Questionando identidades, diferenças e formação de subjetividades com o cotidiano escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Rafael Marques
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/310
Resumo: Trazemos neste trabalho uma rede de conhecimento que deriva de um movimento macro de pesquisa desenvolvida a partir de um mergulho no/do/com o cotidiano de uma escola municipal, inserida na rede de ensino de Juiz de Fora – MG. A partir de duas situações ocorridas no/com o cotidiano da referida escola, sendo a primeira ligada a questões referente a sexualidade humana, e a segunda com a qual buscamos trabalhar a formação de subjetividades rebeldes face a indagação vinda de uma aluna referente a sua raça, nosso objetivo é trazer a tona movimentos com os quais os sujeitos praticantes buscaram ressignificar suas maneiras de estar, serem e sentirem o mundo. Para tal entrelaçamos nossas diferentes percepções com o intuito de enaltecer a necessidade de vivermos a conflitualidade de identidades e diferenças, assumindo que desses sentidos podemos levar em conta que as práticas tecidas no cotidiano escolar buscaram considerar a subjetividade e as diferenças como elementos catalisadores, que diante do assombro e espanto das atitudes regulatórias que tivemos nos levou a defender a hipótese de que nossas práticas puderam favorecer a intervenção sobre a formação das redes de subjetividades individuais e coletivas diante da proposta de ressignificar identidade e diferença.
id EDUL-1_7f9b98db003001de3cd5309b821f0856
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/310
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Questionando identidades, diferenças e formação de subjetividades com o cotidiano escolarIdentidadediferençacotidiano escolarCotidiano escolardiferençasTrazemos neste trabalho uma rede de conhecimento que deriva de um movimento macro de pesquisa desenvolvida a partir de um mergulho no/do/com o cotidiano de uma escola municipal, inserida na rede de ensino de Juiz de Fora – MG. A partir de duas situações ocorridas no/com o cotidiano da referida escola, sendo a primeira ligada a questões referente a sexualidade humana, e a segunda com a qual buscamos trabalhar a formação de subjetividades rebeldes face a indagação vinda de uma aluna referente a sua raça, nosso objetivo é trazer a tona movimentos com os quais os sujeitos praticantes buscaram ressignificar suas maneiras de estar, serem e sentirem o mundo. Para tal entrelaçamos nossas diferentes percepções com o intuito de enaltecer a necessidade de vivermos a conflitualidade de identidades e diferenças, assumindo que desses sentidos podemos levar em conta que as práticas tecidas no cotidiano escolar buscaram considerar a subjetividade e as diferenças como elementos catalisadores, que diante do assombro e espanto das atitudes regulatórias que tivemos nos levou a defender a hipótese de que nossas práticas puderam favorecer a intervenção sobre a formação das redes de subjetividades individuais e coletivas diante da proposta de ressignificar identidade e diferença.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2014-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/310REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 5 n. 10 (2013): DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, TECNOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 450-4672177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/310/pdfGonçalves, Rafael Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:31:46Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/310Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:31:46Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Questionando identidades, diferenças e formação de subjetividades com o cotidiano escolar
title Questionando identidades, diferenças e formação de subjetividades com o cotidiano escolar
spellingShingle Questionando identidades, diferenças e formação de subjetividades com o cotidiano escolar
Gonçalves, Rafael Marques
Identidade
diferença
cotidiano escolar
Cotidiano escolar
diferenças
title_short Questionando identidades, diferenças e formação de subjetividades com o cotidiano escolar
title_full Questionando identidades, diferenças e formação de subjetividades com o cotidiano escolar
title_fullStr Questionando identidades, diferenças e formação de subjetividades com o cotidiano escolar
title_full_unstemmed Questionando identidades, diferenças e formação de subjetividades com o cotidiano escolar
title_sort Questionando identidades, diferenças e formação de subjetividades com o cotidiano escolar
author Gonçalves, Rafael Marques
author_facet Gonçalves, Rafael Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Rafael Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade
diferença
cotidiano escolar
Cotidiano escolar
diferenças
topic Identidade
diferença
cotidiano escolar
Cotidiano escolar
diferenças
description Trazemos neste trabalho uma rede de conhecimento que deriva de um movimento macro de pesquisa desenvolvida a partir de um mergulho no/do/com o cotidiano de uma escola municipal, inserida na rede de ensino de Juiz de Fora – MG. A partir de duas situações ocorridas no/com o cotidiano da referida escola, sendo a primeira ligada a questões referente a sexualidade humana, e a segunda com a qual buscamos trabalhar a formação de subjetividades rebeldes face a indagação vinda de uma aluna referente a sua raça, nosso objetivo é trazer a tona movimentos com os quais os sujeitos praticantes buscaram ressignificar suas maneiras de estar, serem e sentirem o mundo. Para tal entrelaçamos nossas diferentes percepções com o intuito de enaltecer a necessidade de vivermos a conflitualidade de identidades e diferenças, assumindo que desses sentidos podemos levar em conta que as práticas tecidas no cotidiano escolar buscaram considerar a subjetividade e as diferenças como elementos catalisadores, que diante do assombro e espanto das atitudes regulatórias que tivemos nos levou a defender a hipótese de que nossas práticas puderam favorecer a intervenção sobre a formação das redes de subjetividades individuais e coletivas diante da proposta de ressignificar identidade e diferença.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/310
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/310/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 5 n. 10 (2013): DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, TECNOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 450-467
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351713353728