ENTRE O CONHECIMENTO ESCOLAR, OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, E OS SABERES DOCENTES: UMA EXPERIÊNCIA LUSO-BRASILEIRA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Bibliographic Details
Main Author: Silva, Carlos
Publication Date: 2018
Other Authors: Felicio, Helena dos Santos
Format: Article
Language: por
Source: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Download full: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/716
Summary: Este artigo tem por objetivo compreender as percepções de acadêmicos, futuros professores, sobre o processo de ensino e aprendizagem, consequentemente, sobre os conhecimentos necessários à prática pedagógica. Neste sentido, problematiza-se de forma breve questões relacionadas com o conhecimento escolar, o ensino e aprendizagem e os saberes docentes. A partir de um exercício didático desenvolvido com acadêmicos nos contextos universitários português e brasileiro, buscou-se compreender essas percepções no sentido de levar os estudantes a tomarem consciência da necessidade de sistematizar conhecimentos necessários para a compreensão dos processos de ensino e aprendizagem, e dos saberes docentes requeridos para enfrentar com sucesso esse processo. Finalmente, evidenciamos a importância de um projeto integrado no processo de formação inicial de professores, refutando a justaposição de saberes mais ou menos especializados, que no âmago não contribuem para a ação fundamental do professor: a mobilização fundamentada desses conhecimentos para os processos de ensino e de aprendizagem. 
id EDUL-1_a230e3978097020b1011b9d2952b3964
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/716
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling ENTRE O CONHECIMENTO ESCOLAR, OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, E OS SABERES DOCENTES: UMA EXPERIÊNCIA LUSO-BRASILEIRA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORESConhecimento escolarrocesso de ensino e aprendizagemsaberes da docênciaformação inicial de professoresConhecimento escolarrocesso de ensino e aprendizagemsaberes da docênciaformação inicial de professoresEste artigo tem por objetivo compreender as percepções de acadêmicos, futuros professores, sobre o processo de ensino e aprendizagem, consequentemente, sobre os conhecimentos necessários à prática pedagógica. Neste sentido, problematiza-se de forma breve questões relacionadas com o conhecimento escolar, o ensino e aprendizagem e os saberes docentes. A partir de um exercício didático desenvolvido com acadêmicos nos contextos universitários português e brasileiro, buscou-se compreender essas percepções no sentido de levar os estudantes a tomarem consciência da necessidade de sistematizar conhecimentos necessários para a compreensão dos processos de ensino e aprendizagem, e dos saberes docentes requeridos para enfrentar com sucesso esse processo. Finalmente, evidenciamos a importância de um projeto integrado no processo de formação inicial de professores, refutando a justaposição de saberes mais ou menos especializados, que no âmago não contribuem para a ação fundamental do professor: a mobilização fundamentada desses conhecimentos para os processos de ensino e de aprendizagem. EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2018-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/716REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 9 n. 18 (2017): DOSSIÊ: CONHECIMENTO ESCOLAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES:; 357-3792177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/716/pdfCopyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, CarlosFelicio, Helena dos Santos2021-03-17T21:39:01Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/716Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:39:01Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv ENTRE O CONHECIMENTO ESCOLAR, OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, E OS SABERES DOCENTES: UMA EXPERIÊNCIA LUSO-BRASILEIRA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title ENTRE O CONHECIMENTO ESCOLAR, OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, E OS SABERES DOCENTES: UMA EXPERIÊNCIA LUSO-BRASILEIRA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
spellingShingle ENTRE O CONHECIMENTO ESCOLAR, OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, E OS SABERES DOCENTES: UMA EXPERIÊNCIA LUSO-BRASILEIRA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Silva, Carlos
Conhecimento escolar
rocesso de ensino e aprendizagem
saberes da docência
formação inicial de professores
Conhecimento escolar
rocesso de ensino e aprendizagem
saberes da docência
formação inicial de professores
title_short ENTRE O CONHECIMENTO ESCOLAR, OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, E OS SABERES DOCENTES: UMA EXPERIÊNCIA LUSO-BRASILEIRA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title_full ENTRE O CONHECIMENTO ESCOLAR, OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, E OS SABERES DOCENTES: UMA EXPERIÊNCIA LUSO-BRASILEIRA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title_fullStr ENTRE O CONHECIMENTO ESCOLAR, OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, E OS SABERES DOCENTES: UMA EXPERIÊNCIA LUSO-BRASILEIRA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title_full_unstemmed ENTRE O CONHECIMENTO ESCOLAR, OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, E OS SABERES DOCENTES: UMA EXPERIÊNCIA LUSO-BRASILEIRA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title_sort ENTRE O CONHECIMENTO ESCOLAR, OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, E OS SABERES DOCENTES: UMA EXPERIÊNCIA LUSO-BRASILEIRA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
author Silva, Carlos
author_facet Silva, Carlos
Felicio, Helena dos Santos
author_role author
author2 Felicio, Helena dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carlos
Felicio, Helena dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento escolar
rocesso de ensino e aprendizagem
saberes da docência
formação inicial de professores
Conhecimento escolar
rocesso de ensino e aprendizagem
saberes da docência
formação inicial de professores
topic Conhecimento escolar
rocesso de ensino e aprendizagem
saberes da docência
formação inicial de professores
Conhecimento escolar
rocesso de ensino e aprendizagem
saberes da docência
formação inicial de professores
description Este artigo tem por objetivo compreender as percepções de acadêmicos, futuros professores, sobre o processo de ensino e aprendizagem, consequentemente, sobre os conhecimentos necessários à prática pedagógica. Neste sentido, problematiza-se de forma breve questões relacionadas com o conhecimento escolar, o ensino e aprendizagem e os saberes docentes. A partir de um exercício didático desenvolvido com acadêmicos nos contextos universitários português e brasileiro, buscou-se compreender essas percepções no sentido de levar os estudantes a tomarem consciência da necessidade de sistematizar conhecimentos necessários para a compreensão dos processos de ensino e aprendizagem, e dos saberes docentes requeridos para enfrentar com sucesso esse processo. Finalmente, evidenciamos a importância de um projeto integrado no processo de formação inicial de professores, refutando a justaposição de saberes mais ou menos especializados, que no âmago não contribuem para a ação fundamental do professor: a mobilização fundamentada desses conhecimentos para os processos de ensino e de aprendizagem. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/716
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/716
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/716/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 9 n. 18 (2017): DOSSIÊ: CONHECIMENTO ESCOLAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES:; 357-379
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890352333062144