Autoavaliação Colaborativa nos anos iniciais do Ensino Fundamental: “é avaliar junto, é fazer atividade junto”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Jonathan Fernandes de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Maia, Maria Vitória Campos Mamede
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/764
Resumo: O objetivo deste artigo é refletir, com base nos relatos de 9 alunos, do 3º ano do anos iniciais do Ensino Fundamental, sobre a importância da autoavaliação colaborativa no âmbito escolar.  Os pressupostos teóricos perpassam o campo da Psicopedagogia e Educação: Silva (2010), Fernández (2001), Perrenoud (2000) e Piaget (1973).  Esta é uma pesquisa qualitativa, do tipo relato de experiência, teve como sujeitos 9 alunos com 8 a 9 anos de idade, os quais participaram de uma entrevista semiestruturada em uma escola da zona sul do Rio de Janeiro.. Análise dos dados baseou-se na metodologia bardiniana, método da análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Conclui que, na autoavaliação colaborativa, cada sujeito se retrata, traz a lembrança, reflete suas ações e atitudes ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Autoavaliar é refletir, é agir, é avaliar, é compreender que cada um tem seu tempo, é interagir e demonstrar afetos pois o ser humano é múltiplo e único em seus relações. Fazer junto o que não é possível enxergar sozinho.Palavras-chave: Autoavaliação. Autoavaliação Colaborativa. Ensino Fundamental.Collaborative self-assessment in the early years of Elementary Scholl: "it is to evaluate together, to do activities together"Abstract: The purpose of this article is to reflect on the reports of nine students from the 3rd year of the initial years of Elementary School about the importance of collaborative self-assessment at school. The theoretical assumptions pervade the field of Psychopedagogy and Education: Silva (2010), Fernández (2001), Perrenoud (2000) and Piaget (1973). This is qualitative experience-report research focused on nine 8-to-9-year-old students, who participated in a semi-structured interview at a school from the south region of Rio de Janeiro. Data analysis was based on the Bardinian methodology, a method of content analysis (BARDIN, 2016). It is concluded that in collaborative self-assessment each subject is portrayed, remembers and reflects their actions and attitudes throughout the process of teaching and learning. Self-assessment is to reflect, to act, to evaluate, to understand that each has its own time, to interact and demonstrate affections because human beings are multiple and unique in their relationships. To do together what one cannot see alone.Keywords: Self-assessment. Collaborative self-assessment. Elementary Education.
id EDUL-1_694803009a8b4942511add36ceadfb1d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/764
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Autoavaliação Colaborativa nos anos iniciais do Ensino Fundamental: “é avaliar junto, é fazer atividade junto”autoavaliaçãoautoavaliação colaborativaensino fundamental.Autoavaliaçãoautoavaliação colaborativaO objetivo deste artigo é refletir, com base nos relatos de 9 alunos, do 3º ano do anos iniciais do Ensino Fundamental, sobre a importância da autoavaliação colaborativa no âmbito escolar.  Os pressupostos teóricos perpassam o campo da Psicopedagogia e Educação: Silva (2010), Fernández (2001), Perrenoud (2000) e Piaget (1973).  Esta é uma pesquisa qualitativa, do tipo relato de experiência, teve como sujeitos 9 alunos com 8 a 9 anos de idade, os quais participaram de uma entrevista semiestruturada em uma escola da zona sul do Rio de Janeiro.. Análise dos dados baseou-se na metodologia bardiniana, método da análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Conclui que, na autoavaliação colaborativa, cada sujeito se retrata, traz a lembrança, reflete suas ações e atitudes ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Autoavaliar é refletir, é agir, é avaliar, é compreender que cada um tem seu tempo, é interagir e demonstrar afetos pois o ser humano é múltiplo e único em seus relações. Fazer junto o que não é possível enxergar sozinho.Palavras-chave: Autoavaliação. Autoavaliação Colaborativa. Ensino Fundamental.Collaborative self-assessment in the early years of Elementary Scholl: "it is to evaluate together, to do activities together"Abstract: The purpose of this article is to reflect on the reports of nine students from the 3rd year of the initial years of Elementary School about the importance of collaborative self-assessment at school. The theoretical assumptions pervade the field of Psychopedagogy and Education: Silva (2010), Fernández (2001), Perrenoud (2000) and Piaget (1973). This is qualitative experience-report research focused on nine 8-to-9-year-old students, who participated in a semi-structured interview at a school from the south region of Rio de Janeiro. Data analysis was based on the Bardinian methodology, a method of content analysis (BARDIN, 2016). It is concluded that in collaborative self-assessment each subject is portrayed, remembers and reflects their actions and attitudes throughout the process of teaching and learning. Self-assessment is to reflect, to act, to evaluate, to understand that each has its own time, to interact and demonstrate affections because human beings are multiple and unique in their relationships. To do together what one cannot see alone.Keywords: Self-assessment. Collaborative self-assessment. Elementary Education.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2019-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/764REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 22 (2018): FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE; 600-6172177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/764/pdfCopyright (c) 2019 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessAguiar, Jonathan Fernandes deMaia, Maria Vitória Campos Mamede2021-03-17T21:41:44Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/764Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:41:44Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Autoavaliação Colaborativa nos anos iniciais do Ensino Fundamental: “é avaliar junto, é fazer atividade junto”
title Autoavaliação Colaborativa nos anos iniciais do Ensino Fundamental: “é avaliar junto, é fazer atividade junto”
spellingShingle Autoavaliação Colaborativa nos anos iniciais do Ensino Fundamental: “é avaliar junto, é fazer atividade junto”
Aguiar, Jonathan Fernandes de
autoavaliação
autoavaliação colaborativa
ensino fundamental.
