Relato de experiência: visita de alunos da APAE no evento “Conhecendo o cérebro 2015”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Monara Nelid Fortuna
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Macacare, Ohana Turcato, Cruz, Ellen Mayara Souza, Mariquito, Mathilde Tiellen, Rocha, Luiz Renato Martins da, Ekuni, Roberta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/631
Resumo: Há um aumento do interesse da população pelos temas da Neurociência, estampado em capas de revistas e presente em pautas de notícias midiáticas, em filmes e muitas vezes em produtos comerciais. Diante disso, observa-se que a divulgação neurocientífica é útil para auxiliar na alfabetização (neuro)científica e para que tais descobertas se propaguem de forma adequada à população. Nesse contexto, surge o evento “Conhecendo o Cérebro” que faz parte da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia e tem, como objetivo, divulgar a neurociência por meio de exposições, feira de ciências, atividades lúdicas e artísticas e experimentos para a população, incluindo um horário de visitação para as APAES.  Assim, o presente trabalho teve como objetivo principal apontar, através de relatos, as experiências vivenciadas no evento com esse público-alvo, com foco na interação social. Como resultado, duas APAES visitaram o evento em dois momentos. De forma atrativa, lúdica e prática, foi possível divulgar Neurociências aos alunos das APAEs que interagiram com a equipe e relataram aos seus professores que gostaram das atividades. Os professores classificaram a atividade como enriquecedora e os monitores/expositores do evento gostaram da experiência. Conclui-se que atividades de divulgação científica devem incluir pessoas com deficiência que, muitas vezes, são marginalizadas por ações pouco inclusivas e contemplativa das diferenças.Palavras-chave: Educação Especial. Neurociência. Divulgação científica. Pessoas com deficiência. Experience report: APAE students’ visit to the “Getting to know the Brain 2015” Event People are increasingly interested in Neuroscience themes, which feature in magazine covers and are present in mediatic news items, films and even commercial products at times. Given that, neuroscientific promotion is useful both to help people be (neuro)scientifically literate and to adequately spread such discoveries to them. In such context, the “Getting to Know the Brain” event, which belongs in the National Week of Science and Technology, aims to promote neuroscience by means of science fairs, playful and artistic activities, and experiments exhibited to the audience, including a visiting period for children with special needs brought by the Associations of Parents and Friends of Children with Special Needs (APAEs). This paper therefore aimed to report the experiences shared by this target audience in the event, with an emphasis on social interaction. As a result, two APAEs visited the event twice. In an attractive, playful and practical fashion, it was possible to promote neurosciences to the APAE students, who interacted with the staff and told their teachers that they liked the activities. The teachers found the activity enriching, and the event monitors/exhibitors enjoyed the experience. It is concluded that science promoting activities must include disabled people, who are often marginalized by non-inclusive actions, thus making the differences more explicit.Keywords: Special Education. Neuroscience. Scientific promotion. Disabled people.
id EDUL-1_6cde49ab055934dd3edfc50251928c2a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/631
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Relato de experiência: visita de alunos da APAE no evento “Conhecendo o cérebro 2015”Educação EspecialNeurociênciadivulgação científicapessoas com deficiência.Divulgação CientíficaEducação EspecialHá um aumento do interesse da população pelos temas da Neurociência, estampado em capas de revistas e presente em pautas de notícias midiáticas, em filmes e muitas vezes em produtos comerciais. Diante disso, observa-se que a divulgação neurocientífica é útil para auxiliar na alfabetização (neuro)científica e para que tais descobertas se propaguem de forma adequada à população. Nesse contexto, surge o evento “Conhecendo o Cérebro” que faz parte da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia e tem, como objetivo, divulgar a neurociência por meio de exposições, feira de ciências, atividades lúdicas e artísticas e experimentos para a população, incluindo um horário de visitação para as APAES.  Assim, o presente trabalho teve como objetivo principal apontar, através de relatos, as experiências vivenciadas no evento com esse público-alvo, com foco na interação social. Como resultado, duas APAES visitaram o evento em dois momentos. De forma atrativa, lúdica e prática, foi possível divulgar Neurociências aos alunos das APAEs que interagiram com a equipe e relataram aos seus professores que gostaram das atividades. Os professores classificaram a atividade como enriquecedora e os monitores/expositores do evento gostaram da experiência. Conclui-se que atividades de divulgação científica devem incluir pessoas com deficiência que, muitas vezes, são marginalizadas por ações pouco inclusivas e contemplativa das diferenças.Palavras-chave: Educação Especial. Neurociência. Divulgação científica. Pessoas com deficiência. Experience report: APAE students’ visit to the “Getting to know the Brain 2015” Event People are increasingly interested in Neuroscience themes, which feature in magazine covers and are present in mediatic news items, films and even commercial products at times. Given that, neuroscientific promotion is useful both to help people be (neuro)scientifically literate and to adequately spread such discoveries to them. In such context, the “Getting to Know the Brain” event, which belongs in the National Week of Science and Technology, aims to promote neuroscience by means of science fairs, playful and artistic activities, and experiments exhibited to the audience, including a visiting period for children with special needs brought by the Associations of Parents and Friends of Children with Special Needs (APAEs). This paper therefore aimed to report the experiences shared by this target audience in the event, with an emphasis on social interaction. As a result, two APAEs visited the event twice. In an attractive, playful and practical fashion, it was possible to promote neurosciences to the APAE students, who interacted with the staff and told their teachers that they liked the activities. The teachers found the activity enriching, and the event monitors/exhibitors enjoyed the experience. It is concluded that science promoting activities must include disabled people, who are often marginalized by non-inclusive actions, thus making the differences more explicit.Keywords: Special Education. Neuroscience. Scientific promotion. Disabled people.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2018-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/631REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 21 (2018): POLÍTICAS DE INCLUSÃO E DIVERSIDADE CULTURAL EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO; 484-4952177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/631/pdf_1Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Monara Nelid FortunaMacacare, Ohana TurcatoCruz, Ellen Mayara SouzaMariquito, Mathilde TiellenRocha, Luiz Renato Martins daEkuni, Roberta2021-03-17T21:41:11Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/631Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:41:11Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Relato de experiência: visita de alunos da APAE no evento “Conhecendo o cérebro 2015”
title Relato de experiência: visita de alunos da APAE no evento “Conhecendo o cérebro 2015”
spellingShingle Relato de experiência: visita de alunos da APAE no evento “Conhecendo o cérebro 2015”
Vieira, Monara Nelid Fortuna
Educação Especial
Neurociência
divulgação científica
pessoas com deficiência.
