Trabalho coletivo na formação inicial de professores: uma análise das ações do subprojeto Cultura Esportiva da Escola- PIBID/EDF / Collective study in the initial training of teachers: analysis of sports culture in school acrions-PIBID/EDF Subproject

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Welter, Jaqueline
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Sawitzki, Rosalvo Luis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/306
Resumo:   ResumoO artigo tem, como finalidade, identificar as contribuições do subprojeto PIBID/EDF para a formação inicial, na perspectiva de compreender o trabalho coletivo como um elemento fundamental na formação de professores. O presente estudo abrange aspectos sobre a formação inicial que são enfatizados no subprojeto PIBID/EDF, através do relato de experiência e análise de documentos provenientes desse subprojeto e do Projeto  Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Educação Física - CEFD\UFSM (Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria). Assim, constatamos que o subprojeto PIBID/EDF evidencia o trabalho coletivo em quatro momentos: no processo de planejamento, no grupo de estudos, na organização de eventos e nas pesquisas científicas, possibilitando o desenvolvimento do trabalho coletivo aos acadêmicos bolsistas. Além disso, percebemos que, durante a formação inicial do curso de licenciatura em Educação Física - CEFD/UFSM, o trabalho coletivo não é evidenciado no processo de formação inicial dos professores. Concomitantemente, o subprojeto PIBID/EDF contribuiu para o desenvolvimento do trabalho coletivo, auxiliando na formação docente de seus bolsistas. O trabalho coletivo precisa ser evidenciado no processo de formação inicial, já que os professores formam um coletivo que atuará na escola, um espaço de diversidade, cultura e conhecimento, e que tem, por objetivo comum, possibilitar a apropriação do conhecimento produzido pela sociedade na qual esses professores estão inseridos.Palavras-chave: Trabalho coletivo. Formação inicial. Formação de professores. Educação Física. Subprojeto PIBID/EDF. AbstractThe article has the purpose of identifying the contributions of subproject PIBID/EDF for initial training, from the perspective of understanding collective work as an essential element in the training of teachers. This study includes aspects of the initial training, which are emphasized in the PIBID/EDF subproject, through reports of experiences and the analysis of documents from this subproject and the Physical Education Course’s Pedagogical Project (CPP) - CEFD\UFSM. Thus, we verified that the PIBID/EDF subproject emphasizes collective work in four stages: the planning process, study group, organization of events and scientific research, allowing the development of collective work for scholarship students. In addition, we noticed that during the initial training of the Physical Education course - CEFD/UFSM, the collective work ended up not being emphasized in the teachers’ initial training process. Concurrently, the PIBID/EDF subproject has contributed to the development of collective work, helping in the teacher training of its fellows. The collective work must be emphasized in the initial training process, since teachers form a collective body that will perform in schools, a space for diversity, culture and knowledge, and that has, as common goals, the possibility of appropriating the knowledge produced by the society in which these teachers are inserted. Keywords: Collective work. Initial training. Teacher training. Physical Education. PIBID/EDF subproject. 
