A docência no Ensino Superior na área da Saúde: formação continuada/desenvolvimento profissional em foco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Lucíola Inês Pessoa
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Bissoli, Michelle de Freitas, Almeida, Maria Isabel de, Pimenta, Selma Garrido
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/184
Resumo: Em um cenário marcado por profundas transformações, ao professor universitário é requerida a problematização de sua atuação e a superação do caráter técnico-instrumental do ensino na direção de um trabalho educativo que promova uma formação, a um só tempo, profissional e pessoal. Apresentamos, neste artigo, reflexões decorrentes de pesquisa realizada junto aos professores das faculdades de Odontologia e Ciências Farmacêuticas de uma Universidade Pública. A investigação objetivou conhecer a dinâmica da docência na área da Saúde, seus limites e possibilidades, refletindo sobre a formação continuada e o desenvolvimento profissional dos professores por intermédio da constituição de “comunidades investigativas” da prática.
id EDUL-1_58ffe936e526ac879f53fbcb518c2c3b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/184
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling A docência no Ensino Superior na área da Saúde: formação continuada/desenvolvimento profissional em focodocência no ensino superiorárea da saúdeformação continuadadesenvolvimento profissionalFormação de professoresensino superiorformação continuadaEm um cenário marcado por profundas transformações, ao professor universitário é requerida a problematização de sua atuação e a superação do caráter técnico-instrumental do ensino na direção de um trabalho educativo que promova uma formação, a um só tempo, profissional e pessoal. Apresentamos, neste artigo, reflexões decorrentes de pesquisa realizada junto aos professores das faculdades de Odontologia e Ciências Farmacêuticas de uma Universidade Pública. A investigação objetivou conhecer a dinâmica da docência na área da Saúde, seus limites e possibilidades, refletindo sobre a formação continuada e o desenvolvimento profissional dos professores por intermédio da constituição de “comunidades investigativas” da prática.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2012-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos parespesquisaapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/184REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 3 n. 6 (2011): PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA; 162-1822177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/184/pdf_1Cavalcante, Lucíola Inês PessoaBissoli, Michelle de FreitasAlmeida, Maria Isabel dePimenta, Selma Garridoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:30:21Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/184Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:30:21Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv A docência no Ensino Superior na área da Saúde: formação continuada/desenvolvimento profissional em foco
title A docência no Ensino Superior na área da Saúde: formação continuada/desenvolvimento profissional em foco
spellingShingle A docência no Ensino Superior na área da Saúde: formação continuada/desenvolvimento profissional em foco
Cavalcante, Lucíola Inês Pessoa
docência no ensino superior
área da saúde
formação continuada
desenvolvimento profissional
Formação de professores
ensino superior
formação continuada
title_short A docência no Ensino Superior na área da Saúde: formação continuada/desenvolvimento profissional em foco
title_full A docência no Ensino Superior na área da Saúde: formação continuada/desenvolvimento profissional em foco
title_fullStr A docência no Ensino Superior na área da Saúde: formação continuada/desenvolvimento profissional em foco
title_full_unstemmed A docência no Ensino Superior na área da Saúde: formação continuada/desenvolvimento profissional em foco
title_sort A docência no Ensino Superior na área da Saúde: formação continuada/desenvolvimento profissional em foco
author Cavalcante, Lucíola Inês Pessoa
author_facet Cavalcante, Lucíola Inês Pessoa
Bissoli, Michelle de Freitas
Almeida, Maria Isabel de
Pimenta, Selma Garrido
author_role author
author2 Bissoli, Michelle de Freitas
Almeida, Maria Isabel de
Pimenta, Selma Garrido
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcante, Lucíola Inês Pessoa
Bissoli, Michelle de Freitas
Almeida, Maria Isabel de
Pimenta, Selma Garrido
dc.subject.por.fl_str_mv docência no ensino superior
área da saúde
formação continuada
desenvolvimento profissional
Formação de professores
ensino superior
formação continuada
topic docência no ensino superior
área da saúde
formação continuada
desenvolvimento profissional
Formação de professores
ensino superior
formação continuada
description Em um cenário marcado por profundas transformações, ao professor universitário é requerida a problematização de sua atuação e a superação do caráter técnico-instrumental do ensino na direção de um trabalho educativo que promova uma formação, a um só tempo, profissional e pessoal. Apresentamos, neste artigo, reflexões decorrentes de pesquisa realizada junto aos professores das faculdades de Odontologia e Ciências Farmacêuticas de uma Universidade Pública. A investigação objetivou conhecer a dinâmica da docência na área da Saúde, seus limites e possibilidades, refletindo sobre a formação continuada e o desenvolvimento profissional dos professores por intermédio da constituição de “comunidades investigativas” da prática.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
pesquisa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/184
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/184
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/184/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 3 n. 6 (2011): PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA; 162-182
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351262466048