Divulgação Científica
Educação Especial
title_short Relato de experiência: visita de alunos da APAE no evento “Conhecendo o cérebro 2015”
title_full Relato de experiência: visita de alunos da APAE no evento “Conhecendo o cérebro 2015”
title_fullStr Relato de experiência: visita de alunos da APAE no evento “Conhecendo o cérebro 2015”
title_full_unstemmed Relato de experiência: visita de alunos da APAE no evento “Conhecendo o cérebro 2015”
title_sort Relato de experiência: visita de alunos da APAE no evento “Conhecendo o cérebro 2015”
author Vieira, Monara Nelid Fortuna
author_facet Vieira, Monara Nelid Fortuna
Macacare, Ohana Turcato
Cruz, Ellen Mayara Souza
Mariquito, Mathilde Tiellen
Rocha, Luiz Renato Martins da
Ekuni, Roberta
author_role author
author2 Macacare, Ohana Turcato
Cruz, Ellen Mayara Souza
Mariquito, Mathilde Tiellen
Rocha, Luiz Renato Martins da
Ekuni, Roberta
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Monara Nelid Fortuna
Macacare, Ohana Turcato
Cruz, Ellen Mayara Souza
Mariquito, Mathilde Tiellen
Rocha, Luiz Renato Martins da
Ekuni, Roberta
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Neurociência
divulgação científica
pessoas com deficiência.
Divulgação Científica
Educação Especial
topic Educação Especial
Neurociência
divulgação científica
pessoas com deficiência.
Divulgação Científica
Educação Especial
description Há um aumento do interesse da população pelos temas da Neurociência, estampado em capas de revistas e presente em pautas de notícias midiáticas, em filmes e muitas vezes em produtos comerciais. Diante disso, observa-se que a divulgação neurocientífica é útil para auxiliar na alfabetização (neuro)científica e para que tais descobertas se propaguem de forma adequada à população. Nesse contexto, surge o evento “Conhecendo o Cérebro” que faz parte da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia e tem, como objetivo, divulgar a neurociência por meio de exposições, feira de ciências, atividades lúdicas e artísticas e experimentos para a população, incluindo um horário de visitação para as APAES.  Assim, o presente trabalho teve como objetivo principal apontar, através de relatos, as experiências vivenciadas no evento com esse público-alvo, com foco na interação social. Como resultado, duas APAES visitaram o evento em dois momentos. De forma atrativa, lúdica e prática, foi possível divulgar Neurociências aos alunos das APAEs que interagiram com a equipe e relataram aos seus professores que gostaram das atividades. Os professores classificaram a atividade como enriquecedora e os monitores/expositores do evento gostaram da experiência. Conclui-se que atividades de divulgação científica devem incluir pessoas com deficiência que, muitas vezes, são marginalizadas por ações pouco inclusivas e contemplativa das diferenças.Palavras-chave: Educação Especial. Neurociência. Divulgação científica. Pessoas com deficiência. Experience report: APAE students’ visit to the “Getting to know the Brain 2015” Event People are increasingly interested in Neuroscience themes, which feature in magazine covers and are present in mediatic news items, films and even commercial products at times. Given that, neuroscientific promotion is useful both to help people be (neuro)scientifically literate and to adequately spread such discoveries to them. In such context, the “Getting to Know the Brain” event, which belongs in the National Week of Science and Technology, aims to promote neuroscience by means of science fairs, playful and artistic activities, and experiments exhibited to the audience, including a visiting period for children with special needs brought by the Associations of Parents and Friends of Children with Special Needs (APAEs). This paper therefore aimed to report the experiences shared by this target audience in the event, with an emphasis on social interaction. As a result, two APAEs visited the event twice. In an attractive, playful and practical fashion, it was possible to promote neurosciences to the APAE students, who interacted with the staff and told their teachers that they liked the activities. The teachers found the activity enriching, and the event monitors/exhibitors enjoyed the experience. It is concluded that science promoting activities must include disabled people, who are often marginalized by non-inclusive actions, thus making the differences more explicit.Keywords: Special Education. Neuroscience. Scientific promotion. Disabled people.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/631
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/631
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/631/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 21 (2018): POLÍTICAS DE INCLUSÃO E DIVERSIDADE CULTURAL EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO; 484-495
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890352274341888