Entre o conhecimento escolar, os processos de ensino e aprendizagem e os saberes docentes: uma experiência luso-brasileira na formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/47162 |
Resumo: | Este texto faz parte do "Dossiê: conhecimento escolar e formação de professores". O Dossiê privilegia a reflexão em torno da relação entre o conhecimento considerado relevante a ser trabalhado no ambiente escolar e o papel do professor. |
id |
RCAP_30bcddbe9933f0e9dbfb5b566c012b03 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/47162 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Entre o conhecimento escolar, os processos de ensino e aprendizagem e os saberes docentes: uma experiência luso-brasileira na formação de professoresBetween school knowledge, teaching-learning processes and teaching skills: a portuguese-brazilian experience in teacher trainingConhecimento escolarProcesso de ensino e aprendizagemSaberes da docênciaFormação inicial de professoresSchool knowledgeTeaching and learning processTeaching skillsPreservice teacher trainingCiências Sociais::Ciências da EducaçãoSocial SciencesEste texto faz parte do "Dossiê: conhecimento escolar e formação de professores". O Dossiê privilegia a reflexão em torno da relação entre o conhecimento considerado relevante a ser trabalhado no ambiente escolar e o papel do professor.Este artigo tem por objetivo compreender as percepções de académicos, futuros professores, sobre o processo de ensino e aprendizagem, consequentemente, sobre os conhecimentos necessários à prática pedagógica. Neste sentido, problematiza-se de forma breve questões relacionadas com o conhecimento escolar, o ensino e aprendizagem e os saberes docentes. A partir de um exercício didático desenvolvido com académicos nos contextos universitários português e brasileiro, buscou-se compreender essas percepções no sentido de levar os estudantes a tomarem consciência da necessidade de sistematizar conhecimentos necessários para a compreensão dos processos de ensino e aprendizagem, e dos saberes docentes requeridos para enfrentar com sucesso esse processo. Finalmente, evidenciamos a importância de um projeto integrado no processo de formação inicial de professores, refutando a justaposição de saberes mais ou menos especializados, que no âmago não contribuem para a ação fundamental do professor: a mobilização fundamentada desses conhecimentos para os processos de ensino e de aprendizagem.This paper aims to understand the perceptions of students and future teachers about the process of teaching and learning, and the consequent necessary skills to teaching practice. In this sense, it briefly raises questions related to school knowledge, teaching, learning and teaching skills. Based on a teaching exercise developed with students in Brazilian and Portuguese universities, it sought to understand these perceptions by making the students aware of the necessity of systematizing the necessary knowledge to comprehend the processes of learning and teaching, as well as the teaching skills required to successfully go through this process. At last, we stress the importance of a project integrated in the pre-service teaching process, refuting the juxtaposition of somewhat specialized skills, which do not essentially contribute to the teacher's fundamental action: the mobilization based on these skills for the teaching and learning processes.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal. Projeto Estratégico da FCT: UID/CED/00317/2013; Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionEditora Universitária LeopoldianumUniversidade do MinhoSilva, Carlos M.Felício, Helena Maria dos Santos20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/47162porSilva, Carlos & Felício, Helena (2017). Entre o conhecimento escolar, os processos de ensino e aprendizagem e os saberes docentes: uma experiência luso-brasileira na formação de professores. Revista Eletrônica Pesquiseduca, V. 9, N. 18, 357-379.2177-1626http://periodicos.unisantos.br/index.php/pesquiseduca/article/view/716info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:24:19Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/47162Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:18:19.087254Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre o conhecimento escolar, os processos de ensino e aprendizagem e os saberes docentes: uma experiência luso-brasileira na formação de professores Between school knowledge, teaching-learning processes and teaching skills: a portuguese-brazilian experience in teacher training |
title |
Entre o conhecimento escolar, os processos de ensino e aprendizagem e os saberes docentes: uma experiência luso-brasileira na formação de professores |
spellingShingle |
Entre o conhecimento escolar, os processos de ensino e aprendizagem e os saberes docentes: uma experiência luso-brasileira na formação de professores Silva, Carlos M. Conhecimento escolar Processo de ensino e aprendizagem Saberes da docência Formação inicial de professores School knowledge Teaching and learning process Teaching skills Preservice teacher training Ciências Sociais::Ciências da Educação Social Sciences |
title_short |
Entre o conhecimento escolar, os processos de ensino e aprendizagem e os saberes docentes: uma experiência luso-brasileira na formação de professores |
title_full |
Entre o conhecimento escolar, os processos de ensino e aprendizagem e os saberes docentes: uma experiência luso-brasileira na formação de professores |
title_fullStr |
Entre o conhecimento escolar, os processos de ensino e aprendizagem e os saberes docentes: uma experiência luso-brasileira na formação de professores |
title_full_unstemmed |
Entre o conhecimento escolar, os processos de ensino e aprendizagem e os saberes docentes: uma experiência luso-brasileira na formação de professores |
title_sort |
Entre o conhecimento escolar, os processos de ensino e aprendizagem e os saberes docentes: uma experiência luso-brasileira na formação de professores |
author |
Silva, Carlos M. |
author_facet |
Silva, Carlos M. Felício, Helena Maria dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Felício, Helena Maria dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Carlos M. Felício, Helena Maria dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento escolar Processo de ensino e aprendizagem Saberes da docência Formação inicial de professores School knowledge Teaching and learning process Teaching skills Preservice teacher training Ciências Sociais::Ciências da Educação Social Sciences |
topic |
Conhecimento escolar Processo de ensino e aprendizagem Saberes da docência Formação inicial de professores School knowledge Teaching and learning process Teaching skills Preservice teacher training Ciências Sociais::Ciências da Educação Social Sciences |
description |
Este texto faz parte do "Dossiê: conhecimento escolar e formação de professores". O Dossiê privilegia a reflexão em torno da relação entre o conhecimento considerado relevante a ser trabalhado no ambiente escolar e o papel do professor. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/47162 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/47162 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Silva, Carlos & Felício, Helena (2017). Entre o conhecimento escolar, os processos de ensino e aprendizagem e os saberes docentes: uma experiência luso-brasileira na formação de professores. Revista Eletrônica Pesquiseduca, V. 9, N. 18, 357-379. 2177-1626 http://periodicos.unisantos.br/index.php/pesquiseduca/article/view/716 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Leopoldianum |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Leopoldianum |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132638120771584 |