Saúde no contexto escolar: um estudo com professores do ensino básico de uma escola estadual da cidade de Cruz Alta-RS / Health education in the context of schools: a study with public school primary education teachers in Cruz Alta, state of RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira Martins, Aline
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Krug, Marilia de Rosso, Antunes Soares, Félix Alexandre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/316
Resumo:  ResumoO ensino de Ciências congrega vários temas, como meio ambiente, recursos tecnológicos, ser humano e saúde. Nesta pesquisa destaca-se a saúde e apresenta-se a problemática a ser investigada que consiste em compreender como os professores do ensino básico concebem o ensino de saúde na escola. Para responder esse problema de pesquisa, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com dez professores atuantes nos anos finais do Ensino Fundamental, no município de Cruz Alta-RS. A Análise de Conteúdo foi utilizada para interpretar as entrevistas. Emergiram duas formas referentes às metodologias relacionadas com o ensino de saúde: uma trabalhada nas disciplinas, ficando, no entanto, restrita aos professores de ciências e outra, trabalhada na forma de projetos, desenvolvidos de forma pontual e fragmentada. Assim, conclui-se que os professores dos anos finais do ensino fundamental necessitam de uma capacitação específica e maior suporte com relação à prática da saúde escolar. Recomenda-se uma revisão dos currículos, bem como incremento de orientação na rede estadual de ensino, ampliando os conhecimentos sobre saúde e a compreensão do professor a respeito de sua participação em programas de saúde escolar.Palavras-Chave: Educação. Saúde. Professores. Interdisciplinaridade. AbstractThe teaching of Science includes several themes, such as the environment, technological resources, human beings and health. Health is emphasized in this study and it presents the problem to be investigated, which consists in understanding how primary education teachers envisage health education. In attempting to answer this research question, semi-structured interviews were conducted with ten teachers who are active in the last grades of Elementary School in the city of Cruz Alta, state of Rio Grande do Sul. The content analysis was used to interpret the interviews. Two forms emerged referring to the methods related to health education: one being applied to the disciplines, but restricted to science teachers; and the other applied in the form of projects, developed in both an individual and fragmented manner. Thus, we conclude that teachers active in the final years of elementary school require specific training and greater support regarding health education. We recommend a review of curricula, as well as an increase in knowledge about health and teachers’ understanding about their participation in health education programs. Keywords: Education. Health. Teachers. Inter-discipline
id EDUL-1_99cc7b97c4eca4ed5ed50b5b02b219a7
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/316
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Saúde no contexto escolar: um estudo com professores do ensino básico de uma escola estadual da cidade de Cruz Alta-RS / Health education in the context of schools: a study with public school primary education teachers in Cruz Alta, state of RSEducação. Saúde. Professores. Interdisciplinaridade.Ensino de Saúde na Escola ResumoO ensino de Ciências congrega vários temas, como meio ambiente, recursos tecnológicos, ser humano e saúde. Nesta pesquisa destaca-se a saúde e apresenta-se a problemática a ser investigada que consiste em compreender como os professores do ensino básico concebem o ensino de saúde na escola. Para responder esse problema de pesquisa, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com dez professores atuantes nos anos finais do Ensino Fundamental, no município de Cruz Alta-RS. A Análise de Conteúdo foi utilizada para interpretar as entrevistas. Emergiram duas formas referentes às metodologias relacionadas com o ensino de saúde: uma trabalhada nas disciplinas, ficando, no entanto, restrita aos professores de ciências e outra, trabalhada na forma de projetos, desenvolvidos de forma pontual e fragmentada. Assim, conclui-se que os professores dos anos finais do ensino fundamental necessitam de uma capacitação específica e maior suporte com relação à prática da saúde escolar. Recomenda-se uma revisão dos currículos, bem como incremento de orientação na rede estadual de ensino, ampliando os conhecimentos sobre saúde e a compreensão do professor a respeito de sua participação em programas de saúde escolar.Palavras-Chave: Educação. Saúde. Professores. Interdisciplinaridade. AbstractThe teaching of Science includes several themes, such as the environment, technological resources, human beings and health. Health is emphasized in this study and it presents the problem to be investigated, which consists in understanding how primary education teachers envisage health education. In attempting to answer this research question, semi-structured interviews were conducted with ten teachers who are active in the last grades of Elementary School in the city of Cruz Alta, state of Rio Grande do Sul. The content analysis was used to interpret the interviews. Two forms emerged referring to the methods related to health education: one being applied to the disciplines, but restricted to science teachers; and the other applied in the form of projects, developed in both an individual and fragmented manner. Thus, we conclude that teachers active in the final years of elementary school require specific training and greater support regarding health education. We recommend a review of curricula, as well as an increase in knowledge about health and teachers’ understanding about their participation in health education programs. Keywords: Education. Health. Teachers. Inter-disciplineEDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2015-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/316REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 6 n. 12 (2014): DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES; 457-4712177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/316/pdfde Oliveira Martins, AlineKrug, Marilia de RossoAntunes Soares, Félix Alexandreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:34:38Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/316Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:34:38Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Saúde no contexto escolar: um estudo com professores do ensino básico de uma escola estadual da cidade de Cruz Alta-RS / Health education in the context of schools: a study with public school primary education teachers in Cruz Alta, state of RS
title Saúde no contexto escolar: um estudo com professores do ensino básico de uma escola estadual da cidade de Cruz Alta-RS / Health education in the context of schools: a study with public school primary education teachers in Cruz Alta, state of RS
spellingShingle Saúde no contexto escolar: um estudo com professores do ensino básico de uma escola estadual da cidade de Cruz Alta-RS / Health education in the context of schools: a study with public school primary education teachers in Cruz Alta, state of RS
de Oliveira Martins, Aline
Educação. Saúde. Professores. Interdisciplinaridade.
