Autoavaliação Colaborativa nos anos iniciais do Ensino Fundamental: “é avaliar junto, é fazer atividade junto”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/764 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é refletir, com base nos relatos de 9 alunos, do 3º ano do anos iniciais do Ensino Fundamental, sobre a importância da autoavaliação colaborativa no âmbito escolar. Os pressupostos teóricos perpassam o campo da Psicopedagogia e Educação: Silva (2010), Fernández (2001), Perrenoud (2000) e Piaget (1973). Esta é uma pesquisa qualitativa, do tipo relato de experiência, teve como sujeitos 9 alunos com 8 a 9 anos de idade, os quais participaram de uma entrevista semiestruturada em uma escola da zona sul do Rio de Janeiro.. Análise dos dados baseou-se na metodologia bardiniana, método da análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Conclui que, na autoavaliação colaborativa, cada sujeito se retrata, traz a lembrança, reflete suas ações e atitudes ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Autoavaliar é refletir, é agir, é avaliar, é compreender que cada um tem seu tempo, é interagir e demonstrar afetos pois o ser humano é múltiplo e único em seus relações. Fazer junto o que não é possível enxergar sozinho.Palavras-chave: Autoavaliação. Autoavaliação Colaborativa. Ensino Fundamental.Collaborative self-assessment in the early years of Elementary Scholl: "it is to evaluate together, to do activities together"Abstract: The purpose of this article is to reflect on the reports of nine students from the 3rd year of the initial years of Elementary School about the importance of collaborative self-assessment at school. The theoretical assumptions pervade the field of Psychopedagogy and Education: Silva (2010), Fernández (2001), Perrenoud (2000) and Piaget (1973). This is qualitative experience-report research focused on nine 8-to-9-year-old students, who participated in a semi-structured interview at a school from the south region of Rio de Janeiro. Data analysis was based on the Bardinian methodology, a method of content analysis (BARDIN, 2016). It is concluded that in collaborative self-assessment each subject is portrayed, remembers and reflects their actions and attitudes throughout the process of teaching and learning. Self-assessment is to reflect, to act, to evaluate, to understand that each has its own time, to interact and demonstrate affections because human beings are multiple and unique in their relationships. To do together what one cannot see alone.Keywords: Self-assessment. Collaborative self-assessment. Elementary Education. |
id |
EDUL-1_694803009a8b4942511add36ceadfb1d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/764 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Autoavaliação Colaborativa nos anos iniciais do Ensino Fundamental: “é avaliar junto, é fazer atividade junto”autoavaliaçãoautoavaliação colaborativaensino fundamental.Autoavaliaçãoautoavaliação colaborativaO objetivo deste artigo é refletir, com base nos relatos de 9 alunos, do 3º ano do anos iniciais do Ensino Fundamental, sobre a importância da autoavaliação colaborativa no âmbito escolar. Os pressupostos teóricos perpassam o campo da Psicopedagogia e Educação: Silva (2010), Fernández (2001), Perrenoud (2000) e Piaget (1973). Esta é uma pesquisa qualitativa, do tipo relato de experiência, teve como sujeitos 9 alunos com 8 a 9 anos de idade, os quais participaram de uma entrevista semiestruturada em uma escola da zona sul do Rio de Janeiro.. Análise dos dados baseou-se na metodologia bardiniana, método da análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Conclui que, na autoavaliação colaborativa, cada sujeito se retrata, traz a lembrança, reflete suas ações e atitudes ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Autoavaliar é refletir, é agir, é avaliar, é compreender que cada um tem seu tempo, é interagir e demonstrar afetos pois o ser humano é múltiplo e único em seus relações. Fazer junto o que não é possível enxergar sozinho.Palavras-chave: Autoavaliação. Autoavaliação Colaborativa. Ensino Fundamental.Collaborative self-assessment in the early years of Elementary Scholl: "it is to evaluate together, to do activities together"Abstract: The purpose of this article is to reflect on the reports of nine students from the 3rd year of the initial years of Elementary School about the importance of collaborative self-assessment at school. The theoretical assumptions pervade the field of Psychopedagogy and Education: Silva (2010), Fernández (2001), Perrenoud (2000) and Piaget (1973). This is qualitative experience-report research focused on nine 8-to-9-year-old students, who participated in a semi-structured interview at a school from the south region of Rio de Janeiro. Data analysis was based on the Bardinian methodology, a method of content analysis (BARDIN, 2016). It is concluded that in collaborative self-assessment each subject is portrayed, remembers and reflects their actions and attitudes throughout the process of teaching and learning. Self-assessment is to reflect, to act, to evaluate, to understand that each has its own time, to interact and demonstrate affections because human beings are multiple and unique in their relationships. To do together what one cannot see alone.Keywords: Self-assessment. Collaborative self-assessment. Elementary Education.