Questionando identidades, diferenças e formação de subjetividades com o cotidiano escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/310 |
Resumo: | Trazemos neste trabalho uma rede de conhecimento que deriva de um movimento macro de pesquisa desenvolvida a partir de um mergulho no/do/com o cotidiano de uma escola municipal, inserida na rede de ensino de Juiz de Fora – MG. A partir de duas situações ocorridas no/com o cotidiano da referida escola, sendo a primeira ligada a questões referente a sexualidade humana, e a segunda com a qual buscamos trabalhar a formação de subjetividades rebeldes face a indagação vinda de uma aluna referente a sua raça, nosso objetivo é trazer a tona movimentos com os quais os sujeitos praticantes buscaram ressignificar suas maneiras de estar, serem e sentirem o mundo. Para tal entrelaçamos nossas diferentes percepções com o intuito de enaltecer a necessidade de vivermos a conflitualidade de identidades e diferenças, assumindo que desses sentidos podemos levar em conta que as práticas tecidas no cotidiano escolar buscaram considerar a subjetividade e as diferenças como elementos catalisadores, que diante do assombro e espanto das atitudes regulatórias que tivemos nos levou a defender a hipótese de que nossas práticas puderam favorecer a intervenção sobre a formação das redes de subjetividades individuais e coletivas diante da proposta de ressignificar identidade e diferença. |
id |
EDUL-1_7f9b98db003001de3cd5309b821f0856 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/310 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Questionando identidades, diferenças e formação de subjetividades com o cotidiano escolarIdentidadediferençacotidiano escolarCotidiano escolardiferençasTrazemos neste trabalho uma rede de conhecimento que deriva de um movimento macro de pesquisa desenvolvida a partir de um mergulho no/do/com o cotidiano de uma escola municipal, inserida na rede de ensino de Juiz de Fora – MG. A partir de duas situações ocorridas no/com o cotidiano da referida escola, sendo a primeira ligada a questões referente a sexualidade humana, e a segunda com a qual buscamos trabalhar a formação de subjetividades rebeldes face a indagação vinda de uma aluna referente a sua raça, nosso objetivo é trazer a tona movimentos com os quais os sujeitos praticantes buscaram ressignificar suas maneiras de estar, serem e sentirem o mundo. Para tal entrelaçamos nossas diferentes percepções com o intuito de enaltecer a necessidade de vivermos a conflitualidade de identidades e diferenças, assumindo que desses sentidos podemos levar em conta que as práticas tecidas no cotidiano escolar buscaram considerar a subjetividade e as diferenças como elementos catalisadores, que diante do assombro e espanto das atitudes regulatórias que tivemos nos levou a defender a hipótese de que nossas práticas puderam favorecer a intervenção sobre a formação das redes de subjetividades individuais e coletivas diante da proposta de ressignificar identidade e diferença.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2014-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/310REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 5 n. 10 (2013): DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, TECNOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 450-4672177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/310/pdfGonçalves, Rafael Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:31:46Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/310Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:31:46Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Questionando identidades, diferenças e formação de subjetividades com o cotidiano escolar |
title |
Questionando identidades, diferenças e formação de subjetividades com o cotidiano escolar |
spellingShingle |
Questionando identidades, diferenças e formação de subjetividades com o cotidiano escolar Gonçalves, Rafael Marques Identidade diferença cotidiano escolar Cotidiano escolar diferenças |
title_short |
Questionando identidades, diferenças e formação de subjetividades com o cotidiano escolar |
title_full |
Questionando identidades, diferenças e formação de subjetividades com o cotidiano escolar |
title_fullStr |
Questionando identidades, diferenças e formação de subjetividades com o cotidiano escolar |
title_full_unstemmed |
Questionando identidades, diferenças e formação de subjetividades com o cotidiano escolar |
title_sort |
Questionando identidades, diferenças e formação de subjetividades com o cotidiano escolar |
author |
Gonçalves, Rafael Marques |
author_facet |
Gonçalves, Rafael Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Rafael Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade diferença cotidiano escolar Cotidiano escolar diferenças |
topic |
Identidade diferença cotidiano escolar Cotidiano escolar diferenças |
description |
Trazemos neste trabalho uma rede de conhecimento que deriva de um movimento macro de pesquisa desenvolvida a partir de um mergulho no/do/com o cotidiano de uma escola municipal, inserida na rede de ensino de Juiz de Fora – MG. A partir de duas situações ocorridas no/com o cotidiano da referida escola, sendo a primeira ligada a questões referente a sexualidade humana, e a segunda com a qual buscamos trabalhar a formação de subjetividades rebeldes face a indagação vinda de uma aluna referente a sua raça, nosso objetivo é trazer a tona movimentos com os quais os sujeitos praticantes buscaram ressignificar suas maneiras de estar, serem e sentirem o mundo. Para tal entrelaçamos nossas diferentes percepções com o intuito de enaltecer a necessidade de vivermos a conflitualidade de identidades e diferenças, assumindo que desses sentidos podemos levar em conta que as práticas tecidas no cotidiano escolar buscaram considerar a subjetividade e as diferenças como elementos catalisadores, que diante do assombro e espanto das atitudes regulatórias que tivemos nos levou a defender a hipótese de que nossas práticas puderam favorecer a intervenção sobre a formação das redes de subjetividades individuais e coletivas diante da proposta de ressignificar identidade e diferença. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/310 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/310 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/310/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 5 n. 10 (2013): DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, TECNOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 450-467 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890351713353728 |