A FORMAÇÃO DE EDUCADORES(AS) NO PROJETO PROVE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stangherlim, Roberta
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/274
Resumo: O objetivo principal deste trabalho é discutir a importância do Projeto de Valorização do Educador e Melhoria da Qualidade do Ensino (PROVE) como espaço de formação permanente, cuja proposta concretizou-se por iniciativa de um grupo de profissionais da educação que atua em escolas situadas na região de M´Boi Mirim, no município de São Paulo-SP. Para tanto, utilizamos como recurso metodológico a pesquisa bibliográfica, especificamente a consulta da produção acadêmica da segunda metade da década de 1990 e início dos anos 2000 sobre a formação e a profissão docente, destacando a importância da formação centrada na escola, por ser uma referência para pensar a formação contínua do(a) educador(a) na articulação com as práticas educativas, como o clima de trabalho e a cultura organizacional escolar; a análise de publicações e pesquisas específicas sobre o PROVE; e o levantamento de dados das publicações do projeto (revistas e livros), sobretudo no período de 1997 a 2007. Nas considerações finais, apontamos algumas diferenciações do PROVE como espaço de formação docente inter-escolas, dentro de uma proposta de gestão colaborativa e democrática.
id EDUL-1_54543714b4cc4d08d6143b9b01362a23
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/274
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling A FORMAÇÃO DE EDUCADORES(AS) NO PROJETO PROVEPROVEFORMAÇÃO DOCENTEGESTÃO DEMOCRÁTICAAUTONOMIA DA ESCOLA.Formação de ProfessoresO objetivo principal deste trabalho é discutir a importância do Projeto de Valorização do Educador e Melhoria da Qualidade do Ensino (PROVE) como espaço de formação permanente, cuja proposta concretizou-se por iniciativa de um grupo de profissionais da educação que atua em escolas situadas na região de M´Boi Mirim, no município de São Paulo-SP. Para tanto, utilizamos como recurso metodológico a pesquisa bibliográfica, especificamente a consulta da produção acadêmica da segunda metade da década de 1990 e início dos anos 2000 sobre a formação e a profissão docente, destacando a importância da formação centrada na escola, por ser uma referência para pensar a formação contínua do(a) educador(a) na articulação com as práticas educativas, como o clima de trabalho e a cultura organizacional escolar; a análise de publicações e pesquisas específicas sobre o PROVE; e o levantamento de dados das publicações do projeto (revistas e livros), sobretudo no período de 1997 a 2007. Nas considerações finais, apontamos algumas diferenciações do PROVE como espaço de formação docente inter-escolas, dentro de uma proposta de gestão colaborativa e democrática.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2012-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa bibliográfica e documentalapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/274REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 4 n. 8 (2012): POLÍTICAS EDUCACIONAIS E PROCESSOS FORMATIVOS; 317-3392177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/274/pdfStangherlim, Robertainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:31:05Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/274Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:31:05Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO DE EDUCADORES(AS) NO PROJETO PROVE
title A FORMAÇÃO DE EDUCADORES(AS) NO PROJETO PROVE
spellingShingle A FORMAÇÃO DE EDUCADORES(AS) NO PROJETO PROVE
Stangherlim, Roberta
PROVE
FORMAÇÃO DOCENTE
GESTÃO DEMOCRÁTICA
AUTONOMIA DA ESCOLA.
Formação de Professores
title_short A FORMAÇÃO DE EDUCADORES(AS) NO PROJETO PROVE
title_full A FORMAÇÃO DE EDUCADORES(AS) NO PROJETO PROVE
title_fullStr A FORMAÇÃO DE EDUCADORES(AS) NO PROJETO PROVE
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO DE EDUCADORES(AS) NO PROJETO PROVE
title_sort A FORMAÇÃO DE EDUCADORES(AS) NO PROJETO PROVE
author Stangherlim, Roberta
author_facet Stangherlim, Roberta
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stangherlim, Roberta
dc.subject.por.fl_str_mv PROVE
FORMAÇÃO DOCENTE
GESTÃO DEMOCRÁTICA
AUTONOMIA DA ESCOLA.
Formação de Professores
topic PROVE
FORMAÇÃO DOCENTE
GESTÃO DEMOCRÁTICA
AUTONOMIA DA ESCOLA.
Formação de Professores
description O objetivo principal deste trabalho é discutir a importância do Projeto de Valorização do Educador e Melhoria da Qualidade do Ensino (PROVE) como espaço de formação permanente, cuja proposta concretizou-se por iniciativa de um grupo de profissionais da educação que atua em escolas situadas na região de M´Boi Mirim, no município de São Paulo-SP. Para tanto, utilizamos como recurso metodológico a pesquisa bibliográfica, especificamente a consulta da produção acadêmica da segunda metade da década de 1990 e início dos anos 2000 sobre a formação e a profissão docente, destacando a importância da formação centrada na escola, por ser uma referência para pensar a formação contínua do(a) educador(a) na articulação com as práticas educativas, como o clima de trabalho e a cultura organizacional escolar; a análise de publicações e pesquisas específicas sobre o PROVE; e o levantamento de dados das publicações do projeto (revistas e livros), sobretudo no período de 1997 a 2007. Nas considerações finais, apontamos algumas diferenciações do PROVE como espaço de formação docente inter-escolas, dentro de uma proposta de gestão colaborativa e democrática.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa bibliográfica e documental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/274
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/274
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/274/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 4 n. 8 (2012): POLÍTICAS EDUCACIONAIS E PROCESSOS FORMATIVOS; 317-339
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351685042176