Formação e trabalho docente sob a lógica da BNCC: a dissolução do sentido da edu- cação escolar?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1389 |
Resumo: | O propósito do artigo é discutir relações entre as atuais regulamentações da formação de professores e a reforma do ensino médio em curso, a fim de demonstrar que se trata de um projeto que conjuga privatismo e gerencialismo de um lado e esvaziamento de conteúdos de ensino de outro. Baseado em análise documental, demonstra-se que a função da escola tende a ser dissolvida, afastando docentes do sentido do seu trabalho, e estudantes do direito ao conhecimento. Inicialmente, resgata-se o contexto econômico-político da reforma gerencialista do Estado sob a égide do neoliberalismo que orienta a formação de professores pelo modelo privatista e gerencialista. Discute-se o documento “Um Ajuste Justo”, elaborado pelo Banco Mundial para o Brasil e as reformas educacionais que o têm como base. Verifica-se um ciclo vicioso, já que o acesso ao conhecimento sistematizado deixa de ser objeto da educação escolar desde a educação básica até o ensino superior, dando lugar às competências, mediante uma pedagogia pragmática adequada à sociabilidade flexível do capitalismo contemporâneo. |
id |
EDUL-1_56b8c288c0eb0bba34eea7f507f46f2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1389 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação e trabalho docente sob a lógica da BNCC: a dissolução do sentido da edu- cação escolar? Formação de professoresReforma do ensino médioDiretrizes Curriculares NacionaisBase Nacional Comum CurricularFormação por competênciasTeacher trainingHigh school reformNational Curriculum GuidelinesCommon National Curriculum BaseSkills trainingO propósito do artigo é discutir relações entre as atuais regulamentações da formação de professores e a reforma do ensino médio em curso, a fim de demonstrar que se trata de um projeto que conjuga privatismo e gerencialismo de um lado e esvaziamento de conteúdos de ensino de outro. Baseado em análise documental, demonstra-se que a função da escola tende a ser dissolvida, afastando docentes do sentido do seu trabalho, e estudantes do direito ao conhecimento. Inicialmente, resgata-se o contexto econômico-político da reforma gerencialista do Estado sob a égide do neoliberalismo que orienta a formação de professores pelo modelo privatista e gerencialista. Discute-se o documento “Um Ajuste Justo”, elaborado pelo Banco Mundial para o Brasil e as reformas educacionais que o têm como base. Verifica-se um ciclo vicioso, já que o acesso ao conhecimento sistematizado deixa de ser objeto da educação escolar desde a educação básica até o ensino superior, dando lugar às competências, mediante uma pedagogia pragmática adequada à sociabilidade flexível do capitalismo contemporâneo. EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2023-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/138910.58422/repesq.2022.e1389REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 14 n. 36 (2022): Dossiê: Privatização e mercantilização da Educação Brasileira – da denúncia à resistência; 923-9472177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1389/1067https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessZanotto, MarijaneRamos, Marise2023-05-18T15:47:10Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1389Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2023-05-18T15:47:10Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação e trabalho docente sob a lógica da BNCC: a dissolução do sentido da edu- cação escolar? |
title |
Formação e trabalho docente sob a lógica da BNCC: a dissolução do sentido da edu- cação escolar? |
spellingShingle |
Formação e trabalho docente sob a lógica da BNCC: a dissolução do sentido da edu- cação escolar? Zanotto, Marijane Formação de professores Reforma do ensino médio Diretrizes Curriculares Nacionais Base Nacional Comum Curricular Formação por competências Teacher training High school reform National Curriculum Guidelines Common National Curriculum Base Skills training |
title_short |
Formação e trabalho docente sob a lógica da BNCC: a dissolução do sentido da edu- cação escolar? |
title_full |
Formação e trabalho docente sob a lógica da BNCC: a dissolução do sentido da edu- cação escolar? |
title_fullStr |
Formação e trabalho docente sob a lógica da BNCC: a dissolução do sentido da edu- cação escolar? |
title_full_unstemmed |
Formação e trabalho docente sob a lógica da BNCC: a dissolução do sentido da edu- cação escolar? |
title_sort |
Formação e trabalho docente sob a lógica da BNCC: a dissolução do sentido da edu- cação escolar? |
author |
Zanotto, Marijane |
author_facet |
Zanotto, Marijane Ramos, Marise |
author_role |
author |
author2 |
Ramos, Marise |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zanotto, Marijane Ramos, Marise |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Reforma do ensino médio Diretrizes Curriculares Nacionais Base Nacional Comum Curricular Formação por competências Teacher training High school reform National Curriculum Guidelines Common National Curriculum Base Skills training |
topic |
Formação de professores Reforma do ensino médio Diretrizes Curriculares Nacionais Base Nacional Comum Curricular Formação por competências Teacher training High school reform National Curriculum Guidelines Common National Curriculum Base Skills training |
description |
O propósito do artigo é discutir relações entre as atuais regulamentações da formação de professores e a reforma do ensino médio em curso, a fim de demonstrar que se trata de um projeto que conjuga privatismo e gerencialismo de um lado e esvaziamento de conteúdos de ensino de outro. Baseado em análise documental, demonstra-se que a função da escola tende a ser dissolvida, afastando docentes do sentido do seu trabalho, e estudantes do direito ao conhecimento. Inicialmente, resgata-se o contexto econômico-político da reforma gerencialista do Estado sob a égide do neoliberalismo que orienta a formação de professores pelo modelo privatista e gerencialista. Discute-se o documento “Um Ajuste Justo”, elaborado pelo Banco Mundial para o Brasil e as reformas educacionais que o têm como base. Verifica-se um ciclo vicioso, já que o acesso ao conhecimento sistematizado deixa de ser objeto da educação escolar desde a educação básica até o ensino superior, dando lugar às competências, mediante uma pedagogia pragmática adequada à sociabilidade flexível do capitalismo contemporâneo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1389 10.58422/repesq.2022.e1389 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1389 |
identifier_str_mv |
10.58422/repesq.2022.e1389 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1389/1067 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 14 n. 36 (2022): Dossiê: Privatização e mercantilização da Educação Brasileira – da denúncia à resistência; 923-947 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890353584013312 |