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2019-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/764REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 22 (2018): FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE; 600-6172177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/764/pdfCopyright (c) 2019 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessAguiar, Jonathan Fernandes deMaia, Maria Vitória Campos Mamede2021-03-17T21:41:44Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/764Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:41:44Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autoavaliação Colaborativa nos anos iniciais do Ensino Fundamental: “é avaliar junto, é fazer atividade junto” |
title |
Autoavaliação Colaborativa nos anos iniciais do Ensino Fundamental: “é avaliar junto, é fazer atividade junto” |
spellingShingle |
Autoavaliação Colaborativa nos anos iniciais do Ensino Fundamental: “é avaliar junto, é fazer atividade junto” Aguiar, Jonathan Fernandes de autoavaliação autoavaliação colaborativa ensino fundamental. Autoavaliação autoavaliação colaborativa |
title_short |
Autoavaliação Colaborativa nos anos iniciais do Ensino Fundamental: “é avaliar junto, é fazer atividade junto” |
title_full |
Autoavaliação Colaborativa nos anos iniciais do Ensino Fundamental: “é avaliar junto, é fazer atividade junto” |
title_fullStr |
Autoavaliação Colaborativa nos anos iniciais do Ensino Fundamental: “é avaliar junto, é fazer atividade junto” |
title_full_unstemmed |
Autoavaliação Colaborativa nos anos iniciais do Ensino Fundamental: “é avaliar junto, é fazer atividade junto” |
title_sort |
Autoavaliação Colaborativa nos anos iniciais do Ensino Fundamental: “é avaliar junto, é fazer atividade junto” |
author |
Aguiar, Jonathan Fernandes de |
author_facet |
Aguiar, Jonathan Fernandes de Maia, Maria Vitória Campos Mamede |
author_role |
author |
author2 |
Maia, Maria Vitória Campos Mamede |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aguiar, Jonathan Fernandes de Maia, Maria Vitória Campos Mamede |
dc.subject.por.fl_str_mv |
autoavaliação autoavaliação colaborativa ensino fundamental. Autoavaliação autoavaliação colaborativa |
topic |
autoavaliação autoavaliação colaborativa ensino fundamental. Autoavaliação autoavaliação colaborativa |
description |
O objetivo deste artigo é refletir, com base nos relatos de 9 alunos, do 3º ano do anos iniciais do Ensino Fundamental, sobre a importância da autoavaliação colaborativa no âmbito escolar. Os pressupostos teóricos perpassam o campo da Psicopedagogia e Educação: Silva (2010), Fernández (2001), Perrenoud (2000) e Piaget (1973). Esta é uma pesquisa qualitativa, do tipo relato de experiência, teve como sujeitos 9 alunos com 8 a 9 anos de idade, os quais participaram de uma entrevista semiestruturada em uma escola da zona sul do Rio de Janeiro.. Análise dos dados baseou-se na metodologia bardiniana, método da análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Conclui que, na autoavaliação colaborativa, cada sujeito se retrata, traz a lembrança, reflete suas ações e atitudes ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Autoavaliar é refletir, é agir, é avaliar, é compreender que cada um tem seu tempo, é interagir e demonstrar afetos pois o ser humano é múltiplo e único em seus relações. Fazer junto o que não é possível enxergar sozinho.Palavras-chave: Autoavaliação. Autoavaliação Colaborativa. Ensino Fundamental.Collaborative self-assessment in the early years of Elementary Scholl: "it is to evaluate together, to do activities together"Abstract: The purpose of this article is to reflect on the reports of nine students from the 3rd year of the initial years of Elementary School about the importance of collaborative self-assessment at school. The theoretical assumptions pervade the field of Psychopedagogy and Education: Silva (2010), Fernández (2001), Perrenoud (2000) and Piaget (1973). This is qualitative experience-report research focused on nine 8-to-9-year-old students, who participated in a semi-structured interview at a school from the south region of Rio de Janeiro. Data analysis was based on the Bardinian methodology, a method of content analysis (BARDIN, 2016). It is concluded that in collaborative self-assessment each subject is portrayed, remembers and reflects their actions and attitudes throughout the process of teaching and learning. Self-assessment is to reflect, to act, to evaluate, to understand that each has its own time, to interact and demonstrate affections because human beings are multiple and unique in their relationships. To do together what one cannot see alone.Keywords: Self-assessment. Collaborative self-assessment. Elementary Education. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/764 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/764 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/764/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 22 (2018): FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE; 600-617 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890352358227968 |