Saúde no contexto escolar: um estudo com professores do ensino básico de uma escola estadual da cidade de Cruz Alta-RS / Health education in the context of schools: a study with public school primary education teachers in Cruz Alta, state of RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/316 |
Resumo: | ResumoO ensino de Ciências congrega vários temas, como meio ambiente, recursos tecnológicos, ser humano e saúde. Nesta pesquisa destaca-se a saúde e apresenta-se a problemática a ser investigada que consiste em compreender como os professores do ensino básico concebem o ensino de saúde na escola. Para responder esse problema de pesquisa, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com dez professores atuantes nos anos finais do Ensino Fundamental, no município de Cruz Alta-RS. A Análise de Conteúdo foi utilizada para interpretar as entrevistas. Emergiram duas formas referentes às metodologias relacionadas com o ensino de saúde: uma trabalhada nas disciplinas, ficando, no entanto, restrita aos professores de ciências e outra, trabalhada na forma de projetos, desenvolvidos de forma pontual e fragmentada. Assim, conclui-se que os professores dos anos finais do ensino fundamental necessitam de uma capacitação específica e maior suporte com relação à prática da saúde escolar. Recomenda-se uma revisão dos currículos, bem como incremento de orientação na rede estadual de ensino, ampliando os conhecimentos sobre saúde e a compreensão do professor a respeito de sua participação em programas de saúde escolar.Palavras-Chave: Educação. Saúde. Professores. Interdisciplinaridade. AbstractThe teaching of Science includes several themes, such as the environment, technological resources, human beings and health. Health is emphasized in this study and it presents the problem to be investigated, which consists in understanding how primary education teachers envisage health education. In attempting to answer this research question, semi-structured interviews were conducted with ten teachers who are active in the last grades of Elementary School in the city of Cruz Alta, state of Rio Grande do Sul. The content analysis was used to interpret the interviews. Two forms emerged referring to the methods related to health education: one being applied to the disciplines, but restricted to science teachers; and the other applied in the form of projects, developed in both an individual and fragmented manner. Thus, we conclude that teachers active in the final years of elementary school require specific training and greater support regarding health education. We recommend a review of curricula, as well as an increase in knowledge about health and teachers’ understanding about their participation in health education programs. Keywords: Education. Health. Teachers. Inter-discipline |
id |
EDUL-1_99cc7b97c4eca4ed5ed50b5b02b219a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/316 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Saúde no contexto escolar: um estudo com professores do ensino básico de uma escola estadual da cidade de Cruz Alta-RS / Health education in the context of schools: a study with public school primary education teachers in Cruz Alta, state of RSEducação. Saúde. Professores. Interdisciplinaridade.Ensino de Saúde na Escola ResumoO ensino de Ciências congrega vários temas, como meio ambiente, recursos tecnológicos, ser humano e saúde. Nesta pesquisa destaca-se a saúde e apresenta-se a problemática a ser investigada que consiste em compreender como os professores do ensino básico concebem o ensino de saúde na escola. Para responder esse problema de pesquisa, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com dez professores atuantes nos anos finais do Ensino Fundamental, no município de Cruz Alta-RS. A Análise de Conteúdo foi utilizada para interpretar as entrevistas. Emergiram duas formas referentes às metodologias relacionadas com o ensino de saúde: uma trabalhada nas disciplinas, ficando, no entanto, restrita aos professores de ciências e outra, trabalhada na forma de projetos, desenvolvidos de forma pontual e fragmentada. Assim, conclui-se que os professores dos anos finais do ensino fundamental necessitam de uma capacitação específica e maior suporte com relação à prática da saúde escolar. Recomenda-se uma revisão dos currículos, bem como incremento de orientação na rede estadual de ensino, ampliando os conhecimentos sobre saúde e a compreensão do professor a respeito de sua participação em programas de saúde escolar.Palavras-Chave: Educação. Saúde. Professores. Interdisciplinaridade. AbstractThe teaching of Science includes several themes, such as the environment, technological resources, human beings and health. Health is emphasized in this study and it presents the problem to be investigated, which consists in understanding how primary education teachers envisage health education. In attempting to answer this research question, semi-structured interviews were conducted with ten teachers who are active in the last grades of Elementary School in the city of Cruz Alta, state of Rio Grande do Sul. The content analysis was used to interpret the interviews. Two forms emerged referring to the methods related to health education: one being applied to the disciplines, but restricted to science teachers; and the other applied in the form of projects, developed in both an individual and fragmented manner. Thus, we conclude that teachers active in the final years of elementary school require specific training and greater support regarding health education. We recommend a review of curricula, as well as an increase in knowledge about health and teachers’ understanding about their participation in health education programs. Keywords: Education. Health. Teachers. Inter-disciplineEDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2015-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/316REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 6 n. 12 (2014): DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES; 457-4712177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/316/pdfde Oliveira Martins, AlineKrug, Marilia de RossoAntunes Soares, Félix Alexandreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:34:38Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/316Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:34:38Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saúde no contexto escolar: um estudo com professores do ensino básico de uma escola estadual da cidade de Cruz Alta-RS / Health education in the context of schools: a study with public school primary education teachers in Cruz Alta, state of RS |
