Formação Pedagógica e Estética na Disciplina de Estágio Supervisionado: aprendizagens docentes de estudantes universitários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/488 |
Resumo: | Este artigo traz reflexões sobre vivências formativas na disciplina Estágio Supervisionado em duas universidades públicas estaduais do Brasil, sendo uma localizada no Nordeste e outra, no Sudeste. As análises focalizam as aprendizagens constituídas com experimentações estético-pedagógicas na referida disciplina, tomando-as como elementos essenciais à formação integral e sensível de professores. O texto fundamenta-se em estudo bibliográfico de autores como Barreiro & Gebran; Buriolla; Farias et. al.;Fazenda; Imbernon; Pimenta, dentre outros. Também foi desenvolvida pesquisa empírica de caráter qualitativo, envolvendo observação participante, registros em diário de campo e entrevistas. Análises revelam que a unidade teoria-prática é percebida pelos estudantes na disciplina referida e que as vivências apresentadas articularam múltiplos saberes como os estéticos, os de práticas de ensino, os pedagógicos e os interrelacionais.Palavras-chave: Estágio supervisionado. Formação pedagógica. Educação estética. Aprendizagem docente. |
id |
EDUL-1_73443c1cf1dba616b335e662e7e7fc3a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/488 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação Pedagógica e Estética na Disciplina de Estágio Supervisionado: aprendizagens docentes de estudantes universitáriosEstágio supervisionadoFormação pedagógicaEducação estéticaAprendizagem docenteFormação de ProfessoresEste artigo traz reflexões sobre vivências formativas na disciplina Estágio Supervisionado em duas universidades públicas estaduais do Brasil, sendo uma localizada no Nordeste e outra, no Sudeste. As análises focalizam as aprendizagens constituídas com experimentações estético-pedagógicas na referida disciplina, tomando-as como elementos essenciais à formação integral e sensível de professores. O texto fundamenta-se em estudo bibliográfico de autores como Barreiro & Gebran; Buriolla; Farias et. al.;Fazenda; Imbernon; Pimenta, dentre outros. Também foi desenvolvida pesquisa empírica de caráter qualitativo, envolvendo observação participante, registros em diário de campo e entrevistas. Análises revelam que a unidade teoria-prática é percebida pelos estudantes na disciplina referida e que as vivências apresentadas articularam múltiplos saberes como os estéticos, os de práticas de ensino, os pedagógicos e os interrelacionais.Palavras-chave: Estágio supervisionado. Formação pedagógica. Educação estética. Aprendizagem docente.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2016-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/488REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 7 n. 14 (2015): CENÁRIOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR E DA EDUCAÇAO BÁSICA: CONTRAPONTOS; 385-4052177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/488/pdfCopyright (c) 2016 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, Ana CristinaPorto, Bernadete SouzaCastro, Francisco Mirtiel Frankson MouraMoura, Rogério Adolfo2021-03-17T21:36:15Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/488Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:36:15Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação Pedagógica e Estética na Disciplina de Estágio Supervisionado: aprendizagens docentes de estudantes universitários |
title |
Formação Pedagógica e Estética na Disciplina de Estágio Supervisionado: aprendizagens docentes de estudantes universitários |
spellingShingle |
Formação Pedagógica e Estética na Disciplina de Estágio Supervisionado: aprendizagens docentes de estudantes universitários Moraes, Ana Cristina Estágio supervisionado Formação pedagógica Educação estética Aprendizagem docente Formação de Professores |
title_short |
Formação Pedagógica e Estética na Disciplina de Estágio Supervisionado: aprendizagens docentes de estudantes universitários |
title_full |
Formação Pedagógica e Estética na Disciplina de Estágio Supervisionado: aprendizagens docentes de estudantes universitários |
title_fullStr |
Formação Pedagógica e Estética na Disciplina de Estágio Supervisionado: aprendizagens docentes de estudantes universitários |
title_full_unstemmed |
Formação Pedagógica e Estética na Disciplina de Estágio Supervisionado: aprendizagens docentes de estudantes universitários |
title_sort |
Formação Pedagógica e Estética na Disciplina de Estágio Supervisionado: aprendizagens docentes de estudantes universitários |
author |
Moraes, Ana Cristina |
author_facet |
Moraes, Ana Cristina Porto, Bernadete Souza Castro, Francisco Mirtiel Frankson Moura Moura, Rogério Adolfo |
author_role |
author |
author2 |
Porto, Bernadete Souza Castro, Francisco Mirtiel Frankson Moura Moura, Rogério Adolfo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Ana Cristina Porto, Bernadete Souza Castro, Francisco Mirtiel Frankson Moura Moura, Rogério Adolfo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio supervisionado Formação pedagógica Educação estética Aprendizagem docente Formação de Professores |
topic |
Estágio supervisionado Formação pedagógica Educação estética Aprendizagem docente Formação de Professores |
description |
Este artigo traz reflexões sobre vivências formativas na disciplina Estágio Supervisionado em duas universidades públicas estaduais do Brasil, sendo uma localizada no Nordeste e outra, no Sudeste. As análises focalizam as aprendizagens constituídas com experimentações estético-pedagógicas na referida disciplina, tomando-as como elementos essenciais à formação integral e sensível de professores. O texto fundamenta-se em estudo bibliográfico de autores como Barreiro & Gebran; Buriolla; Farias et. al.;Fazenda; Imbernon; Pimenta, dentre outros. Também foi desenvolvida pesquisa empírica de caráter qualitativo, envolvendo observação participante, registros em diário de campo e entrevistas. Análises revelam que a unidade teoria-prática é percebida pelos estudantes na disciplina referida e que as vivências apresentadas articularam múltiplos saberes como os estéticos, os de práticas de ensino, os pedagógicos e os interrelacionais.Palavras-chave: Estágio supervisionado. Formação pedagógica. Educação estética. Aprendizagem docente. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/488 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/488 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/488/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 7 n. 14 (2015): CENÁRIOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR E DA EDUCAÇAO BÁSICA: CONTRAPONTOS; 385-405 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890351808774144 |