROVE como espaço de formação docente inter-escolas, dentro de uma proposta de gestão colaborativa e democrática. |
id |
EDUL-1_54543714b4cc4d08d6143b9b01362a23 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/274 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
A FORMAÇÃO DE EDUCADORES(AS) NO PROJETO PROVEPROVEFORMAÇÃO DOCENTEGESTÃO DEMOCRÁTICAAUTONOMIA DA ESCOLA.Formação de ProfessoresO objetivo principal deste trabalho é discutir a importância do Projeto de Valorização do Educador e Melhoria da Qualidade do Ensino (PROVE) como espaço de formação permanente, cuja proposta concretizou-se por iniciativa de um grupo de profissionais da educação que atua em escolas situadas na região de M´Boi Mirim, no município de São Paulo-SP. Para tanto, utilizamos como recurso metodológico a pesquisa bibliográfica, especificamente a consulta da produção acadêmica da segunda metade da década de 1990 e início dos anos 2000 sobre a formação e a profissão docente, destacando a importância da formação centrada na escola, por ser uma referência para pensar a formação contínua do(a) educador(a) na articulação com as práticas educativas, como o clima de trabalho e a cultura organizacional escolar; a análise de publicações e pesquisas específicas sobre o PROVE; e o levantamento de dados das publicações do projeto (revistas e livros), sobretudo no período de 1997 a 2007. Nas considerações finais, apontamos algumas diferenciações do PROVE como espaço de formação docente inter-escolas, dentro de uma proposta de gestão colaborativa e democrática.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2012-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa bibliográfica e documentalapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/274REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 4 n. 8 (2012): POLÍTICAS EDUCACIONAIS E PROCESSOS FORMATIVOS; 317-3392177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/274/pdfStangherlim, Robertainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:31:05Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/274Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:31:05Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FORMAÇÃO DE EDUCADORES(AS) NO PROJETO PROVE |
title |
A FORMAÇÃO DE EDUCADORES(AS) NO PROJETO PROVE |
spellingShingle |
A FORMAÇÃO DE EDUCADORES(AS) NO PROJETO PROVE Stangherlim, Roberta PROVE FORMAÇÃO DOCENTE GESTÃO DEMOCRÁTICA AUTONOMIA DA ESCOLA. Formação de Professores |
title_short |
A FORMAÇÃO DE EDUCADORES(AS) NO PROJETO PROVE |
title_full |
A FORMAÇÃO DE EDUCADORES(AS) NO PROJETO PROVE |
title_fullStr |
A FORMAÇÃO DE EDUCADORES(AS) NO PROJETO PROVE |
title_full_unstemmed |
A FORMAÇÃO DE EDUCADORES(AS) NO PROJETO PROVE |
title_sort |
A FORMAÇÃO DE EDUCADORES(AS) NO PROJETO PROVE |
author |
Stangherlim, Roberta |
author_facet |
Stangherlim, Roberta |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stangherlim, Roberta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PROVE FORMAÇÃO DOCENTE GESTÃO DEMOCRÁTICA AUTONOMIA DA ESCOLA. Formação de Professores |
topic |
PROVE FORMAÇÃO DOCENTE GESTÃO DEMOCRÁTICA AUTONOMIA DA ESCOLA. Formação de Professores |
description |
O objetivo principal deste trabalho é discutir a importância do Projeto de Valorização do Educador e Melhoria da Qualidade do Ensino (PROVE) como espaço de formação permanente, cuja proposta concretizou-se por iniciativa de um grupo de profissionais da educação que atua em escolas situadas na região de M´Boi Mirim, no município de São Paulo-SP. Para tanto, utilizamos como recurso metodológico a pesquisa bibliográfica, especificamente a consulta da produção acadêmica da segunda metade da década de 1990 e início dos anos 2000 sobre a formação e a profissão docente, destacando a importância da formação centrada na escola, por ser uma referência para pensar a formação contínua do(a) educador(a) na articulação com as práticas educativas, como o clima de trabalho e a cultura organizacional escolar; a análise de publicações e pesquisas específicas sobre o PROVE; e o levantamento de dados das publicações do projeto (revistas e livros), sobretudo no período de 1997 a 2007. Nas considerações finais, apontamos algumas diferenciações do PROVE como espaço de formação docente inter-escolas, dentro de uma proposta de gestão colaborativa e democrática. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa bibliográfica e documental |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/274 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/274 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/274/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 4 n. 8 (2012): POLÍTICAS EDUCACIONAIS E PROCESSOS FORMATIVOS; 317-339 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890351685042176 |