Entre o conhecimento escolar, os processos de ensino e aprendizagem e os saberes docentes: uma experiência luso-brasileira na formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carlos M.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Felício, Helena Maria dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/47162
Resumo: Este texto faz parte do "Dossiê: conhecimento escolar e formação de professores". O Dossiê privilegia a reflexão em torno da relação entre o conhecimento considerado relevante a ser trabalhado no ambiente escolar e o papel do professor.
id RCAP_30bcddbe9933f0e9dbfb5b566c012b03
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/47162
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Entre o conhecimento escolar, os processos de ensino e aprendizagem e os saberes docentes: uma experiência luso-brasileira na formação de professoresBetween school knowledge, teaching-learning processes and teaching skills: a portuguese-brazilian experience in teacher trainingConhecimento escolarProcesso de ensino e aprendizagemSaberes da docênciaFormação inicial de professoresSchool knowledgeTeaching and learning processTeaching skillsPreservice teacher trainingCiências Sociais::Ciências da EducaçãoSocial SciencesEste texto faz parte do "Dossiê: conhecimento escolar e formação de professores". O Dossiê privilegia a reflexão em torno da relação entre o conhecimento considerado relevante a ser trabalhado no ambiente escolar e o papel do professor.Este artigo tem por objetivo compreender as percepções de académicos, futuros professores, sobre o processo de ensino e aprendizagem, consequentemente, sobre os conhecimentos necessários à prática pedagógica. Neste sentido, problematiza-se de forma breve questões relacionadas com o conhecimento escolar, o ensino e aprendizagem e os saberes docentes. A partir de um exercício didático desenvolvido com académicos nos contextos universitários português e brasileiro, buscou-se compreender essas percepções no sentido de levar os estudantes a tomarem consciência da necessidade de sistematizar conhecimentos necessários para a compreensão dos processos de ensino e aprendizagem, e dos saberes docentes requeridos para enfrentar com sucesso esse processo. Finalmente, evidenciamos a importância de um projeto integrado no processo de formação inicial de professores, refutando a justaposição de saberes mais ou menos especializados, que no âmago não contribuem para a ação fundamental do professor: a mobilização fundamentada desses conhecimentos para os processos de ensino e de aprendizagem.This paper aims to understand the perceptions of students and future teachers about the process of teaching and learning, and the consequent necessary skills to teaching practice. In this sense, it briefly raises questions related to school knowledge, teaching, learning and teaching skills. Based on a teaching exercise developed with students in Brazilian and Portuguese universities, it sought to understand these perceptions by making the students aware of the necessity of systematizing the necessary knowledge to comprehend the processes of learning and teaching, as well as the teaching skills required to successfully go through this process. At last, we stress the importance of a project integrated in the pre-service teaching process, refuting the juxtaposition of somewhat specialized skills, which do not essentially contribute to the teacher's fundamental action: the mobilization based on these skills for the teaching and learning processes.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal. Projeto Estratégico da FCT: UID/CED/00317/2013; Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionEditora Universitária LeopoldianumUniversidade do MinhoSilva, Carlos M.Felício, Helena Maria dos Santos20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/47162porSilva, Carlos & Felício, Helena (2017). Entre o conhecimento escolar, os processos de ensino e aprendizagem e os saberes docentes: uma experiência luso-brasileira na formação de professores. Revista Eletrônica Pesquiseduca, V. 9, N. 18, 357-379.2177-1626http://periodicos.unisantos.br/index.php/pesquiseduca/article/view/716info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:24:19Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/47162Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:18:19.087254Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Entre o conhecimento escolar, os processos de ensino e aprendizagem e os saberes docentes: uma experiência luso-brasileira na formação de professores
Between school knowledge, teaching-learning processes and teaching skills: a portuguese-brazilian experience in teacher training
title Entre o conhecimento escolar, os processos de ensino e aprendizagem e os saberes docentes: uma experiência luso-brasileira na formação de professores
spellingShingle Entre o conhecimento escolar, os processos de ensino e aprendizagem e os saberes docentes: uma experiência luso-brasileira na formação de professores
Silva, Carlos M.
Conhecimento escolar
Processo de ensino e aprendizagem
Saberes da docência
Formação inicial de professores
School knowledge
Teaching and learning process
Teaching skills
Preservice teacher training
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Social Sciences
title_short Entre o conhecimento escolar, os processos de ensino e aprendizagem e os saberes docentes: uma experiência luso-brasileira na formação de professores
title_full Entre o conhecimento escolar, os processos de ensino e aprendizagem e os saberes docentes: uma experiência luso-brasileira na formação de professores
title_fullStr Entre o conhecimento escolar, os processos de ensino e aprendizagem e os saberes docentes: uma experiência luso-brasileira na formação de professores
title_full_unstemmed Entre o conhecimento escolar, os processos de ensino e aprendizagem e os saberes docentes: uma experiência luso-brasileira na formação de professores
title_sort Entre o conhecimento escolar, os processos de ensino e aprendizagem e os saberes docentes: uma experiência luso-brasileira na formação de professores
author Silva, Carlos M.
author_facet Silva, Carlos M.
Felício, Helena Maria dos Santos
author_role author
author2 Felício, Helena Maria dos Santos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carlos M.
Felício, Helena Maria dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento escolar
Processo de ensino e aprendizagem
Saberes da docência
Formação inicial de professores
School knowledge
Teaching and learning process
Teaching skills
Preservice teacher training
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Social Sciences
topic Conhecimento escolar
Processo de ensino e aprendizagem
Saberes da docência
Formação inicial de professores
School knowledge
Teaching and learning process
Teaching skills
Preservice teacher training
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Social Sciences
description Este texto faz parte do "Dossiê: conhecimento escolar e formação de professores". O Dossiê privilegia a reflexão em torno da relação entre o conhecimento considerado relevante a ser trabalhado no ambiente escolar e o papel do professor.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/47162
url http://hdl.handle.net/1822/47162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, Carlos & Felício, Helena (2017). Entre o conhecimento escolar, os processos de ensino e aprendizagem e os saberes docentes: uma experiência luso-brasileira na formação de professores. Revista Eletrônica Pesquiseduca, V. 9, N. 18, 357-379.
2177-1626
http://periodicos.unisantos.br/index.php/pesquiseduca/article/view/716
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Leopoldianum
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Leopoldianum
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132638120771584