A prova formativa na educação superior: possibilidade de regulação e autorregulação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2846 |
Resumo: | Este artigo tem como propósito principal relatar os resultados da investigação sobre as possibilidades do uso da prova como instrumento de avaliação formativa em um curso de formação de professores na tentativa de superar sua visão classificatória da prova. Nesses cursos, faz-se necessário vivenciar experiências que ajudem os sujeitos a entender a utilização dos instrumentos avaliativos em uma perspectiva formativa capaz de subsidiar a regulação e a autorregulação dos processos de ensino e aprendizagem, distanciando-se da função de apenas verificar o que foi aprendido e dar uma nota. A pesquisa focou a prática de uma prova em sua função formativa, servindo tanto ao professor como aos alunos para repensar e modificar suas ações. Os resultados apontaram que, quando se compreende o significado da avaliação em sua função formativa, a visão classificatória pode ser superada e uma nova concepção de avaliação constituída. |
id |
FCC-2_4ac57bc2aeda547c129179a0b04e62d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2846 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
A prova formativa na educação superior: possibilidade de regulação e autorregulaçãoAVALIAÇÃO FORMATIVAPROVAFORMAÇÃO DE PROFESSORESAVALIAÇÃO ESCOLAREste artigo tem como propósito principal relatar os resultados da investigação sobre as possibilidades do uso da prova como instrumento de avaliação formativa em um curso de formação de professores na tentativa de superar sua visão classificatória da prova. Nesses cursos, faz-se necessário vivenciar experiências que ajudem os sujeitos a entender a utilização dos instrumentos avaliativos em uma perspectiva formativa capaz de subsidiar a regulação e a autorregulação dos processos de ensino e aprendizagem, distanciando-se da função de apenas verificar o que foi aprendido e dar uma nota. A pesquisa focou a prática de uma prova em sua função formativa, servindo tanto ao professor como aos alunos para repensar e modificar suas ações. Os resultados apontaram que, quando se compreende o significado da avaliação em sua função formativa, a visão classificatória pode ser superada e uma nova concepção de avaliação constituída.Fundação Carlos Chagas2014-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/284610.18222/eae255820142846Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 58: maio/ago. 2014; 272-294Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 Núm. 58: maio/ago. 2014; 272-294Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 58: maio/ago. 2014; 272-294Estudos em Avaliação Educacional; V. 25 N. 58: maio/ago. 2014; 272-294Estudos em Avaliação Educacional; v. 25 n. 58: maio/ago. 2014; 272-2941984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2846/2777Moraes, Dirce Aparecida Folleto deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-06T21:17:44Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2846Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2023-10-06T21:17:44Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A prova formativa na educação superior: possibilidade de regulação e autorregulação |
title |
A prova formativa na educação superior: possibilidade de regulação e autorregulação |
spellingShingle |
A prova formativa na educação superior: possibilidade de regulação e autorregulação Moraes, Dirce Aparecida Folleto de AVALIAÇÃO FORMATIVA PROVA FORMAÇÃO DE PROFESSORES AVALIAÇÃO ESCOLAR |
title_short |
A prova formativa na educação superior: possibilidade de regulação e autorregulação |
title_full |
A prova formativa na educação superior: possibilidade de regulação e autorregulação |
title_fullStr |
A prova formativa na educação superior: possibilidade de regulação e autorregulação |
title_full_unstemmed |
A prova formativa na educação superior: possibilidade de regulação e autorregulação |
title_sort |
A prova formativa na educação superior: possibilidade de regulação e autorregulação |
author |
Moraes, Dirce Aparecida Folleto de |
author_facet |
Moraes, Dirce Aparecida Folleto de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Dirce Aparecida Folleto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
AVALIAÇÃO FORMATIVA PROVA FORMAÇÃO DE PROFESSORES AVALIAÇÃO ESCOLAR |
topic |
AVALIAÇÃO FORMATIVA PROVA FORMAÇÃO DE PROFESSORES AVALIAÇÃO ESCOLAR |
description |
Este artigo tem como propósito principal relatar os resultados da investigação sobre as possibilidades do uso da prova como instrumento de avaliação formativa em um curso de formação de professores na tentativa de superar sua visão classificatória da prova. Nesses cursos, faz-se necessário vivenciar experiências que ajudem os sujeitos a entender a utilização dos instrumentos avaliativos em uma perspectiva formativa capaz de subsidiar a regulação e a autorregulação dos processos de ensino e aprendizagem, distanciando-se da função de apenas verificar o que foi aprendido e dar uma nota. A pesquisa focou a prática de uma prova em sua função formativa, servindo tanto ao professor como aos alunos para repensar e modificar suas ações. Os resultados apontaram que, quando se compreende o significado da avaliação em sua função formativa, a visão classificatória pode ser superada e uma nova concepção de avaliação constituída. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2846 10.18222/eae255820142846 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2846 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae255820142846 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2846/2777 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 58: maio/ago. 2014; 272-294 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 Núm. 58: maio/ago. 2014; 272-294 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 25 No. 58: maio/ago. 2014; 272-294 Estudos em Avaliação Educacional; V. 25 N. 58: maio/ago. 2014; 272-294 Estudos em Avaliação Educacional; v. 25 n. 58: maio/ago. 2014; 272-294 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332421937266688 |