Estágio curricular supervisionado e a relação teoria e prática: sentidos construídos por licenciandos em Pedagogia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8210 |
Resumo: | A literatura enfatiza o estágio curricular na formação inicial de professores como momento de articulação entre o estudado na Universidade e o vivenciado no contexto escolar, bem como espaço privilegiado para a construção da identidade docente. Este artigo analisa sentidos construídos por licenciandos do Curso de Pedagogia, de uma instituição pública de ensino superior, a respeito da relação teoria e prática, a partir da vivência do estágio curricular supervisionado de docência nos anos iniciais do ensino fundamental. Realizou-se uma roda de conversa junto a seis estudantes matriculados nas disciplinas Metodologia do trabalho docente nos anos iniciais do ensino fundamental e Prática de ensino e estágio docente nos anos iniciais do ensino fundamental. Percebeu-se a presença de reflexões povoadas por vozes conflitantes ora inspiradas no paradigma da racionalidade técnica, ora da racionalidade prática; busca de construção de sentidos pessoais a partir dos significados apresentados pelos professores e daqueles ensinados na Universidade; abertura ao exercício de “desformatar” o olhar diante das realidades escolares encontradas; valorização de aportes teóricos e das aprendizagens decorrentes da vivência do cotidiano docente, refletindo sobre as experiências promovidas pelo estágio. |
id |
UNESP-7_ddf632df273ad6be4bac7d02a1be6b4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8210 |
network_acronym_str |
UNESP-7 |
network_name_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Estágio curricular supervisionado e a relação teoria e prática: sentidos construídos por licenciandos em PedagogiaFormação Inicial de ProfessoresEstágio CurricularTeoria e PráticaEnsino FundamentalA literatura enfatiza o estágio curricular na formação inicial de professores como momento de articulação entre o estudado na Universidade e o vivenciado no contexto escolar, bem como espaço privilegiado para a construção da identidade docente. Este artigo analisa sentidos construídos por licenciandos do Curso de Pedagogia, de uma instituição pública de ensino superior, a respeito da relação teoria e prática, a partir da vivência do estágio curricular supervisionado de docência nos anos iniciais do ensino fundamental. Realizou-se uma roda de conversa junto a seis estudantes matriculados nas disciplinas Metodologia do trabalho docente nos anos iniciais do ensino fundamental e Prática de ensino e estágio docente nos anos iniciais do ensino fundamental. Percebeu-se a presença de reflexões povoadas por vozes conflitantes ora inspiradas no paradigma da racionalidade técnica, ora da racionalidade prática; busca de construção de sentidos pessoais a partir dos significados apresentados pelos professores e daqueles ensinados na Universidade; abertura ao exercício de “desformatar” o olhar diante das realidades escolares encontradas; valorização de aportes teóricos e das aprendizagens decorrentes da vivência do cotidiano docente, refletindo sobre as experiências promovidas pelo estágio.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2016-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por Paresapplication/pdfapplication/mswordhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/821010.18675/1981-8106.vol26.n52.p279-294Educação: Teoria e Prática; Vol. 26 No. 52 (2016); 279-294Educação: Teoria e Prática; Vol. 26 Núm. 52 (2016); 279-294Educação: Teoria e Prática; v. 26 n. 52 (2016); 279-2941981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8210/7668https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8210/9849Copyright (c) 2016 EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSommerhalder, AlineFernandes, Jarina RodriguesDuarte, Camila TanureSantos, Camila Marques dos2018-04-11T14:18:28Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8210Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2018-04-11T14:18:28EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estágio curricular supervisionado e a relação teoria e prática: sentidos construídos por licenciandos em Pedagogia |
title |
Estágio curricular supervisionado e a relação teoria e prática: sentidos construídos por licenciandos em Pedagogia |
spellingShingle |
Estágio curricular supervisionado e a relação teoria e prática: sentidos construídos por licenciandos em Pedagogia Sommerhalder, Aline Formação Inicial de Professores Estágio Curricular Teoria e Prática Ensino Fundamental |
title_short |
Estágio curricular supervisionado e a relação teoria e prática: sentidos construídos por licenciandos em Pedagogia |
title_full |
Estágio curricular supervisionado e a relação teoria e prática: sentidos construídos por licenciandos em Pedagogia |
title_fullStr |
Estágio curricular supervisionado e a relação teoria e prática: sentidos construídos por licenciandos em Pedagogia |
title_full_unstemmed |
Estágio curricular supervisionado e a relação teoria e prática: sentidos construídos por licenciandos em Pedagogia |
title_sort |
Estágio curricular supervisionado e a relação teoria e prática: sentidos construídos por licenciandos em Pedagogia |
author |
Sommerhalder, Aline |
author_facet |
Sommerhalder, Aline Fernandes, Jarina Rodrigues Duarte, Camila Tanure Santos, Camila Marques dos |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Jarina Rodrigues Duarte, Camila Tanure Santos, Camila Marques dos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sommerhalder, Aline Fernandes, Jarina Rodrigues Duarte, Camila Tanure Santos, Camila Marques dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Inicial de Professores Estágio Curricular Teoria e Prática Ensino Fundamental |
topic |
Formação Inicial de Professores Estágio Curricular Teoria e Prática Ensino Fundamental |
description |
A literatura enfatiza o estágio curricular na formação inicial de professores como momento de articulação entre o estudado na Universidade e o vivenciado no contexto escolar, bem como espaço privilegiado para a construção da identidade docente. Este artigo analisa sentidos construídos por licenciandos do Curso de Pedagogia, de uma instituição pública de ensino superior, a respeito da relação teoria e prática, a partir da vivência do estágio curricular supervisionado de docência nos anos iniciais do ensino fundamental. Realizou-se uma roda de conversa junto a seis estudantes matriculados nas disciplinas Metodologia do trabalho docente nos anos iniciais do ensino fundamental e Prática de ensino e estágio docente nos anos iniciais do ensino fundamental. Percebeu-se a presença de reflexões povoadas por vozes conflitantes ora inspiradas no paradigma da racionalidade técnica, ora da racionalidade prática; busca de construção de sentidos pessoais a partir dos significados apresentados pelos professores e daqueles ensinados na Universidade; abertura ao exercício de “desformatar” o olhar diante das realidades escolares encontradas; valorização de aportes teóricos e das aprendizagens decorrentes da vivência do cotidiano docente, refletindo sobre as experiências promovidas pelo estágio. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Documento Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8210 10.18675/1981-8106.vol26.n52.p279-294 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8210 |
identifier_str_mv |
10.18675/1981-8106.vol26.n52.p279-294 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8210/7668 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8210/9849 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 EDUCAÇÃO: Teoria e Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática; Vol. 26 No. 52 (2016); 279-294 Educação: Teoria e Prática; Vol. 26 Núm. 52 (2016); 279-294 Educação: Teoria e Prática; v. 26 n. 52 (2016); 279-294 1981-8106 reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
collection |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
repository.name.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br |
_version_ |
1800215811984457728 |