ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE UM PANORAMA NACIONAL DE IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Martinati, Adriana Zampieri, Santos, Maria Salete Pereira dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/221
Resumo: O novo Ensino Fundamental (EF) é nosso objeto de estudo. Buscamos compreender como, em âmbito nacional, configuram-se práticas pedagógicas no EF e quais são os impactos das diretrizes propostas nos documentos do Ministério da Educação (MEC) para sua materialização. Realizamos análise documental dos guias do MEC e pesquisa bibliográfica na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Com os descritores “ensino fundamental nove anos” e “escola de nove anos” capturamos trabalhos produzidos entre 2006-2011; destes, selecionamos os que tinham no título/nas palavras-chave um dos termos: currículo, cotidiano escolar, práticas pedagógicas, atividade lúdica, leitura, escrita, alfabetização e letramento. Compusemos um corpus de 25 trabalhos, analisados qualitativa e quantitativamente. Os resultados indicaram que, diferentemente do que prescreve o MEC, poucas mudanças marcam o currículo e as práticas pedagógicas do EF. Problematizamos que se, em parte, as escolas pesquisadas são responsáveis por estes resultados, a timidez na provisão de recursos e de formação continuada pelos órgãos públicos também está implicada neste cenário. Os resultados indicam a necessidade de debates sobre qual é, de fato, nosso projeto para a educação da infância.
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