As abordagens pós-críticas em pesquisa educacional na perspectiva do "ator plural” de Bernard Lahire
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/518 |
Resumo: | Este trabalho objetiva discutir a socialização dos atores, a singularidade das ações e as implicações destas dimensões na compreensão dos fatos sociais a partir da abordagem qualitativa de pesquisa em educação. Contextualiza o surgimento das teorias pós-críticas em pesquisa e segue com a análise dos possíveis desafios encontrados na utilização destas novas tendências metodológicas no campo da pesquisa educacional. Como resultado desta discussão, afirmamos a importância do pesquisador em reconhecer-se como ator plural, para avistar a pluralidade e encorajar-se à experimentação, à curiosidade, à historicidade e à crítica frente à pesquisa realizada.Palavras-chave: Pesquisa educacional. Teorias Pós-críticas. Socialização.THE POST-CRITICAL APPROACHES IN EDUCATIONAL RESEARCH IN THE PERSPECTIVE OF BERNARD LAHIRE’S “PLURAL ACTOR” Abstract: This study aims at discussing the socialization of the actors, the singularity of actions and the implications of these dimensions in the comprehension of social facts from the qualitative approach of educational research. It contextualizes the emergence of post-critical theories in research and continues with the analysis of the possible challenges found in the use of new methodological trends in the educational research field. As a result of this discussion, we affirm the importance of the researcher recognizing him/herself as a plural actor in order to perceive plurality and encourage experimentation, curiosity, historicity and criticism in view of the research conducted. Keywords: Educational research; Post-critical theories; socialization |
id |
EDUL-1_7fb236e6ffa4545628251d15c96edca4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/518 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
As abordagens pós-críticas em pesquisa educacional na perspectiva do "ator plural” de Bernard LahirePesquisa educacional. Teorias Pós-críticas. SocializaçãoLahirePesquisa educacionalEste trabalho objetiva discutir a socialização dos atores, a singularidade das ações e as implicações destas dimensões na compreensão dos fatos sociais a partir da abordagem qualitativa de pesquisa em educação. Contextualiza o surgimento das teorias pós-críticas em pesquisa e segue com a análise dos possíveis desafios encontrados na utilização destas novas tendências metodológicas no campo da pesquisa educacional. Como resultado desta discussão, afirmamos a importância do pesquisador em reconhecer-se como ator plural, para avistar a pluralidade e encorajar-se à experimentação, à curiosidade, à historicidade e à crítica frente à pesquisa realizada.Palavras-chave: Pesquisa educacional. Teorias Pós-críticas. Socialização.THE POST-CRITICAL APPROACHES IN EDUCATIONAL RESEARCH IN THE PERSPECTIVE OF BERNARD LAHIRE’S “PLURAL ACTOR” Abstract: This study aims at discussing the socialization of the actors, the singularity of actions and the implications of these dimensions in the comprehension of social facts from the qualitative approach of educational research. It contextualizes the emergence of post-critical theories in research and continues with the analysis of the possible challenges found in the use of new methodological trends in the educational research field. As a result of this discussion, we affirm the importance of the researcher recognizing him/herself as a plural actor in order to perceive plurality and encourage experimentation, curiosity, historicity and criticism in view of the research conducted. Keywords: Educational research; Post-critical theories; socializationEDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2015-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos parespesquisaapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/518REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 7 n. 13 (2015): ABORDAGENS METODOLÓGICAS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA; 75-892177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/518/pdfCorrêa, Shirlei de SouzaFerri, CássiaFerreira, Janara Cunhainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:35:44Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/518Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:35:44Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As abordagens pós-críticas em pesquisa educacional na perspectiva do "ator plural” de Bernard Lahire |
title |
As abordagens pós-críticas em pesquisa educacional na perspectiva do "ator plural” de Bernard Lahire |
spellingShingle |
As abordagens pós-críticas em pesquisa educacional na perspectiva do "ator plural” de Bernard Lahire Corrêa, Shirlei de Souza Pesquisa educacional. Teorias Pós-críticas. Socialização Lahire Pesquisa educacional |
title_short |
As abordagens pós-críticas em pesquisa educacional na perspectiva do "ator plural” de Bernard Lahire |
title_full |
As abordagens pós-críticas em pesquisa educacional na perspectiva do "ator plural” de Bernard Lahire |
title_fullStr |
As abordagens pós-críticas em pesquisa educacional na perspectiva do "ator plural” de Bernard Lahire |
title_full_unstemmed |
As abordagens pós-críticas em pesquisa educacional na perspectiva do "ator plural” de Bernard Lahire |
title_sort |
As abordagens pós-críticas em pesquisa educacional na perspectiva do "ator plural” de Bernard Lahire |
author |
Corrêa, Shirlei de Souza |
author_facet |
Corrêa, Shirlei de Souza Ferri, Cássia Ferreira, Janara Cunha |
author_role |
author |
author2 |
Ferri, Cássia Ferreira, Janara Cunha |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Shirlei de Souza Ferri, Cássia Ferreira, Janara Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa educacional. Teorias Pós-críticas. Socialização Lahire Pesquisa educacional |
topic |
Pesquisa educacional. Teorias Pós-críticas. Socialização Lahire Pesquisa educacional |
description |
Este trabalho objetiva discutir a socialização dos atores, a singularidade das ações e as implicações destas dimensões na compreensão dos fatos sociais a partir da abordagem qualitativa de pesquisa em educação. Contextualiza o surgimento das teorias pós-críticas em pesquisa e segue com a análise dos possíveis desafios encontrados na utilização destas novas tendências metodológicas no campo da pesquisa educacional. Como resultado desta discussão, afirmamos a importância do pesquisador em reconhecer-se como ator plural, para avistar a pluralidade e encorajar-se à experimentação, à curiosidade, à historicidade e à crítica frente à pesquisa realizada.Palavras-chave: Pesquisa educacional. Teorias Pós-críticas. Socialização.THE POST-CRITICAL APPROACHES IN EDUCATIONAL RESEARCH IN THE PERSPECTIVE OF BERNARD LAHIRE’S “PLURAL ACTOR” Abstract: This study aims at discussing the socialization of the actors, the singularity of actions and the implications of these dimensions in the comprehension of social facts from the qualitative approach of educational research. It contextualizes the emergence of post-critical theories in research and continues with the analysis of the possible challenges found in the use of new methodological trends in the educational research field. As a result of this discussion, we affirm the importance of the researcher recognizing him/herself as a plural actor in order to perceive plurality and encourage experimentation, curiosity, historicity and criticism in view of the research conducted. Keywords: Educational research; Post-critical theories; socialization |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares pesquisa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/518 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/518 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/518/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 7 n. 13 (2015): ABORDAGENS METODOLÓGICAS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA; 75-89 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890351833939968 |