O QUE PENSAM PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Iranete Maria da Silva
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Silva Neto, João Ferreira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/277
Resumo: Este artigo discute a temática da formação de professores a partir do recorte de um estudo que buscou identificar concepções mobilizadas por professores de matemática, que atuam na educação básica, acerca da formação continuada. A pesquisa se fundamentou nos modelos clássicos de formação, bem como em resultados de trabalhos realizados neste domínio. Destes estudos despontam, por exemplo, a concepção de formação forma mais genérica que se contrapõe a concepção ligada à processos reflexivos, a qual concebe a formação como sendo um fenômeno complexo e pluridimensional. Participaram do estudo 87 professores que ensinam Matemática em 11 municípios do estado de Alagoas. Para analisar as respostas dos professores as 17 perguntas do questionário semiestruturado, utilizou-se diferentes instrumentos e aportes metodológicos que foram escolhidos em função da questão proposta. Os resultados do estudo indicam a predominância de uma concepção ligada à ideia de atualização pedagógica, bem como uma tendência à mobilização de concepções que se apoiam no modelo de racionalidade prática. Porém, quando as questões estão associadas às formações das quais eles têm participado, são mobilizadas concepções que se ancoram em um modelo instrumental que é fortemente influenciado pela racionalidade técnica. Estes resultados evidenciam, portanto, um distanciamento entre a formação que os professores tiveram acesso e suas concepções sobre a formação continuada.
id EDUL-1_851d8664ed8e756a96977aa2b33f39ff
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/277
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling O QUE PENSAM PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA?Formação Continuada. Concepções. Modelos de Formação. Ensino de MatemáticaFormação de ProfessoresFormação continuadaEducação BásicaEste artigo discute a temática da formação de professores a partir do recorte de um estudo que buscou identificar concepções mobilizadas por professores de matemática, que atuam na educação básica, acerca da formação continuada. A pesquisa se fundamentou nos modelos clássicos de formação, bem como em resultados de trabalhos realizados neste domínio. Destes estudos despontam, por exemplo, a concepção de formação forma mais genérica que se contrapõe a concepção ligada à processos reflexivos, a qual concebe a formação como sendo um fenômeno complexo e pluridimensional. Participaram do estudo 87 professores que ensinam Matemática em 11 municípios do estado de Alagoas. Para analisar as respostas dos professores as 17 perguntas do questionário semiestruturado, utilizou-se diferentes instrumentos e aportes metodológicos que foram escolhidos em função da questão proposta. Os resultados do estudo indicam a predominância de uma concepção ligada à ideia de atualização pedagógica, bem como uma tendência à mobilização de concepções que se apoiam no modelo de racionalidade prática. Porém, quando as questões estão associadas às formações das quais eles têm participado, são mobilizadas concepções que se ancoram em um modelo instrumental que é fortemente influenciado pela racionalidade técnica. Estes resultados evidenciam, portanto, um distanciamento entre a formação que os professores tiveram acesso e suas concepções sobre a formação continuada.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2012-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos parespesquisaapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/277REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 4 n. 7 (2012): FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA E OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA; 06-232177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/277/pdfLima, Iranete Maria da SilvaSilva Neto, João Ferreira dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:30:38Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/277Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:30:38Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv O QUE PENSAM PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA?
title O QUE PENSAM PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA?
spellingShingle O QUE PENSAM PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA?
Lima, Iranete Maria da Silva
Formação Continuada. Concepções. Modelos de Formação. Ensino de Matemática
Formação de Professores
Formação continuada
Educação Básica
title_short O QUE PENSAM PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA?
title_full O QUE PENSAM PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA?
title_fullStr O QUE PENSAM PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA?
title_full_unstemmed O QUE PENSAM PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA?
title_sort O QUE PENSAM PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA?
author Lima, Iranete Maria da Silva
author_facet Lima, Iranete Maria da Silva
Silva Neto, João Ferreira da
author_role author
author2 Silva Neto, João Ferreira da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Iranete Maria da Silva
Silva Neto, João Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Continuada. Concepções. Modelos de Formação. Ensino de Matemática
Formação de Professores
Formação continuada
Educação Básica
topic Formação Continuada. Concepções. Modelos de Formação. Ensino de Matemática
Formação de Professores
Formação continuada
Educação Básica
description Este artigo discute a temática da formação de professores a partir do recorte de um estudo que buscou identificar concepções mobilizadas por professores de matemática, que atuam na educação básica, acerca da formação continuada. A pesquisa se fundamentou nos modelos clássicos de formação, bem como em resultados de trabalhos realizados neste domínio. Destes estudos despontam, por exemplo, a concepção de formação forma mais genérica que se contrapõe a concepção ligada à processos reflexivos, a qual concebe a formação como sendo um fenômeno complexo e pluridimensional. Participaram do estudo 87 professores que ensinam Matemática em 11 municípios do estado de Alagoas. Para analisar as respostas dos professores as 17 perguntas do questionário semiestruturado, utilizou-se diferentes instrumentos e aportes metodológicos que foram escolhidos em função da questão proposta. Os resultados do estudo indicam a predominância de uma concepção ligada à ideia de atualização pedagógica, bem como uma tendência à mobilização de concepções que se apoiam no modelo de racionalidade prática. Porém, quando as questões estão associadas às formações das quais eles têm participado, são mobilizadas concepções que se ancoram em um modelo instrumental que é fortemente influenciado pela racionalidade técnica. Estes resultados evidenciam, portanto, um distanciamento entre a formação que os professores tiveram acesso e suas concepções sobre a formação continuada.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
pesquisa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/277
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/277
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/277/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 4 n. 7 (2012): FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA E OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA; 06-23
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351687139329