id EDUL-1_8623633846c27424d7fa16c9e7d52a3f
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/306
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Trabalho coletivo na formação inicial de professores: uma análise das ações do subprojeto Cultura Esportiva da Escola- PIBID/EDF / Collective study in the initial training of teachers: analysis of sports culture in school acrions-PIBID/EDF SubprojectTrabalho coletivo. Formação inicial. Formação de professores. Educação Física. Subprojeto PIBID/EDFTrabalho coletivo. Formação inicial. Formação de professores. Educação Física. Subprojeto PIBID/EDF  ResumoO artigo tem, como finalidade, identificar as contribuições do subprojeto PIBID/EDF para a formação inicial, na perspectiva de compreender o trabalho coletivo como um elemento fundamental na formação de professores. O presente estudo abrange aspectos sobre a formação inicial que são enfatizados no subprojeto PIBID/EDF, através do relato de experiência e análise de documentos provenientes desse subprojeto e do Projeto  Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Educação Física - CEFD\UFSM (Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria). Assim, constatamos que o subprojeto PIBID/EDF evidencia o trabalho coletivo em quatro momentos: no processo de planejamento, no grupo de estudos, na organização de eventos e nas pesquisas científicas, possibilitando o desenvolvimento do trabalho coletivo aos acadêmicos bolsistas. Além disso, percebemos que, durante a formação inicial do curso de licenciatura em Educação Física - CEFD/UFSM, o trabalho coletivo não é evidenciado no processo de formação inicial dos professores. Concomitantemente, o subprojeto PIBID/EDF contribuiu para o desenvolvimento do trabalho coletivo, auxiliando na formação docente de seus bolsistas. O trabalho coletivo precisa ser evidenciado no processo de formação inicial, já que os professores formam um coletivo que atuará na escola, um espaço de diversidade, cultura e conhecimento, e que tem, por objetivo comum, possibilitar a apropriação do conhecimento produzido pela sociedade na qual esses professores estão inseridos.Palavras-chave: Trabalho coletivo. Formação inicial. Formação de professores. Educação Física. Subprojeto PIBID/EDF. AbstractThe article has the purpose of identifying the contributions of subproject PIBID/EDF for initial training, from the perspective of understanding collective work as an essential element in the training of teachers. This study includes aspects of the initial training, which are emphasized in the PIBID/EDF subproject, through reports of experiences and the analysis of documents from this subproject and the Physical Education Course’s Pedagogical Project (CPP) - CEFD\UFSM. Thus, we verified that the PIBID/EDF subproject emphasizes collective work in four stages: the planning process, study group, organization of events and scientific research, allowing the development of collective work for scholarship students. In addition, we noticed that during the initial training of the Physical Education course - CEFD/UFSM, the collective work ended up not being emphasized in the teachers’ initial training process. Concurrently, the PIBID/EDF subproject has contributed to the development of collective work, helping in the teacher training of its fellows. The collective work must be emphasized in the initial training process, since teachers form a collective body that will perform in schools, a space for diversity, culture and knowledge, and that has, as common goals, the possibility of appropriating the knowledge produced by the society in which these teachers are inserted. Keywords: Collective work. Initial training. Teacher training. Physical Education. PIBID/EDF subproject. EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2015-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos parespesquisaapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/306REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 6 n. 12 (2014): DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES; 364-3812177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/306/pdfWelter, JaquelineSawitzki, Rosalvo Luisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:34:38Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/306Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:34:38Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho coletivo na formação inicial de professores: uma análise das ações do subprojeto Cultura Esportiva da Escola- PIBID/EDF / Collective study in the initial training of teachers: analysis of sports culture in school acrions-PIBID/EDF Subproject
title Trabalho coletivo na formação inicial de professores: uma análise das ações do subprojeto Cultura Esportiva da Escola- PIBID/EDF / Collective study in the initial training of teachers: analysis of sports culture in school acrions-PIBID/EDF Subproject
spellingShingle Trabalho coletivo na formação inicial de professores: uma análise das ações do subprojeto Cultura Esportiva da Escola- PIBID/EDF / Collective study in the initial training of teachers: analysis of sports culture in school acrions-PIBID/EDF Subproject
Welter, Jaqueline
Trabalho coletivo. Formação inicial. Formação de professores. Educação Física. Subprojeto PIBID/EDF
Trabalho coletivo. Formação inicial. Formação de professores. Educação Física. Subprojeto PIBID/EDF