Ensino de Saúde na Escola
title_short Saúde no contexto escolar: um estudo com professores do ensino básico de uma escola estadual da cidade de Cruz Alta-RS / Health education in the context of schools: a study with public school primary education teachers in Cruz Alta, state of RS
title_full Saúde no contexto escolar: um estudo com professores do ensino básico de uma escola estadual da cidade de Cruz Alta-RS / Health education in the context of schools: a study with public school primary education teachers in Cruz Alta, state of RS
title_fullStr Saúde no contexto escolar: um estudo com professores do ensino básico de uma escola estadual da cidade de Cruz Alta-RS / Health education in the context of schools: a study with public school primary education teachers in Cruz Alta, state of RS
title_full_unstemmed Saúde no contexto escolar: um estudo com professores do ensino básico de uma escola estadual da cidade de Cruz Alta-RS / Health education in the context of schools: a study with public school primary education teachers in Cruz Alta, state of RS
title_sort Saúde no contexto escolar: um estudo com professores do ensino básico de uma escola estadual da cidade de Cruz Alta-RS / Health education in the context of schools: a study with public school primary education teachers in Cruz Alta, state of RS
author de Oliveira Martins, Aline
author_facet de Oliveira Martins, Aline
Krug, Marilia de Rosso
Antunes Soares, Félix Alexandre
author_role author
author2 Krug, Marilia de Rosso
Antunes Soares, Félix Alexandre
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira Martins, Aline
Krug, Marilia de Rosso
Antunes Soares, Félix Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Saúde. Professores. Interdisciplinaridade.
Ensino de Saúde na Escola
topic Educação. Saúde. Professores. Interdisciplinaridade.
Ensino de Saúde na Escola
description  ResumoO ensino de Ciências congrega vários temas, como meio ambiente, recursos tecnológicos, ser humano e saúde. Nesta pesquisa destaca-se a saúde e apresenta-se a problemática a ser investigada que consiste em compreender como os professores do ensino básico concebem o ensino de saúde na escola. Para responder esse problema de pesquisa, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com dez professores atuantes nos anos finais do Ensino Fundamental, no município de Cruz Alta-RS. A Análise de Conteúdo foi utilizada para interpretar as entrevistas. Emergiram duas formas referentes às metodologias relacionadas com o ensino de saúde: uma trabalhada nas disciplinas, ficando, no entanto, restrita aos professores de ciências e outra, trabalhada na forma de projetos, desenvolvidos de forma pontual e fragmentada. Assim, conclui-se que os professores dos anos finais do ensino fundamental necessitam de uma capacitação específica e maior suporte com relação à prática da saúde escolar. Recomenda-se uma revisão dos currículos, bem como incremento de orientação na rede estadual de ensino, ampliando os conhecimentos sobre saúde e a compreensão do professor a respeito de sua participação em programas de saúde escolar.Palavras-Chave: Educação. Saúde. Professores. Interdisciplinaridade. AbstractThe teaching of Science includes several themes, such as the environment, technological resources, human beings and health. Health is emphasized in this study and it presents the problem to be investigated, which consists in understanding how primary education teachers envisage health education. In attempting to answer this research question, semi-structured interviews were conducted with ten teachers who are active in the last grades of Elementary School in the city of Cruz Alta, state of Rio Grande do Sul. The content analysis was used to interpret the interviews. Two forms emerged referring to the methods related to health education: one being applied to the disciplines, but restricted to science teachers; and the other applied in the form of projects, developed in both an individual and fragmented manner. Thus, we conclude that teachers active in the final years of elementary school require specific training and greater support regarding health education. We recommend a review of curricula, as well as an increase in knowledge about health and teachers’ understanding about their participation in health education programs. Keywords: Education. Health. Teachers. Inter-discipline
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/316
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/316/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 6 n. 12 (2014): DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES; 457-471
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351719645184