A docência no Ensino Superior na área da Saúde: formação continuada/desenvolvimento profissional em foco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/184 |
Resumo: | Em um cenário marcado por profundas transformações, ao professor universitário é requerida a problematização de sua atuação e a superação do caráter técnico-instrumental do ensino na direção de um trabalho educativo que promova uma formação, a um só tempo, profissional e pessoal. Apresentamos, neste artigo, reflexões decorrentes de pesquisa realizada junto aos professores das faculdades de Odontologia e Ciências Farmacêuticas de uma Universidade Pública. A investigação objetivou conhecer a dinâmica da docência na área da Saúde, seus limites e possibilidades, refletindo sobre a formação continuada e o desenvolvimento profissional dos professores por intermédio da constituição de “comunidades investigativas” da prática. |
id |
EDUL-1_58ffe936e526ac879f53fbcb518c2c3b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/184 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
A docência no Ensino Superior na área da Saúde: formação continuada/desenvolvimento profissional em focodocência no ensino superiorárea da saúdeformação continuadadesenvolvimento profissionalFormação de professoresensino superiorformação continuadaEm um cenário marcado por profundas transformações, ao professor universitário é requerida a problematização de sua atuação e a superação do caráter técnico-instrumental do ensino na direção de um trabalho educativo que promova uma formação, a um só tempo, profissional e pessoal. Apresentamos, neste artigo, reflexões decorrentes de pesquisa realizada junto aos professores das faculdades de Odontologia e Ciências Farmacêuticas de uma Universidade Pública. A investigação objetivou conhecer a dinâmica da docência na área da Saúde, seus limites e possibilidades, refletindo sobre a formação continuada e o desenvolvimento profissional dos professores por intermédio da constituição de “comunidades investigativas” da prática.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2012-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos parespesquisaapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/184REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 3 n. 6 (2011): PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA; 162-1822177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/184/pdf_1Cavalcante, Lucíola Inês PessoaBissoli, Michelle de FreitasAlmeida, Maria Isabel dePimenta, Selma Garridoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:30:21Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/184Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:30:21Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A docência no Ensino Superior na área da Saúde: formação continuada/desenvolvimento profissional em foco |
title |
A docência no Ensino Superior na área da Saúde: formação continuada/desenvolvimento profissional em foco |
spellingShingle |
A docência no Ensino Superior na área da Saúde: formação continuada/desenvolvimento profissional em foco Cavalcante, Lucíola Inês Pessoa docência no ensino superior área da saúde formação continuada desenvolvimento profissional Formação de professores ensino superior formação continuada |
title_short |
A docência no Ensino Superior na área da Saúde: formação continuada/desenvolvimento profissional em foco |
title_full |
A docência no Ensino Superior na área da Saúde: formação continuada/desenvolvimento profissional em foco |
title_fullStr |
A docência no Ensino Superior na área da Saúde: formação continuada/desenvolvimento profissional em foco |
title_full_unstemmed |
A docência no Ensino Superior na área da Saúde: formação continuada/desenvolvimento profissional em foco |
title_sort |
A docência no Ensino Superior na área da Saúde: formação continuada/desenvolvimento profissional em foco |
author |
Cavalcante, Lucíola Inês Pessoa |
author_facet |
Cavalcante, Lucíola Inês Pessoa Bissoli, Michelle de Freitas Almeida, Maria Isabel de Pimenta, Selma Garrido |
author_role |
author |
author2 |
Bissoli, Michelle de Freitas Almeida, Maria Isabel de Pimenta, Selma Garrido |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalcante, Lucíola Inês Pessoa Bissoli, Michelle de Freitas Almeida, Maria Isabel de Pimenta, Selma Garrido |
dc.subject.por.fl_str_mv |
docência no ensino superior área da saúde formação continuada desenvolvimento profissional Formação de professores ensino superior formação continuada |
topic |
docência no ensino superior área da saúde formação continuada desenvolvimento profissional Formação de professores ensino superior formação continuada |
description |
Em um cenário marcado por profundas transformações, ao professor universitário é requerida a problematização de sua atuação e a superação do caráter técnico-instrumental do ensino na direção de um trabalho educativo que promova uma formação, a um só tempo, profissional e pessoal. Apresentamos, neste artigo, reflexões decorrentes de pesquisa realizada junto aos professores das faculdades de Odontologia e Ciências Farmacêuticas de uma Universidade Pública. A investigação objetivou conhecer a dinâmica da docência na área da Saúde, seus limites e possibilidades, refletindo sobre a formação continuada e o desenvolvimento profissional dos professores por intermédio da constituição de “comunidades investigativas” da prática. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares pesquisa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/184 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/184 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/184/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 3 n. 6 (2011): PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA; 162-182 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890351262466048 |