Autoavaliação
autoavaliação colaborativa
title_short Autoavaliação Colaborativa nos anos iniciais do Ensino Fundamental: “é avaliar junto, é fazer atividade junto”
title_full Autoavaliação Colaborativa nos anos iniciais do Ensino Fundamental: “é avaliar junto, é fazer atividade junto”
title_fullStr Autoavaliação Colaborativa nos anos iniciais do Ensino Fundamental: “é avaliar junto, é fazer atividade junto”
title_full_unstemmed Autoavaliação Colaborativa nos anos iniciais do Ensino Fundamental: “é avaliar junto, é fazer atividade junto”
title_sort Autoavaliação Colaborativa nos anos iniciais do Ensino Fundamental: “é avaliar junto, é fazer atividade junto”
author Aguiar, Jonathan Fernandes de
author_facet Aguiar, Jonathan Fernandes de
Maia, Maria Vitória Campos Mamede
author_role author
author2 Maia, Maria Vitória Campos Mamede
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Jonathan Fernandes de
Maia, Maria Vitória Campos Mamede
dc.subject.por.fl_str_mv autoavaliação
autoavaliação colaborativa
ensino fundamental.
Autoavaliação
autoavaliação colaborativa
topic autoavaliação
autoavaliação colaborativa
ensino fundamental.
Autoavaliação
autoavaliação colaborativa
description O objetivo deste artigo é refletir, com base nos relatos de 9 alunos, do 3º ano do anos iniciais do Ensino Fundamental, sobre a importância da autoavaliação colaborativa no âmbito escolar.  Os pressupostos teóricos perpassam o campo da Psicopedagogia e Educação: Silva (2010), Fernández (2001), Perrenoud (2000) e Piaget (1973).  Esta é uma pesquisa qualitativa, do tipo relato de experiência, teve como sujeitos 9 alunos com 8 a 9 anos de idade, os quais participaram de uma entrevista semiestruturada em uma escola da zona sul do Rio de Janeiro.. Análise dos dados baseou-se na metodologia bardiniana, método da análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Conclui que, na autoavaliação colaborativa, cada sujeito se retrata, traz a lembrança, reflete suas ações e atitudes ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Autoavaliar é refletir, é agir, é avaliar, é compreender que cada um tem seu tempo, é interagir e demonstrar afetos pois o ser humano é múltiplo e único em seus relações. Fazer junto o que não é possível enxergar sozinho.Palavras-chave: Autoavaliação. Autoavaliação Colaborativa. Ensino Fundamental.Collaborative self-assessment in the early years of Elementary Scholl: "it is to evaluate together, to do activities together"Abstract: The purpose of this article is to reflect on the reports of nine students from the 3rd year of the initial years of Elementary School about the importance of collaborative self-assessment at school. The theoretical assumptions pervade the field of Psychopedagogy and Education: Silva (2010), Fernández (2001), Perrenoud (2000) and Piaget (1973). This is qualitative experience-report research focused on nine 8-to-9-year-old students, who participated in a semi-structured interview at a school from the south region of Rio de Janeiro. Data analysis was based on the Bardinian methodology, a method of content analysis (BARDIN, 2016). It is concluded that in collaborative self-assessment each subject is portrayed, remembers and reflects their actions and attitudes throughout the process of teaching and learning. Self-assessment is to reflect, to act, to evaluate, to understand that each has its own time, to interact and demonstrate affections because human beings are multiple and unique in their relationships. To do together what one cannot see alone.Keywords: Self-assessment. Collaborative self-assessment. Elementary Education.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/764
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/764/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 22 (2018): FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE; 600-617
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890352358227968