Relato de experiência: visita de alunos da APAE no evento “Conhecendo o cérebro 2015”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/631 |
Resumo: | Há um aumento do interesse da população pelos temas da Neurociência, estampado em capas de revistas e presente em pautas de notícias midiáticas, em filmes e muitas vezes em produtos comerciais. Diante disso, observa-se que a divulgação neurocientífica é útil para auxiliar na alfabetização (neuro)científica e para que tais descobertas se propaguem de forma adequada à população. Nesse contexto, surge o evento “Conhecendo o Cérebro” que faz parte da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia e tem, como objetivo, divulgar a neurociência por meio de exposições, feira de ciências, atividades lúdicas e artísticas e experimentos para a população, incluindo um horário de visitação para as APAES. Assim, o presente trabalho teve como objetivo principal apontar, através de relatos, as experiências vivenciadas no evento com esse público-alvo, com foco na interação social. Como resultado, duas APAES visitaram o evento em dois momentos. De forma atrativa, lúdica e prática, foi possível divulgar Neurociências aos alunos das APAEs que interagiram com a equipe e relataram aos seus professores que gostaram das atividades. Os professores classificaram a atividade como enriquecedora e os monitores/expositores do evento gostaram da experiência. Conclui-se que atividades de divulgação científica devem incluir pessoas com deficiência que, muitas vezes, são marginalizadas por ações pouco inclusivas e contemplativa das diferenças.Palavras-chave: Educação Especial. Neurociência. Divulgação científica. Pessoas com deficiência. Experience report: APAE students’ visit to the “Getting to know the Brain 2015” Event People are increasingly interested in Neuroscience themes, which feature in magazine covers and are present in mediatic news items, films and even commercial products at times. Given that, neuroscientific promotion is useful both to help people be (neuro)scientifically literate and to adequately spread such discoveries to them. In such context, the “Getting to Know the Brain” event, which belongs in the National Week of Science and Technology, aims to promote neuroscience by means of science fairs, playful and artistic activities, and experiments exhibited to the audience, including a visiting period for children with special needs brought by the Associations of Parents and Friends of Children with Special Needs (APAEs). This paper therefore aimed to report the experiences shared by this target audience in the event, with an emphasis on social interaction. As a result, two APAEs visited the event twice. In an attractive, playful and practical fashion, it was possible to promote neurosciences to the APAE students, who interacted with the staff and told their teachers that they liked the activities. The teachers found the activity enriching, and the event monitors/exhibitors enjoyed the experience. It is concluded that science promoting activities must include disabled people, who are often marginalized by non-inclusive actions, thus making the differences more explicit.Keywords: Special Education. Neuroscience. Scientific promotion. Disabled people. |
id |
EDUL-1_6cde49ab055934dd3edfc50251928c2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/631 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Relato de experiência: visita de alunos da APAE no evento “Conhecendo o cérebro 2015”Educação EspecialNeurociênciadivulgação científicapessoas com deficiência.Divulgação CientíficaEducação EspecialHá um aumento do interesse da população pelos temas da Neurociência, estampado em capas de revistas e presente em pautas de notícias midiáticas, em filmes e muitas vezes em produtos comerciais. Diante disso, observa-se que a divulgação neurocientífica é útil para auxiliar na alfabetização (neuro)científica e para que tais descobertas se propaguem de forma adequada à população. Nesse contexto, surge o evento “Conhecendo o Cérebro” que faz parte da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia e tem, como objetivo, divulgar a neurociência por meio de exposições, feira de ciências, atividades lúdicas e artísticas e experimentos para a população, incluindo um horário de visitação para as APAES. Assim, o presente trabalho teve como objetivo principal apontar, através de relatos, as experiências vivenciadas no evento com esse público-alvo, com foco na interação social. Como resultado, duas APAES visitaram o evento em dois momentos. De forma atrativa, lúdica e prática, foi possível divulgar Neurociências aos alunos das APAEs que interagiram com a equipe e relataram aos seus professores que gostaram das atividades. Os professores classificaram a atividade como enriquecedora e os monitores/expositores do evento gostaram da experiência. Conclui-se que atividades de divulgação científica devem incluir pessoas com deficiência que, muitas vezes, são marginalizadas por ações pouco inclusivas e contemplativa das diferenças.Palavras-chave: Educação Especial. Neurociência. Divulgação científica. Pessoas com deficiência. Experience report: APAE students’ visit to the “Getting to know the Brain 2015” Event People are increasingly interested in Neuroscience themes, which feature in magazine covers and are present in mediatic news items, films and even commercial products at times. Given that, neuroscientific promotion is useful both to help people be (neuro)scientifically literate and to adequately spread such discoveries to them. In such context, the “Getting to Know the Brain” event, which belongs in the National Week of Science and Technology, aims to promote neuroscience by means of science fairs, playful and artistic activities, and experiments exhibited to the audience, including a visiting period for children with special needs brought by the Associations of Parents and Friends of Children with Special Needs (APAEs). This paper therefore aimed to report the experiences shared by this target audience in the event, with an emphasis on social interaction. As a result, two APAEs visited the event twice. In an attractive, playful and practical fashion, it was possible to promote neurosciences to the APAE students, who interacted with the staff and told their teachers that they liked the activities. The teachers found the activity enriching, and the event monitors/exhibitors enjoyed the experience. It is concluded that science promoting activities must include disabled people, who are often marginalized by non-inclusive actions, thus making the differences more explicit.Keywords: Special Education. Neuroscience. Scientific promotion. Disabled people.