Formação e trabalho docente sob a lógica da BNCC: a dissolução do sentido da edu- cação escolar?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanotto, Marijane
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ramos, Marise
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1389
Resumo: O propósito do artigo é discutir relações entre as atuais regulamentações da formação de professores e a reforma do ensino médio em curso, a fim de demonstrar que se trata de um projeto que conjuga privatismo e gerencialismo de um lado e esvaziamento de conteúdos de ensino de outro. Baseado em análise documental, demonstra-se que a função da escola tende a ser dissolvida, afastando docentes do sentido do seu trabalho, e estudantes do direito ao conhecimento. Inicialmente, resgata-se o contexto econômico-político da reforma gerencialista do Estado sob a égide do neoliberalismo que orienta a formação de professores pelo modelo privatista e gerencialista. Discute-se o documento “Um Ajuste Justo”, elaborado pelo Banco Mundial para o Brasil e as reformas educacionais que o têm como base. Verifica-se um ciclo vicioso, já que o acesso ao conhecimento sistematizado deixa de ser objeto da educação escolar desde a educação básica até o ensino superior, dando lugar às competências, mediante uma pedagogia pragmática adequada à sociabilidade flexível do capitalismo contemporâneo. 
id EDUL-1_56b8c288c0eb0bba34eea7f507f46f2d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1389
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Formação e trabalho docente sob a lógica da BNCC: a dissolução do sentido da edu- cação escolar? Formação de professoresReforma do ensino médioDiretrizes Curriculares NacionaisBase Nacional Comum CurricularFormação por competênciasTeacher trainingHigh school reformNational Curriculum GuidelinesCommon National Curriculum BaseSkills trainingO propósito do artigo é discutir relações entre as atuais regulamentações da formação de professores e a reforma do ensino médio em curso, a fim de demonstrar que se trata de um projeto que conjuga privatismo e gerencialismo de um lado e esvaziamento de conteúdos de ensino de outro. Baseado em análise documental, demonstra-se que a função da escola tende a ser dissolvida, afastando docentes do sentido do seu trabalho, e estudantes do direito ao conhecimento. Inicialmente, resgata-se o contexto econômico-político da reforma gerencialista do Estado sob a égide do neoliberalismo que orienta a formação de professores pelo modelo privatista e gerencialista. Discute-se o documento “Um Ajuste Justo”, elaborado pelo Banco Mundial para o Brasil e as reformas educacionais que o têm como base. Verifica-se um ciclo vicioso, já que o acesso ao conhecimento sistematizado deixa de ser objeto da educação escolar desde a educação básica até o ensino superior, dando lugar às competências, mediante uma pedagogia pragmática adequada à sociabilidade flexível do capitalismo contemporâneo. EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2023-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/138910.58422/repesq.2022.e1389REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 14 n. 36 (2022): Dossiê: Privatização e mercantilização da Educação Brasileira – da denúncia à resistência; 923-9472177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1389/1067https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessZanotto, MarijaneRamos, Marise2023-05-18T15:47:10Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1389Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2023-05-18T15:47:10Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação e trabalho docente sob a lógica da BNCC: a dissolução do sentido da edu- cação escolar?
title Formação e trabalho docente sob a lógica da BNCC: a dissolução do sentido da edu- cação escolar?
spellingShingle Formação e trabalho docente sob a lógica da BNCC: a dissolução do sentido da edu- cação escolar?
Zanotto, Marijane
Formação de professores
Reforma do ensino médio
Diretrizes Curriculares Nacionais
Base Nacional Comum Curricular
Formação por competências
Teacher training
High school reform
National Curriculum Guidelines
Common National Curriculum Base
Skills training
title_short Formação e trabalho docente sob a lógica da BNCC: a dissolução do sentido da edu- cação escolar?
title_full Formação e trabalho docente sob a lógica da BNCC: a dissolução do sentido da edu- cação escolar?
title_fullStr Formação e trabalho docente sob a lógica da BNCC: a dissolução do sentido da edu- cação escolar?
title_full_unstemmed Formação e trabalho docente sob a lógica da BNCC: a dissolução do sentido da edu- cação escolar?
title_sort Formação e trabalho docente sob a lógica da BNCC: a dissolução do sentido da edu- cação escolar?
author Zanotto, Marijane
author_facet Zanotto, Marijane
Ramos, Marise
author_role author
author2 Ramos, Marise
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanotto, Marijane
Ramos, Marise
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Reforma do ensino médio
Diretrizes Curriculares Nacionais
Base Nacional Comum Curricular
Formação por competências
Teacher training
High school reform
National Curriculum Guidelines
Common National Curriculum Base
Skills training
topic Formação de professores
Reforma do ensino médio
Diretrizes Curriculares Nacionais
Base Nacional Comum Curricular
Formação por competências
Teacher training
High school reform
National Curriculum Guidelines
Common National Curriculum Base
Skills training
description O propósito do artigo é discutir relações entre as atuais regulamentações da formação de professores e a reforma do ensino médio em curso, a fim de demonstrar que se trata de um projeto que conjuga privatismo e gerencialismo de um lado e esvaziamento de conteúdos de ensino de outro. Baseado em análise documental, demonstra-se que a função da escola tende a ser dissolvida, afastando docentes do sentido do seu trabalho, e estudantes do direito ao conhecimento. Inicialmente, resgata-se o contexto econômico-político da reforma gerencialista do Estado sob a égide do neoliberalismo que orienta a formação de professores pelo modelo privatista e gerencialista. Discute-se o documento “Um Ajuste Justo”, elaborado pelo Banco Mundial para o Brasil e as reformas educacionais que o têm como base. Verifica-se um ciclo vicioso, já que o acesso ao conhecimento sistematizado deixa de ser objeto da educação escolar desde a educação básica até o ensino superior, dando lugar às competências, mediante uma pedagogia pragmática adequada à sociabilidade flexível do capitalismo contemporâneo. 
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1389
10.58422/repesq.2022.e1389
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1389
identifier_str_mv 10.58422/repesq.2022.e1389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1389/1067
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 14 n. 36 (2022): Dossiê: Privatização e mercantilização da Educação Brasileira – da denúncia à resistência; 923-947
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890353584013312