O uso do software GCompris como ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem em uma perspectiva inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Cátia Almeida
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/31702
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017.
id UNB_aa1e91578443f84acb33685d179ec1f5
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/31702
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O uso do software GCompris como ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem em uma perspectiva inclusivaMediações pedagógicasSoftwares educativosEducação inclusivaPráticas pedagógicasDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017.Este estudo teve como objetivo geral analisar o uso do software educativo Gcompris como ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem em uma perspectiva inclusiva. Um dos desafios atuais da escola é atender, de forma plena e igualitária, todos os estudantes, possibilitando-os acesso às ações que favoreçam a aprendizagem como um processo de construção individual. Registram-se avanços significativos nas leis e nos discursos sobre a Educação inclusiva, ressaltando o uso de tecnologias associadas a mediações pedagógicas que atendam diferentes formas de aprender. Assim, se torna importante conhecer como um software educativo de fácil acesso pode se inserir como ferramenta de apoio às práticas pedagógicas para atender as diferentes demandas educacionais dos estudantes. Foram utilizados como referenciais teóricos o estudo sobre práticas pedagógicas de Freire (2011); as concepções de Mantoan (2003, 2004), sobre a perspectiva inclusiva da Educação; as ideias de Leite e Sampaio (2013), sobre os desafios atuais de capacitação docente para o uso da tecnologia com finalidades educativas; a compreensão de Raiça (2006, 2008), sobre as novas competências exigidas dos professores na atualidade, ressaltando a tecnologia como recurso facilitador na Educação com perspectiva inclusiva; Souza (1995, 2006), enfatizando que a descoberta de novas formas de ensinar e aprender por meio da informática educativa é um desafio motivador; e Masetto (2000), que destaca a importância da mediação pedagógica do professor frente à aprendizagem. A metodologia utilizada foi a de abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso que permite uma investigação para tornar conhecido um fenômeno dentro de seu contexto real com suas características significativas. A pesquisa foi realizada em uma escola pública do Distrito Federal, numa classe de integração inversa dos anos iniciais, tendo como participantes dezesseis estudantes, sendo três identificados com Necessidades Educacionais Específicas – NEE; a professora regente da classe, a do Atendimento Educacional Especializado – AEE, que atendia os estudantes com NEE; e a do laboratório de informática; assim como a coordenadora pedagógica da escola. Utilizou-se como estratégias de pesquisa a análise de documentos institucionais escolares, a observação dos participantes, entrevistas semiestruturadas e roda de conversa. Os resultados obtidos indicam que a alfabetização tecnológica se constitui como um saber docente essencial para atribuir funcionalidade educativa ao uso da tecnologia no processo de ensino e de aprendizagem, entretanto, esse saber por si só não garante uma mudança efetiva de prática docente. Outro fator indicado é que a utilização do software Gcompris auxilia na construção de práticas pedagógicas inclusivas, desde que o seu uso seja planejado sistematicamente no movimento de reflexão e ação no cotidiano escolar, pautado no respeito à singularidade no processo de aprender. A disponibilidade docente em conhecer e explorar a tecnologia a ser utilizada foi apontada como agregadora da reflexibilidade à prática pedagógica para potencializar a capacidade de aprendizagem, indicando que o uso planejado de uma tecnologia pode estimular a aprendizagem, tanto dos estudantes como do docente que a utiliza.This study aimed to analyze the use of educational software Gcompris as a pedagogical tool in the teaching and learning process in an inclusive perspective. One of the current challenges of the school environment is to attend in a fully and equally way all students, allowing them a facilitiated access to teaching action as an individual construction process. There are significant advances in laws and discourses on inclusive education highlighting the use of technologies associated with pedagogical mediations that attend different ways of learning. Thus, it is important to know how easy access educational software can be inserted as a support pedagogical tool to meet the students different educational demands. In this study we used the study on pedagogical practices of Freire (2011), the conceptions of Mantoan (2003, 2004) on the inclusive perspective of education, the ideas of Leite and Sampaio (2013) on the current challenges of teacher training for the use of technology for educational purposes, the understanding of Raiça (2006, 2008) on the new teaching skills demanded nowadays highlighting technology as an educational facilitator in an inclusive perspective, Souza (1995, 2006) emphasizing the discovery of new ways of teaching and learning through educational computing is a motivating challenge and Masetto (2000) emphasizes the importance of teachers pedagogical mediation in the learning process. The methodology used by us was a qualitative approach, through a case study that allows an investigation of a phenomenon within its actual context with its significant characteristics. The research was conducted in a Federal District public school, in an inverse integration class of the initial years, having as participants its sixteen students, three of them being identified with special educational needs, the regent teacher of the class, the Specialized Educational Service teacher who served students with special educational needs and the teacher of the computer lab, as well as the school pedagogical coordinator. We used as research strategies the analysis of school institutional documents, participants observation, semi-structured interviews and conversation wheel. The results indicate that technological literacy constitutes an essential teaching knowledge to assign educational functionality to the use of technology in the teaching and learning process, but this knowledge alone does not guarantee an effective change in teaching practice. Another indicated point is the use of the Gcompris software assists in the construction of inclusive pedagogical practices as long as its use as systematically planned on the reflection movement and school routine actions based on respect for the singularity in the learning process. The teacher willingness to know and explore the technology to be used was pointed as a reflexivity aggregator to the pedagogical practice to enhance learning capacity, indicating that the planned use of a technology can stimulate both the students learning and the teacher who uses it.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSouza, Amaralina Miranda deNascimento, Cátia Almeida2018-04-20T16:44:07Z2018-04-20T16:44:07Z2018-04-202017-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNASCIMENTO, Cátia Almeida. O uso do software GCompris como ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem em uma perspectiva inclusiva. 2017. 139 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/31702A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-08T17:47:20Zoai:repositorio.unb.br:10482/31702Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-08T17:47:20Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do software GCompris como ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem em uma perspectiva inclusiva
title O uso do software GCompris como ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem em uma perspectiva inclusiva
spellingShingle O uso do software GCompris como ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem em uma perspectiva inclusiva
Nascimento, Cátia Almeida
Mediações pedagógicas
Softwares educativos
Educação inclusiva
Práticas pedagógicas
title_short O uso do software GCompris como ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem em uma perspectiva inclusiva
title_full O uso do software GCompris como ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem em uma perspectiva inclusiva
title_fullStr O uso do software GCompris como ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem em uma perspectiva inclusiva
title_full_unstemmed O uso do software GCompris como ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem em uma perspectiva inclusiva
title_sort O uso do software GCompris como ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem em uma perspectiva inclusiva
author Nascimento, Cátia Almeida
author_facet Nascimento, Cátia Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Amaralina Miranda de
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Cátia Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Mediações pedagógicas
Softwares educativos
Educação inclusiva
Práticas pedagógicas
topic Mediações pedagógicas
Softwares educativos
Educação inclusiva
Práticas pedagógicas
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-14
2018-04-20T16:44:07Z
2018-04-20T16:44:07Z
2018-04-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NASCIMENTO, Cátia Almeida. O uso do software GCompris como ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem em uma perspectiva inclusiva. 2017. 139 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/31702
identifier_str_mv NASCIMENTO, Cátia Almeida. O uso do software GCompris como ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem em uma perspectiva inclusiva. 2017. 139 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/31702
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508215365271552