Escola, processo de ensino-aprendizagem e jogos educacionais: uma abordagem sobre o Gcompris
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/613 |
Resumo: | O presente trabalho aborda a temática dos jogos educacionais como um recurso didático-metodológico usado pelos professores no seu trabalho pedagógico. Neste sentido, o artigo tem como objeto de estudo o jogo GCompris, um software interdisciplinar indicado para crianças entre dois e dez anos de idade. O objetivo do artigo é descrever o funcionamento do GCompris e as abordagens a seu respeito. Para tanto, metodologicamente, foi realizada uma revisão bibliográfica a partir de uma amostra constituída de trinca e cinco artigos em língua portuguesa e estrangeira. Dentre os resultados, constatou-se, por exemplo: 1) que o GCompris é fácil de ser utilizado, graças a sua interface que apresenta uma visão clara e simples; 2) pode despertar curiosidade, motivação e interesse, tornando a aprendizagem atrativa e divertida; 3) possui o código-fonte aberto, o que permite ao usuário modificar o software de acordo com as suas necessidades; 4) para que o uso do GCompris seja produtivo do ponto de vista do ensino-aprendizagem, é fundamental, no entanto, o seu uso adequado, com acompanhamento. |
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Escola, processo de ensino-aprendizagem e jogos educacionais: uma abordagem sobre o GcomprisO presente trabalho aborda a temática dos jogos educacionais como um recurso didático-metodológico usado pelos professores no seu trabalho pedagógico. Neste sentido, o artigo tem como objeto de estudo o jogo GCompris, um software interdisciplinar indicado para crianças entre dois e dez anos de idade. O objetivo do artigo é descrever o funcionamento do GCompris e as abordagens a seu respeito. Para tanto, metodologicamente, foi realizada uma revisão bibliográfica a partir de uma amostra constituída de trinca e cinco artigos em língua portuguesa e estrangeira. Dentre os resultados, constatou-se, por exemplo: 1) que o GCompris é fácil de ser utilizado, graças a sua interface que apresenta uma visão clara e simples; 2) pode despertar curiosidade, motivação e interesse, tornando a aprendizagem atrativa e divertida; 3) possui o código-fonte aberto, o que permite ao usuário modificar o software de acordo com as suas necessidades; 4) para que o uso do GCompris seja produtivo do ponto de vista do ensino-aprendizagem, é fundamental, no entanto, o seu uso adequado, com acompanhamento. EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2018-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/613REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 9 n. 17 (2017): FORMAÇÃO DOCENTE EM CONTEXTOS: PROCESSOS IDENTITÁRIOS E INTERAÇÃO SOCIAL; 165-1772177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/613/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/613/pdf_1Copyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Ivonaldo NeresOliveira, Fábio Júnior de2021-03-17T21:38:01Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/613Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:38:01Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
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