Formas de aprendizagem da docência de acadêmicos em estágio curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nörnberg, Marta
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pereira, Igor Daniel Martins, Fischer, Monica Coswig
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/295
Resumo: Este artigo apresenta formas de aprendizagem da docência de acadêmicos em estágio curricular. Os resultados são decorrentes de pesquisa que procurou entender quais são os componentes que formam a ação docente do professor supervisor (da Instituição de Formação e da Escola) e do acadêmico estagiário. Realizamos a análise dos Relatórios de Estágio, escritos pelos acadêmicos estagiários durante o estágio. A análise mostra formas de aprendizagem da docência marcadas por sentimentos ambíguos que resultam da relação vivida com os professores da escola e os alunos. Descreve concepções de atuação docente que se fazem entre a ação tradicional e a construtivista.
id EDUL-1_9da014ea5588af71d6ee9b95b1768ff1
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/295
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Formas de aprendizagem da docência de acadêmicos em estágio curricularFormação de professoresEstágio curricularPrática docente.Formação inicial de professoresestágio curricularEste artigo apresenta formas de aprendizagem da docência de acadêmicos em estágio curricular. Os resultados são decorrentes de pesquisa que procurou entender quais são os componentes que formam a ação docente do professor supervisor (da Instituição de Formação e da Escola) e do acadêmico estagiário. Realizamos a análise dos Relatórios de Estágio, escritos pelos acadêmicos estagiários durante o estágio. A análise mostra formas de aprendizagem da docência marcadas por sentimentos ambíguos que resultam da relação vivida com os professores da escola e os alunos. Descreve concepções de atuação docente que se fazem entre a ação tradicional e a construtivista.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2014-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresAnálise hermenêutica de documento pedagógicoapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/295REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 5 n. 10 (2013): DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, TECNOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 262-2752177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/295/pdfNörnberg, MartaPereira, Igor Daniel MartinsFischer, Monica Coswiginfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:31:46Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/295Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:31:46Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Formas de aprendizagem da docência de acadêmicos em estágio curricular
title Formas de aprendizagem da docência de acadêmicos em estágio curricular
spellingShingle Formas de aprendizagem da docência de acadêmicos em estágio curricular
Nörnberg, Marta
Formação de professores
Estágio curricular
Prática docente.
Formação inicial de professores
estágio curricular
title_short Formas de aprendizagem da docência de acadêmicos em estágio curricular
title_full Formas de aprendizagem da docência de acadêmicos em estágio curricular
title_fullStr Formas de aprendizagem da docência de acadêmicos em estágio curricular
title_full_unstemmed Formas de aprendizagem da docência de acadêmicos em estágio curricular
title_sort Formas de aprendizagem da docência de acadêmicos em estágio curricular
author Nörnberg, Marta
author_facet Nörnberg, Marta
Pereira, Igor Daniel Martins
Fischer, Monica Coswig
author_role author
author2 Pereira, Igor Daniel Martins
Fischer, Monica Coswig
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nörnberg, Marta
Pereira, Igor Daniel Martins
Fischer, Monica Coswig
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Estágio curricular
Prática docente.
Formação inicial de professores
estágio curricular
topic Formação de professores
Estágio curricular
Prática docente.
Formação inicial de professores
estágio curricular
description Este artigo apresenta formas de aprendizagem da docência de acadêmicos em estágio curricular. Os resultados são decorrentes de pesquisa que procurou entender quais são os componentes que formam a ação docente do professor supervisor (da Instituição de Formação e da Escola) e do acadêmico estagiário. Realizamos a análise dos Relatórios de Estágio, escritos pelos acadêmicos estagiários durante o estágio. A análise mostra formas de aprendizagem da docência marcadas por sentimentos ambíguos que resultam da relação vivida com os professores da escola e os alunos. Descreve concepções de atuação docente que se fazem entre a ação tradicional e a construtivista.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Análise hermenêutica de documento pedagógico
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/295
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/295/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 5 n. 10 (2013): DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, TECNOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 262-275
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351696576512