Estado e políticas educacionais no contexto das reformas neoliberais: uma análise das teses defendidas nos programas de pós-graduação em Educação
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1507 |
Resumo: | A relação do Estado com a política educacional apresenta delineamentos e alcances nem sempre claros, mas é intrínseca, e deve ser apreendida a partir do seu movimento lógico e histórico. Com o objetivo de privilegiar a produção do conhecimento diretamente ligada às linhas de pesquisas relacionadas ao Estado, à Gestão e às Políticas Educacionais, buscou-se apreender as concepções de Estado presentes nas teses defendidas nos Programas de Pós-graduação conceituados pela Capes com nota cinco e/ou acima de cinco no período de 2006 a 2010. A partir do levantamento realizado foi possível identificar a predominância de estudos sobre a esfera municipal e sobre os processos de municipalização do ensino no Brasil. Esse processo apresentou-se como fundamental no âmbito do movimento de reformas do Estado e que tem incluído a descentralização financeira e a adoção de novos modelos de gestão na administração das instituições públicas. |
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Estado e políticas educacionais no contexto das reformas neoliberais: uma análise das teses defendidas nos programas de pós-graduação em EducaçãoEducational state and policies in the context of neoliberal reforms: an analysis of the theses defended in postgraduate programs in EducationEstadoPolíticas EducacionaisNeoliberalismoGerencialismoStateEducational policiesNeoliberalismManagerialismA relação do Estado com a política educacional apresenta delineamentos e alcances nem sempre claros, mas é intrínseca, e deve ser apreendida a partir do seu movimento lógico e histórico. Com o objetivo de privilegiar a produção do conhecimento diretamente ligada às linhas de pesquisas relacionadas ao Estado, à Gestão e às Políticas Educacionais, buscou-se apreender as concepções de Estado presentes nas teses defendidas nos Programas de Pós-graduação conceituados pela Capes com nota cinco e/ou acima de cinco no período de 2006 a 2010. A partir do levantamento realizado foi possível identificar a predominância de estudos sobre a esfera municipal e sobre os processos de municipalização do ensino no Brasil. Esse processo apresentou-se como fundamental no âmbito do movimento de reformas do Estado e que tem incluído a descentralização financeira e a adoção de novos modelos de gestão na administração das instituições públicas.The State’s relationship with educational policy presents delineations and scope that are not always clear, but it is intrinsic and must be understood based on its logical and historical movement. With the aim of privileging the production of knowledge directly linked to lines of research related to the State, Management and Educational Policies, we sought to understand the conceptions of the State present in the theses defended in the Postgraduate Programs recognized by Capes with a score of five and/or above five in the period from 2006 to 2010. From the survey carried out, it was possible to identify the predominance of studies on the municipal sphere and on the processes of municipalization of education in Brazil. This process proved to be fundamental within the scope of the State reform movement, which has included financial decentralization and the adoption of new management models in the administration of public institutions.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2023-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/150710.58422/repesq.2023.e1507REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 15 n. 39 (2023): Práticas inclusivas e processos escolares emancipatórios; 614-6292177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1507/1236https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMundim, Maria Augusta Peixoto2023-12-18T19:26:38Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1507Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2023-12-18T19:26:38Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
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