A formação continuada de professores para o ensino superior e suas contribuições para a realização da prática pedagógica em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maurício, Glauber Marques de M.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17549
Resumo: Com a expansão do ensino superior nas últimas décadas, cresceu a contratação de professores para ensinar nos cursos superiores das instituições de ensino pública e privada. De acordo com as políticas públicas para o ensino superior, as instituições têm como responsabilidade ofertar formações continuadas aos seus professores, com o propósito de prepará-los para suas atividades na docência. A pesquisa se propôs conhecer as contribuições do programa de formação continuada ofertado aos professores de ensino superior de um Centro Universitário de Maceió, para a realização de seu trabalho pedagógico em sala de aula. Para realizar a pesquisa, tomou-se como base o método materialismo histórico-dialético, como possibilidade teórica de interpretação da realidade educacional, a qual buscamos compreender. A pesquisa segue a abordagem quali-quantitativa e se insere no tipo de campo e documental, com orientação analítico-descritiva. Entre os resultados apontados nas análises, destacamos que a maioria dos docentes confirmaram que as atividades de formação continuada na IES contribuem para melhoria da prática docente, assim como, para aprender novas habilidades e técnicas inovadoras de ensino. Por outro lado, há que se destacar que a instituição, embora oferte anualmente formação continuada no início do ano, em forma de palestras, oficinas ou workshop, não possui um programa de formação continuada instituído. Mesmo com a afirmação da maioria dos professores da clareza da finalidade da formação continuada, ainda é algo que precisa ser discutido e alicerçado na IES, porque é através desse espaço de reflexão e da socialização de experiências, de forma coletiva, que os docentes vão encontrando alternativas para a superação de suas dificuldades em sala de aula e constituindo sua identidade. Por último, concluímos que a formação continuada por si só não resulta na melhoria da qualidade de ensino, mas promove novas possibilidades para alcançar melhorias.
id Ânima_08252d9052a334b926b11f8c42e33a6d
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/17549
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling A formação continuada de professores para o ensino superior e suas contribuições para a realização da prática pedagógica em sala de aulaFormação continuadaDocência para o ensino superiorPolíticas públicasCom a expansão do ensino superior nas últimas décadas, cresceu a contratação de professores para ensinar nos cursos superiores das instituições de ensino pública e privada. De acordo com as políticas públicas para o ensino superior, as instituições têm como responsabilidade ofertar formações continuadas aos seus professores, com o propósito de prepará-los para suas atividades na docência. A pesquisa se propôs conhecer as contribuições do programa de formação continuada ofertado aos professores de ensino superior de um Centro Universitário de Maceió, para a realização de seu trabalho pedagógico em sala de aula. Para realizar a pesquisa, tomou-se como base o método materialismo histórico-dialético, como possibilidade teórica de interpretação da realidade educacional, a qual buscamos compreender. A pesquisa segue a abordagem quali-quantitativa e se insere no tipo de campo e documental, com orientação analítico-descritiva. Entre os resultados apontados nas análises, destacamos que a maioria dos docentes confirmaram que as atividades de formação continuada na IES contribuem para melhoria da prática docente, assim como, para aprender novas habilidades e técnicas inovadoras de ensino. Por outro lado, há que se destacar que a instituição, embora oferte anualmente formação continuada no início do ano, em forma de palestras, oficinas ou workshop, não possui um programa de formação continuada instituído. Mesmo com a afirmação da maioria dos professores da clareza da finalidade da formação continuada, ainda é algo que precisa ser discutido e alicerçado na IES, porque é através desse espaço de reflexão e da socialização de experiências, de forma coletiva, que os docentes vão encontrando alternativas para a superação de suas dificuldades em sala de aula e constituindo sua identidade. Por último, concluímos que a formação continuada por si só não resulta na melhoria da qualidade de ensino, mas promove novas possibilidades para alcançar melhorias.Schmidt, Leonete LuziaMaurício, Glauber Marques de M.2021-11-03T18:40:44Z2021-11-03T18:40:44Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis87application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17549MaceióAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-03-08T22:16:24Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/17549Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-03-08T22:16:24Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A formação continuada de professores para o ensino superior e suas contribuições para a realização da prática pedagógica em sala de aula
title A formação continuada de professores para o ensino superior e suas contribuições para a realização da prática pedagógica em sala de aula
spellingShingle A formação continuada de professores para o ensino superior e suas contribuições para a realização da prática pedagógica em sala de aula
Maurício, Glauber Marques de M.
Formação continuada
Docência para o ensino superior
Políticas públicas
title_short A formação continuada de professores para o ensino superior e suas contribuições para a realização da prática pedagógica em sala de aula
title_full A formação continuada de professores para o ensino superior e suas contribuições para a realização da prática pedagógica em sala de aula
title_fullStr A formação continuada de professores para o ensino superior e suas contribuições para a realização da prática pedagógica em sala de aula
title_full_unstemmed A formação continuada de professores para o ensino superior e suas contribuições para a realização da prática pedagógica em sala de aula
title_sort A formação continuada de professores para o ensino superior e suas contribuições para a realização da prática pedagógica em sala de aula
author Maurício, Glauber Marques de M.
author_facet Maurício, Glauber Marques de M.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schmidt, Leonete Luzia
dc.contributor.author.fl_str_mv Maurício, Glauber Marques de M.
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada
Docência para o ensino superior
Políticas públicas
topic Formação continuada
Docência para o ensino superior
Políticas públicas
description Com a expansão do ensino superior nas últimas décadas, cresceu a contratação de professores para ensinar nos cursos superiores das instituições de ensino pública e privada. De acordo com as políticas públicas para o ensino superior, as instituições têm como responsabilidade ofertar formações continuadas aos seus professores, com o propósito de prepará-los para suas atividades na docência. A pesquisa se propôs conhecer as contribuições do programa de formação continuada ofertado aos professores de ensino superior de um Centro Universitário de Maceió, para a realização de seu trabalho pedagógico em sala de aula. Para realizar a pesquisa, tomou-se como base o método materialismo histórico-dialético, como possibilidade teórica de interpretação da realidade educacional, a qual buscamos compreender. A pesquisa segue a abordagem quali-quantitativa e se insere no tipo de campo e documental, com orientação analítico-descritiva. Entre os resultados apontados nas análises, destacamos que a maioria dos docentes confirmaram que as atividades de formação continuada na IES contribuem para melhoria da prática docente, assim como, para aprender novas habilidades e técnicas inovadoras de ensino. Por outro lado, há que se destacar que a instituição, embora oferte anualmente formação continuada no início do ano, em forma de palestras, oficinas ou workshop, não possui um programa de formação continuada instituído. Mesmo com a afirmação da maioria dos professores da clareza da finalidade da formação continuada, ainda é algo que precisa ser discutido e alicerçado na IES, porque é através desse espaço de reflexão e da socialização de experiências, de forma coletiva, que os docentes vão encontrando alternativas para a superação de suas dificuldades em sala de aula e constituindo sua identidade. Por último, concluímos que a formação continuada por si só não resulta na melhoria da qualidade de ensino, mas promove novas possibilidades para alcançar melhorias.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-03T18:40:44Z
2021-11-03T18:40:44Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17549
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17549
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 87
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Maceió
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415859146391552