Condições de Trabalho Docente em uma Universidade Pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferenc, Alvanize Valente Fernandes
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Brandão, Ana Carolina Pessoa, Braúna, Rita de Cássia de Alcântara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/405
Resumo: Este trabalho é resultado de uma pesquisa que teve por objetivo analisar as condições de trabalho docente em uma universidade pública mineira e sua implicação para os percursos de desenvolvimento profissional. A entrevista foi o instrumento de investigação selecionado. Participaram da pesquisa sete professores universitários vinculados, por sua área de conhecimento, a quatro centros: CCA, CCB, CCE e CCH. Os resultados alcançados evidenciaram, dentre outros aspectos, que os professores, no que se refere às condições de trabalho, percebem os efeitos dos processos de intensificação, e de precarização desse trabalho. Analisando as atividades acadêmicas demandadas do professor universitário, os participantes acreditam que a intensificação está mais presente na atividade de pesquisa, devido à pressão e a cobrança que acompanham tal atividade, provenientes de órgãos de fomento e comissões de pós-graduação. Quanto ao processo de precarização, os docentes acreditam que ele está mais evidente na atividade de ensino, uma vez que eles associam esse processo à elevada carga horária, à falta de laboratórios e técnicos, à estagnação do salário e à contratação de professores substitutos. Todavia, a partir do exposto na pesquisa, compreende-se que, mesmo os professores percebendo os efeitos da intensificação e precarização das suas condições de trabalho, ainda mantêm uma visão positiva da docência universitária e da qualidade do ensino na universidade pública.Palavras-chave: Trabalho docente. Professores universitários. Intensificação e precarização.
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