Concepções docentes sobre diferença no cotidiano de escolas do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Russo,Kelly
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Araujo,Cinthia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000300004
Resumo: Um debate frequente e atual na sociedade brasileira é a relação entre diferenças culturais e cotidiano escolar. Este trabalho apresenta parte dos resultados de uma pesquisa qualitativa realizada entre 2006 e 2009, focalizando a análise sobre como professores/as identificam as diferenças presentes no espaço escolar e quais dispositivos pedagógicos mobilizam para lidar com elas. A pesquisa incluiu a realização de entrevistas semiestruturadas com professores/as do ensino fundamental, cujos resultados provocaram a organização de um grupo focal em que professores de escolas públicas e privadas aprofundaram a discussão. Este texto dedica-se a apresentar alguns resultados da análise do grupo focal. Entre os aspectos em destaque, verificou-se que os processos de identificação das diferenças aparecem, em geral, relacionados a situações de desigualdade e de preconceito; e a utilização de estratégias didáticas, ora pretendem igualar, ora desejam valorizar as diferenças.
id EAA-1_3d487625e91cd313d5e9154ae048d399
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782013000300004
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Concepções docentes sobre diferença no cotidiano de escolas do Rio de Janeirodiferença culturalcotidiano escolardispositivos pedagógicosUm debate frequente e atual na sociedade brasileira é a relação entre diferenças culturais e cotidiano escolar. Este trabalho apresenta parte dos resultados de uma pesquisa qualitativa realizada entre 2006 e 2009, focalizando a análise sobre como professores/as identificam as diferenças presentes no espaço escolar e quais dispositivos pedagógicos mobilizam para lidar com elas. A pesquisa incluiu a realização de entrevistas semiestruturadas com professores/as do ensino fundamental, cujos resultados provocaram a organização de um grupo focal em que professores de escolas públicas e privadas aprofundaram a discussão. Este texto dedica-se a apresentar alguns resultados da análise do grupo focal. Entre os aspectos em destaque, verificou-se que os processos de identificação das diferenças aparecem, em geral, relacionados a situações de desigualdade e de preconceito; e a utilização de estratégias didáticas, ora pretendem igualar, ora desejam valorizar as diferenças.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2013-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000300004Revista Brasileira de Educação v.18 n.54 2013reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782013000300004info:eu-repo/semantics/openAccessRusso,KellyAraujo,Cinthiapor2014-02-13T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782013000300004Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2014-02-13T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções docentes sobre diferença no cotidiano de escolas do Rio de Janeiro
title Concepções docentes sobre diferença no cotidiano de escolas do Rio de Janeiro
spellingShingle Concepções docentes sobre diferença no cotidiano de escolas do Rio de Janeiro
Russo,Kelly
diferença cultural
cotidiano escolar
dispositivos pedagógicos
title_short Concepções docentes sobre diferença no cotidiano de escolas do Rio de Janeiro
title_full Concepções docentes sobre diferença no cotidiano de escolas do Rio de Janeiro
title_fullStr Concepções docentes sobre diferença no cotidiano de escolas do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Concepções docentes sobre diferença no cotidiano de escolas do Rio de Janeiro
title_sort Concepções docentes sobre diferença no cotidiano de escolas do Rio de Janeiro
author Russo,Kelly
author_facet Russo,Kelly
Araujo,Cinthia
author_role author
author2 Araujo,Cinthia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Russo,Kelly
Araujo,Cinthia
dc.subject.por.fl_str_mv diferença cultural
cotidiano escolar
dispositivos pedagógicos
topic diferença cultural
cotidiano escolar
dispositivos pedagógicos
description Um debate frequente e atual na sociedade brasileira é a relação entre diferenças culturais e cotidiano escolar. Este trabalho apresenta parte dos resultados de uma pesquisa qualitativa realizada entre 2006 e 2009, focalizando a análise sobre como professores/as identificam as diferenças presentes no espaço escolar e quais dispositivos pedagógicos mobilizam para lidar com elas. A pesquisa incluiu a realização de entrevistas semiestruturadas com professores/as do ensino fundamental, cujos resultados provocaram a organização de um grupo focal em que professores de escolas públicas e privadas aprofundaram a discussão. Este texto dedica-se a apresentar alguns resultados da análise do grupo focal. Entre os aspectos em destaque, verificou-se que os processos de identificação das diferenças aparecem, em geral, relacionados a situações de desigualdade e de preconceito; e a utilização de estratégias didáticas, ora pretendem igualar, ora desejam valorizar as diferenças.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000300004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000300004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782013000300004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.18 n.54 2013
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122491259781120