Formação Pedagógica e Estética na Disciplina de Estágio Supervisionado: aprendizagens docentes de estudantes universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Ana Cristina
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Porto, Bernadete Souza, Castro, Francisco Mirtiel Frankson Moura, Moura, Rogério Adolfo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/488
Resumo: Este artigo traz reflexões sobre vivências formativas na disciplina Estágio Supervisionado em duas universidades públicas estaduais do Brasil, sendo uma localizada no Nordeste e outra, no Sudeste. As análises focalizam as aprendizagens constituídas com experimentações estético-pedagógicas na referida disciplina, tomando-as como elementos essenciais à formação integral e sensível de professores. O texto fundamenta-se em estudo bibliográfico de autores como Barreiro & Gebran; Buriolla; Farias et. al.;Fazenda; Imbernon; Pimenta, dentre outros. Também foi desenvolvida pesquisa empírica de caráter qualitativo, envolvendo observação participante, registros em diário de campo e entrevistas. Análises revelam que a unidade teoria-prática é percebida pelos estudantes na disciplina referida e que as vivências apresentadas articularam múltiplos saberes como os estéticos, os de práticas de ensino, os pedagógicos e os interrelacionais.Palavras-chave: Estágio supervisionado. Formação pedagógica. Educação estética. Aprendizagem docente.
id EDUL-1_73443c1cf1dba616b335e662e7e7fc3a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/488
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Formação Pedagógica e Estética na Disciplina de Estágio Supervisionado: aprendizagens docentes de estudantes universitáriosEstágio supervisionadoFormação pedagógicaEducação estéticaAprendizagem docenteFormação de ProfessoresEste artigo traz reflexões sobre vivências formativas na disciplina Estágio Supervisionado em duas universidades públicas estaduais do Brasil, sendo uma localizada no Nordeste e outra, no Sudeste. As análises focalizam as aprendizagens constituídas com experimentações estético-pedagógicas na referida disciplina, tomando-as como elementos essenciais à formação integral e sensível de professores. O texto fundamenta-se em estudo bibliográfico de autores como Barreiro & Gebran; Buriolla; Farias et. al.;Fazenda; Imbernon; Pimenta, dentre outros. Também foi desenvolvida pesquisa empírica de caráter qualitativo, envolvendo observação participante, registros em diário de campo e entrevistas. Análises revelam que a unidade teoria-prática é percebida pelos estudantes na disciplina referida e que as vivências apresentadas articularam múltiplos saberes como os estéticos, os de práticas de ensino, os pedagógicos e os interrelacionais.Palavras-chave: Estágio supervisionado. Formação pedagógica. Educação estética. Aprendizagem docente.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2016-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/488REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 7 n. 14 (2015): CENÁRIOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR E DA EDUCAÇAO BÁSICA: CONTRAPONTOS; 385-4052177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/488/pdfCopyright (c) 2016 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, Ana CristinaPorto, Bernadete SouzaCastro, Francisco Mirtiel Frankson MouraMoura, Rogério Adolfo2021-03-17T21:36:15Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/488Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:36:15Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação Pedagógica e Estética na Disciplina de Estágio Supervisionado: aprendizagens docentes de estudantes universitários
title Formação Pedagógica e Estética na Disciplina de Estágio Supervisionado: aprendizagens docentes de estudantes universitários
spellingShingle Formação Pedagógica e Estética na Disciplina de Estágio Supervisionado: aprendizagens docentes de estudantes universitários
Moraes, Ana Cristina
Estágio supervisionado
Formação pedagógica
Educação estética
Aprendizagem docente
Formação de Professores
title_short Formação Pedagógica e Estética na Disciplina de Estágio Supervisionado: aprendizagens docentes de estudantes universitários
title_full Formação Pedagógica e Estética na Disciplina de Estágio Supervisionado: aprendizagens docentes de estudantes universitários
title_fullStr Formação Pedagógica e Estética na Disciplina de Estágio Supervisionado: aprendizagens docentes de estudantes universitários
title_full_unstemmed Formação Pedagógica e Estética na Disciplina de Estágio Supervisionado: aprendizagens docentes de estudantes universitários
title_sort Formação Pedagógica e Estética na Disciplina de Estágio Supervisionado: aprendizagens docentes de estudantes universitários
author Moraes, Ana Cristina
author_facet Moraes, Ana Cristina
Porto, Bernadete Souza
Castro, Francisco Mirtiel Frankson Moura
Moura, Rogério Adolfo
author_role author
author2 Porto, Bernadete Souza
Castro, Francisco Mirtiel Frankson Moura
Moura, Rogério Adolfo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Ana Cristina
Porto, Bernadete Souza
Castro, Francisco Mirtiel Frankson Moura
Moura, Rogério Adolfo
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio supervisionado
Formação pedagógica
Educação estética
Aprendizagem docente
Formação de Professores
topic Estágio supervisionado
Formação pedagógica
Educação estética
Aprendizagem docente
Formação de Professores
description Este artigo traz reflexões sobre vivências formativas na disciplina Estágio Supervisionado em duas universidades públicas estaduais do Brasil, sendo uma localizada no Nordeste e outra, no Sudeste. As análises focalizam as aprendizagens constituídas com experimentações estético-pedagógicas na referida disciplina, tomando-as como elementos essenciais à formação integral e sensível de professores. O texto fundamenta-se em estudo bibliográfico de autores como Barreiro & Gebran; Buriolla; Farias et. al.;Fazenda; Imbernon; Pimenta, dentre outros. Também foi desenvolvida pesquisa empírica de caráter qualitativo, envolvendo observação participante, registros em diário de campo e entrevistas. Análises revelam que a unidade teoria-prática é percebida pelos estudantes na disciplina referida e que as vivências apresentadas articularam múltiplos saberes como os estéticos, os de práticas de ensino, os pedagógicos e os interrelacionais.Palavras-chave: Estágio supervisionado. Formação pedagógica. Educação estética. Aprendizagem docente.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/488
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/488
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/488/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 7 n. 14 (2015): CENÁRIOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR E DA EDUCAÇAO BÁSICA: CONTRAPONTOS; 385-405
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351808774144