title |
Saúde no contexto escolar: um estudo com professores do ensino básico de uma escola estadual da cidade de Cruz Alta-RS / Health education in the context of schools: a study with public school primary education teachers in Cruz Alta, state of RS |
spellingShingle |
Saúde no contexto escolar: um estudo com professores do ensino básico de uma escola estadual da cidade de Cruz Alta-RS / Health education in the context of schools: a study with public school primary education teachers in Cruz Alta, state of RS de Oliveira Martins, Aline Educação. Saúde. Professores. Interdisciplinaridade. Ensino de Saúde na Escola |
title_short |
Saúde no contexto escolar: um estudo com professores do ensino básico de uma escola estadual da cidade de Cruz Alta-RS / Health education in the context of schools: a study with public school primary education teachers in Cruz Alta, state of RS |
title_full |
Saúde no contexto escolar: um estudo com professores do ensino básico de uma escola estadual da cidade de Cruz Alta-RS / Health education in the context of schools: a study with public school primary education teachers in Cruz Alta, state of RS |
title_fullStr |
Saúde no contexto escolar: um estudo com professores do ensino básico de uma escola estadual da cidade de Cruz Alta-RS / Health education in the context of schools: a study with public school primary education teachers in Cruz Alta, state of RS |
title_full_unstemmed |
Saúde no contexto escolar: um estudo com professores do ensino básico de uma escola estadual da cidade de Cruz Alta-RS / Health education in the context of schools: a study with public school primary education teachers in Cruz Alta, state of RS |
title_sort |
Saúde no contexto escolar: um estudo com professores do ensino básico de uma escola estadual da cidade de Cruz Alta-RS / Health education in the context of schools: a study with public school primary education teachers in Cruz Alta, state of RS |
author |
de Oliveira Martins, Aline |
author_facet |
de Oliveira Martins, Aline Krug, Marilia de Rosso Antunes Soares, Félix Alexandre |
author_role |
author |
author2 |
Krug, Marilia de Rosso Antunes Soares, Félix Alexandre |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oliveira Martins, Aline Krug, Marilia de Rosso Antunes Soares, Félix Alexandre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Saúde. Professores. Interdisciplinaridade. Ensino de Saúde na Escola |
topic |
Educação. Saúde. Professores. Interdisciplinaridade. Ensino de Saúde na Escola |
description |
ResumoO ensino de Ciências congrega vários temas, como meio ambiente, recursos tecnológicos, ser humano e saúde. Nesta pesquisa destaca-se a saúde e apresenta-se a problemática a ser investigada que consiste em compreender como os professores do ensino básico concebem o ensino de saúde na escola. Para responder esse problema de pesquisa, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com dez professores atuantes nos anos finais do Ensino Fundamental, no município de Cruz Alta-RS. A Análise de Conteúdo foi utilizada para interpretar as entrevistas. Emergiram duas formas referentes às metodologias relacionadas com o ensino de saúde: uma trabalhada nas disciplinas, ficando, no entanto, restrita aos professores de ciências e outra, trabalhada na forma de projetos, desenvolvidos de forma pontual e fragmentada. Assim, conclui-se que os professores dos anos finais do ensino fundamental necessitam de uma capacitação específica e maior suporte com relação à prática da saúde escolar. Recomenda-se uma revisão dos currículos, bem como incremento de orientação na rede estadual de ensino, ampliando os conhecimentos sobre saúde e a compreensão do professor a respeito de sua participação em programas de saúde escolar.Palavras-Chave: Educação. Saúde. Professores. Interdisciplinaridade. AbstractThe teaching of Science includes several themes, such as the environment, technological resources, human beings and health. Health is emphasized in this study and it presents the problem to be investigated, which consists in understanding how primary education teachers envisage health education. In attempting to answer this research question, semi-structured interviews were conducted with ten teachers who are active in the last grades of Elementary School in the city of Cruz Alta, state of Rio Grande do Sul. The content analysis was used to interpret the interviews. Two forms emerged referring to the methods related to health education: one being applied to the disciplines, but restricted to science teachers; and the other applied in the form of projects, developed in both an individual and fragmented manner. Thus, we conclude that teachers active in the final years of elementary school require specific training and greater support regarding health education. We recommend a review of curricula, as well as an increase in knowledge about health and teachers’ understanding about their participation in health education programs. Keywords: Education. Health. Teachers. Inter-discipline |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/316 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/316 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/316/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 6 n. 12 (2014): DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES; 457-471 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890351719645184 |