ENADE E A GESTÃO DE CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO SETOR PRIVADO: IMPLICAÇÕES PARA O CURRÍCULO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/290 |
Resumo: | Trata-se de pesquisa sobre a repercussão do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) nas práticas de coordenadores de cursos superiores de tecnologia, com destaque para a incidência das mesmas no currículo desses cursos. A pesquisa foi realizada em três instituições de Educação Superior do setor privado, situadas em regiões metropolitanas. Neste estudo, o currículo é concebido como confluência de práticas em níveis e instâncias diversos (GIMENO SACRISTÁN, 2000) e campo de lutas (MOREIRA, 2005). A investigação adotou a abordagem qualitativa, priorizando as declarações de doze coordenadores de cursos, em questionário com questões fechadas e abertas e em duas entrevistas. Os resultados indicaram que o Enade repercute fortemente nas práticas desses gestores no que se refere ao currículo planejado e realizado pelos professores, à adequação de conteúdos às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e às instruções do Exame, mudanças nas técnicas de ensino, introdução de instrumentos de avaliação padronizados de acordo com a prova e a realização de exames simulados. Apesar do relevo atribuído ao Enade, os coordenadores consultados concordam que o Exame não traduz a qualidade dos cursos. Por outro lado, é possível perceber o Enade como um instrumento orientador, quase um guia das práticas de gestão dos cursos, articulando currículo, avaliação e docência. |
id |
EDUL-1_9f2f6aa8568533e811fc70d6aba05ab7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/290 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
ENADE E A GESTÃO DE CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO SETOR PRIVADO: IMPLICAÇÕES PARA O CURRÍCULOExame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)Cursos Superiores de TecnologiaCurrículo.AvaliaçãoPolíticas educacionaisTrata-se de pesquisa sobre a repercussão do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) nas práticas de coordenadores de cursos superiores de tecnologia, com destaque para a incidência das mesmas no currículo desses cursos. A pesquisa foi realizada em três instituições de Educação Superior do setor privado, situadas em regiões metropolitanas. Neste estudo, o currículo é concebido como confluência de práticas em níveis e instâncias diversos (GIMENO SACRISTÁN, 2000) e campo de lutas (MOREIRA, 2005). A investigação adotou a abordagem qualitativa, priorizando as declarações de doze coordenadores de cursos, em questionário com questões fechadas e abertas e em duas entrevistas. Os resultados indicaram que o Enade repercute fortemente nas práticas desses gestores no que se refere ao currículo planejado e realizado pelos professores, à adequação de conteúdos às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e às instruções do Exame, mudanças nas técnicas de ensino, introdução de instrumentos de avaliação padronizados de acordo com a prova e a realização de exames simulados. Apesar do relevo atribuído ao Enade, os coordenadores consultados concordam que o Exame não traduz a qualidade dos cursos. Por outro lado, é possível perceber o Enade como um instrumento orientador, quase um guia das práticas de gestão dos cursos, articulando currículo, avaliação e docência.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2012-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos parespesquisaapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/290REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 4 n. 7 (2012): FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA E OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA; 184-2002177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/290/pdfMartins, Maria Angélica RodriguesAlonso, Denise de Fátimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:30:38Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/290Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:30:38Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENADE E A GESTÃO DE CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO SETOR PRIVADO: IMPLICAÇÕES PARA O CURRÍCULO |
title |
ENADE E A GESTÃO DE CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO SETOR PRIVADO: IMPLICAÇÕES PARA O CURRÍCULO |
spellingShingle |
ENADE E A GESTÃO DE CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO SETOR PRIVADO: IMPLICAÇÕES PARA O CURRÍCULO Martins, Maria Angélica Rodrigues Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) Cursos Superiores de Tecnologia Currículo. Avaliação Políticas educacionais |
title_short |
ENADE E A GESTÃO DE CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO SETOR PRIVADO: IMPLICAÇÕES PARA O CURRÍCULO |
title_full |
ENADE E A GESTÃO DE CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO SETOR PRIVADO: IMPLICAÇÕES PARA O CURRÍCULO |
title_fullStr |
ENADE E A GESTÃO DE CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO SETOR PRIVADO: IMPLICAÇÕES PARA O CURRÍCULO |
title_full_unstemmed |
ENADE E A GESTÃO DE CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO SETOR PRIVADO: IMPLICAÇÕES PARA O CURRÍCULO |
title_sort |
ENADE E A GESTÃO DE CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO SETOR PRIVADO: IMPLICAÇÕES PARA O CURRÍCULO |
author |
Martins, Maria Angélica Rodrigues |
author_facet |
Martins, Maria Angélica Rodrigues Alonso, Denise de Fátima |
author_role |
author |
author2 |
Alonso, Denise de Fátima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Maria Angélica Rodrigues Alonso, Denise de Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) Cursos Superiores de Tecnologia Currículo. Avaliação Políticas educacionais |
topic |
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) Cursos Superiores de Tecnologia Currículo. Avaliação Políticas educacionais |
description |
Trata-se de pesquisa sobre a repercussão do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) nas práticas de coordenadores de cursos superiores de tecnologia, com destaque para a incidência das mesmas no currículo desses cursos. A pesquisa foi realizada em três instituições de Educação Superior do setor privado, situadas em regiões metropolitanas. Neste estudo, o currículo é concebido como confluência de práticas em níveis e instâncias diversos (GIMENO SACRISTÁN, 2000) e campo de lutas (MOREIRA, 2005). A investigação adotou a abordagem qualitativa, priorizando as declarações de doze coordenadores de cursos, em questionário com questões fechadas e abertas e em duas entrevistas. Os resultados indicaram que o Enade repercute fortemente nas práticas desses gestores no que se refere ao currículo planejado e realizado pelos professores, à adequação de conteúdos às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e às instruções do Exame, mudanças nas técnicas de ensino, introdução de instrumentos de avaliação padronizados de acordo com a prova e a realização de exames simulados. Apesar do relevo atribuído ao Enade, os coordenadores consultados concordam que o Exame não traduz a qualidade dos cursos. Por outro lado, é possível perceber o Enade como um instrumento orientador, quase um guia das práticas de gestão dos cursos, articulando currículo, avaliação e docência. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares pesquisa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/290 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/290 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/290/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 4 n. 7 (2012): FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA E OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA; 184-200 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890351690285056 |