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2018-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/631REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 21 (2018): POLÍTICAS DE INCLUSÃO E DIVERSIDADE CULTURAL EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO; 484-4952177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/631/pdf_1Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Monara Nelid FortunaMacacare, Ohana TurcatoCruz, Ellen Mayara SouzaMariquito, Mathilde TiellenRocha, Luiz Renato Martins daEkuni, Roberta2021-03-17T21:41:11Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/631Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:41:11Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relato de experiência: visita de alunos da APAE no evento “Conhecendo o cérebro 2015” |
title |
Relato de experiência: visita de alunos da APAE no evento “Conhecendo o cérebro 2015” |
spellingShingle |
Relato de experiência: visita de alunos da APAE no evento “Conhecendo o cérebro 2015” Vieira, Monara Nelid Fortuna Educação Especial Neurociência divulgação científica pessoas com deficiência. Divulgação Científica Educação Especial |
title_short |
Relato de experiência: visita de alunos da APAE no evento “Conhecendo o cérebro 2015” |
title_full |
Relato de experiência: visita de alunos da APAE no evento “Conhecendo o cérebro 2015” |
title_fullStr |
Relato de experiência: visita de alunos da APAE no evento “Conhecendo o cérebro 2015” |
title_full_unstemmed |
Relato de experiência: visita de alunos da APAE no evento “Conhecendo o cérebro 2015” |
title_sort |
Relato de experiência: visita de alunos da APAE no evento “Conhecendo o cérebro 2015” |
author |
Vieira, Monara Nelid Fortuna |
author_facet |
Vieira, Monara Nelid Fortuna Macacare, Ohana Turcato Cruz, Ellen Mayara Souza Mariquito, Mathilde Tiellen Rocha, Luiz Renato Martins da Ekuni, Roberta |
author_role |
author |
author2 |
Macacare, Ohana Turcato Cruz, Ellen Mayara Souza Mariquito, Mathilde Tiellen Rocha, Luiz Renato Martins da Ekuni, Roberta |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Monara Nelid Fortuna Macacare, Ohana Turcato Cruz, Ellen Mayara Souza Mariquito, Mathilde Tiellen Rocha, Luiz Renato Martins da Ekuni, Roberta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Especial Neurociência divulgação científica pessoas com deficiência. Divulgação Científica Educação Especial |
topic |
Educação Especial Neurociência divulgação científica pessoas com deficiência. Divulgação Científica Educação Especial |
description |
Há um aumento do interesse da população pelos temas da Neurociência, estampado em capas de revistas e presente em pautas de notícias midiáticas, em filmes e muitas vezes em produtos comerciais. Diante disso, observa-se que a divulgação neurocientífica é útil para auxiliar na alfabetização (neuro)científica e para que tais descobertas se propaguem de forma adequada à população. Nesse contexto, surge o evento “Conhecendo o Cérebro” que faz parte da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia e tem, como objetivo, divulgar a neurociência por meio de exposições, feira de ciências, atividades lúdicas e artísticas e experimentos para a população, incluindo um horário de visitação para as APAES. Assim, o presente trabalho teve como objetivo principal apontar, através de relatos, as experiências vivenciadas no evento com esse público-alvo, com foco na interação social. Como resultado, duas APAES visitaram o evento em dois momentos. De forma atrativa, lúdica e prática, foi possível divulgar Neurociências aos alunos das APAEs que interagiram com a equipe e relataram aos seus professores que gostaram das atividades. Os professores classificaram a atividade como enriquecedora e os monitores/expositores do evento gostaram da experiência. Conclui-se que atividades de divulgação científica devem incluir pessoas com deficiência que, muitas vezes, são marginalizadas por ações pouco inclusivas e contemplativa das diferenças.Palavras-chave: Educação Especial. Neurociência. Divulgação científica. Pessoas com deficiência. Experience report: APAE students’ visit to the “Getting to know the Brain 2015” Event People are increasingly interested in Neuroscience themes, which feature in magazine covers and are present in mediatic news items, films and even commercial products at times. Given that, neuroscientific promotion is useful both to help people be (neuro)scientifically literate and to adequately spread such discoveries to them. In such context, the “Getting to Know the Brain” event, which belongs in the National Week of Science and Technology, aims to promote neuroscience by means of science fairs, playful and artistic activities, and experiments exhibited to the audience, including a visiting period for children with special needs brought by the Associations of Parents and Friends of Children with Special Needs (APAEs). This paper therefore aimed to report the experiences shared by this target audience in the event, with an emphasis on social interaction. As a result, two APAEs visited the event twice. In an attractive, playful and practical fashion, it was possible to promote neurosciences to the APAE students, who interacted with the staff and told their teachers that they liked the activities. The teachers found the activity enriching, and the event monitors/exhibitors enjoyed the experience. It is concluded that science promoting activities must include disabled people, who are often marginalized by non-inclusive actions, thus making the differences more explicit.Keywords: Special Education. Neuroscience. Scientific promotion. Disabled people. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/631 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/631 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/631/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 10 n. 21 (2018): POLÍTICAS DE INCLUSÃO E DIVERSIDADE CULTURAL EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO; 484-495 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890352274341888 |