title_short Trabalho coletivo na formação inicial de professores: uma análise das ações do subprojeto Cultura Esportiva da Escola- PIBID/EDF / Collective study in the initial training of teachers: analysis of sports culture in school acrions-PIBID/EDF Subproject
title_full Trabalho coletivo na formação inicial de professores: uma análise das ações do subprojeto Cultura Esportiva da Escola- PIBID/EDF / Collective study in the initial training of teachers: analysis of sports culture in school acrions-PIBID/EDF Subproject
title_fullStr Trabalho coletivo na formação inicial de professores: uma análise das ações do subprojeto Cultura Esportiva da Escola- PIBID/EDF / Collective study in the initial training of teachers: analysis of sports culture in school acrions-PIBID/EDF Subproject
title_full_unstemmed Trabalho coletivo na formação inicial de professores: uma análise das ações do subprojeto Cultura Esportiva da Escola- PIBID/EDF / Collective study in the initial training of teachers: analysis of sports culture in school acrions-PIBID/EDF Subproject
title_sort Trabalho coletivo na formação inicial de professores: uma análise das ações do subprojeto Cultura Esportiva da Escola- PIBID/EDF / Collective study in the initial training of teachers: analysis of sports culture in school acrions-PIBID/EDF Subproject
author Welter, Jaqueline
author_facet Welter, Jaqueline
Sawitzki, Rosalvo Luis
author_role author
author2 Sawitzki, Rosalvo Luis
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Welter, Jaqueline
Sawitzki, Rosalvo Luis
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho coletivo. Formação inicial. Formação de professores. Educação Física. Subprojeto PIBID/EDF
Trabalho coletivo. Formação inicial. Formação de professores. Educação Física. Subprojeto PIBID/EDF
topic Trabalho coletivo. Formação inicial. Formação de professores. Educação Física. Subprojeto PIBID/EDF
Trabalho coletivo. Formação inicial. Formação de professores. Educação Física. Subprojeto PIBID/EDF
description   ResumoO artigo tem, como finalidade, identificar as contribuições do subprojeto PIBID/EDF para a formação inicial, na perspectiva de compreender o trabalho coletivo como um elemento fundamental na formação de professores. O presente estudo abrange aspectos sobre a formação inicial que são enfatizados no subprojeto PIBID/EDF, através do relato de experiência e análise de documentos provenientes desse subprojeto e do Projeto  Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Educação Física - CEFD\UFSM (Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria). Assim, constatamos que o subprojeto PIBID/EDF evidencia o trabalho coletivo em quatro momentos: no processo de planejamento, no grupo de estudos, na organização de eventos e nas pesquisas científicas, possibilitando o desenvolvimento do trabalho coletivo aos acadêmicos bolsistas. Além disso, percebemos que, durante a formação inicial do curso de licenciatura em Educação Física - CEFD/UFSM, o trabalho coletivo não é evidenciado no processo de formação inicial dos professores. Concomitantemente, o subprojeto PIBID/EDF contribuiu para o desenvolvimento do trabalho coletivo, auxiliando na formação docente de seus bolsistas. O trabalho coletivo precisa ser evidenciado no processo de formação inicial, já que os professores formam um coletivo que atuará na escola, um espaço de diversidade, cultura e conhecimento, e que tem, por objetivo comum, possibilitar a apropriação do conhecimento produzido pela sociedade na qual esses professores estão inseridos.Palavras-chave: Trabalho coletivo. Formação inicial. Formação de professores. Educação Física. Subprojeto PIBID/EDF. AbstractThe article has the purpose of identifying the contributions of subproject PIBID/EDF for initial training, from the perspective of understanding collective work as an essential element in the training of teachers. This study includes aspects of the initial training, which are emphasized in the PIBID/EDF subproject, through reports of experiences and the analysis of documents from this subproject and the Physical Education Course’s Pedagogical Project (CPP) - CEFD\UFSM. Thus, we verified that the PIBID/EDF subproject emphasizes collective work in four stages: the planning process, study group, organization of events and scientific research, allowing the development of collective work for scholarship students. In addition, we noticed that during the initial training of the Physical Education course - CEFD/UFSM, the collective work ended up not being emphasized in the teachers’ initial training process. Concurrently, the PIBID/EDF subproject has contributed to the development of collective work, helping in the teacher training of its fellows. The collective work must be emphasized in the initial training process, since teachers form a collective body that will perform in schools, a space for diversity, culture and knowledge, and that has, as common goals, the possibility of appropriating the knowledge produced by the society in which these teachers are inserted. Keywords: Collective work. Initial training. Teacher training. Physical Education. PIBID/EDF subproject. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
pesquisa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/306
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/306/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 6 n. 12 (2014): DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES; 364-381
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351706013696