Estágio curricular supervisionado e a relação teoria e prática: sentidos construídos por licenciandos em Pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sommerhalder, Aline
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Fernandes, Jarina Rodrigues, Duarte, Camila Tanure, Santos, Camila Marques dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8210
Resumo: A literatura enfatiza o estágio curricular na formação inicial de professores como momento de articulação entre o estudado na Universidade e o vivenciado no contexto escolar, bem como espaço privilegiado para a construção da identidade docente. Este artigo analisa sentidos construídos por licenciandos do Curso de Pedagogia, de uma instituição pública de ensino superior, a respeito da relação teoria e prática, a partir da vivência do estágio curricular supervisionado de docência nos anos iniciais do ensino fundamental. Realizou-se uma roda de conversa junto a seis estudantes matriculados nas disciplinas Metodologia do trabalho docente nos anos iniciais do ensino fundamental e Prática de ensino e estágio docente nos anos iniciais do ensino fundamental. Percebeu-se a presença de reflexões povoadas por vozes conflitantes ora inspiradas no paradigma da racionalidade técnica, ora da racionalidade prática; busca de construção de sentidos pessoais a partir dos significados apresentados pelos professores e daqueles ensinados na Universidade; abertura ao exercício de “desformatar” o olhar diante das realidades escolares encontradas; valorização de aportes teóricos e das aprendizagens decorrentes da vivência do cotidiano docente, refletindo sobre as experiências promovidas pelo estágio.
id UNESP-7_ddf632df273ad6be4bac7d02a1be6b4a
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8210
network_acronym_str UNESP-7
network_name_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository_id_str
spelling Estágio curricular supervisionado e a relação teoria e prática: sentidos construídos por licenciandos em PedagogiaFormação Inicial de ProfessoresEstágio CurricularTeoria e PráticaEnsino FundamentalA literatura enfatiza o estágio curricular na formação inicial de professores como momento de articulação entre o estudado na Universidade e o vivenciado no contexto escolar, bem como espaço privilegiado para a construção da identidade docente. Este artigo analisa sentidos construídos por licenciandos do Curso de Pedagogia, de uma instituição pública de ensino superior, a respeito da relação teoria e prática, a partir da vivência do estágio curricular supervisionado de docência nos anos iniciais do ensino fundamental. Realizou-se uma roda de conversa junto a seis estudantes matriculados nas disciplinas Metodologia do trabalho docente nos anos iniciais do ensino fundamental e Prática de ensino e estágio docente nos anos iniciais do ensino fundamental. Percebeu-se a presença de reflexões povoadas por vozes conflitantes ora inspiradas no paradigma da racionalidade técnica, ora da racionalidade prática; busca de construção de sentidos pessoais a partir dos significados apresentados pelos professores e daqueles ensinados na Universidade; abertura ao exercício de “desformatar” o olhar diante das realidades escolares encontradas; valorização de aportes teóricos e das aprendizagens decorrentes da vivência do cotidiano docente, refletindo sobre as experiências promovidas pelo estágio.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2016-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por Paresapplication/pdfapplication/mswordhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/821010.18675/1981-8106.vol26.n52.p279-294Educação: Teoria e Prática; Vol. 26 No. 52 (2016); 279-294Educação: Teoria e Prática; Vol. 26 Núm. 52 (2016); 279-294Educação: Teoria e Prática; v. 26 n. 52 (2016); 279-2941981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8210/7668https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8210/9849Copyright (c) 2016 EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSommerhalder, AlineFernandes, Jarina RodriguesDuarte, Camila TanureSantos, Camila Marques dos2018-04-11T14:18:28Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8210Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2018-04-11T14:18:28EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estágio curricular supervisionado e a relação teoria e prática: sentidos construídos por licenciandos em Pedagogia
title Estágio curricular supervisionado e a relação teoria e prática: sentidos construídos por licenciandos em Pedagogia
spellingShingle Estágio curricular supervisionado e a relação teoria e prática: sentidos construídos por licenciandos em Pedagogia
Sommerhalder, Aline
Formação Inicial de Professores
Estágio Curricular
Teoria e Prática
Ensino Fundamental
title_short Estágio curricular supervisionado e a relação teoria e prática: sentidos construídos por licenciandos em Pedagogia
title_full Estágio curricular supervisionado e a relação teoria e prática: sentidos construídos por licenciandos em Pedagogia
title_fullStr Estágio curricular supervisionado e a relação teoria e prática: sentidos construídos por licenciandos em Pedagogia
title_full_unstemmed Estágio curricular supervisionado e a relação teoria e prática: sentidos construídos por licenciandos em Pedagogia
title_sort Estágio curricular supervisionado e a relação teoria e prática: sentidos construídos por licenciandos em Pedagogia
author Sommerhalder, Aline
author_facet Sommerhalder, Aline
Fernandes, Jarina Rodrigues
Duarte, Camila Tanure
Santos, Camila Marques dos
author_role author
author2 Fernandes, Jarina Rodrigues
Duarte, Camila Tanure
Santos, Camila Marques dos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sommerhalder, Aline
Fernandes, Jarina Rodrigues
Duarte, Camila Tanure
Santos, Camila Marques dos
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Inicial de Professores
Estágio Curricular
Teoria e Prática
Ensino Fundamental
topic Formação Inicial de Professores
Estágio Curricular
Teoria e Prática
Ensino Fundamental
description A literatura enfatiza o estágio curricular na formação inicial de professores como momento de articulação entre o estudado na Universidade e o vivenciado no contexto escolar, bem como espaço privilegiado para a construção da identidade docente. Este artigo analisa sentidos construídos por licenciandos do Curso de Pedagogia, de uma instituição pública de ensino superior, a respeito da relação teoria e prática, a partir da vivência do estágio curricular supervisionado de docência nos anos iniciais do ensino fundamental. Realizou-se uma roda de conversa junto a seis estudantes matriculados nas disciplinas Metodologia do trabalho docente nos anos iniciais do ensino fundamental e Prática de ensino e estágio docente nos anos iniciais do ensino fundamental. Percebeu-se a presença de reflexões povoadas por vozes conflitantes ora inspiradas no paradigma da racionalidade técnica, ora da racionalidade prática; busca de construção de sentidos pessoais a partir dos significados apresentados pelos professores e daqueles ensinados na Universidade; abertura ao exercício de “desformatar” o olhar diante das realidades escolares encontradas; valorização de aportes teóricos e das aprendizagens decorrentes da vivência do cotidiano docente, refletindo sobre as experiências promovidas pelo estágio.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Documento Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8210
10.18675/1981-8106.vol26.n52.p279-294
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8210
identifier_str_mv 10.18675/1981-8106.vol26.n52.p279-294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8210/7668
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8210/9849
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática; Vol. 26 No. 52 (2016); 279-294
Educação: Teoria e Prática; Vol. 26 Núm. 52 (2016); 279-294
Educação: Teoria e Prática; v. 26 n. 52 (2016); 279-294
1981-8106
reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
collection EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository.name.fl_str_mv EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br
_version_ 1800215811984457728