ENADE E A GESTÃO DE CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO SETOR PRIVADO: IMPLICAÇÕES PARA O CURRÍCULO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Maria Angélica Rodrigues
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Alonso, Denise de Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/290
Resumo: Trata-se de pesquisa sobre a repercussão do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) nas práticas de coordenadores de cursos superiores de tecnologia, com destaque para a incidência das mesmas no currículo desses cursos. A pesquisa foi realizada em três instituições de Educação Superior do setor privado, situadas em regiões metropolitanas. Neste estudo, o currículo é concebido como confluência de práticas em níveis e instâncias diversos (GIMENO SACRISTÁN, 2000) e campo de lutas (MOREIRA, 2005). A investigação adotou a abordagem qualitativa, priorizando as declarações de doze coordenadores de cursos, em questionário com questões fechadas e abertas e em duas entrevistas. Os resultados indicaram que o Enade repercute fortemente nas práticas desses gestores no que se refere ao currículo planejado e realizado pelos professores, à adequação de conteúdos às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e às instruções do Exame, mudanças nas técnicas de ensino, introdução de instrumentos de avaliação padronizados de acordo com a prova e a realização de exames simulados. Apesar do relevo atribuído ao Enade, os coordenadores consultados concordam que o Exame não traduz a qualidade dos cursos. Por outro lado, é possível perceber o Enade como um instrumento orientador, quase um guia das práticas de gestão dos cursos, articulando currículo, avaliação e docência.
id EDUL-1_9f2f6aa8568533e811fc70d6aba05ab7
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/290
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling ENADE E A GESTÃO DE CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO SETOR PRIVADO: IMPLICAÇÕES PARA O CURRÍCULOExame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)Cursos Superiores de TecnologiaCurrículo.AvaliaçãoPolíticas educacionaisTrata-se de pesquisa sobre a repercussão do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) nas práticas de coordenadores de cursos superiores de tecnologia, com destaque para a incidência das mesmas no currículo desses cursos. A pesquisa foi realizada em três instituições de Educação Superior do setor privado, situadas em regiões metropolitanas. Neste estudo, o currículo é concebido como confluência de práticas em níveis e instâncias diversos (GIMENO SACRISTÁN, 2000) e campo de lutas (MOREIRA, 2005). A investigação adotou a abordagem qualitativa, priorizando as declarações de doze coordenadores de cursos, em questionário com questões fechadas e abertas e em duas entrevistas. Os resultados indicaram que o Enade repercute fortemente nas práticas desses gestores no que se refere ao currículo planejado e realizado pelos professores, à adequação de conteúdos às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e às instruções do Exame, mudanças nas técnicas de ensino, introdução de instrumentos de avaliação padronizados de acordo com a prova e a realização de exames simulados. Apesar do relevo atribuído ao Enade, os coordenadores consultados concordam que o Exame não traduz a qualidade dos cursos. Por outro lado, é possível perceber o Enade como um instrumento orientador, quase um guia das práticas de gestão dos cursos, articulando currículo, avaliação e docência.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2012-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos parespesquisaapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/290REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 4 n. 7 (2012): FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA E OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA; 184-2002177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/290/pdfMartins, Maria Angélica RodriguesAlonso, Denise de Fátimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:30:38Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/290Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:30:38Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv ENADE E A GESTÃO DE CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO SETOR PRIVADO: IMPLICAÇÕES PARA O CURRÍCULO
title ENADE E A GESTÃO DE CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO SETOR PRIVADO: IMPLICAÇÕES PARA O CURRÍCULO
spellingShingle ENADE E A GESTÃO DE CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO SETOR PRIVADO: IMPLICAÇÕES PARA O CURRÍCULO
Martins, Maria Angélica Rodrigues
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)
Cursos Superiores de Tecnologia
Currículo.
Avaliação
Políticas educacionais
title_short ENADE E A GESTÃO DE CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO SETOR PRIVADO: IMPLICAÇÕES PARA O CURRÍCULO
title_full ENADE E A GESTÃO DE CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO SETOR PRIVADO: IMPLICAÇÕES PARA O CURRÍCULO
title_fullStr ENADE E A GESTÃO DE CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO SETOR PRIVADO: IMPLICAÇÕES PARA O CURRÍCULO
title_full_unstemmed ENADE E A GESTÃO DE CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO SETOR PRIVADO: IMPLICAÇÕES PARA O CURRÍCULO
title_sort ENADE E A GESTÃO DE CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO SETOR PRIVADO: IMPLICAÇÕES PARA O CURRÍCULO
author Martins, Maria Angélica Rodrigues
author_facet Martins, Maria Angélica Rodrigues
Alonso, Denise de Fátima
author_role author
author2 Alonso, Denise de Fátima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Maria Angélica Rodrigues
Alonso, Denise de Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)
Cursos Superiores de Tecnologia
Currículo.
Avaliação
Políticas educacionais
topic Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)
Cursos Superiores de Tecnologia
Currículo.
Avaliação
Políticas educacionais
description Trata-se de pesquisa sobre a repercussão do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) nas práticas de coordenadores de cursos superiores de tecnologia, com destaque para a incidência das mesmas no currículo desses cursos. A pesquisa foi realizada em três instituições de Educação Superior do setor privado, situadas em regiões metropolitanas. Neste estudo, o currículo é concebido como confluência de práticas em níveis e instâncias diversos (GIMENO SACRISTÁN, 2000) e campo de lutas (MOREIRA, 2005). A investigação adotou a abordagem qualitativa, priorizando as declarações de doze coordenadores de cursos, em questionário com questões fechadas e abertas e em duas entrevistas. Os resultados indicaram que o Enade repercute fortemente nas práticas desses gestores no que se refere ao currículo planejado e realizado pelos professores, à adequação de conteúdos às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e às instruções do Exame, mudanças nas técnicas de ensino, introdução de instrumentos de avaliação padronizados de acordo com a prova e a realização de exames simulados. Apesar do relevo atribuído ao Enade, os coordenadores consultados concordam que o Exame não traduz a qualidade dos cursos. Por outro lado, é possível perceber o Enade como um instrumento orientador, quase um guia das práticas de gestão dos cursos, articulando currículo, avaliação e docência.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
pesquisa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/290
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/290/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 4 n. 7 (2012): FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA E OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA; 184-200
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351690285056