As abordagens pós-críticas em pesquisa educacional na perspectiva do "ator plural” de Bernard Lahire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Shirlei de Souza
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Ferri, Cássia, Ferreira, Janara Cunha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/518
Resumo: Este trabalho objetiva discutir a socialização dos atores, a singularidade das ações e as implicações destas dimensões na compreensão dos fatos sociais a partir da abordagem qualitativa de pesquisa em educação. Contextualiza o surgimento das teorias pós-críticas em pesquisa e segue com a análise dos possíveis desafios encontrados na utilização destas novas tendências metodológicas no campo da pesquisa educacional. Como resultado desta discussão, afirmamos a importância do pesquisador em reconhecer-se como ator plural, para avistar a pluralidade e encorajar-se à experimentação, à curiosidade, à historicidade e à crítica frente à pesquisa realizada.Palavras-chave: Pesquisa educacional. Teorias Pós-críticas. Socialização.THE POST-CRITICAL APPROACHES IN EDUCATIONAL RESEARCH IN THE PERSPECTIVE OF BERNARD LAHIRE’S “PLURAL ACTOR” Abstract: This study aims at discussing the socialization of the actors, the singularity of actions and the implications of these dimensions in the comprehension of social facts from the qualitative approach of educational research. It contextualizes the emergence of post-critical theories in research and continues with the analysis of the possible challenges found in the use of new methodological trends in the educational research field. As a result of this discussion, we affirm the importance of the researcher recognizing him/herself as a plural actor in order to perceive plurality and encourage experimentation, curiosity, historicity and criticism in view of the research conducted. Keywords: Educational research; Post-critical theories; socialization
id EDUL-1_7fb236e6ffa4545628251d15c96edca4
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/518
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling As abordagens pós-críticas em pesquisa educacional na perspectiva do "ator plural” de Bernard LahirePesquisa educacional. Teorias Pós-críticas. SocializaçãoLahirePesquisa educacionalEste trabalho objetiva discutir a socialização dos atores, a singularidade das ações e as implicações destas dimensões na compreensão dos fatos sociais a partir da abordagem qualitativa de pesquisa em educação. Contextualiza o surgimento das teorias pós-críticas em pesquisa e segue com a análise dos possíveis desafios encontrados na utilização destas novas tendências metodológicas no campo da pesquisa educacional. Como resultado desta discussão, afirmamos a importância do pesquisador em reconhecer-se como ator plural, para avistar a pluralidade e encorajar-se à experimentação, à curiosidade, à historicidade e à crítica frente à pesquisa realizada.Palavras-chave: Pesquisa educacional. Teorias Pós-críticas. Socialização.THE POST-CRITICAL APPROACHES IN EDUCATIONAL RESEARCH IN THE PERSPECTIVE OF BERNARD LAHIRE’S “PLURAL ACTOR” Abstract: This study aims at discussing the socialization of the actors, the singularity of actions and the implications of these dimensions in the comprehension of social facts from the qualitative approach of educational research. It contextualizes the emergence of post-critical theories in research and continues with the analysis of the possible challenges found in the use of new methodological trends in the educational research field. As a result of this discussion, we affirm the importance of the researcher recognizing him/herself as a plural actor in order to perceive plurality and encourage experimentation, curiosity, historicity and criticism in view of the research conducted. Keywords: Educational research; Post-critical theories; socializationEDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2015-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos parespesquisaapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/518REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 7 n. 13 (2015): ABORDAGENS METODOLÓGICAS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA; 75-892177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/518/pdfCorrêa, Shirlei de SouzaFerri, CássiaFerreira, Janara Cunhainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:35:44Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/518Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:35:44Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv As abordagens pós-críticas em pesquisa educacional na perspectiva do "ator plural” de Bernard Lahire
title As abordagens pós-críticas em pesquisa educacional na perspectiva do "ator plural” de Bernard Lahire
spellingShingle As abordagens pós-críticas em pesquisa educacional na perspectiva do "ator plural” de Bernard Lahire
Corrêa, Shirlei de Souza
Pesquisa educacional. Teorias Pós-críticas. Socialização
Lahire
Pesquisa educacional
title_short As abordagens pós-críticas em pesquisa educacional na perspectiva do "ator plural” de Bernard Lahire
title_full As abordagens pós-críticas em pesquisa educacional na perspectiva do "ator plural” de Bernard Lahire
title_fullStr As abordagens pós-críticas em pesquisa educacional na perspectiva do "ator plural” de Bernard Lahire
title_full_unstemmed As abordagens pós-críticas em pesquisa educacional na perspectiva do "ator plural” de Bernard Lahire
title_sort As abordagens pós-críticas em pesquisa educacional na perspectiva do "ator plural” de Bernard Lahire
author Corrêa, Shirlei de Souza
author_facet Corrêa, Shirlei de Souza
Ferri, Cássia
Ferreira, Janara Cunha
author_role author
author2 Ferri, Cássia
Ferreira, Janara Cunha
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Shirlei de Souza
Ferri, Cássia
Ferreira, Janara Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa educacional. Teorias Pós-críticas. Socialização
Lahire
Pesquisa educacional
topic Pesquisa educacional. Teorias Pós-críticas. Socialização
Lahire
Pesquisa educacional
description Este trabalho objetiva discutir a socialização dos atores, a singularidade das ações e as implicações destas dimensões na compreensão dos fatos sociais a partir da abordagem qualitativa de pesquisa em educação. Contextualiza o surgimento das teorias pós-críticas em pesquisa e segue com a análise dos possíveis desafios encontrados na utilização destas novas tendências metodológicas no campo da pesquisa educacional. Como resultado desta discussão, afirmamos a importância do pesquisador em reconhecer-se como ator plural, para avistar a pluralidade e encorajar-se à experimentação, à curiosidade, à historicidade e à crítica frente à pesquisa realizada.Palavras-chave: Pesquisa educacional. Teorias Pós-críticas. Socialização.THE POST-CRITICAL APPROACHES IN EDUCATIONAL RESEARCH IN THE PERSPECTIVE OF BERNARD LAHIRE’S “PLURAL ACTOR” Abstract: This study aims at discussing the socialization of the actors, the singularity of actions and the implications of these dimensions in the comprehension of social facts from the qualitative approach of educational research. It contextualizes the emergence of post-critical theories in research and continues with the analysis of the possible challenges found in the use of new methodological trends in the educational research field. As a result of this discussion, we affirm the importance of the researcher recognizing him/herself as a plural actor in order to perceive plurality and encourage experimentation, curiosity, historicity and criticism in view of the research conducted. Keywords: Educational research; Post-critical theories; socialization
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
pesquisa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/518
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/518
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/518/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 7 n. 13 (2015): ABORDAGENS METODOLÓGICAS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA; 75-89
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351833939968