Formas de aprendizagem da docência de acadêmicos em estágio curricular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/295 |
Resumo: | Este artigo apresenta formas de aprendizagem da docência de acadêmicos em estágio curricular. Os resultados são decorrentes de pesquisa que procurou entender quais são os componentes que formam a ação docente do professor supervisor (da Instituição de Formação e da Escola) e do acadêmico estagiário. Realizamos a análise dos Relatórios de Estágio, escritos pelos acadêmicos estagiários durante o estágio. A análise mostra formas de aprendizagem da docência marcadas por sentimentos ambíguos que resultam da relação vivida com os professores da escola e os alunos. Descreve concepções de atuação docente que se fazem entre a ação tradicional e a construtivista. |
id |
EDUL-1_9da014ea5588af71d6ee9b95b1768ff1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/295 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Formas de aprendizagem da docência de acadêmicos em estágio curricularFormação de professoresEstágio curricularPrática docente.Formação inicial de professoresestágio curricularEste artigo apresenta formas de aprendizagem da docência de acadêmicos em estágio curricular. Os resultados são decorrentes de pesquisa que procurou entender quais são os componentes que formam a ação docente do professor supervisor (da Instituição de Formação e da Escola) e do acadêmico estagiário. Realizamos a análise dos Relatórios de Estágio, escritos pelos acadêmicos estagiários durante o estágio. A análise mostra formas de aprendizagem da docência marcadas por sentimentos ambíguos que resultam da relação vivida com os professores da escola e os alunos. Descreve concepções de atuação docente que se fazem entre a ação tradicional e a construtivista.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2014-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresAnálise hermenêutica de documento pedagógicoapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/295REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 5 n. 10 (2013): DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, TECNOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 262-2752177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/295/pdfNörnberg, MartaPereira, Igor Daniel MartinsFischer, Monica Coswiginfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:31:46Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/295Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:31:46Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formas de aprendizagem da docência de acadêmicos em estágio curricular |
title |
Formas de aprendizagem da docência de acadêmicos em estágio curricular |
spellingShingle |
Formas de aprendizagem da docência de acadêmicos em estágio curricular Nörnberg, Marta Formação de professores Estágio curricular Prática docente. Formação inicial de professores estágio curricular |
title_short |
Formas de aprendizagem da docência de acadêmicos em estágio curricular |
title_full |
Formas de aprendizagem da docência de acadêmicos em estágio curricular |
title_fullStr |
Formas de aprendizagem da docência de acadêmicos em estágio curricular |
title_full_unstemmed |
Formas de aprendizagem da docência de acadêmicos em estágio curricular |
title_sort |
Formas de aprendizagem da docência de acadêmicos em estágio curricular |
author |
Nörnberg, Marta |
author_facet |
Nörnberg, Marta Pereira, Igor Daniel Martins Fischer, Monica Coswig |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Igor Daniel Martins Fischer, Monica Coswig |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nörnberg, Marta Pereira, Igor Daniel Martins Fischer, Monica Coswig |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Estágio curricular Prática docente. Formação inicial de professores estágio curricular |
topic |
Formação de professores Estágio curricular Prática docente. Formação inicial de professores estágio curricular |
description |
Este artigo apresenta formas de aprendizagem da docência de acadêmicos em estágio curricular. Os resultados são decorrentes de pesquisa que procurou entender quais são os componentes que formam a ação docente do professor supervisor (da Instituição de Formação e da Escola) e do acadêmico estagiário. Realizamos a análise dos Relatórios de Estágio, escritos pelos acadêmicos estagiários durante o estágio. A análise mostra formas de aprendizagem da docência marcadas por sentimentos ambíguos que resultam da relação vivida com os professores da escola e os alunos. Descreve concepções de atuação docente que se fazem entre a ação tradicional e a construtivista. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Análise hermenêutica de documento pedagógico |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/295 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/295 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/295/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 5 n. 10 (2013): DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, TECNOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 262-275 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890351696576512 |